Ora essa ! O Eça é Eça ?

This topic is classified in rooms: Pessoas

Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7554 | JCouceiro | 27 lug 2001 20:27

Eça de Queiroz, insigne romancista é 5º neto do Pe. Martim Pereira d`Eça(n. 20.11.1644), neto paterno de Lourenço de Moura Coutinho e de s.m. D. Joana Veloso Camões d`Eça, irmã do Pe. André Veloso de Camões d`Eça, abade de Sandim; até aqui o Eça é Eça, mas para o Eça ser Eça há que descobrir que Eça é esse Eça !!!
Gostaria de pedir ajuda a este Fórum para poder concluir o meu trabalho intitulado:
" Ora essa, o Eça é Eça."


Cumprimentos

José Couceiro da Costa

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7592 | PMEQAAT | 29 lug 2001 09:21 | In reply to: #7554

José Couceiro da Costa

Como você sabe, a genealogia ascendente do Eça já tem sido discutida diversas vezes neste forum mas nunca se pôs ainda o problema ,pelo menos que eu saiba,da sua ligação aos Eças antigos(descendentes d'El Rei D.Pedro I).Será que os Veloso de Camões d'Eça
descendem dos antigos Eças feudais de origem real.De todos os estudos que se fizeram sobre esta matéria e de que eu tenho conhecimento, feitos de uma forma mais ou menos profissional e científica,essa ligação não está provada e apenas podemos expecular sobre ela.No entanto, nada obsta a que estudos mais aprofundados a realizar no futuro venham a fazer prova dessa ligação,ligação essa aliás que eu considero provável(chame-lhe instinto de genealogista).

Os meus melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7610 | JCouceiro | 29 lug 2001 23:46 | In reply to: #7592

Pedro Ahrens Teixeira:

Nem mais.
Ao colocar este tópico pode ser que alguém alguma vez tenha visto algo sobre os Veloso Camões d`Eça (hab. de genere, proc. de dispensa de casamento, etc, etc)e que agora posa dar o seu valioso contributo para o estudo do sangue Eça do (seu avô) Eça.

Os melhores cumprimentos,

José Couceiro da Costa

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7679 | mbp | 02 ago 2001 11:40 | In reply to: #7554

João Couceiro da Costa

Talvez eu possa dar uma ajuda.Para isso gostaria que me informasse quem é este padre Martim Pereira de Eça,onde nasceu e quem eram os pais.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7686 | PMEQAAT | 02 ago 2001 16:30 | In reply to: #7679

Miguel Brandão Pimenta

Veja o título de "Coutinho/Moura Coutinho" no Felgueiras Gayo.Estão lá os Pereira d'Eça.

Cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7701 | Vasco Jácome | 02 ago 2001 23:29 | In reply to: #7686

Caríssimos

Mais concretamente, no §306 N5 (pg 104, da Ed. Carvalhos de Basto).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7706 | mbp | 03 ago 2001 10:24 | In reply to: #7701

Tenho um dado referente a um Pe Martim Pereira de Eça, mas pelos vistos não é o mesmo.O que eu tenho nasceu a 12 de Novembro de 1687.Nasceu na casa de Cavaleiros ( Vila do Conde) e era filho de Manuel Ferreira de Eça e de D. Francisca Benta de Távora.É pena porque caso contrário ficava resolvida a questão do Eça.

Aproveito para fazer uma pergunta.Para além dos Eças que descendem de Inês de Castro e de D. Pedro I que outros Eças existem?

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7724 | Vasco Jácome | 03 ago 2001 23:55 | In reply to: #7706

Caríssimo Miguel Brandão Pimenta

Embora não encontrando esse padre no Gayo, vejo os pais no ttº de Machados §33 N25.

Quanto a origem de Eças, não conheço outra além da tradicional.
Pode haver algumas famílias com o apelido, mas que não se conhece a ligação completa a D. Pedro e D. Inês. O que não quer dizer que ela não exista efectivamente.
Como se sabe, o apelido tem origem numa terra da Galiza, pelo que suponho não abundarão muitas “imitações”. Mas por outro lado, dadas as suas origens, será um apelido bastante apetecível. Enfim, não há verdades feitas e, como sempre, há que investigar cada caso.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7734 | PMEQAAT | 04 ago 2001 19:57 | In reply to: #7610

Caro José Couceiro da Costa
Caros Vasco Jácome e Miguel Brandão Pimenta

Aqui vai aquilo que penso ser uma novidade e uma contribuição(embora ainda um passo muito pequeno)para esclarecermos este mistério da ligação do Eça aos Eças antigos e originários.
Cristovão Alão de Morais , na dua "Pedatura Lusitana",vol.I,pags. 367/8,diz-nos que a mulher de Lourenço de Moura Coutinho (avós paternos do Pe. Martim Pereira d'Eça),D.Joana Veloso Camões d'Eça ,não só era irmã de André Veloso de Camões d'Eça,Abade de Sendim,como era também filha(presumo que natural)de Paulo Veloso,chantre de Braga(deve ser da Sé de Braga).Esta última é uma informação que não consta do Felgueiras Gayo.
Lourenço de Moura Coutinho,para além de Senhor da Quinta e Paço do Freixieiro,terá também sido capitão-mór de Celorico de Basto.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7752 | mbp | 06 ago 2001 11:56 | In reply to: #7724

Caro Vasco

Na verdade o Pe Martim Pereira de Eça chamava-se Martim Francisco Pereira de Eça.Como disse nasceu a 12 de Novembro de 1687 e foi baptizado no mesmo ano a 1 de Dezembro pelo Pe Inácio Ferreira de Eça,sendo padrinho Gonçalo Lopes de Carvalho e Dona Jerónima de Alarcão ,de Guimarães.Quando requereu ordens
menores,em 1714,morava na sua quinta Bertiandos,de que era morgado.
Quanto ao Eça penso que será relativamente simples a sua ligação .Os seus descendentes deverao saber mais qualquer coisa.

Um abraço

Miguel Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7755 | PMEQAAT | 06 ago 2001 15:48 | In reply to: #7554

Caro José Couceiro da Costa


Apenas por curiosidade,os Pereira d'Eça usam o seguinte brasão d'armas cuja respectiva pedra está ostentada na sua casa senhorial do Mezio em Monção:Escudo esquartelado:1º-Pereiras;2º-Azevedos;3º-De forma comprimida:Soares de Tangil,Caldas e Afonso;4º-Eças.
Eu já visitei essa casa pessoalmente mas só pelo lado de fora e confirmo a existência da pedra d'armas.

Fonte bibliográfica:"Monção e o seu Alfoz na Heráldica Nacional",págs 287 e 288,de José Garção Gomes.

Um abraço,

Pedro Ahrens Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#7980 | JCouceiro | 16 ago 2001 23:40 | In reply to: #7734

Caro Pedro:

O Chantre Paulo Veloso tenho-o procurado desde à dois anos, mas ainda nada encontrei sobre a sua ascendência e ou ligação à D. Joana.

Cumprimentos
José Couceiro da Costa

Reply

Direct link:

RE: Ora essa ! O Eça é Eça ?

#10962 | aeiou2 | 14 ott 2001 11:47 | In reply to: #7554

Olá
Já consultou a Grande Enciclopédia Luso Brasileira Vol XXI ps 212 a 215?Hoje indico esta obra a todos mas é sempre por onde começo.
Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 giu 2024, 15:54

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen