Vilar ou Villar ?

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Vilar ou Villar ?

#54230 | pvilar | 23 dic 2003 10:34

Bom dia,

Confesso que estou um pouco confuso.
O meu apelido por parte de meu pai é Vilar. Ele também foi registado com o apelido Vilar. Seu pai, meu avô, embora tenha sido registado com o apelido Villar (dois ll's) sempre assinou Vilar (com um l).
O pai de meu avô, também era Villar, assim como o avô de meu avô. Este era natural de Villar de Nantes, concelho de Chaves, distrito de Vila Real. Por sua vez, o pai deste meu trisavô, no assento de baptismo de seu neto está com o nome de Pedro Joaquim.
É possível que no assento de baptismo não tenham colocado o nome completo do avô paterno ?
Será que meu trisavô apenas se chamou Villar porque era natural de Villar de Nantes ?
Porque terá meu avô registado meu pai como Vilar (apenas um l) ?
Possivelmente esclarecerei algumas destas dúvidas com o pedido de assentos cada vez mais recuados no tempo mas até lá, e na esperança de que alguém me possa elucidar, decidi colocá-las no fórum.

Agradeço qualquer ajuda.

Feliz Natal e um Óptimo 2004,
Paulo Jorge Vilar

Reply

Direct link:

RE: Vilar ou Villar ?

#54233 | quintadoloureiro | 23 dic 2003 11:09 | In reply to: #54230

Caro confrade
Após a revisão gramatical no princípio da República acabaram algumas letras dobradas, nomeadamente o "l", por isso muitas pessoas passaram a usar o seu nome só com 1 "l" e a registar os seus filhos dessa maneira. Outros por acharem incorrecto ou por tradição mantiveram os 2 "l". Não é pois incorrecto, creio eu, escrever-se das 2 maneiras. O meu Avô foi registado com 2 "l" e a partir da revisão gramatical passou a escrever só com 1. Existem inúmeros exemplos como por exemplo os Vasconcellos/Vasconcelos.
Quanto à outra sua questão não o sei informar.
Cumprimentos,
José de castro Canelas(Canellas)

Reply

Direct link:

Este apelido na Galiza

#54235 | Txispa | 23 dic 2003 13:30 | In reply to: #54230

Caro Paulo Jorge Vilar,

Este apelido tem muitas origens na Galiza, devido aos muitos topónimos que se encontram espalhados pela geografia galega. Embora a forma é Vilar, também aparece como Villar (em português escrito VILHAR) pela colonização da cultura galaico-portuguesa pela espanhola na Galiza.

Com os melhores cumprimentos galaico-portugueses

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 08 giu 2024, 01:23

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen