1º Donatários de Vila Flor

This topic is classified in rooms: Famílias | Cargos | Património

1º Donatários de Vila Flor

#80991 | rop78487 | 05 gen 2005 23:59

Caros confrades,
Quem foram os primeiros donatários de Vila Flor?
Os Senhores de Aguilar ou os Sampayo.
Se tiver informarção relacionada com este tópico agradecia que me facultassem, principalmente dos Aguilar.
Cumprimentos
António Sousa

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#81084 | rop78487 | 06 gen 2005 23:13 | In reply to: #80991

Renovação do pedido de ajuda.

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#81264 | rop78487 | 08 gen 2005 21:55 | In reply to: #80991

Renovação do pedido de ajuda.

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#81438 | rop78487 | 11 gen 2005 00:09 | In reply to: #80991

Renovação

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#81519 | rop78487 | 11 gen 2005 18:54 | In reply to: #80991

Renovação do pedido de ajuda.
António Sousa

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#81755 | rop78487 | 13 gen 2005 17:45 | In reply to: #80991

Renovação do pedido de ajuda.

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#86836 | N.Caldeira | 24 mar 2005 12:53 | In reply to: #80991

Penso que foram os condes de Sampaio, e penso que o nome é Sampaio e nao Sampayo. Eu vivo em vila flor e caso lhe possa ser util pode contactar-me em nunocaldeir@mail.pt

com os melhores cumprimentos

Nuno F. Mateus Caldeira

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#88362 | rop78487 | 12 apr 2005 01:22 | In reply to: #86836

Caro confrade,
Nuno
Só hoje foi possível responder, por me encontrar fora da zona de residência.

Segundo Armando Pires, refere que:
… “Desfiado mais de um século de vida nacional, confusa e atormentada, quando já se sentia nitidamente o fragor da crise que poria fim à dinastia Afonsina, o rei D. Fernando, querendo fazer «graça e mercê «a Vasco Pires de São Payo, seu vassalo, pelos serviços que dele tinha recebido e esperava continuar a receber», fez-lhe doação, por juro e herdade, da sua terra e julgado de Chacim, que os irmãos João Nunes de Aguillar e Pero Nunes, seus senhores, haviam perdido em benefício a coroa porque, reza o respectivo instrumento, « sendo elles nossos vassalos e havendo nos guerra com El Rei de Castella, se foram para o dito Rey de Castella e vieram aos nossos Reynos em companhia dos nossos inimigos e cativaram e roubaram e puzeram fogo em nossos ditos Reynos».”…..

….E outro sy lhe fazemos doação peradita guisa da terra a que dizem Val de Sancha e Quintela de Lampaças e todollos outros bees moves de rais que João Nunes daguillar e Pero Nunes seu irmão e ão em os nossos reinos que heram do seu Património a qual terra de Chacim de nos tinha o dito João Nunes e outro si a dita terra de Val de Sancha e da Quintela de Lampaças e outros bees que eram do dito João Nunes os quases bees e terras o dito João Nunes e o dito Pero Nunes perderam o som nossas de direto porque sendo eles nossos vassallos e havendo nos guerra com El Rey de Castella se foram para o dito Rey de Castella…….

Concelho de Vila Flor – Solar dos Aguilares em Vila Flor.
Antigo solar dos Aguillares, primeiros donatários de Vila Flor, e antigos Paços do Concelho, o edifício do Século XII/XIV, construído em granito, é armoriado com Armas Reais na fachada principal, a Flor de Liz (símbolo da vila), e as armas dos Aguillares (duas águias) na fachada poente. Ali funcionaram a repartição de Finanças e o Posto da Guarda até à inaguração do Museu.

[não sei se estes senhores, João Nunes de Aguillar e Pero Nunes, são da família de D. Nuno de Aguilar, de Chacim, estes dados, confirmam que houve em Chacim senhores com apelido Aguilar e que em Vila Flor houve solar dos Aguilares e no Concelho de Carazeda de Ansiães, freguesia de Linhares, houve solar dos Sampaio]

Concelho de Carrazeda de Ansiães, freguesia de Linhares
Penso que só mais tarde é que a família Sampaio, o proprietário e vassalo Vasco Pires de São Payo, foi Senhor da honra do seu nome, São Paio, e de Vila Flor, Chacim, Ansiães, Vilarinho da Castanheira e outras terras, em Trás-os-Montes, embora ele fosse quase por certo descendente da linhagem dos «Chacim».

Sei que no Museu de Vila Flor, existe um arquivo dos Senhores de Sampayo, nele, possivelmente poderá encontrar informação para esclarecer-me a seguinte dúvida:

1º Quem foi o 1º Senhor, donatário de Vila Flor?
2º Quem foi D. Nuno de Aguilar, de Chacim?

Álvaro Nunes de Meireles (verdadeiro descendente de D. Nuno de Aguilar, de Chacim) casado com D. Maria Borges, filha de Diogo Gonçalves Borges, senhor da Torre de Moncorvo.
Este senhor D. Nuno de Aguilar, de Chacim poderá ser de Chacim ou Macedo de Cavaleiro.
Cumprimentos
Sousa

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#94199 | R.Gonçalves | 23 giu 2005 19:49 | In reply to: #80991

Caro Nuno, daquilo que conhço da história da nossa terra os primeiros dontários de vila flor foram os aguilares, tanto que o seu simbolo aparece mesmo nas armas da nossa freguesia. apesar de tudo, existem inúmeras dúvidas acerca disso, talvez porque a familia de sampayo e a dos aguillares tennham uma ascendência em comum... os sampayo possivelmente descendem da familia de chacim, o que faz com que pudessem ter inúmeros senhorios na região, como em Carrazeda por exemplo, visto que nuno martins de chacim adquriu diversas terras na região transmontana, inclusive na nossa zona e no já extinto concelho de santa cruz da vilariça, no termo do qual se encontraria vila flor, ao tempo, povoa de além sabor (aproveitando em parte a instabilidade do reino na época de Sancho II e Afonso III, pois tal como podemos verificar nas inquirições de 1258 e posteriores, ou na obra Portugaliae monumenta historica (leges et consuetudines), em que se pode verificar a extenção do concelho sobredito.
as melhores saudações escutistas.
Rita Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#292700 | Limão | 11 dic 2011 20:12 | In reply to: #81084

Caro Senhor,
Cumprimentos,
Pelo exposto acima, compreende-se que os primeiros donatários, foram os Senhores de Aquilar, mas perderam tudo, por estarem na Guerra ao lado dos de Castela, no contra, por isso o rei de Portugal, deu tudo a seu vassalo fiel, Senhor de Sampaio. por estar na guerra do seu lado, expulsando os Senhores de Aguilar, para Castela.
Recompensando muito os Senhores de Sampaio, que veio mais tarde a casar com uma filha da neta de D. Afonso Henriques, Dona Maria Pereira de Sampaio.
Acho que fui bem explícito.
Agostinho de Melo

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#292701 | Limão | 11 dic 2011 20:42 | In reply to: #292700

Por isso, os 1ºs Donatários de Vila For passaram a ser os Senhores de Sampaio, e muito beneficxiados, mais tarde, nos reinados de D. Fernando e no de D. João I, que lhe deram tudo quanto possuíam, dando origem mais tarde ao Ducado de Bragança.
Os primeiros Duques de Bragança, encontram-se sepultados, no Memorial de Pombeiro, de Ribadevizela, (Mosteiro de Pombeiro Felgueiras Porto) do Séc.IV. Ver Paço dos Barões de Melo, nas imediações. Porque um dos Senhores de Sampaio;Vasco Fernandes de Sampaio,3º Senhor de Vila Flor e Chacim, ter casou com Dona Mécia de Melo, dos" Senhore de Melo", daquele Paço dos Barões de Melo, Santa Maria Maior de Pombeiro Felgueiras.
Seu filho; D. João de Melo, c.1450, foi Comendador de Pombeiro, casou com Dª Guiomar Borges.
Cumprimentos,
Agostinho de Melo.

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#292703 | Limão | 11 dic 2011 20:55 | In reply to: #86836

Caro Senhor Caldeira,
Cumprimentos,
Como o Senhor diz, o nome correto é Sampaio, deriva de "Santus Pelágius", do Latim, um santo muito admirado, naquela época. pelos nobres cavaleiros daquela região.
Eu penso, que deve estar relacionado, com Pelágio, Rei das Astúrias, filho do Rei Fávila, (D. Fafe), Vêr Dinastia Asturiana.Fundadores do 1º Reino Cristâo das Astúrias.
Saudações fraternas,
Agostinho de Melo.

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#292705 | Limão | 11 dic 2011 21:24 | In reply to: #94199

Cara Rita,
Os Senhores de Aquilar, perderam por estar na guerra a favor de Castela. foram para Castela. até poderiam ser família,mas quem se distinguiu ao lado do Rei de Portugal D. Fernando, na Batalha, foi o Senhor de Sampaio, pelo que recebeu a recompensa, ficando com tudo, que era dos Senhores de Aquilar, passando a ser ele o 1º Senhor de Vila Flor.
Mais tarde D. João I, voltou a recompensá-lo, pelos nobres feitos, passaram a designar-se: Senhores de Vila Flor e Chacim. Torre de Moncorvo e Vale da Sancha.etc...
Cumprimentos,
Agostinho de Melo.

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#292708 | Limão | 11 dic 2011 21:41 | In reply to: #94199

Caro Nuno,
A prova disso, é que, Vasco Pires de Sampaio, 1º Senhor de Vila Flor, casou com uma neta de D. Afoso Henriques, 1º Rei de Portuga; Dona Maria Pereira, filha de D. àlvaro Pereira, e de Dona Maria de Meneses, c. de 1370, neta de D. João Afonso Telo de Meneses, 1º Conde de Ourém, 4º Conde de Barcelos, filho de D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal.
Cumprimentos,
Agostinho de Melo.

Reply

Direct link:

RE: 1º Donatários de Vila Flor

#292709 | Limão | 11 dic 2011 22:04 | In reply to: #292705

Cara Rita,
continuando,
Vasco Pires de Sampaio, 1º Senhor de Vila Flor, c. de 1360. Casou com Dona Maria Pereira.
Filho de Pedro Pires do Souto, e de Francisca Pais, c.1340.
Neto de: João Peres do Sotto, Castelhano, c.1320, csado com Nádia Fernandes Moreira., portuguesa.
Este Senhor veio em auxilio do Rei de Portugal, e foi-le dada a Terra de Vila Flor, como recompensa. Esta terra era de um rei Mouro que foi vencido. Posso lhe fornecer mais detalhes do nome dele, e do Senhor Peres Castelhano, que não tenho aqui agora perto de mim, e que poderei enviar mais tarde.
Cumprimentos.
Agostinho de Melo.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 00:15

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen