Invasões Napoleónicas
This topic is classified in rooms: Arquivos
Invasões Napoleónicas
Numa visita recente que fiz ao Arquivo Distrital da Guarda, deparei-me com uma dificuldade inesperada ao pesquisar a família Amador da Freguesia de Pínzio. Ao que consta, inúmeros registos foram destruídos durante as invasões napoleónicas. Existirá alguma forma de se contornar este problema?
Zé Pedro Leão
Direct link:
RE: Invasões Napoleónicas
Caro José
Confrontei-me com o mesmo problema em Santarém; infelizmente parece ser verdade que os Regimentos Napoleónicos se aboletavam nas igrejas, usando os livros destas como combustível...
Se conseguir solução para o problema gostaria muito de a conhecer.
Cumprimentos:-)
António
Direct link:
RE: Invasões Napoleónicas
Infelizmente são muitos os livros que desapareceram, no entanto houve muitos casos em que as populações abandonaram as aldeias em que viviam e se refugiaram em locais não muito distantes. Por exemplo existe em Sernache do Bonjardim, um lugar chamado Varzea de Pedro Mouro onde se refugiou muita gente de Concelhos vizinhos e no qual foi inclusivé construído um cemitério. Por esse motivo, nos livros da freguesia de Sernache do Bonjardim (actualmente escreve-se Cernache) do periodo dessas invasões encontramos com alguma frequência registos de outras terras. Talvez perguntando aos idosos do lugar que pretendem ou consultando monografias locais se identifiquem estes sítios de refugio e quem sabe com sorte se encontre alguma coisa.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 20:40