Primazia nas armas a usar

This topic is classified in rooms: Heráldica | Formação

Primazia nas armas a usar

#74414 | aqm54 | 03 ott 2004 09:33

Por parte da minha mãe posso usar o brasão dos Condes de Alentém não sei com que diferença (uma quebra, a minha mãe)

Por parte de meu pai posso usar as armas dos Senhores da Casa de Cimo de Vila (Vilar do Torno - Lousada; da Silva teixeira de Queirós) tb com uma quebra (uma bisavó) e as dos Barbosa Magalhães e Menezes de Beire (Paredes) com uma quebra tb (uma trisavó)

Quais têm primazia? Posso combiná-las? a quem peço o reconhecimento ao direito de uso das armas?

Obrigado

António

Reply

Direct link:

RE: Primazia nas armas a usar

#74566 | Sérgio Sodré | 06 ott 2004 17:40 | In reply to: #74414

Caro confrade

Em princípio, julgo que poderá usar um brasão com até 4 armas das famílias de que descende, à sua escolha, mas por ordem de proximidade com a sua varonia (no escudo esquartelado as armas do primeiro campo devem estar mais próximas da varonia do que as do segundo, as deste mais próximas do as do terceiro, etc..), seguindo o regimento de El-rei D. Manuel.
Até há cerca de 2 anos estava a funcionar um organismo privado ligado ao Senhor D. Duarte (O Conselho de Nobreza) que que mantinha um arquivo e procurava manter a heráldica histórica viva. Hoje parece que foi substituído por um Instituto da Nobreza Portuguesa, pelo que o aconselho a consultar esta denominação neste fórum.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Reply

Direct link:

RE: Primazia nas armas a usar

#74571 | aqm54 | 06 ott 2004 18:45 | In reply to: #74566

Caro Confrade

Muito obrigado. A varonia é Magalhães, mas o último ascendente com CBA foi um tataravô e descendo dele por uma filha. Até agora ainda não descobri nenhum ascendente agnático com direito ao uso de armas. As mais próximas do lado do meu pai são do trisavô paterno Queirós, de que descendo através da mãe do meu avô e avó do meu pai (o meu avô aliás herdou o Senhorio da Casa de Cimo de Vila em conjunto com uma prima, casa que depois venderam tendo um filho da prima trazido a pedra de armas para casa dele)

António Queiroz e Menezes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 mag 2024, 11:52

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen