Condes Da Ponte / Marques de Sande
This topic is classified in rooms: Títulos | Direito
Condes Da Ponte / Marques de Sande
Gostava de saber porque é que o actual Conde da Ponte usa também o titulo de Marquês de Sande quando este terminou com a morte do primeiro Conde da Ponte, Francisco de Melo Torres.
Obrigado.
Ricardo de Almeida
Direct link:
RE: Condes Da Ponte / Marques de Sande
Caro Ricardo Almeida,
Se a BD do Genea não me engana, o actual Marquês de Sande, que é também 10º Conde da Ponte e 2º Visconde de Pedroso, usa este título na qualidade de sucessor do 1º marquês, do qual é oitavo neto. É também esta a razão pela qual usa os outros dois títulos, ou seja, na qualidade de sucessor na linha descendente dos respectivamente 9º Conde da Ponte e 1º Visconde de Pedroso.
Salvo melhor opinião, os títulos, enquanto realidades substantivas, não acabam com a morte daquele que o usa, mesmo os que apenas foram concedidos em vida, sendo certo no entanto que aqui o monarca não estava obrigado à sua renovação e podendo inclusive renová-lo num outro ramo ou até noutra família. Se os títulos se extinguissem com a morte do titular, então cada nova concessão consistiria na outorga dum título novo, não havendo à morte do anterior titular qualquer legítima expectativa do seu sucessor. Ora o que é certo é que assim não foi em tempo de monarquia nem continuou a ser depois em república.
Direct link:
Muito obrigado pela sua opinião. A minha duvida apareceu porque neste momento encontro -me a ler um livro sobre a vida do 1º marquês de Sande e 1º conde da Ponte e neste livro fala que o titulo de Marquês de Sande nunca mais foi usado.
Parece-me então que o actual Conde voltou a utilizar o titulo na tal qualidade de oitavo neto e sucessor.
Direct link:
Caro Confrade,
Em tempos de monarquia (finais do sec. xix), a renovação dos títulos concedidos apenas por uma vida, na prática, dependia apenas que o sucessor do primeiro agraciado se dispusesse a pagar à coroa os respectivos direitos.
Na actual res-pública em que vivemos, na qual infelizmente não existe um soberano investido de poderes de estado para poder renovar títulos e merçês, deu-se o facto inédito de haver simultâneamente mais títulos em uso do que no tempo da extinta monarquia. São de certeza saudosismos de um passado não muito distante...
Cumprimentos,
JP
Direct link:
Caro JP:
Saudosismo ou não, também é bom que se diga que actualmente fica bem mais barato ser titular do que em tempos de Monarquia.
Mas é verdade que os Portugueses são saudosistas... o problema é que ainda não sabemos com certeza e exactidão do que temos saudade...:)
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
Caro João,
Com toda a certeza a saudade dos tempos de glória de POrtugal. Tempos em Portugal dividia o mundo com Espanha...! Agora cada vez estamos mais pequenos em tudo. Resta mesmo a memória de um passado com alguma nobreza...
um abraço
Ricardo de almeida
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 nov 2024, 01:32