Silveiras, Santarém

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões | Arquivos

Silveiras, Santarém

#66245 | fxcosta | 31 mag 2004 11:20

Bom dia,

Estou a fazer a minha árvore genealógica e deparei com um daqueles problemas exasperantes: não há registos de baptismo para São Nicolau, Santarém, entre as datas de 1745 – 1760, precisamente o período de nascimento de “2. Inácio António da Silveira-[2]”, meu antepassado.

Antes e depois destas datas já procurei e, como suspeitava, não encontrei referência. Por outro lado, os pais deste Inácio – “4. Pedro António da Silveira” e “5. Ana Rosa da Cunha”, embora moradores em São Nicolau, quase de certeza que não casaram nesta freguesia pois não constam nos respectivos livros de casamento de 1718 a 1773 (datas extremas).

Apenas sei, por tradição familiar, que eram famílias de Santarém e, segundo uma mitologia familiar (que acho completamente fantasista) estes Silveiras eram descendentes do El Cid, embora nos apelidos que verifiquei nenhum se chame Vivar ou Diaz.

Fico agradecido por qualquer ajuda ou pistas que me permitam encontrar o “paradeiro” destas pessoas. Não sei se há outras fontes a que possa recorrer, além dos paroquiais.

Grato,
Francisco Costa




I GERAÇÃO

1. Pedro António da Silveira-[1], filho de Inácio António da Silveira-[2]
e Mª de Jesus-[3], foi baptizado a 9 Nov 1783 em São Nicolau, Santarém.

Pedro casou com Ana Rita do Espírito Santo a 18 Nov 1806 em Alcântara, Lisboa.

II GERAÇÃO (PAIS)

2. Inácio António da Silveira-[2], filho de Pedro António da Silveira-[6] and
Ana Rosa da Cunha-[7], foi baptizado em São Nicolau, Santarém.

Inácio casou com Mª de Jesus-[3] a 17 Abr 1774 em São Nicolau,
Santarém.

Tiveram:

i. Pedro António da Silveira-[1]
ii. Joana da Silveira-[11] baptizada a 12 Jan 1777 em São Nicolau, Santarém.

3. Mª de Jesus -[3], filha de João da Silva-[4] e Catarina da
Conceição-[5], foi baptizada em São Nicolau, Santarém.

Mª casou com Inácio António da Silveira a 17 Abr 1774 em São
Nicolau, Santarém.

III GERAÇÃO (AVÓS)

4. Pedro António da Silveira-[6] morreu a 22 Jan 1785 em São Nicolau,
Santarém.

Pedro casou com Ana Rosa da Cunha-[7].

Tiveram:

i. Inácio António da Silveira-[2]
ii. Gertrudes -[8] foi baptizada a 1 Ene 1760 en São Nicolau, Santarém.
iii. José -[9] foi baptizado a 19 Abr 1765 en São Nicolau, Santarém.
iv. José -[10] foi baptizado a 29 Mar 1767 en São Nicolau, Santarém.

5. Ana Rosa da Cunha-[7] .

Ana casou com Pedro António da Silveira-[6].

6. João da Silva-[4] .

João casou com Catarina da Conceição-[5].

Tiveram:

i. Mª de Jesus-[3]

7. Catarina da Conceição -[5] .

Catarina casou com João da Silva-[4].

Reply

Direct link:

RE: Silveiras, Santarém

#66250 | A.Godinho | 31 mag 2004 12:44 | In reply to: #66245

Caro Francisco Costa

Tenho muita ascendência de Santarém, de apelidos: Godinho, Macedo, Velho, Cabral, Pereira, Barbosa, Henriques, Correia, SILVEIRA, CIDE etc. A minha antepassada mais antiga do apelido Silveira foi Margarida da Silveira c.c. Luis Fernandes Cide, filho de Constança Cide (e de seu marido Manuel Fernandes da Fonseca), neto materno de Luis Fernandes Cide (e de s.m. Inês Fernandes), bisneto por esta via de Rui Cide de Bívar ( de Albuquerque, Castela) e trineto por esta via de Luis Gonçalves Cide de Bívar ( Albuquerque, Castela).
Pode ver a minha ascendência Silveira aqui no genea, através da minha antepassada Mónica Maria Cabral :

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=205113

É uma hipótese a considerar os seus Silveiras poderem ser ds mesmos dos meus!
Quanto a fontes para que possa recuar mais umas gerações , não desista já. Pode tentar na Biblioteca Nacional na secção de Reservados o Index das Notas dos Vários Tabeliães de Santarém, coligidas por Luis Montês Matoso ( embora não me lembre se abrange as datas que o Franicsco refere) onde apurei muito da minha gente de Santarém, e que tem a cota nº106 da Colecção Pombalina. Tente também os livros notariais, os processos da Inquisição, as Habilitações de Genere etc. ...
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Silveiras, Santarém

#66541 | fxcosta | 03 giu 2004 13:19 | In reply to: #66250

Caro António Godinho de Carvalho,

Muito obrigado pelas suas sugestões e esclarecimentos. Visitei o link que me indicou, verificando a ligação ao Campeador. Resta o mais difícil: descobrir se os meus Silveiras são os mesmos que os seus...

Agora a catadupa de dúvidas... O que é o Index que refere? Está organizado por nomes/apelidos? Tirando os processos da Inquisição, não conheço as outras fontes (notarais, Genere, etc...). Sabe onde estão os de Santarém e como estão organizados (paróquia, nome/apelido)? Quanto aos processos do SO as datas a que cheguei parecem-me muito recentes para encontrar qualquer coisa.

Desculpará tanta pergunta, mas sou completamente inexperiente, embora cada fez me sinta mais fascinado por esta ciência histórico-sociológica. Mas, até agora, a minha investigação tem-se cingido a paroquiais.

Grato

(Procura-se - Costas de Vila Viçosa, Silveira e Cunhas de Santarém)

Reply

Direct link:

RE: Silveiras, Santarém

#66548 | A.Godinho | 03 giu 2004 14:07 | In reply to: #66541

Caro Francisco Costa

Antes de mais e sendo possível gostaria de obter o seu e-mail para que possamos trocar informação. Na verdade a serem os seus Silveiras dos mesmos dos meus seria bastante útil a troca de informação sobre eles. Desde já autorizo o Genea a fornecer-lhe o meu e-mail.
Quanto aos notariais não me lembro se estão na Torre do Tombo ou no Arquivo Distrital de Santarém ( aqui , no ADS, consultei alguns há poucos anos).
As habilitações de genere de Santarém creio que estão agora na Torre do Tombo (antes estavam na secção de Reservados da Biblioteca Nacional, onde consultei alguns processos).
O tal Index é uma óptima fonte, na minha perspectiva, para o estudo das famílias de Santarém. Trata-se de um volume manuscrito de resumos de escrituras lavradas pelos tabeliães de Santarém, coligidos por Luis Montez Matoso. Na margem de cada resumo há menção dos apledidos das pessoas referidas no resumo, e se me não falha a memória abrange os seculos XVI a XVIII.
Suguro também a busca nos paroquiais de outras freguesias urbanas ( e não só) de Santarém ( Marvila, S.Julião, S.Nicolau, Santa Iria etc.)pode ser que encontre referências.
A tradição oral, existente na sua família, relativa à ligação dos Silveiras aos Cides, não deixa de ser interessante e admite poder colocar a hipótese ( a confirmar) de os seus Silveiras serem dos mesmos dos meus.
Sugiro ainda a consulta dos documentos da Provedoria de Santarém que se encontram na Torre do Tombo ( testamentos, capelas, morgados etc...), as Chancelarias, a Leitura de Bacharéis, as Habilitações para o Santo Ofício, o Registo Geral de Mercês, tudo também na Torre.
Lembro ainda que em tempos alguns livros paroquiais de Marvila se encontravam no cartório paroquial da referida Igreja.
Enfim há um manancial de fontes em que poderá tentar encontrar elementos sobre os seus Silveiras.
Quanto a Vila Viçosa pouco sei mas tenho alguns números de Memórias de Vila Viçosa ( penso serem uns Cadernos Municipais, mas não lembro se é o título exacto ), pelo que se me fornecer alguns elementos mais concretos sobre os Costas talvez possa ajudar.
Se entretanto eu encontrar algo sobre os seus Silveiras direi.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Silveiras, Santarém

#66928 | fxcosta | 08 giu 2004 15:17 | In reply to: #66548

Caro António Godinho de Carvalho,

O meu obrigado pelas precisosas indicações que aqui refere. A ligação dos meu Silveiras ao Bivar é um "mito" familiar, mas com alguma recorrência, que eu gostava de tirar a limpo. Para isso, preciso conseguir ligar os meus aos seus...

Gostava de pedir ao administrador deste excelente Forum que lhe facultasse também o meu e-mail, de forma a trocarmos dados.

Assim que tiver oportunidade irei investigar nas fontes que me indicou.

Obrigado mais uma vez.

Reply

Direct link:

RE: Silveiras, Santarém

#104248 | montargil | 31 ott 2005 22:57 | In reply to: #66928

Caro Francisco Costa,

Foi há relativamente pouco tempo que li este seu tópico.

O Dr. António Godinho de Carvalho, forneceu-lhe boas y relevantes dicas.... não me diga que abandonou... será que já conseguiu entroncar com os nossos Silveiras e consequentemente com os CIDES ???

Para o ajudar, mas também para o contrariar e em relação á sua família directa ... vou arriscar-me a dizer-lhe que ela, tem razão. . . A mesma história foi contada, inseminada e veículada de geração em geração na minha, claro com outros fundos, outros detalhes...mas sempre o Mestre de Armas, os cavalos e as esporas...mas ainda há mais. Dei-a novidades, será bem vindo ao meu mail, cujo prefixo é luissantos e sufixo simplesnet ponto com.(Ou veja no tópico David).

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos, ,

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 lug 2024, 00:14

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen