Alguém sabe a Origem do nome MALATO?

This topic is classified in rooms: Famílias

Alguém sabe a Origem do nome MALATO?

#3982 | CFM | 11 mag 2001 01:00

Gostaria de saber se alguém sabe qual a origem do nome MALATO???
Digitais Saudações!
Carlos

Reply

Direct link:

RE: Alguém sabe a Origem do nome MALATO?

#9575 | antonio sem | 22 set 2001 23:34 | In reply to: #3982

Caro Malato

De uma forma muito simplista, e apenas com recurso ao dicionario, verifico que Malato significa ou cordeiro,carneiro de meia idade (prov.), ou adoentado (do lat.? mal+habitus).
Isto quanto à origem do nome (palavra, propriamente dita);quanto à origem como apelido, lamento não poder adiantar nada. Do Armorial Lusitano nada consta.
Pelo menos,será de origem latina (francesa? malade?)
Saúde!

Reply

Direct link:

RE: Alguém sabe a Origem do nome MALATO?

#9577 | camac | 23 set 2001 01:07 | In reply to: #9575

Caro Malato

A mãe do meu bisavô materno era Isabel Marques Malata (nascida a 12Jan1788)em Monte da Coutada - Vila Velha Rodão
sendo o pai desta Manuel Gonçalves Malato e o Avô também Manuel Gonçalves Malato este com um irmão José Antóno Malato (nascido em 1 Out 1764. Dados obtidos na Torre do tombo nos Arquivos dos Registos Paroquiais de Vila Velha de Rodão

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Reply

Direct link:

RE: Alguém sabe a Origem do nome MALATO?

#9589 | CFM | 23 set 2001 13:06 | In reply to: #9577

Antes de mais fico-vos muito agradecido pela vossa ajuda!
(isto em resposta tb ao primeiro!)

Pois... coincide com o que entretanto vim a saber por familiares de Portalegre! Que o registo mais antigo que se conhece da Familia Malato vem do século dezoito (mil setecentos e picos...!); Entretanto foi-me dito tb que esta familia é de origem Seciliana (de Itália), tendo sido em Portugal, na década de 50, procurada uma ligação às suas origens por um tal de Giosepe Malato, tendo-se na altura apresentado como "o Barão de Infersa"! Gostaria de saber até que ponto existe estas remenisciências... uma vez que nas minhas pesquisas neste mundo digital nem existe INFERSA! Mas é um facto que esta história vem desde então... do meu Avô: João Isidro Cordeiro Malato, para o meu Pai: João José Pinto da Cruz Malato... e agora para nós filhos.

Muito obrigado pela colaboração!
Carlos Fragoso Malato.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 21:12

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen