Brasão do Reino dos Algarves

This topic is classified in rooms: Heráldica | Regiões

Brasão do Reino dos Algarves

#53854 | FLV | 15 dic 2003 19:32

Caros amigos
Alguns dos presente me pode indicar onde encontrar uma representação correcta do brasão do Reino dos Algarves.
Tenho apenas conhecimento de representação em algumas cartas geográficas mas de pouca qualidade e fiabilidade e gostaria de encontrar uma imagem com qualidade.
Desde já agradeço

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53870 | MSPAGraça | 16 dic 2003 09:48 | In reply to: #53854

Caro FLV

As Armas do Algarve estão tratadas em:

MATTOS, Armando de - Evolução Histórica das Armas Nacionais Portuguesas. Porto: F. Machado & C.ª, L.da, 1939, pp. 121-122.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53872 | FLV | 16 dic 2003 10:36 | In reply to: #53870

Vou verificar
Muito obrigado
FLV

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53894 | MiguelBoto | 16 dic 2003 14:27 | In reply to: #53854

Caríssimo FLV

Recentemente a Junta Regional do Algarve, do Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, por força de uma actualização regulamentar pediu um parecer à Associação do Arqueólogos Portugueses sobre quais seria as Armas do Algarve. A respectiva AAP teve a gentileza de nos ceder um parecer sem encargos, que muito sensibilizou o CNE e que descrevia assim as armas ditas "populares" (não oficiais) da seguinte forma: Esquartelado: I e III de prata carregados com cabeça de mouro de tez negra fotada de prata; II e IV cabeça de rei cristão de tez branca e barbado de ouro (alusão à origem francesa de D. Afonso Henriques). No entanto se poderei enviar o respectivo distintivo regional logo que me dê um contacto. Poderei também fazêlo em ficheiro jpeg.

Saudações Heráldicas do Reino do Algarve
Miguel Angelo M. Boto

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53902 | rgc | 16 dic 2003 15:41 | In reply to: #53894

Caro Miguel Boto

Se não o incomodar muito, também sobre as antigas armas de Silves.

Obrigado e bom Natal.
Rafael Guerrreiro

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53903 | MiguelBoto | 16 dic 2003 16:13 | In reply to: #53894

ADENDA: o campo dos II e IV quartéis são de vermelho. Aqui as cabeças dos Reis deverão ser coroadas de ouro e vestidas de cota de malha...

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53911 | FLV | 16 dic 2003 18:00 | In reply to: #53894

Caro amigo
Exacto...é essa a representação das armas do reinos dos Algarves, que estão presentes em muitas cartas geográficas até ao Séc 17.
Agradeço que, se puder, me envie então esse ficheiro.
Apesar de não ser do Algarve acho que é tempo de se voltar a utilizar este brasão!
Muito obrigado
Francisco Lobo de Vasconcellos
francisco.loggia@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#53961 | jpcmt | 17 dic 2003 11:54 | In reply to: #53902

Caro Rafael Guerreiro,

Permito-me responder-lhe e, mais uma vez, cito o PA&M:

"Silves [...] tinha por brasão d'armas um escudo em branco, coroado. «Até nisto -- diz o sr. Júlio de Vilhena barbosa, nas suas "Cidades e Villas", tomo 3º -- a sorte adversa perseguiu esta infeliz povoação [...] Nenhum emblema veio trazer ao seu brasão uma memória sequer das suas passadas grandezas"

Desejo-lhe um Santo e Feliz Natal!

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53962 | MiguelBoto | 17 dic 2003 12:11 | In reply to: #53854

Caro FLV,
para melhor complementar o meu breve comentário aqui envio um texto de minha autoria que foi publicado no livro "Pistas ao Sul", edição da Junta Regional do Algarve, do Corpo Nacional de Escutas e que fala precisamente sobre os símbolos do Algarve. Espero que sirva. No entanto, informo que enviei ontem para o seu email o respectivo distintivo bem como uma foto do Brasão do Algarve devidamente iluminado, nas suas cores e metais próprios como descritos herlaldicamente.

O NOSSO DISTINTIVO REGIONAL

Após a aprovação da revisão do nosso Regulamento Geral do CNE, de 28 e 29 de Junho de 1997, a Região do Algarve teve a possibilidade de, finalmente, identificar-se pelas suas, embora populares, “legítimas Armas”. Isto porque quando se faz a leitura do Ponto 1.3. do Artigo 8º, da Secção I, do Capítulo II, depreende-se que o Distintivo Regional, constituído por um escudo simples representando as armas da localidade sede de Região da área geográfica respectiva, se tiver armas próprias, nas cores próprias, e com listel por baixo mencionando o nome da Região; este distintivo é usado no ângulo posterior do lenço de escuteiro, isto para todos os associados.
Sendo assim deveras injusto “carregar” com as Armas da Cidade de Faro visto que o Algarve além de ter armas próprias, a designação da nossa Região (é a mesma que as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores) denomina-se “Região do Algarve” e não “Região de Faro” como acontece com as restantes 17 Regiões “administrativas” do Corpo Nacional de Escutas que são designadas pelo nome da cidade sede da área geográfica respectiva, ex: Região de Beja, ou Região de Évora, etc.
A Junta Regional do Algarve empenhou-se na legitimação dos nossos símbolos e desde logo solicitou um parecer à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses que tem por fim promover em Portugal o desenvolvimento dos estudos científicos e artísticos no âmbito da Arqueologia e História, especialmente nacionais, agrupando as pessoas que se interessem e desejem levar a cabo esses estudos, estabelecendo relações com as sociedades congéneres estrangeiras, mantendo um museu acessível ao público e cooperando com as entidades oficiais ou particulares que tenham a seu cargo a defesa, salvaguarda e valorização dos locais de interesse arqueológico e histórico, ou se interessem por esses intuitos. Para além disso, a Associação dos Arqueólogos Portugueses destina-se a proceder, nos termos da legislação em vigor, a investigações de carácter arqueológico e histórico, e responder a todas as consultas que lhe forem dirigidas e cujos assuntos estejam dentro do âmbito da sua actividade científica.
Agradecemos à Associação dos Arqueólogos Portugueses pela sua generosidade visto que nos informou, por parecer oficial, sem quaisquer custos.
Assim, após os devidos alvitres a Comissão de Heráldica descreve o Brasão de Armas do Algarve que surge por vezes em antigos mapas para indicação da região que coincide com o “Reyno do Algarve” e as descreve: esquartelado (1): Iº e IVº quartéis com campo (2) de prata carregado com cabeça de mouro fotada (3) também de prata voltada para a dextra (4), IIº e IIIº de campo vermelho com cabeça de Rei Cristão, de frente, coroado de ouro. Refere-se que por vezes os Iº e IVº quartéis aparecem em ouro sendo o mais correcto em prata e que os Reis Cristãos deverão ter figura alourada e de olhos azuis, aludindo à sua origem europeia como sucessores de Dom Henrique, pai de Dom Afonso Henriques, que como todos sabem é de origem francesa. Em heráldica os mouros deverão aparecer de tez negra. Estas duas últimas figuras humanas repetem-se, por muitas vezes, ou em quase todos os Brasões de Armas, aprovados após a reforma da heráldica municipal de 1930 para as Sedes dos Concelhos do Algarve, pelo mesmo motivo, para se “ligar” à Região onde pertencem.
No nosso distintivo regional, como nos outros, sob o “contra-chefe”, limite inferior em semi-círculo, do campo do Brasão, o que se identifica com o formato “ibérico”, surge o listel acompanhando a curvatura em letras negras a denominação da respectiva Região, neste caso: ALGARVE. O brasão deverá ter as proporções heraldicamente correctas de sete partes para a largura e de oito partes para a altura. Ao contrário da maioria das outras regiões, aqui exceptuo a Região da Madeira e dos Açores, não apresenta o chefe (5) gironado (6) com os esmaltes (7) predominantes nos estandartes municipais das sedes das áreas geográficas dessas regiões, que alteram as proporções dos distintivos e não abonam em favor da estética heráldica.



(1) Dividido em quatro por uma linha vertical e uma linha horizontal.
(2) Fundo.
(3) Envolvida em espécie de turbante.
(4) Direita do guerreiro que usaria este escudo ou à esquerda do observador.
(5) Área superior do campo do brasão
(6) Dividido em oito partes, pelas mediatrizes vertical e horizontal e diagonais.
Cores ou metais.

Feliz Natal para todos os amantes da Heráldica e da Genealogia.
Sempre ao dispor.

Miguel Angelo M. Boto

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#53963 | JCC | 17 dic 2003 12:11 | In reply to: #53961

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Não conhecia as armas de Silves mas permito-me discordar da opinião do Sr. Julio Vilhena Barbosa, e estou seguro que concordará comigo.

Não será pelo facto de não haver peças no escudo que as armas são menos "valiosas".

As armas de Silves (brasonadas segundo a descrição que citou, simplesmente, de prata)fazem lembrar, salvo erro, as dos Menezes antigas (de ouro) ou as dos Barretos (de arminhos)e eu não diria que estas duas famílias são "menores".

Um Santo Natal

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#53964 | MiguelBoto | 17 dic 2003 12:22 | In reply to: #53963

Informo que o brasão ostentado na frontaria do edifício dos Paços do Concelho de Silves apresenta-se completamente limpo... embora e até muito mal "coroado" pois o coronel que apresenta tem um número infinito de florões nada típicoa da armaria autárquica que deveriam ser torres. O facto do brasão parecer simplesmente vazado deve-se ao facto de estar inacabado... acho possivelmente pela transição da Monarquia para a Repúplica, pois o edifício é dessa época. Mas vou investigar mais sobre o assunto e logo que possa informo.

Miguel Angelo M. Boto

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#53966 | rgc | 17 dic 2003 12:51 | In reply to: #53961

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Com os meus agradecimentos retribuo um Santo Natal e Novo Ano o melhor possível.

O. Rafael Guerreiro Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#53967 | rgc | 17 dic 2003 12:55 | In reply to: #53963

Caro João Cordovil Cardoso

Embora a mensagem não seja directamente dirigida a mim, também sou contemplado por informação adicional e importante.

Envio-lhe os desejos de Bom Natal e Feliz Ano Novo.

Rafael Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#53968 | rgc | 17 dic 2003 13:00 | In reply to: #53962

Caro Miguel Angelo M. Boto

Várias vezes nos tem brindado com informações apreciáveis no domínio da Heráldica, igualmente a presente informação.

Envio-lhe também votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo.

O. Rafael Guerreiro Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#53983 | jpcmt | 17 dic 2003 16:53 | In reply to: #53963

Caro João Cordovil Cardoso:

Claro que concordo. E outros exemplos há por esse mundo, como as armas dos Albret (de goles, pleno).

Também para si, votos de um Feliz Natal.

João de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#54147 | joaquimreis | 21 dic 2003 04:22 | In reply to: #53968

Sobre o Brazão de Armas de Silves, permitam-me expôr aqui o que sei, de fonte fidedigna: O brazão que se encontra na Camara Municipal, era assim mesmo utilizado, por documentos existentes na Biblioteca Municipal de Silves. Só em meados de 1926, foi o actual brazão começado a utilizar após a publicação em Diário do Governo, de um projecto de Afonso Dornelas. Ainda em 1926, aquando da fundação da actual Corporação de Bombeiros (15/5/26) o brazão do concelho de Silves utilizado, é o antigo sem nenhuma inscrição ou armas. Esse brazão encontra-se ligado à familia Barreto Moniz que foram alcaides de Silves. Se entretanto localizar mais alguma coisa, colocarei aqui no forum, pois estou escrevendo recorrendo apenas ao que me ficou na memória sobre este assunto.
Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#54153 | rgc | 21 dic 2003 11:45 | In reply to: #54147

Caro Joaquim Reis

Os meus agradecimentos.

Desejo-lhe um Bom Natal e Ano Novo o melhor possível,também para sua Ex.ma Família.

Rafael Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#54180 | joaquimreis | 22 dic 2003 02:43 | In reply to: #54153

Igualmente para você e sua Exmª Familia.

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#54693 | joaquimreis | 03 gen 2004 19:22 | In reply to: #53902

Descobri na net sobre o brazão de armas de Silves uma página :
http://www ponto fisicohomepage ponto hpg ponto ig ponto com ponto br/silves.htm
pode ser que assim passe.
No entanto verei nas actas da Camara para confirmar o que eu tinha dito anteriormente, pois refere-se nessa página o ano de 1959 como publicação no Diário do Governo, e pelo que eu tinha conhecimento seria em 1926, já que se confirma ser o projecto de Afonso Dornelas em 1925.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

link

#54694 | DiogoA | 03 gen 2004 19:41 | In reply to: #54147

Encontrarão uma página com os brasões e bandeiras (detalhados) de todos os municípios e numerosas freguesias de Portugal procurando no google:

heráldica físico

É a primeira ligação. Já na página basta seguir para o Índice.

Boas navegações e feliz 2004

Reply

Direct link:

RE: link

#54726 | joaquimreis | 04 gen 2004 19:23 | In reply to: #54694

Penso que a página que o DiogoA menciona é mesma página a que eu me referi na minha mensagem de hoje às 19:22. Quanto ao brazão de armas do Algarve ainda não encontrei nada, pois lá só tem freguesias e concelhos.

Cumprimentos e restos de bom ano.
Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#55026 | MiguelBoto | 09 gen 2004 10:16 | In reply to: #54147

Caro Joaquim Reis,

Para complementar a sua informação sobre o actual brasão autárquico/municipal da Cidade de Silves, o de 1926, aqui fica a descrição heráldica mais completa, e com algumas referências e parêntesis meus para melhor entendimento heráldico.

Brasão da Cidade de Silves

Campo de prata, carregado com cinco escudetes de azul, colocados em cruz, carregados com onze besantes de prata colocados 3, 2, 3, 2, 1, os escudetes laterais com ponta virada para o abismo (centro ou coração do escudo), nos I e IV cantões com cabeça de rei cristão coroado de ouro (que deveria ter touca de cota de malha por ser rei guerreiro e conquistador e de barba de ouro em referência à sua descendência de Dom Afonso Henriques, de origem francesa), no II e III cantões com cabeça de mouro (de tez negra) fotada de prata. Coroa mural de prata de cinco torres visíveis e três invisíveis, unidas por panos de muralha. Abaixo do contra-chefe ou ponta listel branco com caracteres negros formando as palavras: CIDADE DE SILVES.

Miguel Boto

Reply

Direct link:

RE: Brasão de Silves

#55090 | joaquimreis | 09 gen 2004 21:04 | In reply to: #55026

http://www.terravista.pt/guincho/1421/bandeira/pt!_md.htm#algarve

17. Propostas de João Madureira para bandeiras regionais portuguesas
http://www.ceha-madeira.net/livros/cap136.htm

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#55364 | MiguelBoto | 14 gen 2004 12:24 | In reply to: #53902

Exmº Sr. Rafael Guerreiro

Aqui envio toda a informação de que disponho sobre as actuais Armas da Cidade de Silves, com algumas notas de minha autoria (*).

As minhas desculpas pela demora.

Brasão da Cidade de Silves


Campo de prata, carregado com cinco escudetes de azul, colocados em cruz, carregados com onze besantes de prata colocados 3, 2, 3, 2, 1, os escudetes laterais com ponta virada para o abismo (centro ou coração do escudo), nos I e IV cantões com cabeça de rei cristão coroado de ouro (que deveria ter touca de cota de malha por ser rei guerreiro e conquistador e de barba de ouro em referência à sua descendência de Dom Afonso Henriques, de origem francesa), no II e III cantões com cabeça de mouro (de tez negra) fotada de prata. Coroa mural de prata de cinco torres visíveis e três invisíveis, unidas por panos de muralha. Abaixo do contra-chefe ou ponta listel branco com caracteres negros formando as palavras: CIDADE DE SILVES.

Extracto da Acta da Sessão da Comissão Administrativa desta Câmara Municipal (de Silves), de onde consta a deliberação tomada pela mesma Comissão Administrativa acerca do novo Estandarte e Brasão de Armas desta Cidade:

“Aos dezoito de Novembro de mil novecentos e vinte seis, nesta cidade de Silves e Sala das Sessões da Câmara Municipal, aí compareceram, pelas catorze horas, os senhores Aníbal Santana, Abelino dos Santos Tomé, Adelino Oliveira Martins, Aldemiro da Encarnação Mira, António José Sequeira e Domingos Setúbal, todos membros da Comissão Administrativa desta Câmara Municipal, verificada a maioria, o senhor Presidente declara, em nome da Lei aberta a sessão, passando o senhor Aldemiro Mira na qualidade de Secretário, a fazer a leitura da Acta da sessão anterior, que foi aprovada sem alteração alguma, depois do que se procedeu à leitura da seguinte correspondência: Ofícios – “... da Associação dos Arqueólogos Portugueses, enviando um novo exemplar do desenho que a Secção de Heráldica daquela Associação entende dever ser o estandarte e brasão deste Município, o qual justifica com o parecer em tempo enviado e que se transcreve a seguir: «Parecer apresentado em sessão de três de Junho de mil novecentos e vinte e cinco na Secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses – a AAP, recebeu o seguinte ofício que remeteu à sua Secção de Heráldica e de Genealogia – A Câmara Municipal de Silves. Livro 10, Nº 500. Silves 27 de dezembro de 1924. Exmª Sociedade de Arqueologia Portuguesa. Largo do Carmo, Lisboa. De conformidade com o deliberado pela Comissão Executiva da minha Vice-Presidência, tenho a honra de vir solicitar da mui digna e prestimosa Sociedade de Arqueologia Portuguesa, os esclarecimentos que, porventura, possa fornecer acerca do seguinte: Anda esta Câmara Municipal empenhada na confecção de um novo estandarte para esta municipalidade, procurando dotá-lo com todos os distintivos e características que bem traduzam o passado histórico desta cidade. Sucede porém, que o seu brasão de armas, a figurar no referido estandarte, consta apenas de um escudo com o campo em branco (*vazio, de prata), encimado por uma coroa ducal, parecendo a esta Câmara estranhável , que, tendo sido Silves das cidades mais importantes do Algarve, não possua qualquer distintivo próprio no campo em branco do escudo. Assim, ouso apelar para a comprovada sapiência dos ilustres membros que compõem essa Sociedade Científica, afim de ser ilucidado sobre este assunto, dignando-se fornecer a esta Câmara todos os elementos que a possam orientar no estudo a que está procedendo. Deseja a V. Exª., Saúde e Fraternidade. O Vice-Presidente da Comissão (a) João ... (?)». Mais tarde recebeu a mesma Instituição novo pedido nos seguintes termos: “Câmara Municipal de Silves. Livro 10 Nº 23. Silves 29 de Janeiro de 1925. Exmª Sociedade de Arqueologia Portuguesa – Largo do Carmo. Lisboa. Tendo esta Câmara Municipal todo o empenho em ver esclarecido o assunto da consulta feita a essa Sociedade, em ofício Nº 500 de 27 de Dezembro findo, muito penhorado ficaria se V. Exªa se dignassem fornecer os esclarecimentos pedidos na mesma consulta. Com a mais elevada consideração, desejo-vos Saúde e Fraternidade, o Presidente da Comissão Executiva (a) – Sebastião Roldan Ramalho Ortigão”.

O Algarve foi habitado por várias civilizações, não sendo porém nosso intuito ir muito além, basta-nos que tratemos da dominação Árabe e da dominação Portuguesa, não fazendo caso das grandes manifestações Romanas e outras que por lá se encontram. Sabemos que se diz, que antes dos Cristãos Portugueses, ali tinham entrado já os Cristãos Castelhanos, em 1060 com D. Fernando I à frente. O Algarve foi um Reino Mouro tendo Silves por capital. D. Sancho I de Portugal também invadiu o Algarve tendo Silves em seu poder durante 3 anos até que vindo todos os Mouros do Algarve de Além-Mar, tornaram a recuperar a sua cidade. Foi no Reinado de D. Afonso III que o Algarve ficou definitivamente anexado a Portugal pelo esforço de D. Paio Peres Correia, que ficou como recompensa com o alto cargo de seu Fronteiro-Mór e depois Mestre da Ordem de Santiago. Durante 400 anos foi Silves capital do Reino do Algarve, continuando com a mesma categoria de Capital do Reino do Algarve, desde a tomada em 1242 até D. Afonso IV que mudou a Capital para Lagos para onde também foi mudado o Bispado no século XVI, pela superioridade da importância desta última cidade como porto de mar. A velhíssima cidade de Silves tem os seguinte forais: de D. Afonso III, dado em Lisboa em Agosto de 1266 registado no Livro I das Doações deste Rei, folhas 82 versos, Coluna I existente na Torre do Tombo; de D. Afonso III, dado em Lisboa a 12 de Julho de 1260 aos Mouros forros de Silves, registado no Livro IV de Inquirição do mesmo Rei a folhas 8 verso, existente na Torre do Tombo; de D. Manuel dado em Lisboa a 20 de Agosto de 1504 registado no Livro de Forais Novos do Alentejo a folhas 8 verso, coluna I, existente na Torre do Tombo. Em qualquer dos livros antigos, manuscritos ou impressos que tratem das Armas da Cidade e Vilas, aparece sempre a indicação das Armas de Silves apenas com escudo de prata. Não deveria ter porém sucedido assim pois teve forais antigos e portanto devia ter selo como sucede com todas as Cidades e Vilas antigas, mas também como sucede com muitas, perdeu-se esse selo e não há conhecimento de como teria sido a sua composição.
O Algarve foi como disse, anexado a Portugal em 1242 quando D. Afonso, Conde de Borgonha, depois III de nome, era Regente por seu irmão o Rei D. Sancho II ainda estar vivo. Como D. Afonso III cercou as armas nacionais com uma bordadura de castelos, tem-se repetido que foi isso devido a ter tomado por completo o Reino do Algarve e até que os sete castelos que depois se fixaram para as armas nacionais, representavam os castelos de Estombar, Paderne, Aljezur, Albufeira, Cacela, Sagres e Castro Marim. Sucede porém que foi muito irregular o número de castelos usados na bordadura, não desde princípio, ou seja pelo próprio D. Afonso III, como ainda no tempo dos Reis que se lhe seguiram. Existem armas do tempo de D. Afonso III com doze castelos as quais serviram de base para o ilustre heraldista Guilherme Luiz dos Santos Ferreira, no seu “Armorial Português” indicar as armas de Portugal no tempo de D. Afonso III, com uma bordadura encarregada de 12 castelos. D. António Caetano de Sousa no IV Volume da História Genealógica, apresenta dois selos de D. Afonso III, tendo um 9 castelos e outro 8 castelos na referida bordadura. Vê-se portanto não só neste Reinado, como se vê noutros que se seguiram que o número de castelos da bordadura era conforme a melhor disposição artística, assim como sucedia com os besantes das quinas que até dentro do mesmo reinado aparecem em variado número conforme se eram batidas numa moeda pequena, ou abertas num selo grande. É absolutamente fantástico atribuir os castelos da bordadura das armas portuguesas à conquista do Algarve. D. Afonso III nascendo em 1210, em Coimbra, foi para França e casou em 1245 com D. Matilde, Condessa de Bolonha, viúva de Filipe Hurepel que tinha morrido em 1234. D. Afonso que nesse tempo era apenas príncipe, filho segundo de D. Afonso II e irmão de D. Sancho II adoptou o título da mulher passando a ser chamado Conde de Bolonha. As discórdias de D. Sancho II com o clero e com a nobreza motivaram a Bula Papal de 21 de Setembro de 1245 destronando-o e dando a regência ao seu irmão D. Afonso que se conservava em França. Ainda com o título de Conde de Bolonha, tomou D. Afonso a regência do reino até 4 de Janeiro de 1248, ano em que morreu D. Sancho II, passando o Conde de Bolonha a intitular-se D. Afonso III, Rei de Portugal só nesta ocasião. D. Afonso III toma o resto do Algarve aos Mouros e em seguida faz um ajuste de pazes com Afonso X de Castela, sendo a primeira condição o casamento de D. Afonso III de Portugal com D. Beatriz, filha natural do Rei de Castela, Afonso X, ficando este usufruindo o Reino do Algarve, até que o primeiro filho deste casamento tivesse 7 anos. É de notar que D. Beatriz era criança e D. Afonso III já tinha 40 anos. Deu isto um grande escândalo, formulando a Condessa de Bolonha um protesto que apresentou ao Papa, mas a Condessa morreu em 1258 e tudo ficou bem, nascendo o primeiro filho de D. Afonso III com D. Beatriz, em 28 de Fevereiro de 1259, chamando-se D. Branca, a qual motivou mais tarde o poema de Almeida Garrett com este nome.
Foi pelo casamento com D. Beatriz de Castela que D. Afonso III cercou as armas de Portugal coma bordadura dos Castelos e não por causa da tomada do Algarve. D. Afonso III usou o título de Conde de Bolonha pela sua primeira mulher e a bordadura com os castelos nas suas armas pelo seu segundo casamento. Em Portugal ainda hoje, quando calha, se repete que esta bordadura representa o Algarve nas armas de Portugal. (...) Não foi apenas D. Afonso III que noutras épocas juntou à suas armas as armas de Castela. Roberto de França, o Bom e o Valente, Conde de Artois, filho de Luís VIII e D. Branca filha de Afonso IX de Castela usou por armas: azul, semeado de flores-de-lis de ouro, com um lambel de vermelho de quatro pendentes carregados de três castelos de ouro, e seu irmão, Afonso de França, Conde de Poictou, Toulouse, Auvergne e Albigecis, usou por armas: de azul, semeado de flores-de-lis de ouro partido de vermelho com seis castelos de ouro, abertos. Por aqui se vê, que na mesma época, as armas de Castela tiveram representação pelo menos neste três escudos. O Algarve como qualquer outro Reino, teve as suas armas, que de há muito andam esquecidas e que o acaso me fez conhecer pelo Atlas de M. Seutteri, impresso no terceiro quartel do século XVIII, aonde na carta de Portugal e dos Algarves, vêem as respectivas armas coroadas. Neste Atlas há um mapa de Portugal e Algarve que tem as armas destes dois Países, as de Portugal com sete castelos na bordadura e as do Algarve esquarteladas de ouro com uma cabeça de carnação negra de turbante, de perfil e de vermelho com uma cabeça de frente de carnação branca coroada. O mapa a seguir é de Espanha e de Portugal, tendo as armas de Espanha do século XVII, pois tema ainda incluídas as armas de Portugal e em separado as armas de Portugal com oito castelos e as do Algarve com as mesmas cabeças do antecedente sendo a de carnação negra em campo de prata e a de carnação branca em campo de vermelho. Temos portanto aqui duas formas tanto para as armas de Portugal como para as armas do Algarve visto que as primeiras são representadas com sete e depois oito castelos e as segundas com a cabeça negra em campo de ouro e depois em campo de prata. Consultei imediatamente várias obras e fui encontrar referência às mesmas armas no “Dicionário de Portugal”, de Esteves Pereira e Guilherme Rodrigues, Volume I – A Lisboa. 1904 que as descreve assim: - Escudo esquartelado de branco e encarnado; no branco, em cada um, uma cabeça de Mouro, preto, com turbante; e no encarnado, em cada um, um busto de mulher, branca, com diadema, (...) compreendendo-se imediatamente que sobre o campo de vermelho deveria estar o Rei branco. Mais tarde na Torre do Tombo e no livro do Rei de Armas Francisco Coelho encontrei as armas do Algarve, mas com o campo todo de prata apesar de um traço horizontal e outro vertical, a darem um aspecto de esquartelado. Aqui, nesta obra, as quatro cabeças estão em duplicado o que me parece exagero. Francisco Coelho colheu o maior número de elementos para o seu trabalho e se muitas vezes reproduziu erros, foi porque as informações não eram certas, em todo o caso, sempre é um documento do século XVII em que de facto aparecem umas armas do Algarve com cabeças com turbante (*fotadas) e cabeças coroadas. Talvez uma informação sem desenho desse essa duplicidade de cabeças (...).
Seria pois interessante que as armas de Silves que foi durante séculos a capital do Algarve, fossem a reprodução das armas do Algarve tendo por diferença as quinas usadas quando da tomada pelos portugueses. Foi vermelha a bandeira dos Reis Mouros e foi vermelha a bandeira do Algarve, portanto seria interessante que aqui fosse alterada a regra geral, da bandeira ser das cores das peças principais do brasão, atendendo à circunstância muito especial de durante muitos séculos ser vermelha a bandeira que tremulou nas muralhas do castelo de Silves. Lisboa, Porto e Ceuta, por motivos especiais têm bandeiras fora da regra geral, são excepcionalmente de cores diferentes das peças das armas. Não pode a Secção de Heráldica da Associação dos Arqueólogos concordar que estas armas ou outras quaisquer de domínio tenham uma coroa ducal, não. Só os Reinos ou Ducados é que têm a coroa respectiva. As Cidades ou Vilas o que devem ter é a coroa mural que as caracteriza e nada mais, Propomos portanto que as armas de Silves sejam: - de prata com as cinco quinas de Portugal, sendo as duas laterais apontadas ao centro carregadas de onze besantes, postos 3, 2, 3, 2 e 1; acantonadas de quatro cabeças de frente sendo a primeira e quarta de carnação branca coroadas de ouro e a segunda e terceira de carnação negra com turbantes de prata, coroa mural de cinco torres de prata. – Bandeira vermelha de um metro de lado, tendo por baixo das armas uma fita branca (*listel) com os dizeres a negro “CIDADE DE SILVES” (a) – Afonso Dornellas.

Faço lembrar que as Armas do Algarve tem as cabeças de carnação branca de frente coroadas de ouro estão carregadas no II e III quartéis e as cabeças de carnação negra de perfil, de turbante (*ou fota) de prata carregam-se nos I e IV quartéis enquanto que nas armas da Cidade de Silves trocam de posição.

Miguel Angelo M. Boto
(... lá para o lado do Reino do Algarve)

Reply

Direct link:

RE: Brasão do Reino dos Algarves

#55415 | rgc | 14 gen 2004 19:36 | In reply to: #55364

Caro Miguel Angelo Boto

(...lá para o Reino do Algarve)
e que província maravilhosa,terra de Mouras Encantadas que o poeta Cândido Guerreiro nos seus sonetos soube expressar tão bem. E também a minha prima "Madressilva"espelha bem a sensibilidade algarvia, nos seus bonitos sonetos e outros versos.
Mas vou deixar o lirismo e agradecer-lhe a sua prestimosa atenção, pela informação completa que enviou acerca do brasão de uma cidade notável, pela sua história e a que me liga recordações, das mais belas do meu tempo de jovem.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 mag 2024, 10:32

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen