O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto
This topic is classified in rooms: Arquivos
O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto
Caros confrades:
Sou dado informar-vos de que o Arquivo da Universidade de Coimbra, a partir de 2ª Feira, dia 4 de Agosto, vai encerrar ao público no que toca à sua sala de leitura por falta de pessoal que a mantenha a funcionar neste novo período de férias, até segunda ordem. Portanto, quem tenha projectado deslocar-se ao AUC para investigação é melhor telefonar primeiro para não ir à "Senhora da Asneira". Apenas os serviços de certidões manter-se-ão activos.
Sempre,
Pedro França
Direct link:
RE: O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto
Ora aqui está mais uma inovação brilhante do Arquivo Distrital de Coimbra...
Urge apurar o nome e o email do Director deste Arquivo para que lhe possamos desde já enviar o mais sincero testemunho da nossa admiração!!!
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto
Caro Pedro França
É a mesma coisa que um restaurante fechar para o almoço ou a discoteca fechar no sábado a noite ! E olha que Coimbra não tem praia ! Quando isso acontece no Brasil no auge do verão já sabemos os motivos ... Próximo do carnaval então ... Agora não que está tudo gelado aqui no Sul do Brasil.
- Caro amigo Pedro. Quando o Arquivo reabrir peço o favor do colega espiar a matrícula do meu tio Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcellos, de Macaé, Estado do Rio de Janeiro :
"Henrique António Coelho Antão de Vasconcelos, conhecido por Mata-Carochas, nasceu em 1842, em Macaé, Rio de Janeiro.
Veio para Portugal em 1858, tendo freqüentado em Coimbra as Faculdades de Matemática, de Medicina e de Leis. Obteve o grau de Bacharel em Direito em 1864. Foi guitarrista.
Regressou ao Brasil em 1865, passando a exercer a advocacia. Foi eleito deputado da Assembleia Provincial do Rio de Janeiro.
Cerca de 1895, escreveu Memórias do Mata-Carochas, obra com cerca de 500 pp. de recordações da sua juventude académica, que ainda hoje constitui documento precioso para a reconstituição de alguns eventos e a descrição de certas figuras do seu tempo.
No intróito que dedica "À Mocidade Académica do Brazil e Portugal" e "À Coimbra Académica", ele mesmo afirma: "É uma chronica do meu tempo, uma recordação do passado, uma evocação, sem brado d' alma".
Antão Coelho (1842-1915) publicou o livro "Revelações de Além Túmulo" em 1907 em Curitiba !!! Ed. ª Rocha.
A minha dúvida é se ele era primo ou sobrinho de minha 4ª avò Gertrudes Luzia de Vasconcellos, filha do Coronel Antonio Coelho Antão e de Antonia Francisca de Vasconcellos (meus 5º avós). Pelo que li dos ricos comentários do colega Pedro França, no século XIX a matrícula em Coimbra apresentava muitas vezes os assentos de batismo do estudante e dos seus pais e avós, o que seria mais uma grande contribuição do amigo para a genealogia brasileira em Coimbra ! E olha que o meu tio "Mata-Carochas" talvez seja o maior memorialista da Universidade de Coimbra no século XIX !
Bom Domingo e desde já os nossos agradecimentos.
Ricardo
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 nov 2024, 06:01