Jorge Carneiro da Silva
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Património
Jorge Carneiro da Silva
Caros confrades,
Na diligência para FSO de Jorge Carneiro da Silva (Torre do Tombo, maço 1, diligência 30, Carta de Familiar em 2-1-1657), aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=230599, senhor da Casa de Alvação em S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto, casado com Margarida Rebella de Andrade, leio as seguintes ascendências para um e outra:
1. Jorge Carneiro da Silva, morador no Alvação, S. Pedro de Alvite, Cab. de Basto
2. Pedro Carneiro, idem
3. Lionor Francisca da Sylva, idem
4. Afonso Gonçalves, morador em Juquelhe (?), Santo André de Riodouro
5. Catarina Gonçalves, idem
6. Gregório Francisco Pereyra, morador na Taipa, Santa Maria do Outeiro
7. Margarida Gonçalves, idem
1. Margarida Rebella de Andrade, moradora no Arco de Baulha, S. Martinho, Cab. de Basto
2. António Rebello de Meyrelles, idem
3. Senhorinha João, idem
4. António Álvares (?), idem
5. Camilia (sic) Nunes de Meyrelles, idem
6. João Gonçalves Teixeira, idem
7. Juliana Fernandes, idem
Será que alguém tem elementos que possa acrescentar a estas ascendências, nomeadamente no que se refere ao avô materno de Jorge Carneiro da Silva. Pertenceria esse Gregório Francisco Pereira à Casa da Taipa, aqui referida em http://genealogia.sapo.pt/titulos/tit_show.php?id=13055 ? Nos dados disponíveis nada encontro…
Grato por qualquer ajuda,
Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Jorge Carneiro da Silva
Em aditamento:
Fazendo uma leitura dos depoimentos de várias testemunhas (difícil, dado o mau estado em que o processo se encontra) apurei que o pai de Jorge Carneiro da Silva, Pedro Carneiro, era irmão de António Carneiro, "vigário que fôra de da Igreja de Santo André de Riodouro", e de João Barbosa.
Em relação ao avô materno de Jorge Carneiro, Gregório Francisco Pereira, fiquei a saber que era eclesiástico (tinha sido abade de Santa Senhorinha de Basto), e a avó, Margarida Gonçalves, "mulher solteira moradora que foi na freguesia de S. Miguel de Refojos, no Lugar da Penna".
Fazendo um cálculo de datas, sabendo que a carta de familiar é de 2-1-1657 teria Jorge C S uns 25-30 anos de idade (n. 1627-1632). Seu pai teria nascido outros 25-30 anos antes (n. ca. 1600). O irmão deste, António Carneiro, teria também nascido pelos mesmos anos.
Seguindo o mesmo raciocínio, o avô materno, Gregório Pereira, da Taipa, tê-lo-ia por volta de 1570-1580.
Admitindo que estes cálculos são grosseiros, mesmo assim, quer o padre António Carneiro (tio) quer o padre Gregório Pereira (avô) deveriam ter-se habilitado depois de 1588, data a partir da qual estas habilitações eram obrigatórias. Não encontro nem uma nem outra no cartório da Câmara Eclesiástica de Braga cujos registos na base de dados começam em 1620.
Onde poderei procurá-los? Será que pode haver alguma coisa no Arquivo da Universidade de Coimbra?
Grato por qualquer pista,
Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro
Direct link:
RE: Jorge Carneiro da Silva
Caríssimo António Maria
Já viu a nota 14 do trabalho “Pinto, Moura Coutinho e Carvalho de Santa Marinha de Zêzere (Baião)”, de Manuel de Abranches Soveral, on-line no seu site? Não responde exactamente às suas perguntas, mas tem interesse para os descendentes destes Carneiros da Silva.
Um Abraço,
Vasco
Direct link:
RE: Jorge Carneiro da Silva
Meu Caro Vasco,
Depois de ter aberto o tópico, pesquisando na net por "Alvação", encontrei o citado trabalho de Manuel de Abranches Soveral.
Veio confirmar a boa leitura que fiz da habilitação de Jorge Carneiro da Silva e deu-me a conhecer a ascendência de sua mulher, Margarida Rebello de Andrade. De acordo com o mesmo trabalho, desta foi irmão o Dr. Miguel Rebello de Andrade, senhor da quinta de St.º Antonino, em Cabeceiras de Basto, o qual, pela cronologia, só pode ser: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=146435.
Já há largo tempo que o nosso querido MMM tinha-me alertado para esta gente e para os múltiplos parentescos entre as casas de Alvação, Santo Antonino, Baloutas..., sem que eu tivesse tido a intuição de os procurar.
Muito obrigado pelo seu apoio amigo às minhas titubeantes pesquisas.
Grande abraço
António Maria
Direct link:
RE: Jorge Carneiro da Silva
Caríssimo António Maria
Também me parece que sim. De qualquer modo, Margarida Rebelo está no Gayo no ttº de Meireles §9 N11. Aí pode ver a sua ascendência, esperemos que correcta:). Serão bisnetos de Álvaro Meireles:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=235021
Um Abraço,
Vasco
Direct link:
RE: Jorge Carneiro da Silva
Caro António Maria Fevereiro
Uma nota.
Reparou nas Memórias Ressuscitadas da Provincia de Entre Douro e Minho de Fancisco da Serra Craesbeeck, I , p 396 Freg. de Alvite "Esta sepultura he da casa do Avassao- esta sepultura he da casa de Pero de Basto e a mandou por Jorge Carneiro".
Já viu os Tombos do Mosteiro de Refojos de Basto, no Arq de Braga ?
Reparou que a Margarida Rebelo era do Arco de Baulhe assim como seus pais e avós, a casa que desta família que segue no Arco do Baúlhe é a casa do Telhado, depois Casa do Telhado e Cimo de Vila, por Luis Alz Sabugoa de Meireles, tio paterno da dita Margarida.
dos Leite da Gama Lobo (arv N 190 T.I. Felg Gaio)
Com os melhores cumprimentos
Rogério P. Ferreira
Direct link:
RE: Jorge Carneiro da Silva
Caro Rogério Ferreira,
Muito obrigado por seu interesse.
Tomei boa nota de suas indicações para, quando me fôr possível, aprofundar as pesquisas sobre estas gentes.
Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 11 gen 2025, 02:04