Atães/ sucessão ilegítima

This topic is classified in rooms: Pessoas | Património | Regiões | Famílias

Atães/ sucessão ilegítima

#56832 | Vasconcelosminas | 04 feb 2004 11:50

Caros confrades,

Algum dos colegas teria dados sobre a sucessão ilegítima de Diogo Homem Leite Pereira de Vasconcelos, morgado de Atães, filho de Diogo de Vasconcelos Pereira e de Antónia Teresa de Sousa?
Respeitosamente,

José Roberto

Reply

Direct link:

RE: Atães/ sucessão ilegítima

#56876 | FMMMP | 04 feb 2004 17:59 | In reply to: #56832

Caro José Roberto

Tem alguma referência de datas que possam ajudar?

Cumprimentos

Francisco Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Atães/ sucessão ilegítima

#56930 | MSPAGraça | 05 feb 2004 09:19 | In reply to: #56832

Caro José Roberto

Renovo a pergunta de FMMMP. Pode dar datas mais precisas, para que a busca seja também precisa?

Descendo, por via ilegítima, dos Homens de Atães, aqueles mesmos sobre quem se dizia que: «antes de no Porto existirem cães, já havia Homens em Atães».

Como saberá certamente, a Casa de Atães pertence (creio que ainda hoje) aos Ferreira Pinto Basto, por ter cabido em heranças aos Leite Pereira (de Campo Bello). Contudo, a representação da Família Homem Carneiro Pereira de Vasconcellos coube, após demanda judicial, aos Cunha Pimentel (da Casa da Calçada em Provesende e da Casa da Rua das Flores), hoje chefiados por Jerónimo da Cunha Pimentel. É destes que descendo.

Sobre os Homens de Atães existe um brilhante estudo homónimo do Conde de Campo Bello (D. Henrique), publicado no «Boletim Cultural» da Câmara Municipal do Porto, que possuo e posso consultar por V. Ex.ª.

Melhores cumprimentos
Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

Atães/ sucessão ilegítima

#56940 | Vasconcelosminas | 05 feb 2004 10:46 | In reply to: #56876

Caro Francisco Melo Parente,

Infelizmente, não tenho elementos mais precisos em termos de datas, como bem solicita e que, verdadeiramente, torna-se necessário e reconheço.Desculpa-me.

Desses Vasconcelos de Atães procuro varões de ramos secundários no século XVII, particularmente no período compreendido entre 1640 e 1680.

Outrossim, também é de meu alto interesse informações sobre os daquela família que, eventualmente, tenham deixado geração no Concelho de Marco de Canavezes, em particular nas freguesias de S. Lourenço do Douro e Paredes de Viadores.

Sei que minhas colocações sáo imprecisas, genéricas e de pouca consistência, mas é somente isso que presentemente disponho.

Cordialmente,

José Roberto

Reply

Direct link:

Atães/ sucessão ilegítima

#56944 | Vasconcelosminas | 05 feb 2004 11:40 | In reply to: #56930

Caro Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo Graça,

Infelizmente, e conforme explanação feita ao FMMMP, tenho parcos elementos sobre os Vasconcelos de Atães.

Procuro possíveis linhas secundárias dessa família no período compreendido entre 1640 e 1680, particularmente algum varão que tenha se fixado em Marco de Canavezes, em especial nas freg.de S. Lourenço do Douto e Paredes de Viadores.

Também tenho a infelicidade de desconher o trabalho do Conde de Campo Belo e, fora algumas referências isoladas sobre o povo de Atães.

Qualquer elemento é extremamente bem-vindo.

Cordialmente,

José Roberto

Reply

Direct link:

RE: Atães/ sucessão ilegítima

#56948 | MSPAGraça | 05 feb 2004 12:12 | In reply to: #56944

Caro José Roberto

É com todo o gosto que consultarei o trabalho dos «Homens de Atães», em busca de ligações marcoenses.

Permita-me a pergunta: qual o seu interesse nos Senhores da Casa de Atães?

Melhores cumprimentos
Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

Atães/ sucessão ilegítima

#57310 | Vasconcelosminas | 09 feb 2004 11:24 | In reply to: #56948

Prezado Manuel,

Agredeço sua prestimosa atenção na consulta dos "Homens de Atães".

Peço-lhe desculpas somente agora poder lhe responder a sua colocação.

É tradição em minha família, e isso se arrasta desde a segunda metade do século XVIII que somos descendentes ilegítimos do General Joane Mendes de Vasconcelos,da casa do Esporão.

Ocorre que encontrei umas velhas anotações de um meu parente, já há muito falecido, em que faz referência a um Diogo Vasconcelos Pereira de "Ataens". Esse meu parente foi um grande estudioso das origens da família, mas as referidas anotações estão praticamente ilegíveis pelo mal estado de conservação. Daí a origem de meu interesse na casa de Atães.

Abraços

José Roberto

Reply

Direct link:

RE: Atães/ sucessão ilegítima

#57343 | MSPAGraça | 09 feb 2004 14:42 | In reply to: #57310

Caro José Roberto

A minha consulta pelos «Homens de Atães», do Conde de Campo Bello, não me apresenta extensões familiares ao Marco e Baião.

Tenho esses Homem Carneiro Pereira de Vasconcellos como uma Família bastante reduzida em número até à 2.ª metade do século XVIII, altura em que terá aberto um vasto leque de descendentes (para além da obra referida, poderá consultar muitos deles no Vol. VIII dos «Carvalhos de Basto», entre Cunha Pimentel, Sampayo Pimentel, Homem de Mello, Campo Bello, Ferreira Pinto Basto, etc.). De resto, parece haver uma grande estruturação da Família para que apenas um filho se case... bastardos, há muitos, normalmente perdidos no tempo, na descendência ou nos registos genealógicos... Padres e Freiras também abundam, encerrados nos conventos e mosteiros, com grande incindência para o de Santa Clara, aqui na Invicta...

Quanto à representação, encontra-se actualmente em Jerónimo da Cunha Pimentel, Senhor da Casa da Calçada, em Provesende.

Refiro, ainda, a existência de um notável: PEDRO da Cunha Pimentel HOMEM DE MELLO, notável Poeta Português, nascido há 100 anos e desaparecido há vinte...

Um abraço
Manuel Azevedo Graça
(também descendente dos Homem Carneiro Pereira de Vasconcellos, da Casa de Atães)

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 giu 2024, 19:32

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen