Andrade Moura em Celorico de Basto
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Andrade Moura em Celorico de Basto
Estou com pequeno problema. Não consigo encontrar o registo de José de Andrade Moura.
Tenho apenas dados referentes a dois filhos dele: Joaquim de Moura Andrade (*Gémeos, 23/01/1798) e de Luiza de Moura Andrade (*Gémeos, 17/01/1800). E sei que casou-se duas vezes: a primeira em 07/12/1780 em Caçarilhe com Ana Vitoria Teixeira da Silva (filha de João Manuel Teixeira da Silva e de Teresa Angelica) e a segunda vez em 27/09/1794 em Caçarilhe com Maria Rosa Lopes (filha de Manoel Lopes e Ana Maria Francisca). E sei que ele é filho de João de Moura Andrade e de Luiza Teresa Cerqueira, mas não sei os seus avós.
Não encontrei o registo de batismo dele quando pesquisava o microfilme de Gémeos. E recentemente, um colega freqüentador do ADB esteve a procurar nos livros de Caçarilhe e nos das outras freguesias e não o encontrou nem a ele nem a nenhum irmão dele.
No registro de um neto dele, aparece como sendo de Gémeos, enquanto no dos filhos e dos casamentos, aparece como sendo de Caçarilhe. Mas não foi possível encontrá-lo.
Resolvi colocar esse problema aqui para ver se algum outro pesquisador de Celorico tenha por acaso encontrado alguma informação sobre o José de Andrade Moura.
Melhores cumprimentos!
Carlos Eduardo S. da Cruz
Direct link:
RE: Andrade Moura em Celorico de Basto
Caro Carlos Eduardo
Não vou responder directamente á sua questão, embora talvez também o possa ajudar. Gostaria que me confirmasse o seguinte:
Creio que temos ascendentes comuns, de Gémeos Celorico de Basto, donde são provenientes a maioria dos meus ancestrais.
Assim, vou começar por meus bisavós: Bento Alves de Moura e Ana Pereira de Moura, ele da Casa da Lage, filho de Francisco Álvares de Moura e Maria Rosa Machado de Carvalho, não creio que sejam seus ascendentes, mas veja agora a minha bisavó Ana:
Pais: Joaquina Alves de Queiróz , 13.11.1839-Gémeos e Joaquim Pereira de Moura, 01.03.1841, Gémeos
Pais de Joaquina: GUILHERME ALVES (exposto na Roda do porto, logo filho de pais incógnitos) e EUGÉNIA RITA DE QUEIRÓZ, casaram em Gémeos a 7.11.1824, ela filha de JOÃO LUIS ÁLVARES COELHO MORGADO e de sua mulher MARIA de QUEIRÓZ, todos de Gémeos.
Agradeço me confirme estes nomes para podermos alargar os nossos dados.
Cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: Andrade Moura em Celorico de Basto
Cara Ana,
Tenho uns dados sobre um Joaquim Alvares Coelho, casado em Arnóia com Tomásia Teixeira (de Arnóia). Ele era filho de Manuel José Coelho e de Maria Alvares de Carvalho.
Não sei se estes dados lhe dizem alguma coisa, mas fica aqui uma dica que pode vir a ser útil...
Cumprimentos,
Francisco Brito
Direct link:
RE: Andrade Moura em Celorico de Basto
Caro Francisco Brito
Muito obrigada pelo seu interresse. Para já não encontro ligação para os nomes indicados. Os meua Álvares são de Gémeos, da Casa da Lage, entroncados nos Moura Coutinho. do Telhô, Loureiro; Lama, Solheira, Boavista e outras casas da região. Eu cheguei, neste ramo, a um impasse por volta de 1600, em que tenho um Silvestre Álvares casado com Sezília Pires (da Fonseca) e não encontro os acendentes.
Se, por acaso, tiver mais informações, toda a ajuda é muito bem vinda. e caso procure alguém desta zona, tenho já vários ramos completos que poderei disponibilizar.
Cumprimentos,
Ana
Direct link:
RE: Andrade Moura em Celorico de Basto
Cara Ana
Na minha ascendência encontro, nos Carvalhos de Basto, um Francisco Machado de Moura Coutinho, de S. Silvestre, Gémeos, e que não consigo entroncar.
Será que já o referenciou?
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Andrade Moura em Celorico de Basto
Caro José Alfredo,
Pode localizar no tempo esse Francisco?
É que S.Silvestre em tempos pertencia, pelo que consigo entender, tal como a Lage a uma grande quinta de Adoufe (a tal quinta do Magriço) também chamada Adaufe e Adufe e que depois se dividiu em várias quintas e casas. Em todas há Mouras Coutinho e tenho, na minha ascendência também alguns Machado Moura Coutinho. O problema é que muitas vezes os apelidos variam mesmo entre irmãos e há grande confusão.
Por exemplo, os Carvalhos de Basto chamam ao meu Bisavô Bento Machado de Moura retirando-lhe Coutinho embora ele assinasse Bento Alvares de Moura Coutinho.
Cumprimentos
Ana
Direct link:
RE: Andrade Moura em Celorico de Basto
Cara Ana
Francisco Machado de Moura Coutinho cc Isabel Mendes de Carvalho, sendo pais de Teresa Machado, que nascei a 17-2-1721.
Melhores cumprimentos,
José Alfredo
Direct link:
RE: Andrade Moura em Celorico de Basto
Cara Ana,
desculpe a longa demora, mas eu estava afastado de pesquisas genealógicas e não vi sua mensagem antes de hoje.
Creio que seu Guilherme Alves (exposto na Roda do Porto) seja o mesmo que possuo.
Há, inclusive, outro brasileiro pesquisando este ramo. Ele escreveu-me uma vez remetendo a transcrição dos registos de óbito de Guilherme Alve e de Eugénia Rita de Queirós.
Mande-me um email (eduardodacruz@gmail.com) que te encaminho o que tenho.
abraços,
Eduardo
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 12 gen 2025, 10:31