Mensagem do Pedro França

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Mensagem do Pedro França

#44912 | Pedro França | 12 lug 2003 20:10

Caros confrades:

As férias estão a aproximar-se. Tenho ainda cerca de quinze dias mais para poder dar conta de alguma pesquisa que seja necessário fazer no AUC e dar assim o meu contributo, a minha ajuda, a quem precise. Em Agosto não estarei disponível a maior parte do tempo; é natural que notem a minha ausência, o meu silêncio, por essa altura. Depois, só em Setembro, em que também tenho de regressar ao serviço da escola. Assim, para estabelecer prioridades e gerir bem o tempo de que disponho, deixo pois "o meu caderno de intenções" ao v. critério.
Um abraço a todos.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#44956 | nuno27 | 13 lug 2003 22:45 | In reply to: #44912

Caro Pedro França, peço-lhe já desculpa de o estar a incomodar, mas peço-lhe que veja a minha msg no tópico dos Marchões. E se o Pedro me pudesse fazer o grande favor (mas só mesmo se puder, por favor não se sinta de forma nenhuma obrigado) a ver os processos que me disseram estar em Coimbra (Se for como na TT basta consultar os indíces):
1)Processo de Ordenação de José de Moura Bravo (em 1693), deTomar
2)Processo de José Antº Xavier de Moura Bravo (em 1804), só para saber quem saõ os pais.

E muito importante para mim, tentar ver, mas sem se esforçar muito, se por acaso existe em Coimbra os processos de Habilitação para a Ordem de Cristo, do Frei Bartolomeu Gomes Ribeiro (c. 1690) e para seu irmão Frei Filipe Gomes Ribeiro, cerca de 1705, ambos n. de Vale Florido, S. Pedro da Beberriqueira, Tomar.
Mesmo que o Pedro não possa ralizar este feito, ficam já aqui os meus profundos agradecimentos.

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#44957 | A.Godinho | 13 lug 2003 22:53 | In reply to: #44912

Caro Pedro França

Não tenho coragem, por ora, para o incomodar mais.
Venho comunicar-lhe que já lhe enviei o livro, conforme prometi, que deverá receber 2ª do 3ª feira e que espero lhe proprcionem alguns momentos de distracção nas suas férias.
Aproveito para lhe perguntar se porventura já se cruzou com os meus Pinto de Vasconcelos.
Enviando-lhe um abraço, desejo-lhe umas boas, e merecidas, férias.

António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#44960 | A.Godinho | 13 lug 2003 22:55 | In reply to: #44957

Errata: onde se lê "lhe proprcionem" deve ler-se "lhe proporcione".

António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#44963 | Pedro França | 13 lug 2003 23:39 | In reply to: #44956

Caro Nuno:

Tudo bem para o primeiro grupo, mas para o segundo, relativamente a processos de ordens militares, só mesmo na TT.
Amanhã já devo ter uma resposta.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#44966 | Pedro França | 14 lug 2003 00:09 | In reply to: #44960

Caro António:

Tudo bem. Não desisti de modo nenhum dos seus Pintos de V.os. Apenas ainda não tenho nada de consistente. Mas vou voltar ao seu tópico e averiguar se tem algo de novo para mim.
Quanto ao livro, cá ficarei a aguardar; dar-lhe-ei notícias da sua recepção.
Já agora, quanto a "Camelos" de Ponte de Sôr, localizei estes:
João Nunes Camelo (viúvo de Isabel Marques), de Ponte de Sôr, foi casar ao Gavião em 1668, com Maria Marques, do C.al do Cadafaz/Gavião.
Daqui houve a Pedro Camelo que casou a 1697/Crato, com Mariana de Almeida, do Crato, e foram moradores durante um tempo na Chancelaria/Alter do Chão (?).
Não sei se isso lhe diz alguma coisa.
Disponha sempre.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#44968 | A.Godinho | 14 lug 2003 00:21 | In reply to: #44966

Caro Pedro

Por ora não localizo aqueles seus ascendentes de apelido Camelo, mas na próxima ida ao AD Portalegre vou tentar localizar o 1º casamento do João Nunes Camelo e com ele tentar subir mais uma geração.
Já agora aproveito para esclarecer que a aldeia da Cortiçada, de onde são oriundos os nossos antepassados Miguel Rodrigues e Catarina Fernandes, não é em Viseu ( seria eventualmente do Bispado) mas tanto quanto me parece seria freguesia de Aguiar da Beira.

Um abraço.

António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#44982 | JVT | 14 lug 2003 12:03 | In reply to: #44912

Caro Pedro França,

Permita-me o "abuso" de lhe fazer também um pedido...
Que informações me poderá dar sobre o Dr. Pedro Gomes, natural de Montemor-o-Novo, Évora, que terá nascido em 1652 e em 1683 era já seria advogado em Montemor-o-Novo?

Antecipadamente grato pela sua disponibilidade e ajuda,
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45031 | Pedro França | 15 lug 2003 00:21 | In reply to: #44982

Caro Jorge:

Amanhã já lhe "atiro" para aqui com a resposta, se o encontrar nos verbetes dos estudantes da UC. Ok?
Um abraço e tudo de bom.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45033 | Pedro França | 15 lug 2003 01:16 | In reply to: #44968

Caríssimo amigo, parente, confrade:

Recebi hoje mesmo o seu livro, o qual já pude folhear com bastante gosto. Reparei em particular no ramo dos Raposos, de Montargil e Ponte de Sôr - §5º, p. 26, onde aparece uma D. Maria Helena Farinha Pereira de Sousa Falcão: esta senhora está casada com um primo meu, Ernesto Estrada, e vivem em Abrantes ao Rossio ao Sul do Tejo ou na Quinta das Amendoeiras, na estrada para Coalhos, e daí para Castelo Branco. Ele é meu primo, direi, porque uma trisavó minha era irmã de uma avó dele.
Enfim, o mundo é pequeno.
Lembrando agora, esse ramo de "Camelos" intriga-me um pouco. Sem obrigação, sem se desviar do que o move, em caso de dúvida e caso possa, se tiver acesso à GP quando estiver em Portalegre, seria bom, mas receio estar a pedir muito. Digo isto para não ir com falta de dados ou ao engano. Quando estiver para ir, se precisar de informações mais concretas, diga-me.
Por ora termino com um forte abraço. Ah! Antes que me esqueça, "Cortiçada" era o antigo nome para a actual Proença-a-Nova. Atenção, para não haver confusões!...

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45036 | A.Godinho | 15 lug 2003 01:47 | In reply to: #45033

Caro amigo e parente

Antes de ir ao ADPortalegre levarei os nomes e datas que balizarão a pesquisa sobre Camelos. É com o maior dos prazeres que o faço e pena é que não possa ser mais útil. Quanto a Cortiçada eu tinha de facto a ideia que era a actual Proença a Nova, já tinha lido tal algures, mas o que me confundiu, e confunde, é a menção do assento à "aldeia da Cortiçada, ... Viseu" (como não tenho a cópia à mão não sei se o assento diz termo de Viseu, o que duvido,ou Bispado de Viseu). Será que ao tempo era mesmo Bispado de Viseu?.
Espero que se divirta com o livro.

Um abraço

António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45037 | Pedro França | 15 lug 2003 01:49 | In reply to: #44963

Caro Nuno:

Localizei os processos de:
- João de Moura Bravo, Tomar, 1693;
- José António Xavier de Moura Bravo, id., 1804.
Registe a correcção feita ao nome do primeiro, isto, se atendermos ao que está nos verbetes dos processos de ordenação. Amanhã vou pedi-los à consulta.
Um abraço e espere-me aqui, neste tópico.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45040 | A.Godinho | 15 lug 2003 02:04 | In reply to: #45033

Caro Pedro

Após breve busca achei que a mudança de nome, de Cortiçada para Proença a Nova, terá ocorrido com a outorga do foral em 1512 por D.Manuel, portanto bem mais de um século depois do assento relativo aos nossos antepassados.
Parece assim que tudo se conjuga para a Cortiçada de Aguiar da Beira ( hoje do distrito da Guarda) e que então, em termos eclesiásticos, pertenceria ao Bispado de Viseu, o que não sei de ainda hoje ocorre...
Qual a sua opinião?
Na pior das hipóteses terei que procurar,quando e se houver tempo para tal, os nossos ancestrais nas duas "Cortiçadas"

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45041 | Conde | 15 lug 2003 07:43 | In reply to: #45031

Caro Amigo e Mestre:
Precisava de saber se a base de dados do AUC tem inquirições de genere de padres das seguintes terras:
Travanca de Lagos (Costas e Marques Netto);
Midões (Vaz da Costa)
Nelas,Carvalhal Redondo ou Moimenta de Maceira Dão-(Nunes,Moraes,Ribeiro de Albuquerque).
Tudo o que vier à rede...
Um abraço e os meus agradecimentos mais sinceros.

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45060 | md | 15 lug 2003 14:14 | In reply to: #45031

Caríssimo Pedro França

Venho abusar da sua imensa simpatia, tempo e paciência.
Junto-me aos simpáticos participantes deste fórum e agradeço antecipadamente qualquer coisa que me possa dizer sobre estes senhores:

1 - Manuel Correia C.c. Isabel de Jesus. Tiveram:

2 - Manuel Correia (natural de Pombeiro)
C.c.Lauriana de Jesus. Tiverma:

3 - Maria Luísa Correia nasceu a 11 de Julho de 1876.

Supondo que Manuel Correia (2), tenha sido pai com cerca de 20 anos, aponto o ano de 1950/55 como o do seu nascimento.

Muito agradecido,
Diogo Albergaria

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45099 | Pedro França | 16 lug 2003 00:16 | In reply to: #45041

Caríssimo:

Escusa de me tratar com tanta deferência ainda para mais partindo de quem usa o heterónimo "Conde"... Em que termos me chama mestre?...
Em resposta à questão que me coloca, posso dizer-lhe que é tudo uma questão de nome, de entrada de nome. Coimbra era uma cidade muito procurada não só como diocese mas sobretudo por ser a "capital" da cultura em Portugal. Era uma cidade centralizadora em termos culturais, ciosa do magistério, da arte de ensinar, com a sua Universidade, os seus colégios universitários. De modo que muitos indivíduos, escolares, convergiam para Coimbra e, ao se orientarem para uma vida religiosa, eram constituídos processos, inquirições, dirigidas, preparadas, pela Câmara Eclesiástica. Por isso é que não importam tanto as localidades: estas vêm secundando o nome da pessoa.
Assim, tem de se indicar o nome completo para se ficar a saber da sua proveniência geográfica.
Deixo-lhe estes considerandos para reflectir. Se entender, depois, dizer-me alguma coisa...
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45100 | Pedro França | 16 lug 2003 00:21 | In reply to: #45060

Caro Diogo:

Vou pegar nos seus dados. Irá desculpar-me se entretanto tiver ocorrido algum reajustamento na apresentação e posicionamento dos mesmos. Ok? Até breve, aqui neste tópico para lhe dar resposta.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45108 | Pedro França | 16 lug 2003 02:36 | In reply to: #45031

Caro Jorge:

Acerca do Dr. Pedro Gomes, de Montemor-o-Novo, sim, sim, com matrículas entre os anos de 1673/1679 e o grau de bacharel formado em Leis a 21.06.1680, é claro que para a data que refere - 1683 - ele poderia estar já a exercer "a barra".
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45110 | Pedro França | 16 lug 2003 02:50 | In reply to: #45037

Caro Nuno:

Você tem estado "mudo e quedo" ?!...
De toda a maneira, aqui vai o que me pediu:
- João de Moura Bravo tem um processo de ordenação sacerdotal no qual apenas consta a filiação - Francisco Bravo de Moura e Francisca de Vargas. Ele é dado por n.al da fregª de N. Sra. da Conceição da Oliveira/Tomar. O processo data de 1693 (cxª 699) e contém apenas um documento sumário em latim, sobre prima tonsura e os quatro graus de ordens menores. Foi bacharel formado em Cânones a 24.01.1696.
- José António Xavier de Moura Bravo não consta dos verbetes dos estudantes da UC. Quanto a processo de ordenação - Tomar, 1804 (cxª 835), temos uma De Genere que diz que é filho ilegítimo de António Xavier de Moura Bravo, de Tomar, e de Maria Joaquina de Carvalho, de Paio Mendes/Pernes. Neto matº de Manuel Carvalho, de Paio Mendes - que vivia do fabrico das suas fazendas e negócios de caça, de cavalos e de enxada, e também do ofício de coveiro -, e de Teresa da Conceição, de Matos/Ansião, sem ofício particular.
Isto é o que tenho sobre estas personagens.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45117 | JVT | 16 lug 2003 09:57 | In reply to: #45108

Caro Pedro França

Agradeço desde já a sua preciosa ajuda. Permita-me colocar mais duas questões:
-consegue confirmar-me se o Dr. Pedro Gomes, de Montemor-o-Novo, era filho de Domingos João?

-que outras questões de interesse genealógico costumam surgir nessas matrículas da Universidade de Coimbra?

Grato pela sua disponibilidade e simpatia,
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45122 | A.Godinho | 16 lug 2003 11:27 | In reply to: #45033

Caro Pedro

Reli a fotocópia assento onde vêm mencionados os nossos ascendentes de Cortiçada e refere-se expressamente "bispado de Viseu".
Devo porém corrigir o apelido do Miguel, que não é Rodrigues mas sim Pires ( foi má leitura da abreviatura). Assim temos Miguel Pires c.c. Catrina Fernandes.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45142 | Conde | 16 lug 2003 17:07 | In reply to: #45099

Caro Amigo:
A mestria vem, do mestrado e da capacidade especial que lhe reconheço desde o seu estudo sobre os meus Mouras Castanheiras (assim já localiza).O heterónimo faz parte...
Eu não suspeito de ninguem em especial para as habilitações, mas tendo essas terras como local de investigação, pensei que se pudesse obter da base de dados o rol,sobretudo cruzando com os apelidos.Se puder ser agradeço.
Cordiais cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45154 | Pedro França | 16 lug 2003 18:21 | In reply to: #45117

Caro Jorge:

Estava mais ou menos à espera que me perguntasse pela confirmação da paternidade do Dr. Pedro Gomes; como o verbete não a acusa, eu peço amanhã um dos livros de matrículas dum ano lectivo em que ele se matriculou na UC e depois digo-lhe. Ok? É esperar por amanhã, só.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45157 | Pedro França | 16 lug 2003 18:55 | In reply to: #45142

Meu caro Conde:

Até fico sem jeito! Como poderia eu adivinhar? Como poderia suspeitar que o confrade e amigo andava aqui por estas lides? Castanheiras Mouras? Claro! Já vi tudo, como um clarão! Que agradável surpresa! Não me contenho de tanta satisfação!
Olhe, por mencionar os Castanheiras Mouras ainda somos parentes por essa via: está a ver o Jerónimo Afonso Baticela que casou com Inês Afonso de Moura, de Sinde? Daí houve a um Jerónimo Afonso de Moura que casou com Brites Godinho do Amaral e foram pais de Isabel Godinho da Costa, mulher de Gaspar Nunes de Figueiredo que era filho do sr. da Casa de Ázere. Daqui nasceu D. Maria da Costa Godinho do Amaral que casou com Gaspar Nunes Brandão, donde vêm os Costas Brandões de Oliveirinha. Estes são meus antepassados directos, meus 10ºs avós, mais exactamente.
- Pois, em relação ao que me pergunta, todas as inquirições De Genere, todos os processos de ordenação existem ainda e apenas em verbete, não em base de dados ou informatizados. Daí que eu tivesse perguntado por nomes para se aceder às terras/localidades, mas, seguramente que haverá processos para as terras que mencionou, até porque as que referiu são-me de todo familiares.
Lembranças à família. Um abraço muito especial para si, que o sinto mais perto de mim agora.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45193 | Conde | 17 lug 2003 09:02 | In reply to: #45157

Caro Amigo:
E eu tambem venho dessa linha por Garcias de Mascarenhas,via D.Maria da Motta Godinho de Midões,mãe da sogra de Roque Fers. de Abreu:veja o presente neste site que nos deu um primo comum em Roque Fernandes de Abreu e Tavares de Galizes.
O que eu procuro está em vários tópicos em meu "nome".Já lhe digo quais.
Um abraço cordial.

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45194 | Conde | 17 lug 2003 09:07 | In reply to: #45157

Ps.-São os tópicos Tavares de Midões,e Costas de Seia,Midões...Se os puder vêr percebe o que procuro.o tópico Albuquerques é sdo LCM,mas também me interessa.
Desculpe o incómodo.Um abraço

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45234 | Pedro França | 17 lug 2003 19:01 | In reply to: #45122

Caríssimo amigo e parente:

Cá registei a sua indicação.
Um abraço. Fico à espera de notícias.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45237 | Pedro França | 17 lug 2003 21:47 | In reply to: #45117

Caro Jorge:

Confirmei pelos livros de matrículas e, de facto, o "seu" Dr. Pedro Gomes era fº de um Domingos João.

Nas matrículas, não há mais nada para lá do nome do pai e a localidade de origem/nascimento.
Disponha.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45238 | Pedro França | 17 lug 2003 21:55 | In reply to: #45100

Dioguinho:

Vai ter de me reformular o pedido porquanto não encontrei dados em Pombeiro da Beira para Maria Luísa em 11.07.1876, e pior ainda se se trata de um nascimento, já que nesta terra as entradas para os assentos de baptismo fazem-se por estes.
Preciso saber se os pais e avós paternos de Maria Luísa são de Pombeiro da Beira/Arganil ou não. Sem isso não posso trabalhar direito os dados que deixou. Fico à espera, aqui.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45244 | Pedro França | 17 lug 2003 22:34 | In reply to: #45193

Caro Conde, amigo:

Já saltei para o tópico dos "Tavares, de Midões" e tomei nota do que pretende. É para lá que segue a minha resposta, depois.
Curioso: também descendo dos Garcias Mascarenhas via Isabel de Abranches c.c. João da Costa Brandão, de Oliveirinha. Estes são meus 9ºs avós.
Só uma clarificação quanto à expressão que utilizou - "mãe da sogra de Roque Fer:des de Abreu"...; isto quer dizer a avó materna da mulher dele!...
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45245 | nuno27 | 17 lug 2003 22:35 | In reply to: #45110

Caro Pedro França,
peço-lhe desculpa de só agora lhe estar a responder.
Muito obrigado pela inestimável ajuda que me deu. A sua pesquisa já me ajudou a cimentar uns dados que possuo sobre esta família dos Moura Bravo. Se por acaso estiver interessado em saber mais sobre ela estarei à sua disposição.
Obrigado igualmente pela sua atenção em relação aos Ribeiros que lhe pedi (tinha alguma esperança que houvesse algo em Coimbra pois os seus processos não existem na TT, embora existam bastantes referências nas Chancelarias e Mercês).
Pedro, não sei se mora em Lisboa, mas se precisar de alguma ajuda na TT, esteja à vontade. Costumo aí pesquisar nas várias freguesias de Tomar, isto quando os livros não estão retirados de leitura e não existem microfilmes...
Um abraço
Nuno

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45247 | nuno27 | 17 lug 2003 22:59 | In reply to: #44957

Caro Sr. António Godinho de Carvalho,
depois de ter incomodado o Pedro França, venho agora também incomodá-lo a si.
Há relativamente pouco tempo, nas minhas pesquisas na TT, na freguesia dos Casais, Tomar, descobri um casal que julgava ser dali, mas entretanto descobri um outro assento que me dizia que:
o marido António Dias, era da Ribeira do Olival (antigo conc. do Olival, hoje freguesia de Ourém) e que a sua mulher MARIANA DE OLIVEIRA, era do Alentejo, termo de MONTARGIL, com filhos na freguesia dos Casais supracitada, em 1700 e poucos. Portanto pelas minhas contas António e Mariana devem ter nascido por volta de 1670. Tendo consultado o seu livro "Genealogias Alentejanas" (desde já o saúdo por ajudar a colmatar a falta de informação sobre famílias dessa região), e não tendo encontrado nenhum dado, será que nas suas notas não teria alguma informação? Peço-lhe isto pois os livros do Olival foram totalmente destruídos, só restando os livros posteriores a 1811 e o A. D. Portalegre está um pouco fora do meu alcance.
Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45256 | A.Godinho | 18 lug 2003 01:04 | In reply to: #45247

Caro Nuno

Antes de mais ponha a senhoria de lado e trate-me por António.
Nos meus apontamentos de Montargil( e não são poucos) não encontrei nenhuma Mariana de Oliveira que pudesse ser a sua antepassada. Encontrei um casal que pelas minhas contas poderiam ser os pais da sobredita Mariana , pois têm uma filha (Catarina de Oliveira) a casar em 1682, trata-se de Manuel de Oliveira e Margarida Nunes. Mas isto é especulação pura. Só a descoberta do assento de casamento (se, como é previsível, se realizou em Montargil)do António Dias com a Mariana de Oliveira pode dar-nos a indicação dos respectivos pais.
Da próxima vez que fôr ao ADPortalegre, tentarei encontrar o assento.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45260 | mcc | 18 lug 2003 01:27 | In reply to: #44912

Caro Pedro França

Ainda não tive o prazer de contactar directamente consigo mas acompanho as suas intervenções neste Forum.Dada a sua extrema disponibilidade e simpatia, atrevo-me a ser mais uma das pessoas que se socorrem dos seus vastos conhecimentos.Sem pretender abusar, apenas lhe queria colocar esta questão: em tempos, bastantes anos até, contactei por escrito com o Prof José Oliveira Barata, da Faculdade de Letras de Coimbra, a propósito de António José da Silva.
Nessa altura ele contou-me que estava a fazer uma investigação sobre o dramaturgo, não me recordo se para efeitos de doutoramento. Gostava de voltar a trocar impressões com o Dr.Oliveira Barata sobre o mesmo assunto. Será possível arranjar-me o contacto? Ficava-lhe muito grata.
Por uma questão de privacidade, poderá solicitar o meu endereço de mail ao moderador deste forum, no caso de conseguir a informação.
Desejo-lhe umas óptimas férias e que regresse em bem para nos continuar a brindar com os seus contributos.

Com os meus sinceros agradecimentos

mcc

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45261 | Pedro França | 18 lug 2003 01:34 | In reply to: #45260

Cara MCC:

Vou ver o que posso fazer embora não seja da área de História que é a minha especificamente.
De toda a maneira, creio que poderá dirigir a sua correspondência para a Faculdade de Letras mesmo, porque todos os profs., nos respectivos institutos, têm caixa de correio, e digo isto por uma questão de rapidez de contacto, já que, a secretaria da faculdade não revela os endereços das residências dos docentes da casa sem seu expresso consentimento. Entenderá bem porquê.
Se não for amanhã (a agenda começa a ficar sobrecarregada), então 2ª Feira já terá a resposta. Ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45263 | mcc | 18 lug 2003 01:47 | In reply to: #45261

Caro Pedro França

Grata pela pronta rapidez!
Registo a sua sugestão e aguardarei, igualmente, com muita expectativa, a próxima 2ª feira.
Um belíssimo fim de semana para si.

Com os meus melhores cumprimentos
mcc

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45278 | Conde | 18 lug 2003 10:46 | In reply to: #45244

Caro Amigo e Mestre;
É a forma mais gongórica de dizer isso mesmo.Se me puder vêr os Costas de Seia,fico-lhe imensamente grato.É o outro tópico.
Desculpe a maçada.
Um abraço amigo.

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45281 | joseantonioreis | 18 lug 2003 11:40 | In reply to: #45261

Caro Pedro França,

Abusando da sua disponibilidade e saber, pode-me ajudar a localizar aí em Coimbra o Editor ou quem possua um dos últimos números, da MUNDA, onde vem um artigo que me interessa, sobre os Henriques.
Receba os melhores cumprimentos e disponha
José António Reis

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45310 | Paulo | 18 lug 2003 18:24 | In reply to: #45245

Caro Nuno,

Apenas para referir que Paio Mendes pertencia a Dornes e não a Pernes como acima o Dr.Pedro França refere.

Se tiver interesse posso-lhe procurar as ascendencias Ferreirenses deste Moura Bravo.

Continuo a aguardar a sua visita.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45314 | md | 18 lug 2003 18:40 | In reply to: #45238

Pedro

Infelizmente não o conheço, nem sei quem é, contudo permita-me.
Alguém escreveu:«Por muito que o ventro sopre a montanha não se dobra».
Sendo eu um montinho (como o dos formigueiros!), acho sinceramente que a sua «brisa» de boa disposição (por exemplo: «Viva», «Pessoal» e a minha favorita - «Sempre»), simpatia e prontidão, vem «dobrar» certos «Himalaias» (por quem tenho o maior respeito e admiração) e amainar certos «Levantes»!
Acho que é em nome de muitos que digo (com a maior sinceridade): Tank yu verí muche in dídí!
E mais não digo, pois palavras para quê, este Senhor é um «artista» Português!
Copiando-o despeço-me e agradeço.
Sempre,
Dioguinho

P.s. Escreva-me:dsalbergariaarrobahotmailpontocom.

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45320 | nuno27 | 18 lug 2003 22:31 | In reply to: #45310

Olá primo Paulo, já tinha saudades de falar consigo!
Como vai a família e nomeadamente a mais novinha? Espero que todos bem.
Se poder detectar a ascendência desse Moura Bravo, fico-lhe agradecido. Continuo é sempre angustiado por não saber onde entronca o meu Sebastião Heitor de Sousa.
Outro assunto: descobri recentemente que tenho como antepassados Matias Lagoa, n. Telheiro, Pias e Maria Nunes, sua mulher, de Castelaria, Igreja Nova, nascidos cerca de 1670. Estes livros de Pias estão na TT, mas estão em más condições, e fiz um pedido para mos deixarem ver. Mas não tenho grandes expectativas. Se por acaso tiver algus dados sobre os Lagoa ficar-lhe-ia agradecido.
P.S. Também continuo à sua espera na TT.
Um abraço

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45323 | nuno27 | 18 lug 2003 22:38 | In reply to: #45256

Caro António, muito obrigado pela sua resposta.
Se puder procurar este assento fico-lhe muito agradecido.
Que história estará por detrás deste casamento?

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45326 | Pedro França | 18 lug 2003 23:32 | In reply to: #45314

Caro Diogo:

Felizmente que estamos na mesma "onda". Receei por uns momentos que me interpretasse mal. Enfim, é este meu feitio reinadio, puxando pelo alto astral que herdei da minha avó materna. Está nos genes..., fazer o quê? Sei que sou muito cachopo (cara de cachopo ainda apesar das brancas) em certas circunstâncias, num corpo de quase meia centúria.
Pois, eu também não o conheço e poderia dizer do mesmo modo - infelizmente. Bem, a vida oferece muitas oportunidades e, quem sabe, Coimbra está aqui, pelo menos, no centro. Pode ser que nos encontremos um dia.
Bom, uma vez que me disponibiliza o seu e-mail, vou retomar a questão que ficou em aberto noutra intervenção minha e reformulá-la-ei.
Um abraço mesmo camarada.

Sempre (sou eu, sempre, igual a mim mesmo),
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45328 | Pedro França | 18 lug 2003 23:41 | In reply to: #45281

Caro Zé:

Esteja à vontade. Esse artigo sobre os Henriques - de Vª Nova de Poiares e Farinha Podre - é da minha autoria, por sinal.
Pois certamente, que lhe forneço o contacto com a sede do GAAC = Grupo de Arqueologia e Arte do Centro. Então é assim:

Ex:mo Sr.
Presidente do GAAC (Grupo de Arqueologia e Arte do Centro)
Pátio do Castilho, 30
3000-103 Coimbra

Também tem e-mail: mailarrobagaacpontopt
Não lhe dou o telefone porque este e o Fax têm o mesmo número; às vezes, é tempo perdido.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45348 | Paulo | 19 lug 2003 13:37 | In reply to: #45320

Caro primo Nuno,

O apelido Lagoa surge com alguma frequência nalgumas freguesias desta região. Nomeadamente nas Pias, Areias e no Concelho de Alvaiázere nas de Pussos e São Pedro do Rego da Murta.

Os que mais se destacaram foram os Sambado Lagoa (século XIX) que possuem jazigo de família no cemitério de Alvaiázere mas dos quais não conheço qualquer descendência.

Não conto ir a Lisboa nos próximos tempos mas renovo-lhe o convite para vir a Tomar.


Um abraço

Paulo

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45401 | nuno27 | 20 lug 2003 18:45 | In reply to: #45348

Obrigado, Paulo

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45438 | JVT | 21 lug 2003 17:58 | In reply to: #45237

Caro Pedro França:

Permita-me que o volte a incomodar, pedindo ajuda para um outro assunto...
Haverá alguma matrícula na Universidade de Coimbra de um Dr. Caetano Dias Azedo, antes de 1758? Se sim, qual a sua naturalidade e parentesco?

Antecipadamente grato pela sua disponibilidade,
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45448 | Pedro França | 21 lug 2003 22:06 | In reply to: #45438

Caro Jorge:

Amanhã verei o que há sobre o assunto. Ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45502 | Pedro França | 23 lug 2003 01:41 | In reply to: #45448

Caro Jorge:

Encontrei o seu Caetano Dias Azedo, fº de Manuel Dias Azedo (pedi um livro de matrículas porque o verbete é omisso), é n.al de Pernambuco, e tem matrículas entre 01.10.1727 e 01.10.1731. Não verifiquei os graus. Quer?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45514 | JVT | 23 lug 2003 12:32 | In reply to: #45502

Caro Pedro França:

Agradeço novamente a sua ajuda. O que me interessava mesmo era saber a nacionalidade e a filiação, para poder seguir o rasto a estes Dias Azedos, do Brasil, e saber se se cruzam com os "meus" Dias Azedos, do Alentejo.

Com muita estima,
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#45661 | Pedro França | 25 lug 2003 23:24 | In reply to: #44912

Caros amigos do Fórum:

Estou a enviar esta mensagem para recordar que as férias estão a aproximar-se a passos largos e que, a partir da próxima 3ª Feira, dia 29, não vou poder atender mais nenhum pedido para o AUC, a menos que não se importem de ficar em lista de espera até 24 de Agosto... A 25, 2ª Feira, já estarei de novo ao serviço, espero.
Portanto, meus caros confrades e irmãos em Genealogia..."faites vos jeux".
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#51320 | carledu | 09 nov 2003 14:29 | In reply to: #44912

Caro senhor

Gostaria de pedir-lhe um favor, se não for muito incômodo.

Seria possível o senhor descobrir o assento de batismo dos meus bisavós?

Meu bisavô se chamava Antonio Freire da Cruz Junior, nascido provavelmente em 1886 na freguesia da São Gião, Oliveira do Hospital, filho de Antonio Freire da Cruz e Ana da Anunciação. Foi casado com Rita do Carmo Gomes (nascida provavelmente em 1892 em São Gião) filha de José Diogo Galvão e Maria Gomes Freire.

É possível o senhor me enviar alguma cópia ou transcrição dos assentos de batismo de Antonio Freire da Cruz Junior e de Rita do Carmo Gomes?

Desde já agradeço-lhe a atenção.

Melhores cumprimentos!

Carlos Eduardo da Cruz

Rua Guimarães Júnior, 23 - Barreto
24110-305 - Niterói - RJ
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Mensagem do Pedro França

#51363 | Pedro França | 10 nov 2003 00:58 | In reply to: #51320

Caro Carlos:

Por sinal já tinha dado com o seu pedido no tópico RE: Famílias - concelho de Oliveira do Hospital, lançado ontem, às 14:41. Porém, como então não me era dirigido pessoalmente, deixei ficar.
Reparando neste meu tópico, já um tanto adormecido, não pude deixar de ver o que continha. Então é assim: muito bem, vou ver o que posso encontrar mas com uma condição, envio-lhe a informação para o meu outro tópico "dos pedidos para Novembro". Eu abrir-lhe-ei uma chamada em seu nome, de propósito para si. Enviar informações pelo correio envolve despesas e não costumo fazê-lo senão quando existe um trabalho de pesquisa orçamentada, o que não me parece ser o caso, a menos que queira que eu faça busca mais para trás, em especial, no sentido de averiguar se os seus Freires entroncam nos Freires de S. Gião, que constam da obra de Nuno Canas Mendes.
Aguarde-me então lá para 5ª Feira, nesse outro tópico, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 26 giu 2024, 21:05

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen