Família Cortez de Olhão

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Cortez de Olhão

#37948 | jliberato | 17 mar 2003 15:07

Caros amigos,
Continuo a lançar temas no sentido de pôr informação à disposição, mas também de obter contribuições para a base de dados dos meus antepassados.
O meu bisavô era de Olhão.
Chamava-se Joaquim José Cortez nasceu em Olhão em 14-06-1861 e faleceu em Lisboa em 11-12-1922. Casou na ilha de Moçambique com Maria Florentina de Miranda Castelão em 01-01-1899.
Era filho de Joaquim José Cortez nascido em São Pedro de Faro em 08-11-1830 e falecido em Olhão em 14-11-1864. Casou em Olhão em 27-09-1856 com Maria dos Santos Cortez de São Brás de Alportel. Era baleeiro, o que significa que na época havia ainda baleias nos mares do Algarve!
Alguém no Forum se interessa por Olhão? Alguém conhece a família Cortez?
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Família Cortez de Olhão

#37950 | abivar | 17 mar 2003 15:25 | In reply to: #37948

Caro JLiberato:

Tenho ascendentes de Olhão, quase todos mareantes (de princípios do séc. XIX para trás), ascendentes de uma minha bisavó, D. Eugénia Rosa da Fonseca (os Fonsecas são oriundos de Faro, até onde consegui apurar, mas outras linhas de ascendência continuam em Olhão, recuando até onde foi possível). Não encontrei, no entanto, quaisquer Cortez; aliás os seus não seriam oriundos de Olhão, uma vez que os seus trisavós eram de Faro e S. Brás de Alportel. Terei muito gosto em trocar informações acerca de famílias de Olhão (e também de Faro), caso tenha interesse nisso. Alguns apelidos detectados em Olhão (para além de patronímicos e nomes de devoção, como Reis): Pereira, Sousa, Machado, Soromenho, Coelho, Salvado.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Reply

Direct link:

RE: Família Cortez de Olhão

#37992 | rmfrp | 18 mar 2003 09:36 | In reply to: #37948

Caros JLiberato e António Bivar:

Também eu tenho antepassados de Olhão, Faro e São Brás de Alportel.

De entre os apelidos já referidos neste tópico, encontro Machado e Pereira em ascendentes de Olhão nascidos no século XVII.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Cortez de Olhão

#37996 | LAV | 18 mar 2003 09:46 | In reply to: #37950

Caro António Bivar

Ao notar que "controla" familias de Olhão será que o apelido Amado da Cunha lhe diz alguma coisa?

Um dos meus bisavós era natural de Olhão chamava-se assim e, tanto quanto pude apurar, o apelido Cunha vem, umas duas gerações para trás, do Minho e o Amado de Olhão mesmo.

Agradeço desde já o que lhe aprouver referir-me sobre este assunto.

Cumprimentos

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Família Cortez de Olhão

#38000 | jliberato | 18 mar 2003 10:20 | In reply to: #37950

Caro António Bivar,
Além do ramo Cortez, tenho apenas um pequeno ramo que se apresenta assim:
Bárbara Rodrigues filha de Brás Martins e Leonor Rodrigues. Era de Olhão e casou em Estói, Faro, com Miguel da Costa em 30-10-1719.
Nunca encontrei o baptismo daquela Bárbara Rodrigues, minha antepassada.
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Família Cortez de Olhão

#38208 | jliberato | 21 mar 2003 08:01 | In reply to: #37992

Meu caro,
Junto mensagem que enviei ao nosso confrade António Bivar:
Além do ramo Cortez, tenho apenas um pequeno ramo que se apresenta assim:
Bárbara Rodrigues filha de Brás Martins e Leonor Rodrigues. Era de Olhão e casou em Estói, Faro, com Miguel da Costa em 30-10-1719.
Nunca encontrei o baptismo daquela Bárbara Rodrigues, minha antepassada.
Cumprimentos
JLiberato

Reply

Direct link:

RE: Família Cortez de Olhão

#86670 | Eleny | 22 mar 2005 15:24 | In reply to: #38208

Caro JLiberato,em S. Marcos da Serra 27-03-1864 foi baptizado José,filho legitimo primeiro do nome de José Rodrigues,lavrador natural de S. Clara,concelho de Odemira e de Maria Joaquina desta Freguezia onde foram recebidos e são paroquianos,moradores no Sitio do Monte das Almas,neto paterno de Francisco Rodrigues e Anna Maria e materno de Ignácio CORTES e Joaquina Maria.Foi padrinho José Candeias,casado,Lavrador.O Prior José Gregorio da Assumpção Cabrita.Não sei se já avançou nesse ramo,mas ao ver Cortes lembrei-me do Confrade.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Reply

Direct link:

RE: Família Cortez de Olhão

#86821 | jliberato | 24 mar 2005 07:34 | In reply to: #86670

Cara Helena,
Muito obrigado pela sua mensagem.
O meu bisavô Cortez era de Olhão. O nome Cortez aparece do nada...
Mas os antepassados eram de Loulé e São Brás de Alportel, o que estudei com grande detalhe.
Ou seja, não se trata da mesma família.
Mas é sempre interessante ter elementos adicionais de informação.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 05 giu 2024, 11:39

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen