Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#72771 | JVT | 09 set 2004 20:48

Procuro informações sobre a família Mourato, da cidade de Portalegre, nos finais do séc. XVII e início do séc. XVIII, nomeadamente sobre André Mourato, natural da freguesia da Sé, Portalegre, casado com Catarina Ribeira, de Arronches, e pais de Matias Mourato, que casa em Portalegre em 1736.

Antecipadamente grato
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#72796 | Filipe Prista Lucas | 10 set 2004 01:01 | In reply to: #72771

Caro Jorge Veiga Testos,

Tenho informações da Família Mourato, mas de Castelo de Vide, no mesmo período. Caso queira, poderei copiá-las para este fórum.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#72994 | JVT | 13 set 2004 14:02 | In reply to: #72796

Caro Filipe Prista Lucas,

Agradecia então que copiasse as informações que tem, quem sabe não se encontre mais para trás uma ligação entre esses dois ramos...

Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#73338 | gmg | 17 set 2004 15:43 | In reply to: #72796

Caríssimo Sr.,

Também disponho de informações sobre os Mourato, de Portalegre e julgo que de Castelo de Vide também, que depois lhe poderei enviar, se quiser. Aproveito, também para lhe pedir a "listinha dos Mourato", quando tiver oportunidade.

Com os melhores cumprimentos,

Luís M.G.

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#74448 | Eliana Linhares | 04 ott 2004 02:03 | In reply to: #72771

Encontrei no filme de Porto Alegre n. 1332983 o seguinte
Em 18 de outubro de 1691 o casamento de Lázaro Fernandez com Maria Dias de Faria filha de Lourenço Dias de Faria e Isabel Mourata, natural de Castelo de Vide, freguesia de Sta. Maria de Devesa - Bispado de Porto Alegre.
Isabel faleceu em 27 de setembro de 1693.
Constava também Sacramento de confirmação de Joanna, filha de Lourenço Dias e Isabel Mourata em 25 de março de 1693.
Também tenho interesse na origem dessa família que pode ter ligação com os Murat do Porto e da Inglaterra.

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#97065 | gmg | 31 lug 2005 20:35 | In reply to: #72771

Caro Sr. Jorge Veiga Testos,

Possui alguma informação que possa completar a Ascendência do casal referenciado com o n.º I, e/ou restantes da linha de MOURATOS Portalegrenses, que segue?

MOURATOS
de Portalegre

§ 1

I- MANUEL VAZ SOEIRO DA MOTTA*** , f.º de António Vaz Madeira e de Maria da Motta, casou no dia 9 de Setembro de 1699 na freg.ª da Sé, concelho de Portalegre com ANA DIAS, f.ª de Francisco Gonçalves Castanho e de Maria Mendes Condeço.
Tiveram, pelo menos:
II- ANTÓNIO GONÇALVES CONDEÇO, que segue:


II- ANTÓNIO GONÇALVES CONDEÇO , nat. da freg.ª da Sé, casou no dia 31 de Julho de 1715 na freg.ª de S. Lourenço, com ISABEL DIAS, nat. da Ribeira de Nisa, f.ª de João Mourato e de Brites Dias.
Tiveram, pelo menos:
III- MARIA MOURATO, que segue:


III- MARIA MOURATO, nat. de Portalegre, c.c. JOÃO MARTINS, nat. de Portalegre, f.º de André Martins, nat. de Alegrete e de Brites Pinheiro, de Portalegre.
Tiveram, pelo menos:
IV- GREGÓRIO, nat. da freg.ª de S. Lourenço, n. 23 de Outubro de 1756. S.m.n.
IV- JOSÉ MOURATO, c.g.


*** Manuel Vaz Soeiro da Motta, surge com o nome de Manual Vaz Soeiro no Registo de Casamento de seu f.º, António Gonçalves Condeço, e como Manuel Vaz da Motta no seu Registo de Casamento. Nós, porém, vamos tratá-lo por Manuel Vaz Soeiro da Motta.

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#100013 | gmg | 10 set 2005 02:32 | In reply to: #72796

Caro Sr. Filipe Prista Lucas,

Também descendo de uma Família MOURATO, de Castelo de Vide. Poderia enviar-me informações sobre os seus Mourato de Castelo de Vide?

Atenciosamente,

Luís Murta Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#108202 | Lidon | 28 dic 2005 17:10 | In reply to: #97065

Caros Amigos,

Gostaria também, caso já tenham obtido informação, de saber algo mais acerca dos ascententes e descendentes de uma familia Mourato de campo Maior (São João Baptista).

os Pais de Minha avó: Ana Rita Gonçalves Pereira Mourato filha de
João Pereira Mourato e de Ana Isabel (Gonçalves) Mourato

Penso que o Gonçalves de minha avó seja pertença da minha Bisavó.

Caso tenham alguma informação que me possam ajudar, agradeço imenso.

Um abraço

Paulo Lidon Brandão

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#108230 | gmg | 28 dic 2005 20:05 | In reply to: #72796

Caro Filipe Prista Lucas,

Também descendo da Família MOURATO de Castelo de Vide. Queira ver o tópico, por mim colocado, "Família Mourato, de Castelo de Vide".

Diga-me se os elementos que possui entroncam nos meus e se consegue recuar na Ascendência.

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#130829 | gmg | 11 ott 2006 15:31 | In reply to: #72771

Procuro o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, natural do lugar de Ribeira, Bispado de Viseu e de MARIA JOSEFA, natural de Molelos, do mesmo Bispado. Ele era filho de António Luís e de Maria Correia e ela era filha de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo). Foram para PORTALEGRE.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela.

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que tenham lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 (ROSA DA ALEGRIA, que casa em Portalegre com um JOSÉ MARIA MOURATO, f.o de Francisco António da Silva e de Ana Teresa Mourato) e outra em 1824 (de nome Vicência).

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#130830 | gmg | 11 ott 2006 15:32 | In reply to: #72796

Procuro o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS, natural do lugar de Ribeira, Bispado de Viseu e de MARIA JOSEFA, natural de Molelos, do mesmo Bispado. Ele era filho de António Luís e de Maria Correia e ela era filha de José Marques de Coimbra e de Maria da Esperança Marques (ou de Figueiredo). Foram para PORTALEGRE.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela.

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que tenham lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

O curioso da situação é que além de ter procurado o Registo de Casamento em Molelos e em Campo de Besteiros, não o tendo localizado, procurei o mesmo Registo de Casamento em todas as freguesias do concelho de Tondela e inclusivé na freguesia da Sé Ocidental de Viseu e............... nada!!! Absolutamente nada!

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 (ROSA DA ALEGRIA, que casa em Portalegre com um JOSÉ MARIA MOURATO, f.º de Francisco António da Silva e de Ana Teresa Mourato) e outra em 1824 (de nome Vicência).

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#142045 | gmg | 28 gen 2007 12:54 | In reply to: #72771

Veja o tópico "Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão"?.

Obrigado e cumprimentos,

GMG

Esta gente, nomeadamente pela ROSA D'ALEGRIA, vem a entroncar nos MOURATO.

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#142046 | gmg | 28 gen 2007 12:54 | In reply to: #72796

Veja o tópico "Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão"?.

Obrigado e cumprimentos,

GMG

Reply

Direct link:

MOURATOS, de Castelo de Vide

#148475 | gmg | 15 mar 2007 22:18 | In reply to: #72796

Caro Filipe Prista Lucas

Queira fazer o favor de consultar o tópico: "Família Mourato, de Castelo de Vide".

Cumprimentos,

GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#148935 | gmg | 18 mar 2007 11:53 | In reply to: #72771

Caro Confrade,

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com TERESA MOURATO e que foram moradores em Portalegre. C.g.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo" e de Teresa Mourato

Agradeço,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#148936 | gmg | 18 mar 2007 11:53 | In reply to: #72796

Caro Confrade,

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com TERESA MOURATO e que foram moradores em Portalegre. C.g.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo" e de Teresa Mourato

Agradeço,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#148937 | gmg | 18 mar 2007 11:54 | In reply to: #108202

Caro Confrade,

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com TERESA MOURATO e que foram moradores em Portalegre. C.g.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo" e de Teresa Mourato

Agradeço,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#237452 | ihintza | 26 ago 2009 12:18 | In reply to: #108202

Caro Paulo,

O meu pai é Mourato e nasceu na freguesia de São João Baptista, Campo Maior.
Mesmo assim a ascendencia Mourato do meu pai procede toda da freguesia de São Julião, concelho de Portalegre.

É possível que os seus Mourato de Campo Maior também procedam de São Julião.

Conhece datas de nascimento?

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#237470 | Lidon | 26 ago 2009 14:18 | In reply to: #237452

Olá Rocio,

sei que minha avó Ana Rita Gonçalves Pereira Mourato (Lidon, de casamento) nasceu no povoado de Onguela
a 17 de Abril de 1912 ( ela dizia sempre que tinha nascido a 1911, mas no registo está 1912)


Era irmã de Francisca Pereira Mourato (com mais idade);
e de Maria do Carmo Pereira (ao que parece não tinha mourato no nome, poucos anos mais nova)

Saudações

Paulo Lidon Brandao

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#237471 | Lidon | 26 ago 2009 14:21 | In reply to: #237470

correcção:

as irmãs de ANA RITA GONÇALVES PEREIRA MOURATO tinham o nome

Francisca Pereira Mourato
e
Maria ROSA do Carmos Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#239522 | ihintza | 18 set 2009 16:13 | In reply to: #237471

Caro confadre,

Não tenho nada das pessoas que você esta a procurar.

Sendo as datas da sua procura do século XX, você deveria contactar à Conservatória do Registo Civil de Campo Maior (crcpcom.campo-maior@dgrn.mj.pt).
Não tem mais que da-lhes os nomes, datas, filiação e freguesia. Eles respondem rápido.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#239751 | Lidon | 21 set 2009 08:42 | In reply to: #239522

Agradeço muito a informação.

Descobri numa fotocópia do BI de minha tia, Maria do Carmo Pereira que nasceu na freg. de São João Baptista.
Penso que deverei começar por aí.

Os meus agradecimentos pelo contacto de mail da conservatória de Portalegre.

cumprimentos

Paulo Brandão

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII)

#240536 | curadora64 | 28 set 2009 18:43 | In reply to: #72771

Sou descendente de uma familia Mourato da cidade de Portalegre, o meu avô paterno, Francisco José Mourato casado com Maria Margarida Tenório Correia de Arronches. Se tivesse alguma informação agradecia.

atenciosamente,

Paula Mourato

Reply

Direct link:

RE: Família Mourato de Portalegre (séc. XVII-XVIII

#251257 | AAF | 09 mar 2010 12:27 | In reply to: #237452

Caro R. Cardoso,

Tenho, em Portalegre, um António Pedro Mourato casado com Josefa Rita, pais de Maria José Mourato (nascida na freguesia da Sé em 09-11-1853 e casada com Júlio César Martins).

Já terá, por acaso, tropeçado nestes nomes?

Antecipadamente grato, com os melhores cumprimentos

António Franco

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 giu 2024, 04:25

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen