Família Guerra

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Guerra

#52806 | Lagarto | 29 nov 2003 18:08

Estou iniciando uma investigação sobre os meus antecedentes.

Nesse solicito, a quem tiver dados, que me possa ajudar, nomeadamente sobre as Famílias: Guerra (concelho de Alcobaça) e Almeida(concelho de Caldas da ainha).

Obrigado

Martinho

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#52840 | Alves dos Santos | 30 nov 2003 15:00 | In reply to: #52806

Caro Martinho,

A minha esposa possui um ramo familiar que se estableceu em Caminha, mas que era originario da Ericeira.
Assim temos:~
Jose da Costa Guerra nascido em 4 de Maio de 1794 na Ericeira e que casou com Antonia de Santos de Caminha.
Jose da Costa Guerra era filho de Francisco da Costa Guerra que nasceu em 1769 e casou com Maria Gertrudes, tambem da Ericeira.
Francisco da Costa Guerra era filho de um senhor com o mesmo nome que por sua vez era casado com Sebastiana Franco.
Infelizmente sao os dados que possuo ja que os Arquivos da Ericeira se encontram na Torre do Tombo, o que se torna dificil, geograficamente, de aceder. No entanto, dada a proximidade da Ericeira e Alcobaça, penso que esta pista lhe podera ser util.

Alves dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#52921 | Lagarto | 01 dic 2003 18:30 | In reply to: #52840

Caro Alves dos Santos,

Depois de ler a sua resposta fico com bastantes dúvidas.
Contudo a minha pesquisa ainda vai no principio, 6 gerações, e já tenho documentação do Arquivo de Leiria com ima certidão de Nascimento de 1882. Não sei se continuando para trás irei chegar a Caminha, embora me pareça que a região de Alcobaça seja a da família que estou onvestigando

De qualquer modo obrigada por ter respondido.

Martinho

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#58059 | Amodeo | 16 feb 2004 02:27 | In reply to: #52806

Caro pesquisador
Tenho em minha família o sobrenome Guerra, até onde tenha informações era de Celorico da Beira, Guarda/Viseu

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#58063 | kiki | 16 feb 2004 09:07 | In reply to: #52806

Caro Martinho,

Tente, no Concelho de Alcobaça, a freguesia de Turquel, onde há vários Guerras.Já Agora veja o tópico lançado há uns tempos com o Título "Turquelenses e Beneditenses - Alcobaça".
Cristina

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#59982 | carlos luiz | 09 mar 2004 19:04 | In reply to: #52806

Amigo eu bem quero ajudar, si possivel todos os que neceçitão de ajuda! dos conçelhos que pede, eu não tenho ninguem! mas tenho dois familiares da Vila do Cano-Sousel-Portalegre
martinho da Guerra-bapt.09/09/1721 e joana da Gerra-bapt. 21/08/1774---espero que estejam ligados pela mesma genealogia--carlos--contacte-me

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#85332 | chartri | 27 feb 2005 23:44 | In reply to: #52806

Os meus Guerra são da Barreira (Leiria). Ver no Genea : http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005645
Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#85340 | isabelcroft | 28 feb 2005 00:27 | In reply to: #52806

Caro Martinho
O marido da minha tia, é Almeida Guerra e é de Seia.
Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#85688 | jobe00 | 06 mar 2005 22:00 | In reply to: #52921

Chamo a sua atenção para a família Figueiredo da Guerra com solar em Condeixa-a-Nova (Actual Câmara Municipal). A genealogia é conhecida e são originários de Viana do Castelo.
Cumprimentos
João Bettencourt

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#120095 | LCNunes | 05 giu 2006 00:11 | In reply to: #52806

Caro amigo,

a minha namorada é neta do sr. Miguel Guerra ( que foi Presidente da Camara de Alcobaça), precisamento do concelho de Alcobaça, mais exactamente da vila da benedita (pedra redonda)

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#257073 | PBH | 23 giu 2010 01:17 | In reply to: #85688

Caro Jobe00

Ao pesquisar no Fórum sobre a familia de apelido Guerra com origem na região da Guarda, deparei-me com a sua mensagem de que tem familiares com este apelido desta mesma região.

Possuo ascendentes com esse apelido, originais de Maçainhas e da Freguesia da Sé da Guarda, nomeadamente:

Luisa Antunes da Guerra, nascida a 11 Dez 1708, filha de Domingos Antunes e de Maria da Guerra (21/09/1664).

Neta pela parte materna de José da Guerra e de Beatriz Nunes.

Estes Guerras eram lavradores e desta mesma familia saíram vários religiosos ( Inácio Nunes da Guerra; António Baptista da Guerra, Prior de Águas Belas; Frei Paulo do Convento de S. Francisco da Guarda,)

Alguns destes nomes lhe são Familiares ou constam das suas investigações?

Obrigado

PBH

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#257081 | jobe00 | 23 giu 2010 10:06 | In reply to: #257073

Peço desculpa, mas de facto não leu bem a minha nota. Apenas assinalei que há guerras em Condeixa-a-Nova oriundos de Viana do Castelo. Nada sei dos Guerras que menciona na região da Guarda.

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra - de Trás os Montes / VILA FLOR (?)

#257088 | IsabelFont | 23 giu 2010 12:12 | In reply to: #257073

Caro confade PBH,
e demais confrades,

Exponho aqui uma situação que não seí se pode ser considerada tecnicamente: famílias de Vila Flor, mas foi por aqui que o assunto me veio á mão.

Tenho que Oliva Guerra (Oliva Correia de Almada Meneses Guerra) conhecida poetisa e pianista na sua época, é considerada pela junta de freguesia de Vila Flor, sua "filha", onde até uma sua fotografia/quadro está exposta no museu de Vila Flor.
Na realidade descobri que Oliva Guerra nasceu em SINTRA.
Mas:
1. Oliva Guerra, nascida em 10/5/1891 e seu irmão (médico) - Carlos Correia de Almada Meneses Guerra, são filhos de:
2. Constâncio Alfredo de Almada Meneses Guerra. e de
3. Antónia Augusta Correia, natural de Vila Flor e considerada da família do conde de Almendra, e netos de:
4. Teotónio Almada Meneses Guerra, e de
5. Maria das Dores
6. José Joaquim Correa
7. Maria Rosa da Silva (Correa)
e bisnetos de
8. Luís Porfírio de Almada Guerra, e de
9. Maria José Guerra

Para mim era muito importante entroncar estes "Meneses Guerra" ou "Guerra" com o meu ramo ascendente Fontoura, em que a certa altura surge a minha tetravó Ana Joaquina Guedes da Guerra.
Tenho a certeza que o relacionamento familiar existe, ainda que talvez primos afastados ou afastadíssimos, pois que foi encontrado um livro oferecido a meu Bisavô Constantino da Fontoura Madureira Guedes por aquela senhora Oliva Guerra, com uma dedicatória explícita "aos primos".
Não consigo fazer o entroncamento por falta de elementos paroquiais.

Aguardando notícias,
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra - de Trás os Montes / VILA FLOR (?)

#257120 | PBH | 23 giu 2010 21:13 | In reply to: #257088

Cara Maria Isabel.

Até onde vão as minhas investigações de momento, não encontro relação entre os seus «Guerras» de Vila Flor e os meus «Guerras» da Guarda. Contudo, se um dia me deparar com alguma relação dir-lhe-ei.

Obrigado

PBH

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#257121 | PBH | 23 giu 2010 21:14 | In reply to: #257081

Agradeço a sua mensagem. De facto não reparei na sua nota, ou confundi a pessoa a quem se dirigia a mensagem.

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#257122 | PBH | 23 giu 2010 21:16 | In reply to: #58059

Caro Amodeo

Ao pesquisar no Fórum sobre a familia de apelido Guerra com origem na região da Guarda, deparei-me com a sua mensagem de que tem familiares com este apelido desta mesma região.

Possuo ascendentes com esse apelido, originais de Maçainhas e da Freguesia da Sé da Guarda, nomeadamente:

Luisa Antunes da Guerra, nascida a 11 Dez 1708, filha de Domingos Antunes e de Maria da Guerra (21/09/1664).

Neta pela parte materna de José da Guerra e de Beatriz Nunes.

Estes Guerras eram lavradores e desta mesma familia saíram vários religiosos ( Inácio Nunes da Guerra; António Baptista da Guerra, Prior de Águas Belas; Frei Paulo do Convento de S. Francisco da Guarda,)

Alguns destes nomes lhe são Familiares ou constam das suas investigações?

Obrigado

PBH

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#261587 | fpina | 05 set 2010 22:29 | In reply to: #257122

Estou a recolher informação do apelido Guerra, cujas origens começaram na Rebolaria, Pinheiros e Calvaria, freguesias da Batalha e que também existem descendentes na Marinha Grande.
Caso exista algum confrade que esteja ligado a esta família, cujo primeira ascendente começou no nome de Aniceto de Oliveira Guerra, contacte neste fórum para que seja possível desenvolver mais informação.

Fernando Eduardo Guerra Pina

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#261588 | LQGuerra | 05 set 2010 23:39 | In reply to: #120095

Eu sou de Peso da Régua, e aqui há um nucleo muito forte de guerras, alguem tem ascendestes pa este lado?

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#295414 | fmartins | 22 gen 2012 23:24 | In reply to: #257122

Caro PBH

Luisa Antunes da Guerra é minha 5ª avó; casou c .José Gomes de Aguiar n. Pinheiro,Aguiar da Beira, filho de Antonio Gonçalves e Ana de Aguiar
filhos:Manoel Gomes da Guerra
António José Gomes de Aguiar , que segue
Margarida Josefa

António Jose Gomes de Aguiar casa c. Josefa Laura de Figueiredo n.Rio de Moinhos, Sátão, filha de Manuel Gomes e de Maria de figueiredo
filhos:Antonio
Maria
Joana Teresa que segue
Agradeço os seus comentários

Fmartins

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#295619 | PBH | 25 gen 2012 00:12 | In reply to: #295414

Caro Fmartins

Muito agradeço o seu comentário e os seus dados. Quer dizer que somos portanto parentes!

Luisa Antunes da Guerra, natural da Guarda, cc em 1731 na Sé da Guarda, com José Gomes de Aguiar, natural de Pinheiro, em Aguiar da Beira, é minha 8ª avó.

Agradeço que veja estes mesmos nomes que constam neste site, com a respectiva descendência pelo meu ramo.

Muito agradeceria também, que se tivesse outras informações, de ascendentes ou descendentes as pudessemos partilhar. Como lhe digo, a informação que possuo está praticamente toda ela publicada neste site do geneall.

Obrigado

PBH

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#298170 | PBH | 24 feb 2012 16:12 | In reply to: #295414

Caro F MArtins,

Leu a minha última mensagem de 25 de Janeiro?

Agradecia, que se tivesse interesse me contactasse.

Obrigado

PBH

Reply

Direct link:

RE: Família Guerra

#298503 | Filipe Reis | 28 feb 2012 20:12 | In reply to: #261587

Caro Fernando

Os meus Guerra são de Vieira de Leiria, Marinha Grande e Quiaios, Figueira da Foz.
veja este: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270914
ou http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=98553#lista

Cumprimentos, Filipe Guerra Reis

Reply

Direct link:

Família Guerra

#374674 | João Mamed | 26 ott 2016 14:38 | In reply to: #52840

Caro Alves dos Santos

Esse ramo dos Costa Guerra de Caminha interessa-me bastante, principalmente a descendência do casal José da Costa Guerra (filho de Jerónimo Costa Guerra, da Ericeira / Mª. Gertrudes Páscoa de Varges) e de sua mulher D. Rosa Mª. Ribeiro de Sousa Bacelar (filha de António José Ribeiro Jr. / Ana de Sousa Bacelar e Moscoso).

Um abraço
joão mamede

Reply

Direct link:

Família Guerra

#374679 | chartri | 26 ott 2016 15:53 | In reply to: #261587

O ultimo processo do Tribunal de Santo Oficio [http://digitarq.arquivos.pt/details?id=2317903] de 15 de Fevereiro de 1829 (proc. 17918) tem a ver com uma Ana Joaquina da Encarnação, solteira moradora na Barreira, filha do capitão Agostinho Neto e de sua mulher Marinha Guerra.

Saberá quem seria esta Guerra?
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

Família Guerra ou Menezes Guerra

#376580 | IsabelFont | 03 gen 2017 13:08 | In reply to: #257120

Retomo este assunto pq até hoje não consegui entroncar estes parentes!
Caro confade PBH,
e demais confrades,

Exponho aqui uma situação que não seí se pode ser considerada tecnicamente: famílias de Vila Flor, mas foi por aqui que o assunto me veio á mão.

Tenho que Oliva Guerra (Oliva Correia de Almada Meneses Guerra) conhecida poetisa e pianista na sua época, é considerada pela junta de freguesia de Vila Flor, sua "filha", onde até uma sua fotografia/quadro está exposta no museu de Vila Flor.
Na realidade descobri que Oliva Guerra nasceu em SINTRA, e viveu em São Pedro de Penaferrim.
Mas:
1. Oliva Guerra, nascida em 10/5/1891 e seu irmão (médico) - Carlos Correia de Almada Meneses Guerra, são filhos de:
2. Constâncio Alfredo de Almada Meneses Guerra. e de
3. Antónia Augusta Correia, natural de Vila Flor e considerada da família do conde de Almendra, e netos de:
4. Teotónio Almada Meneses Guerra, e de
5. Maria das Dores
6. José Joaquim Correa
7. Maria Rosa da Silva (Correa)
e bisnetos de
8. Luís Porfírio de Almada Guerra, e de
9. Maria José Guerra

Para mim era muito importante entroncar estes "Meneses Guerra" ou "Guerra" com o meu ramo ascendente Fontoura, em que a certa altura surge a minha tetravó Ana Joaquina Guedes da Guerra.
Tenho a certeza que o relacionamento familiar existe, ainda que talvez primos afastados ou afastadíssimos, pois que foi encontrado um livro oferecido a meu Bisavô Constantino da Fontoura Madureira Guedes por aquela senhora Oliva Guerra, com uma dedicatória explícita "aos primos".
Não consigo fazer o entroncamento por falta de elementos paroquiais.

Aguardando notícias,
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

Família Guerra

#452615 | filipeli | 23 feb 2024 23:57 | In reply to: #52840

Caro Alves dos Santos,
Decorridos todos estes anos e, caso ainda haja interesse, posso-lhe dar os antepassados deste José da Costa Guerra, da Ericeira.

Cumprimentos
AE

Reply

Direct link:

Família Guerra

#452621 | Alves dos Santos | 24 feb 2024 12:36 | In reply to: #452615

Caro AE,

Fico extremamente grato pela disponibilidade. Entretanto progredi um pouco mais, mas não deixa de ser importante conhecer informações adicionais senão, pelo menos, cruzar dados e corrigir eventuais erros:
jmalvesantos arroba sapo pt

Cumprimentos,

Alves dos Santos

Reply

Direct link:

Família Guerra

#452803 | Alves dos Santos | 05 mar 2024 21:57 | In reply to: #452615

Caro AE,

Fico extremamente grato pela disponibilidade. Entretanto progredi um pouco mais, mas não deixa de ser importante conhecer informações adicionais senão, pelo menos, cruzar dados e corrigir eventuais erros:
jmalvesantos arroba sapo ponto pt

Cumprimentos,

Alves dos Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 apr 2024, 07:39

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen