Borges Rebelo

This topic is classified in rooms: Heráldica | Famílias | Património | Regiões

Borges Rebelo

#56615 | rop78487 | 02 feb 2004 13:45

Caros confrades

Quem teve carta de brasão de armas dos Borges Rebelo sr. do Morgadio de Quintela de Lampaças e de Lisboa?

Que ligação existe entre os Sousa de Arronches e os Borges Rebelo?

Segundo o brasão da casa da família Pavão, (Pavão de Sousa), em Suçães Mirandela, parece ser: Sousa de Arronches, Borges, Rebelo, Ataíde ou centro do escudo e Aguiar ou Aguilar.
Cumprimentos
António Sousa

Reply

Direct link:

RE: Borges Rebelo

#56668 | gonçalo calheiros | 02 feb 2004 20:33 | In reply to: #56615

Caro Confrade
Presumindo que conhece a casa da família Pavão em Suçães,talvez me consiga dar uma informação:
O abade de Baçal diz que nos jaedins dessa casa existe uma pedra de armas dos antepossuidores da casa.Faz uma discrição,mas julgo que incompleta.A minha pergunta é-sabe se essa P.A. ainda existe? Caso exista quais as armas e se tem ALGUMA DIFERENÇA.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Borges Rebelo

#56707 | rop78487 | 03 feb 2004 10:43 | In reply to: #56668

Caro Gonçalo

Na casa da família Pavão, não existe a pedra de armas que refere.

Cumprimentos
António Sousa

Reply

Direct link:

RE: Borges Rebelo

#56723 | gonçalo calheiros | 03 feb 2004 12:44 | In reply to: #56707

Caro António:
Muito obrigado pela sua pronta resposta-andava a pensar deslocar-me a Suçães para saber isso.Partindo do principio que a informação estava correcta-Também é citada pelo Brig Calvão Borges-não calcula para onde terá ido parar ?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Reply

Direct link:

RE: Borges Rebelo

#56843 | rop78487 | 04 feb 2004 14:38 | In reply to: #56723

Caro Gonçalo,
Não sei do paradeiro do brasão de armas. Talvez no Arquivo Distrital de Bragança consiga localizar.
Cumprimentos
António Souas

Reply

Direct link:

RE: Borges Rebelo

#56951 | Sucçães | 05 feb 2004 13:56 | In reply to: #56843

Caro Gonçalo Calheiros

A Pedra de Armas realmente existe em Sucçães, colocada no jardim da casa da família Pavão.
A mesma foi descoberta à anos atrás quando se procedia a uma escavação.
Estou à sua disposição para eventuais esclarecimentos.

Cumprimentos
Francisco de Sousa Ataíde Pavão

Reply

Direct link:

RE: Borges Rebelo

#57021 | rop78487 | 05 feb 2004 23:21 | In reply to: #56951

Caro Francisco Pavão
Da genealogia existente nos manuscritos em Suçães, agradecia que me esclarecesse o seguinte:

1-Quem são os ascendentes do Dr. Domingos Pires Pavão de Sousa, mestre escola da Sé de Miranda, Tesoureiro-mor da mesma Sé, instituidor do morgadio e irmão de Amaro Pires Pavão de Sousa?
2-E quem são os ascendentes de Domingos Pires Pavão de Sousa, primeiro administrador do morgadio, sobrinho do anterior, casado com D. Barbora de Sousa?

3-Quem são os ascendentes de Francisco Afonso de Sousa, (último ascendente referido por Abade de Baçal), casado com D. Francisca Ferreira Sarmento Pimentel?
Ou seja qual a origem dos Pavão de Sousa, agradecia receber mais informação para além da encontrada em Abade de Baçal.

4-No arquivo da casa existe ou existiu um pergaminho com um brasão de armas, datado de Lisboa a 20 de Agosto de 1543, que concede a Francisco de Magalhães, escudo esquartelado, que relação terá este documento com a família Pavão?

O brasão da casa de Bragança, que pertenceu a Amaro Vicente Pavão de Sousa, casado com D. Caetana Maria Joaquina de Sá Morais Pereira do Lago, perto do Museu Abade de Baçal, tem armas de Soares de Tangil, com diferenças

5-A casa do Pavão em Parada, não tem brasão. Será que o apelido Pavão, não é o que nos leva a origem da família, mas sim o apelido Sousa, cuja origem vem do conde D. Gonçalo Mendes de Sousa. Ou de Álvaro de Moraes Madureira Feijó, (ou Pimentel), Sr. do Morgadio de Parada de Infanções, descendente do conde D. Gonçalo Mendes de Sousa.

6-O solar de Suçães tem no 1º quartil tem armas de Sousas de Arronches qual a sua origem? E a águia é dos Aguiã ou Aguilar, (Aguilar - de D. Nuno de Aguilar de Chacim)?

São algumas das dúvidas que gostava ver esclarecidas.
Cumprimentos
António Sousa
Email: sousa(ponto)antonio(arroba)mail(ponto)telepac(ponto)pt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 mag 2024, 05:46

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen