apellido Barcelo

This topic is classified in rooms: Famílias | Hispânia

apellido Barcelo

#56566 | Carmen | 01 feb 2004 21:32

Hola a todos; solicito información sobre el origen del apellido Barcelo,mis datos se interrumpen en 1521, matrimonio Gonzalo Hernández con Ignacia Barcelo,ellos llegarón casados a la isla de Tenerife procedentes de Portugal (el apellido Hernández puede que sea Fernández)
Gracias por cualquier tipo de información.

Reply

Direct link:

RE: apellido Barcelo

#56694 | jlff | 03 feb 2004 02:21 | In reply to: #56566

Cara Carmen
"Os Barcelos descendem de Pedro Pinheiro de Barcelos Mariz (ou Pedro de Mariz Pinheiro, ou tão somente Pedro de Barcelos, como também é denominado em documentos), o qual pertencia, segundo alguns linhagistas, à nobilíssima família dos Pinheiros, com solar na vila de Barcelos.
Pedro Pinheiro foi dos primeiros povoadores da ilha Terceira, onde fez assento nas Lages (termo da vila Praia), como se vê das cartas de sesmarias a seu favor datadas de 18 de Outubro de 1490 e 14 de Abril de 1495."
Estas são as palavras com que Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares, no seu “Nobiliário da Ilha Terceira”, abre o Título LXXV dedicado aos Pinheiros de Barcelos.
Pedro de Barcelos, além de povoador e lavrador na Terceira, Açores, foi navegador e armador de navios e é conhecida a sua participação na história da expansão marítima dos portugueses.
O referido Nobiliário refere que Pedro Pinheiro de Barcelos foi um “arrojado navegador” e que, estando já na Ilha Terceira, fez com João Fernandes Labrador, e por ordem do rei D. João II, uma viagem de exploração marítima.
A “História da Expansão Portuguesa no Mundo”, da Editorial Ática, no capítulo I da sua 4ª parte, refere-se a navegações conjuntas de Pedro de Barcelos e de João Fernandes Labrador, moradores na Terceira, as quais os teriam levado á Gronelândia (anos de 1492,1493 e 1494)
Jaime de Cortesão, na sua obra “Os Descobrimentos Portugueses”, vol.II, editada pela Arcádia, dá muitas indicações sobre a actividade de Pedro de Barcelos.
Também a Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira dá informações de interesse ao referir-se a João Fernandes Labrador como “navegante português da segunda metade do século XV” que, com Pedro de Barcelos, terá alcançado a península norte-americana chamada Labrador – “topónimo este que na cartografia dos princípios do século XVI aparece aplicado à Gronelândia.
Um seu descendente, também chamado Pedro de Barcelos, fez testamento, aberto em 1574, o qual se encontra transcrito no processo de Desembargo do Paço – Corte, Extremadura e Ilhas, M. 93, Nº 1, A.N.T.T. . Pelo referido testamento, Pedro de Barcelos impôs a obrigatoriedade de os beneficiários das terças usarem o apelido Barcelos.
(Notas extraídas de "Barcelos, da Terceira", de Jorge Ferreira Sacadura, in Raízes & Memórias, nº 18).
Cumprimentos
Jorge Lemos

Reply

Direct link:

RE: apellido Barcelo

#56904 | Carmen | 04 feb 2004 21:58 | In reply to: #56694

Muchas gracias por contestar tan pronto,interesante los datos, sobre todo porque a finales de 1500 llegarón a este pueblo Pedro Piñero de Portugal,un importante cantero (trabaja la piedra),dejó un testamento muy importante.
Es muy interesante para mi conseguir libros sobre genealogía portuguesa,hay libreías que vendan através de internet?,si es así facilitarme la dirección,MUCHAS GRACIAS.

Reply

Direct link:

RE: apellido Barcelo

#56909 | amtf | 04 feb 2004 22:51 | In reply to: #56904

Para buscar libros sobre genealogia portuguesa puede hacerlo aqui mismo. Basta pulsar en "Livraria" arriba.
Saludos cordiales,

amtf

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 nov 2024, 16:07

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen