Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás da Sé
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás da Sé
Caros Confrades
Procuro informações sobre a ascendência da Família Lemos de Albuquerque Barbosa, à qual pertenceu o Cónego Domingos Barbosa, que mandou construir a Casa de Trás da Sé (actual Rua de Dom Hugo, no Porto) e a Casa do Chantre (em Matosinhos).
Entre a sua descendência contam-se alguns Pinto de Mesquita, entre eles Luís Pinto de Mesquita Carvalho, Ministro da I República, casado em segundas núpcias com Maria Isabel Guerra Junqueiro (filha do Poeta).
Desde já agradeço a disponibilidade.
Direct link:
RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás da Sé
Caro Azevedo Graça
Tem alguma coisa sobre a Casa do Chantre na obra de Vaz Osório da Nóbrega - Pedras de Armas de Matosinhos. Infelizmente não tenho o meu exemplor aqui comigo e por isso não posso adiantar mais.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás d
Caro Vasco Briteiros
Muito agradeço a informação, que vou seguir.
Melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça
Direct link:
Caro Manuel Azevedo Graça.
Ainda acrescento que essas casas que cita creio, já as ter visto descritas na obra sobre Nicolau Nasoni, autor do risco da Casa do Chantre. Tente a bibliografia sobre este.
Quanto ao marido de D. Isabel Guerra Junqueiro (ainda vivia, viuva, em 1956-58 e lembro-me de a ver diariamente no electrico 8, onde tambem seguiam um estudante que deu um engº da nossa cidade, actualmente muito badalado e o Director do Inst. Industrial , Engº (?) este metendo conversa com todos os passageiros) poderá talvez obter dados nos nobiliários que tratam da Casa de Vila Verde em Lousada
Se eu conseguir mais dados transmitir-lhos-ei.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
Caro vasco Briteiros
Mais uma vez obrigado pela informação. Conheço bem a biografia do arq.º Nicolau Nasoni, cujo conteúdo continua a ser revisto, sobretudo pelo prof. Jaime Ferreira-Alves.
Na verdade, quem mais escreveu sobre Nasoni foi o norte-americano Robert Smith, para quem quase todo o barroco portuense e duriense era da autoria de Nasoni. Obras como a de São João Novo ou da Galilé da Sé Catedral do Porto, apresentadas por Smith como do risco de Nasoni, provam-se hoje serem de outros autores.
Na realidade, provadamente Nasoni são o Palácio do Freixo, a fachada da Igreja da Misericórdia do Porto, as pinturas tromp l'oeil das Sés do Porto e Lamego, e pouco mais.
Até mesmo o Palácio de Mateus está a ser discutido, havendo quem apresente a hipótese de ser de António Pereira, arq.º lisboeta que produziu grande obra no Porto (nomeadamente as referida casa de São João Novo e a galilé).
Como curiosidade, a genealogia de Nasoni está parcialmente trabalhadas, quer no catálogo «Nicoló Nasoni» (ed. conjunta com a CMP) e num trabalho sobre os seus descendentes.
Quanto aos Lemos Barbosa de Albuquerque... pouco sei.
Muito obrigado pelo interesse e os meus melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça
Direct link:
Caro Vasco Briteiros
Esqueci-me de dizer que ainda me lembro da Senhora D. Maria Isabel Guerra Junqueiro me guiar uma visita à Casa-Museu Guerra Junqueiro, por si fundada e de que foi grande alma.
Creio que só viria a morrer nos fins dos anos '80, naquela mesma Casa do Dr. Domingos Barbosa, que herdara do marido.
Os seus bens ficaram distribuidos pela Casa-Museu Guerra Junqueiro, da Câmara Municipal do Porto, e pela Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro Luís Pinto de Mesquita Carvalho, esta instalada na Casa defronte daquela, que fora dos Freire de Andrade Bandeira, também na Rua de Dom Hugo.
O Museu é gerido pela CMP, que lhe fez obras recentemente. Entre as responsáveis está a Dr.ª Maria da Luz Marques, irmã mais velha do bem conhecido Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.
A Fundação é gerida pelos Drs. Inês Diogo e Emílio Peres, este um distinto médico do Porto.
Na primeira, guarda-se uma das melhores colecções de cerâmica do País, com peças raras e únicas.
Na segunda, para além de alguns bens privados do Poeta e de sua filha e genro, existe uma pequena (mas de qualidade) colecção de cerâmica, de pratas e de pinturas, uma delas inclusivamente atribuída a Jerónimo Bosch ou à sua escola.
Renovando os melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça
Direct link:
Caro Manuel Azevedo Graça,
Tenho alguns dados de uns Barbosa de Albuquerque da zona da Maia, que julgo serem os que refere, e que gostava de partilhar consigo para poder confirmar.
Peço-lhe o favor de me escrever para o seguinte endereço:
pedromoraiscoimbra (arroba) portugalmail (ponto) pt
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Coimbra
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 dic 2024, 17:15