Procuro sobre a familia manso

This topic is classified in rooms: Famílias

Procuro sobre a familia manso

#81951 | Cordeiro | 16 gen 2005 18:11

Ando a procura de tudo o que diz respeito da familia manso

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#81983 | FGJ | 16 gen 2005 23:29 | In reply to: #81951

Prezado CORDEIRO,
Seguem abaixo algumas informações sobre MANSO no Brasil.
Cordialmente,
FredericoGJ
Rio/BR
JOÃO MANSO PEREIRA.Químico. No período 1772/1810, foi mestre régio de gramática latina no Rio de Janeiro. Mulato. Membro da “Sociedade Literária”fundada em 06/06/1786 no Rio de Janeiro.
Fonte: O Rio de Janeiro Setecentista, pág. 163, 180 e 228. Autor: Nireu Cavalcanti. Ed: Jorge Zahar Editor, 2003.

FRANCISCO DE PAULA ARAUJO MANSO. 1826- foi matriculado como negociante de grosso trato da Villa de Sabará (MG) em 05-10-1826. Os comerciantes matriculados na praça do Rio MANOEL ANTONIO PACHECO e JOSE FERNANDES DE OLIVEIRA PENA juraram na secretaria da Junta de Comércio que MANSO estava estabelecido em Sabará-MG havia anos e que ele importava fazendas e exportava gêneros,
FONTE:1-ArqNac/Junta do Comércio/ Códice 170/vol 1/fls 247 e 2- Idem/códice 171/vol 2/fls 242v.

JOSÉ THOMAZ CORREA MANSO SAYÃO. 1836/1837-Matriculado no 1º ano do 12º curso da Aula de Comércio da Corte em 05-03-1836 e no 2º ano em 28-02-1837.
(ArqNac/ Junta de Comércio/ Códice 168/ vol 4 / fls 19v e 33).
1838-Expedido Título de Habilitação em janeiro/1838. (ArqNac/ Junta de Comércio/ Códice 168/ vol 4 / fls 65v).

JOSÉ, f de José Maria Manso da Costa Reis e Francisca de Assis M.G.S. Martinho 1842.Batismo.em 06/01/1842. L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu. Além Paraíba,MG. Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

JOÃO DE GOES MANSO SAYÃO.
1891- Intervenção cirúrgica nas hérnias inguinaes .(Catalogo de teses da FM/UFRJ).

MARCOS, f de José Maria Manso da Costa Reis e Francisca de Assis M.G.S. Martinho. 1848.Batismo em 26/11/1848. L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu-MG.
Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

JOÃO, f de José Maria Manso da Costa Reis e Francisca de Assis M.G.S. Martinho. 1851.Batismo em 25/12/1851. L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu-MG.
Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

EMILIA, f de Belarmino Jose Soares e Luzia Manso de Jesus. 1861-Batismo em 25/10/1861, L nº .... Igreja de Madre de Deus do Angu-MG.
Fonte:http://www.arquivohistorico-mg.com/angustura/índice.html

WALTER LOPES MANSO DA COSTA REIS. 2004-Falecimento em 17-02-2004. Familiares que comunicam: Marlene, Viviane, Tatiana e Eduardo, Rogério, Cristina e Victória. Cemitério São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro.
( O GLOBO, 1º caderno, pág. 21).

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#82049 | carlos luiz | 17 gen 2005 21:23 | In reply to: #81983

Caro Cordeiro
Tenho alguns Mansos, mas da Regiao da Beira-Baixa, caso lhe interesse!Estou sua disposiçao
cumprimentos
carlos

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262313 | TyVi | 16 set 2010 21:29 | In reply to: #82049

Caro Carlos,

Se for a região de Guarda e Sabugal e Foios estou interessado pois eu conheço uma pessoa que está iniciando a pesquisa dos Mansos da região de Guarda.

Ficaria muito agradecido pelo contato.

Cordialmente,

TyVi

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262337 | carlos luiz | 17 set 2010 11:00 | In reply to: #262313

Caro/a muito agradecido opelo contacto, mas os meus Mansos qur procuro são da Beira Baixa, com os meus cumprimentos
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262341 | TyVi | 17 set 2010 12:11 | In reply to: #262337

Sr. Carlos Luiz,

Perdoe-me pela ignorância geográfica que apresento. Eu não sou lusitano, nem auri-verde. Ajude-me por favor: Beira Baixa é a região ocupada pelo atual distrito de Castelo Branco e Coimbra? Seria "Beira Alta" os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda?
Ou será que ainda continuo com meus devaneios geográficos?

Cordialmente,

TyVi

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262369 | carlos luiz | 17 set 2010 19:10 | In reply to: #262341

Olhe muito embora seja nas Beiras, o meu destrito é Castelo Branco e seu é Guarda, eu estou em baira baixa e o senhor procura na beira alta!
Não quero dizer que não haja relação entre os seus Mansos!
Cumprimentos Carlos

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262372 | TyVi | 17 set 2010 19:55 | In reply to: #262369

Boa noite Sr. Carlos Luiz,

Desculpe-me, eu não entendi a resposta.
O meu distrito não é Guarda, mas eu conheço uma pessoa com antepassados no distrito da Guarda e eu quero ajudá-la.
Minha pergunta é a seguinte: o que é "Beira Baixa", ou seja, qual é o território compreendido por "Beira Baixa"? São os atuais distritos de Castelo Branco e Coimbra? Sim ou não?
A razão de minha pergunta é que eu quero aprender!

Cordialmente,

TyVi

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262379 | jaferro | 17 set 2010 21:33 | In reply to: #262372

Caro Confrade TyVi,

Uma definição que no essencial é correcta é a que encontramos na Wikipedia em português:

"Beira Baixa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Província da Beira Baixa em 1936

A Beira Baixa é uma antiga província (ou região natural) portuguesa, originalmente criada no séc. XIX, a partir de parte do território da anterior Província da Beira. Nessa altura, a Beira Baixa abrangia o que é hoje denominado por Beira Interior Sul,Cova da Beira e parcialmente o Pinhal Interior Sul e Norte,englobando grande parte do Castelo Branco. Na reforma administrativa havida de 1936 foi novamente criada uma divisão chamada Província da Beira Baixa Esta nova província abrangia agora só a parte interior sul da antiga Província da Beira, ou seja, aproximadamente o actual Distrito de Castelo Branco. No entanto, as províncias de 1936 praticamente nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Fazia fronteira a Norte com a Beira Alta, a Noroeste com a Beira Litoral, a Sudoeste com o Ribatejo, a Sul com o Alto Alentejo e com a Espanha (província de Cáceres, na Extremadura) e a Leste com a Espanha (província de Cáceres, na Extremadura.

Era então constituída por 13 concelhos, integrando a totalidade do distrito de Castelo Branco e ainda um concelho do distrito de Coimbra e outro do de Santarém, respectivamente. Tinha a sua sede na cidade de Castelo Branco.

* Distrito de Castelo Branco: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão.

* Distrito de Coimbra: Pampilhosa da Serra.

* Distrito de Santarém: Mação.

Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com a Beira Alta, e por vezes até, com a Beira Transmontana, formava uma unidade geográfica maior: a Beira Interior.

Actualmente, o seu território acha-se situado na Região Centro, dividindo-se pelas subregiões da Beira Interior Sul, Cova da Beira e Pinhal Interior Sul (com as quais coincide plenamente), e ainda pelo Pinhal Interior Norte (por abarcar no seu território o concelho da Pampilhosa da Serra)."

Como pode ver, a sua afirmação está essencialmente correcta, mas apenas o concelho da Pampilhosa da Serra é que pertence administrativamente ao Distrito de Coimbra, podendo-se afirmar de forma grosseira que a província - entidade histórico-geográfica - da Beira Baixa é "representada" administrativamente pelo Distrito de Castelo Branco. Pelo contrário, a Beira Alta já não é assim, pois integra o distrito da Guarda e a quase totalidade de Viseu. Veja na wikipedia em português - fácil e barato -, a entrada "Beira Alta", que neste caso, pelo que li, se apresenta sem erros.

Os Mansos, do lado da minha esposa, são como os do confrade Carlos Luíz, da Beira Baixa, mais precisamente do concelho da Sertã.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262380 | TyVi | 17 set 2010 22:04 | In reply to: #262379

Caro Sr. José Fernandes,

Muito obrigado pela explicação. Eu já havia visto este artigo na Wikipedia, mas pareceu-me extremamente complicado, e sem qualquer razão. Pelo que entendo, "Beira Alta" e "Beira Baixa" (e mais outras Beiras!) já não mais existem como divisões administrativas. Parece-me muito mais fácil usar a atual divisão administrativa: região, distrito, concelho e freguesia. Isto para faciliar a todos, inclusive aqueles que pouco sabem sobre a antigas divisões administrativas em Portugal. Eu sou um deles.
Se o caro Sr. Carlos Luiz tivesse mencionado que os Mansos dele é do distrito de Castelo Branco eu teria entendido imediatamente. Sabemos também que neste site Geneall há um excelente auxílio sob o título "Mapas", com regiões adminstrativas de muitos países.
Sou da opinião que usando a atual divisão administrativa facilita muito mais a todos, especialmente os "estrangeiros" e sobretudo os brasileiros (dos quais eu não faço parte).
A riqueza do texto que existe no Wikipedia sobre "Beira Baixa/Alta/Interior/etc é somente válida para aqueles que entendem português. Portugal contribuiu com milhões de emigrantes pelo mundo afora e muitos dos descendentes jà não mais falam o idioma do pai, avô, bisavô, etc. Eu sou um deles, tive que suar sangue para aprender tudo do início. Meu trisavô/bisavô, em um dos ramos da minha família, eram da Ilha da Madeira.

Cordialmente e um bom fim de semana,

TyVi

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262384 | jaferro | 17 set 2010 22:51 | In reply to: #262380

Caro TyVi,

Não se preocupe. Escreve muito bem. Eu só aprendi a falar português - e mal! :) - com 13 anos.

Neste fórum encontra, com certeza, uma ajuda desinteressada e poliglota, pois diversos confrades escrevem em inglês, francês, castelhano, etc.

Paciência, espírito aberto e colaborativo e muita vontade de "trabalhar" e partilhar são as minhas - e de muitos confrades - linhas de pensamento e acção neste nosso fórum. No mundo Hispano-americano não encontrei um "local" de discussão e de partilha de informação como o fórum do Genea.pt. Opinião confirmada por muitos dos meus companheiros de pesquisa, tanto nos USA como na América Latina.

Em relação ao assunto desta troca de mensagens. Não se esqueça, que se a organização dos arquivos é territorialmente administrativa - ver o caso dos Arquivos Distritais -, muita da informação anterior à República está organizada com uma dimensão espacial religiosa. Neste caso, uma boa base de trabalho para conhecer a informação disponível nos registos paroquiais - via microfilme ou visualização on-line - é a pesquisa na opção "place search" da Familysearch.org.

http://www.familysearch.org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=localitysearch&columns=*,0,0

Para outras dimensões histórico-territoriais - administração religiosa/civil -, que deverá ter em consideração, leia com atenção as explicações dadas pelo confrade Rui Pereira nas mensagens do seguinte tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=261527#lista

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262387 | TyVi | 17 set 2010 23:19 | In reply to: #262384

Caro Sr. José Fernandes,

Muito obrigado pelo rápido retorno.
E só aprendi a falar português (e muito mal!) com 50 anos...tarde, deveras, mas assim é a vida.

O site do Family Search eu uso a uns 4 ou 5 anos, inclusive com pesquisas feitas na "caixa forte", Salt Lake.
Pesquisas direta nos livros paroquiais no Brasil eu também já fiz muitas, pois como mencionei anteriormente meus antepassados emigraram da Ilha da Madeira para o Brasil (por volta de 1850). Em outubro viajo para a Ilha da Madeira para consultar o Arquivo Regional da Madeira, já que grande parte do acervo ainda não está digitalizada, sobretudo a freguesia onde meus antepassados viveram.

A discussão no tópico indicado pelo Sr. é ótima. Aprendi bastante. Obrigado.

Voltando aos Mansos, que em verdade é a origem do nosso diálogo inicial. Os distritos de Guarda, Castelo Branco, etc, estão bem próximos, até mesmo fazem fronteira. As distâncias são pequenas, 50, 80 talvez uns 100 km entre os "centros" destes dois distritos e outros adjacentes. Parece-me que a probabilidade de mistura entre os Mansos de Castelo Branco e Guarda é bem grande, sobretudo ao longo dos anos com o aumento da mobilidade através de estradas de ferro, rodagem, etc. Qual a opinião do Sr.?

Imagino que os acervos de ambos os distritos encontram-se em seus respectivos Arquivos Distritais, ou seja, Arquivo Distrital de Castelo Branco e Arquivo Distrital de Guarda.

Cordialmente,

TyVi

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262391 | jaferro | 18 set 2010 00:38 | In reply to: #262387

Caro TyVi,

O que diz é verdade, em termos de proximidade, se pensarmos no Brasil ou em países com áreas na ordem de milhões de Km2, são distâncias muito reduzidas. Todavia, a realidade histórico-genealógica até meados/finais do século XIX, nas regiões que estamos a tratar, pode condicionar a referida mobilidade.

Não sendo historiador, posso especular que as relações familiares - de propriedade e de status - e a ausência de meios de transporte terrestre e/ou fluviais que ligassem de forma rápida, cómoda e segura os distritos da Beira Interior - Castelo Branco, Guarda e Viseu - e de Trás-os-Montes - Vila Real e Bragança - ao litoral (Lisboa ou Porto), até ao final do século XIX (Revolução do Caminho de Ferro), limitaram a mobilidade individual e familiar. No século XIX, antes da rede ferroviária, era muito mais fácil chegar aos portos do sul da Grã-Bretanha ou aos Açores, do que a Bragança, pois a viagem, neste último caso, demorava muito mais do que uma semana. Na literatura do século XIX encontramos muitas vezes referida a viagem de vapor - em cabotagem - entre Lisboa e Porto, em oposição ao suplicio da viagem por terra.

Por exemplo, no meu lado paterno, do que tenho levantado, os meus ascendentes directos, do século XVI até ao início do século XX, casaram num raio de +- 50 km, em linha recta, em torno de Silvares, Fundão, exceptuando um ancestral que veio de Viseu.

Em relação aos Mansos, podemos estar a falar de duas famílias Manso sem relação entre elas. A família Manso, na Sertã e arredores, existe pelo menos desde os finais do século XVII. E a família Manso da Guarda? Se for anterior ao século XIX deve ter uma génese autónoma (hipótese mais provável). Contudo, como a pesquisa genealógica já me mostrou, a realidade ultrapassa a imaginação e as hipóteses de trabalho!! :)

No caso da família da minha mulher, no século XVIII, o apelido, numa das linhas, ressurge: António Manso, da Cumeada, Sertã, o seu 7º avô, é filho de António Simões e de Domingas Mendes. Pelo contrário, em outra, o apelido Manso - António Joaquim Manso - mantêm-se sem quebras até ao século XIX.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#262443 | golim67 | 19 set 2010 00:43 | In reply to: #262391

Caros confrades:
Nas pesquisas de meus antepassados de Vila Nova de Foz Côa deparei, por algumas vezes, com famílias de apelido MANÇO.
O século em causa é o XIX. Se estiverem interessados na pesquisa devem contactar o Arquivo Distrital da Guarda. Possuo, por acaso, dois assentos de baptismo de duas crianças baptizadas em 1860 cujos pais e/ou avós têem apelido MANÇO que poderei enviar se me disponibilizarem o e-mail.
Cumprimentos,
Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia manso

#263012 | Saba | 27 set 2010 21:12 | In reply to: #81951

Tambem descendo duma familia Manso, que vem de Espanha e passou a Quadrazais, Sabugal.

Uma pesquisa no Genregis ponto com mostra Mansos em varias regioes de Portugal incluindo Aldeia Velha, Sabugal, Castelo Branco, Lageosa do Mondego, Aldeia do Bispo, Sabugal, Vale de Espinho, Sabugal, S. Domingos de Rana, Cascais, etc..

Luis Ramos

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#263022 | LProjecto | 27 set 2010 21:51 | In reply to: #262391

Caros Confrades,

Seguem mais umas migalhas sobre "Mansos" de Sobreira Formosa que, provavelmente, pertenceriam ao ramo da Sertã, mas que ainda não consegui entroncar:

- António Gomes Ferrador, filho de Pedro Gomes Ferrador e de Francisca Antunes, c.c. Maria MANSO, a 24.1.1657 - Sobreira Formosa, filha de Manuel Delgado (barbeiro) e de Ana MANSO. Dispensaram do 3.º grau de consanguinidade.

Tiveram, entre 15 filhos (alguns falecidos à nascença), Diogo Gomes MANSO, b. 30.7.1674 - Sobreira Formosa, c.c Úrsula de Abreu, com dispensa do 4.º grau de consanguinidade, filha de José Nogueira de Abreu e de Feliciana de Andrade, c.g.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#263044 | roz | 28 set 2010 11:45 | In reply to: #262387

Caro TyVi

Tenho nos meus apontamentos uns dados referentes `a freguesia de Figueiró da Serra (concelho de Gouveia, distrito da Guarda), que segue:

Reg. No. 361 - Aos 13/7/1845 baptisei Francisca, nascida a 28/6/1845, filha de Jeronimo de Almeida Manso, natural de Figueiró da Serra e de Joaquina Ferreira, natural de (Vila de) Melo. Neta paterna de Paulo Antonio de Almeida Manso e de Rosa Rodrigues, naturais de Figueiró da Serra, neta materna de Antonio Ferreira e Rozalia Ferreira ambos naturais de Melo. Foram padrinhos Paulo de Almeida Manso (nat. de Figueiró) e Rozalia Ferreira (nat. de Melo). As testemunhas foram Francisco Martins e Jose Rodrigues Manso.

Lembro-me de ver mais pessoas Manso, que nao copiei por o meu interesse ser os Ferreira, de Melo.

Nao sei se tera' algum interesse para o seu amigo mas aqui fica a informacao. So' uma nota para apressar a localizacao: olhando o mapa, Sabugal fica para a direita de Guarda mas Figueiró da Serra, Gouveia, ficam para a esquerda de Guarda.

Os meus cumprimentos.
M. Rosario

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#267878 | didbor | 03 gen 2011 11:17 | In reply to: #262443

Caro Gouveia de Lima,
Agradecia que me enviasse esses seus dois assentos referidos de apelido Manço.
Nas minhas pesquisas da freguesia de Castelo Melhor, encontrei alguns Manços ou Mansos, dos quais os antepassados são naturais de Vila Nova de Foz Côa, como por exemplo os seguintes:
-Manoel Manso, nascido em VNFC (Vila Nova de Foz Côa), filho de Manoel Francisco Manso e Catharina Gomes, ambos naturais de VNFC.
-Rosa Maria, nascida em VNFC, filha de Manoel Francisco Manso e Maria da Conceição, ambos naturais de VNFC.
-Manoel Antonio Manso, nascido em VNFC, filho de Manoel Francisco Manso e Josefa Andre, ambos naturais de VNFC.
-João (ou José) Fernandes Manço, casado com Isabel Luis (ou Maria Luis) ambos naturais de VNFC.
Meu mail: d.borrego@free.fr
Agradeço antecipadamente,
Cumprimentos,
Didier Borrego

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#267979 | golim67 | 04 gen 2011 21:04 | In reply to: #267878

Caro Didier Borrego

Por e-mail acabo de enviar 4 assentos onde constam personagens com apelidos Manço.

Nos anos compreendidos entre 1833 e 1848 há vários personagens MANÇO/MANSO

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#275282 | Carlotaplim | 27 apr 2011 19:39 | In reply to: #267979

Eu sou da familia Manso proveniente da região da Beira Baixa aqui em Portugal. Fui dar com este site ao pesquisar por um tio meu em 3º grau Joaquim Manso.

Cumprimentos.

:)

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#275289 | carlos luiz | 27 apr 2011 21:11 | In reply to: #275282

Cara
Carelotaplin

Eu tambem yenho descendencia da Beira-Baixa, e com Familiares Mansos de Sertá-Palhais e outras freguesias, clique aqui nesta---------------http://pagfam.geneall.net/0534/pessoas.php?id=1020626
Veja se encontra algum familiar, com os meus cumprimentos!
Carlos Luiz

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#275297 | Carlotaplim | 27 apr 2011 21:51 | In reply to: #275289

Muito obrigada pela sua resposta :)
Assim de repente não estou a ver quem sejam essas pessoas pelo menos acho que avós e bisavós não são (isto pelos nomes... mas não tenho a certeza... teria de fazer uma pesquisa muito exaustiva. :)
Os meus Cumprimentos.
Carlota.

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#275319 | francandrade | 28 apr 2011 01:40 | In reply to: #275297

Pesquisando antepassados meus, deparei com um casal de nomes Manuel Dias Manso e Maria Dias (meus 6ºs Avós) que terão vivido no início do Sec. XVIII em Valongo (distrito do Porto) - pais de minha 5ª Avó Catarina Dias, que terá nascido em Valongo.

Alguém tem conhecimento deste nome Manso em Valongo? Penso que se tratará de alcunha e, provavelmente, não terá qualquer ligação com os Mansos que aqui foram apontados.

De todo o modo, fica esta indicação, caso alguém tenha conhecimentos genealógicos de Valongo...
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#290777 | small | 09 nov 2011 18:03 | In reply to: #262379

Caro José Fernandes Rodrigues

Desculpe a invasão. Não sei lhe interessa, encontro nos meus, um casamento em Leiria no ano de 1940 de Armando Lopes de Almida Manso, natural de Róque(?) Freg.Marmeleiro -Sertã filho de João Alves Lopes Manso e de Beatriz Ribeiro (?) de Almeida Manso.
Em 1969, residem em Lisboa. Espero ter ajudado
Cumprimentos

Stella Aleixo

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#290823 | jaferro | 10 nov 2011 10:15 | In reply to: #290777

Cara Confrade Stella Aleixo,

Muito obrigado pela atenção.

O apelido Manso na ascendência da minha de defunta esposa, Teresa Nunes da Silva Rodríguez, só ocorre no século XVIII (1ª metade), com António Manso, seu 7º avô, filho de António Simões e Domingas Mendes, moradores no Castanheiro Grande, Cumeada, Sertã, que cc Maria Ribeira, filha de Domingos Fernandes e de Catarina Simão, também do Castanheiro Grande, em 11.01.1734, na Sertã.

Do Vale Godinho, Marmeleiro, Sertã é a sua 5ª avó Maria Josefa, que cc António Farinha, do Castanheiro Pequeno, Cumeada, Sertã, na 2ª metade do século XVIII.

Renovo os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#290828 | small | 10 nov 2011 11:04 | In reply to: #290823

Caro José Fernandes Rodriguez

Não tem de agradecer, como diz e bem isto é um sítio de partilhas. Para trás não tenho mai informação, a minha pesquisa está direccionada na esposa do que citei, e na descendência deste casal, que pesquiso em Leiria.
Disponha sempre.
Stella Aleixo

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia manso

#339851 | luizquim | 22 dic 2013 02:55 | In reply to: #81951

Meu pai se chama Luiz Cordeiro Manso, filho de Maria Cordeiro Manso e Félix Curvelo Sales. São de Custódia, PE. Gostaria de encontrar parentes.

Reply

Direct link:

RE: Procuro sobre a familia Manso

#339899 | HelenaB | 22 dic 2013 22:19 | In reply to: #262313

Caro TyVi,

Já passou algum tempo desde que postou esta mensagem, mas ainda assim quero deixar o meu contributo.

A primeira mulher do meu trisavô chamava-se Maria Ferreira de Almeida Manso. Nasceu em Prados, mesmo na zona norte da Serra da Estrela. Esta freguesia pertence ao concelho de Celorico da Beira, Distrito da Guarda. Portanto, Beira Alta.

Pode ver nesta página: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2178624

Cumps,
HelenaB

Reply

Direct link:

Procuro sobre a familia manso

#354367 | luffmanco | 02 feb 2015 20:34 | In reply to: #267979

Meu nome é Carlos Roberto Luff Manco (manso com c cedilla, que nao tenho no meu computador)
Meu avô é Julio Correa Manco(c cedilha) nasceu em Coimbra em 1894 (pai:Antonio Correa Manco e mae: Maria José Carpeta.
Julio Manco foi para o Brasil (Pelotas-Rio Grande do Sul) no comeco de 1900 acompanhado de seus pais.
Ainda jovem deixou Julio Manco Pelotas e foi sozinho para Sao Paulo, mais precisamente em Caieiras onde trabalhou na Companhia de Papel Melhoramentos, Julio se casou 3 vezes e faleceu do dia 5.9.1960 com 66 anos. Casado com Laura , teve 3 filhos (falecidos) Gilberto, Ermelindo e Dirceu e uma filha ainda viva:Mercedes.

Meu pai é Dirceu Manco(falecido no dia 16 de novembro de 1998, casado com Lourdes Barbosa Manco,
3 filhos: Eu sou o mais velho, nascido no dia 14 dezembro de 1952, daí Wilson Luiz Manco (7.10.1955) e Wilma (falecida 26 nov.embro 1998) Eu deixei o Brasil em 1980 e estou morando na Dinamarca nesses ultimos 30 anos.

Gostaria de saber alguma coisa da familia do Antonio Correa Manco e Maria José Carpeta (talvez sejam todos de Coimbra)

Reply

Direct link:

Procuro sobre a familia manso

#354368 | luffmanco | 02 feb 2015 20:57 | In reply to: #81951

boa noite Cordeiro.

Bom meu bisavô se chamou Antonio Correa Manco (com c cedilha, que eu nao tenho no meu computador) casado com Maria Jose´Carpeta., um dos filhos Julio Manco nascido em Coimbra em l894. Familia foi para o Brasil (Pelotas, Rio Grande do Sul) no comeco de 1900. Meu avô deixeu Pelotas bem jovem e foi para Caieiras, 25km do centro de Sao Paulo. Julio se casou com Laura e tiveram 3 filhos
, (falecidos) e uma filha ainda viva. Julio faleceu no dia 5.9.l960 com 66 anos., seu terceiro filho, Dirceu Manco é o meu pai, falecido no dia 16 de novembro de l998. e deixei 3 filhos (Carlos, Wilson e Wilma)
Eu sou o filho mais velho de Dirceu Manco, nasci no dia 14 de dezembro de 1952. Deixei o Brasil em l980 e estou vivendo os ultimos 30 anos na Dinamarca. Sou casado com uma dinamarquesa Maria Birgitte Luff Manco, nascida no dia 20.03.1963. Temos 4 filhos, todos Manco. Eu trouxe o Manco para a Dinamarca.

Eu gostaria de saber alguma coisa da familia do meu bisavò Antonio Correia Manco(com c cedilha)
Obrigado, espero que minha informacoes servim para alguma coisa.
(Carlos Roberto Luff Manco. luffmanco@gmail.com

Reply

Direct link:

Procuro sobre a familia manso

#370072 | milamessas | 30 mag 2016 15:49 | In reply to: #81951

Bom dia,

Estou a procura de parentes que ainda moram em Sobreira Formosa, pois meus avós vieram para o Brasil em 1954 e perderam o contato com os familiares.
Meu avô é da freguesia de Sobreira Formosa, batizada na Paróquia São Thiago Maior, no bispado Portalegre. Residia na Lourenço Marques, serviu no quartel de Lourenço Marques e nas tropas de Moçambique.
O nome dele é: BERNARDO RIBEIRO ALVES, nascido em 17/11/1928, filho de João Alves e Margarida Ribeiro.

Minha avó, MARIA DOS PRAZERES MANSO ALVES, nasceu em 25/05/1929, filha de Raul Lopes Manso e Maria da Encarnação Grillo. Nasceu em casa, na freguesia de Sobreira Formosa. Teve mais 05 irmãos: Vitor Grillo Manso (1941), Adelino Grilo Manso (1946), Maria do Carmo Grilo Manso (1943), José Grilo Manso e Júlio Grilo Manso.

Meu bisavô RAUL LOPES MANSO, filho de JOSÉ FRANCISCO E SEBASTIANA LOPES MANSO.
Minha bisavó, MARIA DA ENCARNAÇÃO GRILLO, filha de JOSÉ RIBEIRO GRILLO E MARIA DO ROZÁRIO. Moravam na rua das Laranjeiras no "torto" (não consegui identificar o que estava escrito)

Quem puder nos ajudar, agradecemos muito.

Reply

Direct link:

Procuro sobre a familia manso

#374465 | luffmanco | 15 ott 2016 17:10 | In reply to: #354367

Gostaria de saber acerca da familia manso e carapeta.
Meu bisavô se chamou Antonio Correia Manso , nascido em 31.01.1862 filho de Joaquim Correa Manso e Teresa Neta e minha bisavô: Maria José Carapeta , nascida em 8 de setembro de 1858 filha de Joaquim Cardoso dos Santos e Ana Carapeta.
Eles se casaram no dia 13 de julho de 1891 na Igreja Paroquial das Means, conselho de Montemor-o-Velho.
Maria Jose Carapeta foi para o Brasil, mas nao sei quando e o nome do Brasil e quantos filhos levou ou quem os acompanhou. Gostaria de saber se existem ainda descendentes deles nessa area de Portugal (Means de Cima, Means do Campo,,)
Meu e.mail: luffmanco@gmail.com
Obrigado pela ajuda: Carlos Roberto Luff Manço

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 14:50

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen