Tratamos recentemente no forum dos doze de Inglaterra, e entres eles de D. Alvaro Vaz de Almada (m.1449).
O livro "Os paineis de Nuno Gonçalves" (2000, Editorial Verbo) de Jorge Filipe de Almeida e Maria Manuela Barroso de Albuquerque, tem algum interesse no que diz respeito ao fiel amigo do Infante D. Pedro.
Ao cabo de muito interessante e minuciosa investigaçào os autores datam o celebrado poliptico "de S. Vicente" de 1445, ou seja dos anos da regencia de D. Pedro, e nào de 1475.
Tambem propoe uma identificaçào de personagens que tem em conta o facto de ser obra anterior a Alfarrobeira (1449).
No painel dito do Arcebispo, a bela figura de couraça e lança, por detràs do infante D. Pedro (a personagem com um joelho so no chào) é o Capitào-mor do Reino e Alcaide-mor de Lisboa, o famoso D. Alvaro Vaz de Almada.
Se assim for um belissimo retrato do antepassado dos Almadas e dos Abranches, personagem das mais interessantes do sec. 15 português, numa obra muito querida dos portugueses. Portanto um privilégio, no meu parecer, para um descendente genealogista.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva
P.S.: As personagens que se podem identificar pertecem à inclita geraçào (sendo o jovem rapaz o rei D. Afonso V), e conforma jà tinha visto referido, os 3 principais do painel dos Cavaleiros sào os Braganças (D. Afonso e filhos).