Coronel de nobreza

This topic is classified in rooms: Heráldica

Coronel de nobreza

#6894 | rafael mião | 10 lug 2001 22:04

Ex.MOS Senhores e Caros Amigos

No Boletim Oficial do Conselho de Nobreza(Aditamento ao Volume II)-1953 A pág.95-96 pode ler-se ".........Desde que haja o cuidado de evitar confusões,a corôa de Nobreza,mero ornamento posto em substituição do elmo,nada terá de repreensível,ainda que não seja recomendável......"E tem em separata o respectivo modelo a usar.Desconheço se este parecer,hoje, será outro.

Mas o que me leva a consultar-vos é a minha dúvida sobre quais os metais e esmaltes que devo pintar(iluminar) e se poderão aparecer pedras preciosas no respectivo aro.
Tenho pintado muitos brasões ,quase todos para Amigos(uso um pseudónimo),mas todos com elmo e respectivos acessórios,mas brasões com coroneis de nobreza (de não titulares) é o primeiro que vou iluminar e não queria recriar de tal modo que fugisse ao bom gosto e às leis da heráldica.
Assim,gostaria que alguns de vós conhecedores do assunto me elucidassem sobre o exposto.
Com os meus cordiais cumprimentos e agradecimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Coronel de nobreza

#6896 | Ortigão | 10 lug 2001 22:19 | In reply to: #6894

Que eu saiba, e é assim que os desenho, os coroneis de nobreza são de ouro, sem esmaltes nem pedras.

Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Reply

Direct link:

RE: Coronel de nobreza

#6897 | LCM | 10 lug 2001 22:23 | In reply to: #6894

Caro Rafael Carvalho,

Como sabe, o coronel de Nobreza aprovado pelo Conselho de Nobreza é uma criação recente, com o objectivo de controlar abusos no uso dos coroneis próprios dos titulares.
Ao longo dos séculos XVII. XVIII e XIX foram muitas as famílias não tituladas que fizeram uso assumido deste tipo de coronel, representando-o normalmente, muito semelhante ao coronel de Marquês ou até mesmo de Duque.
Para evitar estas confusões o C.N. aprovou aquele desenho. Em minha opinião, ter ou não pedras é irrelevante, desde que o desenho não deixe margem para dúvida a um heraldista de que se trata de um coronel de Nobreza. Como todos os outros deverá ser de ouro.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 mag 2024, 22:31

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen