Capitão Mór João Rodrigues de França

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Bibliografia | Brasil

Capitão Mór João Rodrigues de França

#68262 | curitiba1 | 24 giu 2004 13:31

Caro Professor Ricardo
Está no processo De Genere do Padre Lucas Rodrigues de França que Jacome Rodrigues era francês? Nas "Memórias de Paranaguá", de Vieira dos Santos, consta um Jacome Rodriges, se não me falha a memória, em 1654, como vereador em Itanhaém, seria um homônimo ?
O senhor teria conhecimento de alguma genealogia da Ilha de São Jorge?
Gostaria de sua dedicatória no "Silêncio dos Vencedores".
Atenciosamente,
Hugo Ricardo de Loyola Pinho

Reply

Direct link:

RE: Capitão Mór João Rodrigues de França

#68324 | Ricardo de Oliveira | 25 giu 2004 00:23 | In reply to: #68262

Caro Hugo Ricardo

Jacome Rodrigues ou Jaques Roiz era de nação francesa. Alguns franceses foram incorporados na nossa sociedade colonial. Seriam imigrantes, náufragos, desertores ou ex-prisioneiros. Há uma possibilidade de ser o mesmo em Itanhaém, uma vez que Jacomo Rodrigues e Maria de França eram moradores naquela localidade. Genealogias tradicionais devem ser comprovadas em documentos originais. A Ilha de São Jorge tem umas oito freguesias, o jeito é verificar uma a uma atrás do casamento dos Moraes.
O telefone da minha secretária é 30287332. Ligue para combinarmos uma conversa.

Abraços

Ricardo

Reply

Direct link:

RE: Capitão Mór João Rodrigues de França

#68410 | curitiba1 | 25 giu 2004 22:01 | In reply to: #68324

Caro Professor Ricardo
Agradeço novamente sua atenção.Ligarei segunda-feira para sua secretária.
Grato
Hugo

Reply

Direct link:

RE: Capitão Mór João Rodrigues de França

#104083 | pergaminho | 29 ott 2005 18:48 | In reply to: #68262

Olá, não querendo me intrometer, mas já me intrometendo, parafraseando o Jô, tenho interesse nesse papo, caros Hugo e RCO do nosso sc_gen :), o Hugo quis dizer que talvez o Jacome seria a mesma pessoa que o João Rodrigues de França? O que há na genere do padre? Parece que o padre tinha mais irmãos padres não é assim? E depois desta mensagem, houve mais alguma evolução nas pesquisas?
Obrigado e desculpe a intromissão.
Paulo H. Jurgensen

Reply

Direct link:

RE: Capitão Mór João Rodrigues de França

#204640 | Renato Hundsdorfer | 01 ago 2008 17:53 | In reply to: #68410

Sou historiador e neste momento "termino" minhas pesquisas sobre a a verdadeira história de Campo Largo. Certo estou, mas a dúvida se coloca no "de", do de França. Apenas nesta página encontrei este no do Cap-mor com a preposição "de". Estaria eu errado. Outrora conversando com alguém, disseram-me que havia um documento de Isaías de Lencastre,que citava o nome com o "de", quando este foi renomeado Cap-mor da Capitania de Paranaguá. Gostaria de saber: Há algum registro, fora este, que comprove que o "de" faz parte do sobrenome. Há alguma foto deste Cap-mor em algum anal de relatos e documentos. Como a Sesmaria da Ilha foi doada A Dona Joana Rodrigues França, e os filhos eram todos "Rodrigues França", exponho esta dúvida para que me seja documentalmente provada, e que eu não cometa nehum erro em minha pesquisa.

Reply

Direct link:

RE: Capitão Mór João Rodrigues de França

#312368 | cp9wy7 | 23 ago 2012 17:17 | In reply to: #104083

João Rodrigues de França teve 6 filhos q se tornaram padres, 1 q se tornou Sargento-mór e duas irmãs q se casaram.
Mas os 6 filhos padres são os mais conhecido, os outros difícilmente aparecem nas pesquisas.
Vc pode procurar na Genealogia Paranaense de José Negrão.
Desculpe pela intromissão.
Cordialmente,
cp9wy7

Reply

Direct link:

RE: Capitão Mór João Rodrigues de França

#312369 | cp9wy7 | 23 ago 2012 17:22 | In reply to: #312368

Correção o pesquisador da Genealogia Paranaense `Francisco Negrão, e ñ José Negrão como escrevi na mensagem anterior.
Falha nossa.
cp9wu7.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 07 lug 2024, 00:37

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen