Gontrode Muniz
This topic is classified in rooms: Pessoas
Gontrode Muniz
M. Souza da Silva, "casa" Gontrode Muniz, filha de Muninho Fernandes de Tauro, com Gomes de Echiguy (Gerações de Entre-Douro-E-Minho, vol.1 pag. 63).
Também no capítulo dedicado aos Mayas, "casa" Soeiro Mendes da Maya (vol 1 pag. 167) com uma Gontrode Muniz, que diz filha do Conde D. Muninho e de sua mulher Ximena Nunes de Gusmão.
Estas Gontrode Muniz são duas ou a mesma pessoa?
Direct link:
RE: Gontrode Muniz
A questào nào é nada simples.
Comparando o nobiliario de Felgueiras Gaio, e as obras de Jose Mattoso sobre a nobreza medieval Portuguesa posso dizer o seguinte.
Em certos passos do Felgueiras Gaio parece ser a mesma Gontrode Moniz, tendo casado primeiro com o Maiato e depois com o Sousào.
A Gontrode Moniz mulher de Soeiro Mendes da Maia "o bom" é documentada por volta de 1100 e talvez 1105.
Mas de facto nào é possivel, creio na medida em que Gomes Egicaz "de Sousa" deve ter falecido antes de Soeiro Mendes.
Sobre a mulher de Gomes Egicaz nào acho noticia ou documento no Jose Mattoso, e pelo visto apenas faz referencia a uma Gontrode Moniz.
Esta (a munher de Soeiro Mendes) é filha de Monio (obviamente) ao qual os diversos autores dào diferentes condados ou provenencias : Amaia, Astorga, Biscaia etc...
A màe pelo visto parece com efeito ser irmà da màe de D. Teresa.
Depois parece-me perigoso levantar hipoteses com base nos nobiliarios.
C. Silva
Direct link:
RE: Gontrode Muniz
D. Gomes Echiguez casou a 1ª vez efectivamente com D. Controde Moniz de Touro. Mas esta faleceu muito antes de 1072, pois nesta data ele já tinha vários filhos de sua 2ª mulher D. Goldefredo Sendines. Ora, aquela Controde Moniz não pode, antes de casar com D. Gomes, ter estado antes casada com D. Soeiro Mendes da Maia, documentado entre 1081 e 1103. Este, de facto, casou com uma D. Controde Moniz, mas era outra.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 04:53