Catarina Falcão

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Património

Catarina Falcão

#68033 | lgameiro | 21 giu 2004 15:52

Caros confrades.
Procuro a ascendência de Catarina Falcão (ou Falcôa, segundo alguns), filha de Silvestre Falcão Juzarte, herdeira do Morgado dos Falcões; e que se ligou por casamento aos Pereira de Berredo no séc. XVI.
Grato pela atenção.

Luís Gameiro

Reply

Direct link:

RE: Catarina Falcão

#68221 | jflfl | 24 giu 2004 00:32 | In reply to: #68033

Caro Luis Gameiro
Temo não puder ajudá-lo, mas gostaria de saber mais sobre Catarina Falcão e sobre o morgado dos Falcões, pois interesso-me por tudo o que me possa a ajudar a compreender o meu próprio apelido.
Grato
Joaquim Falcão de Lima

Reply

Direct link:

RE: Catarina Falcão

#68646 | lgameiro | 30 giu 2004 10:37 | In reply to: #68221

Caro Joaquim Falcão de Lima

Grande parte do que aqui esclareço, deve-se ao Dr. Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real, na sua obra Fidalgos de Cota de Armas do Algarve:

Francisco Falcão, FCA, vereador em Tavira e filho de Fernão Falcão, intituíu o Morgado dos Falcões em 1566, cuja capela era a do Capítulo da Igreja do Convento de São Francisco, Tavira.
Seu sobrinho Silvestre Falcão Juzarte, também vereador, veio a herdar a administração do Morgado, e a este sucedeu sua filha Catarina Falcão (ou Falcôa, como já vi escrito), de Moura; que casou em 1593 com Rui Pereira de Berredo, 10º Senhor do Reguengo de Tavira.
Um de seus filhos, Rui Pereira de Berredo, foi o herdeiro do vínculo, que o deixou a seu sobrinho Francisco Falcão Pereira de Berredo, filho bastardo de Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo (1601-1664), legitimado por Carta Régia de 1710.
Do casamento em Faro no ano de 1697, de Francisco Falcão Pereira de Berredo com Isabel Correia de Freitas, n. em Portimão em 1676, nasce Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo em 1705.
Este último obteve em 1773 a abolição do vínculo por provisão régia, alegando baixo rendimento do Morgado - 70$000 réis.
Os bens que constituíam o Moragdo eram:
- a capela anteriormente referida. Quero acrescentar que no cemitério desta Igreja, a família Falcão Pereira de Berredo possuía um jazigo (observável para quem conseguir visitar o cemitério).
- a fazenda da Baleeira. Hoje chama-se Quinta da Baleeira.
- a fazenda no "Foio" denominada Falcão. Creio que se trata do sítio do Fojo, como hoje se denomina.
- várias "peças" de figo na Maragota, Conceição, Torre de Aires Gonçalves e Foupana. Solicito esclarecimento sobre "peças de figo". Seria uma forma de referir figueiras, ou a questão é outra?
- casa na Rua Nova Grande
- 2 casas de morada "Debaixo dos Arcos da Praça", ou seja, parte daquilo que nos anos cinquenta do século passado passou a constituír a Câmara Municipal.
- 2 casas de morada na Rua da Alfândega.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Gameiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 20 set 2024, 03:31

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen