Família Oriol Pena

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Família Oriol Pena

#40714 | teresa almadanim | 30 apr 2003 14:56

Ao fazer a árvore da família Oriol Pena, não consigo fazer ligação a partir do meu trizavô Inácio Xavier de Figueiredo Oriol Pena, pois não encontro documentação sobre o seu pai Álvaro Mendes de Cáceres (Senhor de Sarzedas).
Agradecia se me soubessem informar qual a melhor forma de obter esta informação.

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#40716 | aeiou2 | 30 apr 2003 15:19 | In reply to: #40714

Ex.ma Senhora
Consultou ou tem o assento de baptismo de seu trizavô? O nome de seu tetra-avô é mesmo Álvaro Mendes de Cáceres? É que ao consultar o GP,um dos filhos deve ter uma diferença de idade para o irmão,o seu tri,de cerca de 400 anos+-.Talvez me tenha eu enganado...
sempre ao dispôr
Maria

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#40721 | teresa almadanim | 30 apr 2003 16:01 | In reply to: #40716

Não disponho de documentação a partir do meu trisavô; a minha dúvida assenta essencialmente sobre a veracidade de Álvaro Mendes de Cáceres ser o seu pai.
Por aquilo que o meu avô sempre me contou,a origem dos Oriol Pena é espanhola, e que o pai de Inácio Xavier Figueiredo Oriol Pena era espanhol; daí a coincidência ao consultar o GP e encontrar na árvore de costados o nome de Álvaro Mendes de Cáceres.
Melhores Cumprimentos,
Teresa Almadanim

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#40725 | aeiou2 | 30 apr 2003 16:29 | In reply to: #40721

Ex.ma Senhora
Mas no GP aparece a data de baptismo e em Leiria,e atvez a partir daí consiga mais dados.Talvez o nome seja Peña.Vou procurar,mas julgo que há um engano no GP,pela datas.
Melhores cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#40733 | jpcmt | 30 apr 2003 17:24 | In reply to: #40714

Minha Senhora:
Embora não tenha uma resposta concreta à sua pergunta, assinalo que n'"O Livro de Oiro da Nobreza" (Tomo I, pg. 112) vem Inácio Xavier de Figueiredo de Oriol e Pena e a sua descendência.
Diz-se aí, apenas, que era Fidalgo da Casa Real, administrador de vários vínculos em Torres Novas e q faleceu a 19-5-1876.
Sendo FCR, é natural que o Alvará do foro traga a sua ascendência.
Claro que o pai que está indicado na B/D do Genea, como aqui já foi dito, está obviamente
incorrecto.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#40775 | JCALD | 01 mag 2003 10:32 | In reply to: #40721

Cara Teresa Almedina:

Nos meus apontamentos sobre Torres Novas encontrei o assento de baptismo em Santa Maria de Torres Novas a 1-1-1862 de:
Francisco (Xavier de Figueiredo e Melo de Oriol Pena) * Torres Novas 18-12-1861,
Filho de Inácio Xavier de Figueiredo Oriol Pena, proprietário, de D. Maria Teresa de Sousa Vadre de Santa Marta Mesquita e Melo (casados na capela da Quinta das Comeiras(?), fregª de S. Vicente do Paúl);
Neto Paterno de JOAQUIM XAVIER DE FIGUEIREDO ORIOL e de D. Maria José de Carvalho Pena;
Neto materno dos 2.ºs Viscondes de Andaluz.
Creio que responde à sua pergunta. Infelizmente, na época os assentos não trazem a naturalidade de pais e avós, mas a informação sobre o casamento dos pais, permitir-lhe-á prosseguir a busca.

Melhores cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#40840 | JCALD | 02 mag 2003 10:49 | In reply to: #40721

Cara Teresa Almadanim:
E não Almedina. Peço desculpa pelo lapso, que só agora verifiquei.
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#74793 | kamikaze | 11 ott 2004 17:51 | In reply to: #40733

Boa tarde,,

Nao sei se ajudo, mas conheço uma pessoa que estudou comigo que tem como apelido Oriol Pena.. Filipe Oriol Pena. è de Almeirim , e deve ter +- 34 anos.
não sei se ajudo..

Ines Espirito Santo

Reply

Direct link:

RE: Família Oriol Pena

#244480 | antonoriol | 18 nov 2009 16:03 | In reply to: #40733

Inácio Xavier de Figueiredo Oriol Pena era filho de Joaquim Xavier de Figueiredo Oriol, capitão mor de Leiria e neto de Inácio Xavier de Figueiredo, fidalgo da casa real e almoxarife de porto de mós, filho de José Vieira e de Joana de Figueiredo, sendo esta neta de Isabel Antunes de Mello, filha de Pedro Fernandes de Mello, fidalgo da casa real, beirão, que foi filho legitimado de Jorge de Mello de Figueiredo, também fidalgo da casa real, senhor do Morgado e casa do Ramirão e Casainho (Casal Vasco, Conselho de Fornos de Algodres), onde este Jorge de Mello de Figueiredo era por sua vez filho do 4º morgado e senhor do morgado do casal vasco, ou casainho, de seu nome António de Mello de Figueiredo, descendente directo e varão da ilustre família dos Mellos e Figueiredos da Beira, do mesmo tronco de Vasco Martins de Mello, que faleceu na batalha de aljubarrota.

Esta a razão porque o brazão da família Oriol Pena tem as armas dos Mellos (timbre e paquife) e dos Figueiredos: veja-se o documento no cartório da nobreza.



O Oriol surge como último nome por via do casamento de Ana Joaquina Esteves Oriol, filha do médico da casa real, Pedro Esteves Oriol, com o referido Inácio Xavier de Figueiredo (e Mello).

Cordiais saudações o vosso amigo Oriol Pena, anónimo.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 09 set 2024, 13:21

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen