Pedido ao Cau Barata

This topic is classified in rooms: Famílias

Pedido ao Cau Barata

#83392 | AQF | 03 feb 2005 04:04

Caro Cau Barata,

Seguramente porque não tem visitado tópicos antigos de Baratas ter-lhe-á passado a minha questão http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=77736#lista para a qual gostaria de ter uma opinião sua.

Entretanto se não vir esta mensagem e alguém souber do seu e-mail agradecia que me dessem o contacto para angelo.fonsecaarrobanetcabo.pt

Desde já agradecido, envio os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#83834 | FIGUEIRA | 09 feb 2005 21:51 | In reply to: #83392

Caro Angelo,

desculpe intrometer-me no tópico, mas como também estou interessado na resposta do confrade Cau Barata, aproveito assim para o puxar para a 1.ª linha!
Já agora e fugido um puco ao tema (ou talvez não); o mais antigo possuidor da Quinta de Padrões que eu conheço é Luís Lopes, casado com Leonor Barata. Tem os costados dele? É que um tio meu, casado com uma senhora bisneta dos actuais proprietários disse-me que gostaria de saber tudo sobre os seus proprietários até finais do século XIX, altura em que foi vendida aos Barata Salgueiro.

Grato pela atenção,

Nuno M. Figueira

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#83853 | AQF | 10 feb 2005 05:50 | In reply to: #83834

Caro Nuno,

Realmente do Luís Lopes nada mais sei. Da mulher dele, Leonor Barata, é que se sabe um pouco mais. Com efeito, tudo indica que descende duplamente do Estevão Barata (pelo lado paterno e materno), conforme resumo abaixo.

Estevão Barata & Fulana ?
1.Gonçalo Esteves Barata ca 1475. Viveu em Oleiros & Fulana ?
1.1.Leonor Esteves Barata & Afonso Anes Lameira
1.1.1.Gil Afonso Lameira & Isabel Mota
1.1.1.1.João Afonso Mota +1547/ & Catarina Pires Rebelo
1.1.1.1.1.Leonor Barata casada em Álvaro em 28/12/1539 com Álvaro Martins, tabelião em Álvaro.
1.1.1.1.1.1.António Martins casou em 6/2/1583 com Beatriz Barata.
1.1.1.1.1.1.1.Leonor Barata & Luís Lopes

1.2.Sebastião Barata ca 1485 & Brites Rebelo
1.2.1.António Barata ca 1512 &ca 1533 Catarina Simões ca 1517
1.2.1.1.Brites Rebelo +1583 & Baltazar André +1588
1.2.1.1.1.Beatriz Barata &1583 António Martins
1.2.1.1.1.1.Leonor Barata & Luís Lopes

O pouco que conheço destes Baratas não resultou de pesquisa própria mas sim de dados recebidos do parente João Fonseca Barata e de intervenções em diversos tópicos no Genea.

Aproveito para informar que na sequência do seu recente e-mail, tenho começada uma resposta com diversas questões de Baratas e Henriques, mas a falta de tempo por que estou a passar ainda não me permitiu acabar o e-mail, o que farei logo que puder.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#83975 | FIGUEIRA | 11 feb 2005 15:44 | In reply to: #83853

Caro Angelo,

Estou a elaborar um texto sobre o assunto que assim que estiver pronto envio-o!
Ansiando pela resposta que também eu próprio fiz ao Sr. Cau Barata, cumprimentos,

Nuno Figueira

PS- Também o confrade Barata Freire de Lima tem andado desaparecido, espero que não seja nada de grave.

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#83976 | FIGUEIRA | 11 feb 2005 15:58 | In reply to: #83975

Em relação à minha tia por afinidade.

1-Olga de Jesus Pinto Bouça, n. Quinta dos Padrões 1935; casada com meu tio José Marques Tavares.
2-Ângelo Antão Bouça, n. Quinta dos Padrões c. 1910; m. c. 1970.
3- Maria Amélia de Jesus Pinto, n. Quintal da Amoreira Cimeira c. 1910; m. c. 1980.
4- António Antão Bouça, n. Padrões
5- Maria de Jesus Barata Salgueiro (supostamenta filha ou neta de meus tetravós António Dias e Maria Barata e irmã da minha trisavó Maria das Dores ou Maria Dias, casada com Manuel Antão, meu trisavô)
6- Manuel Lourenço das Neves Pinto
7- Maria Emília de Jesus Barata Salgueiro
12- José Lourenço
13- Utelina das Neves

O Morgadio de Nossa Senhora da Boa-Memória que era perrtença dos Barata de Lima era compreendido por três zonas: a Quinta dos Padrões, O Quintal da Amoreira Cimeira, ou da Eira, e pelo Casal do Indioso).
O Casal do Indioso foi comprado pelos meus antepassados Antão e A Quinta e o Quintal pelos Barata Salgueiro. Tudo com o dinheiro da herança do Dr. Adriano Antão Barata Salgueiro, segundo me contou o meu av^, chegou a haver uns desaguisados entre o meu trisavô Manuel Antão e o Manuel Lourenço das Neves Pinto, que parece, ainda é da família da minha bisavó Luísa Dias de Jesus, pelo lado do pai Manuel Lourenço.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS- em jeito de brincadeira, mas falando a sério, acho que não há ninguém daquela zona da Beira Baixa que não seja da minha família!!!!

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#84453 | FIGUEIRA | 16 feb 2005 15:52 | In reply to: #83976

Caro Cau Barata,

Tive hoje o privilégio de ler o seu Dicionário das Famílias Brasileiras, no entanto não o achei esclarecedor quanto aos Barata d'Almeida.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Reply

Direct link:

RE: Para Nuno Figueira

#84462 | BARATA DE LIMA | 16 feb 2005 17:56 | In reply to: #83975

Caro Primo Nuno Figueira:
Desculpe só agora ter respondido.Muito obrigado pela sua preocupação em relação ao meu desaparecimento , 1º foram umas fériazitas, depois uma ida em trabalho até á Bélgica e finalmente o meu tempo disponível é pouco.
qualquer das maneiras por cá me encontro.
Qualquer coisa disponha.
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Reply

Direct link:

RE: Para Nuno Figueira

#84490 | FIGUEIRA | 16 feb 2005 23:18 | In reply to: #84462

Caro primo BARATA DE LIMA,

Folgo muito em vê-lo de volta, e folgo mais ainda em saber que a sua ausência não se deveu a nada de grave.
Durante a sua ausência enviei-vos um mail que continha três fotos do Palacete do Dr. Adriano Antão Barata Salgueiro (parente da minha bisavó Maria do Carmo Figueira), que se situa na Avenida da Liberdade, junto da esquina com a Rua Barata Salgueiro, a quem este ilustre advogado (natural de Álvaro) do século XIX deu o nome. O palacete ainda existe e ainda está bem conservado. Nele funcioma hoje o Hotel Veneza.
Como o seu mail estava cheio, voltou para trás, mas se estiver interessado, posso enviar novamente!
É um contributo para o estudo dos Baratas e a sua passagem por Lisboa.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Reply

Direct link:

RE: Para Nuno Figueira

#84509 | BARATA DE LIMA | 17 feb 2005 08:46 | In reply to: #84490

Caro Primo:
Se tiver a amabilidade de mo enviar cá o receberei.
Até breve
Um abraço
Antonio Barata Freire de Lima

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#91617 | AQF | 24 mag 2005 00:51 | In reply to: #83392

Caro confrades,

Renovo o pedido de contacto com o Cau Barata.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Para Nuno Figueira

#92428 | FIGUEIRA | 02 giu 2005 16:45 | In reply to: #84490

Caro Cau Barata,

Que é feito de si?!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Reply

Direct link:

RE: Para Nuno Figueira

#95534 | FIGUEIRA | 08 lug 2005 16:49 | In reply to: #92428

Caro Cau Barata,

Renovo as perguntas feitas.

Obrigado.

Nuno M. Figueira

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#96322 | FIGUEIRA | 20 lug 2005 19:10 | In reply to: #91617

Caro Ângelo,

Também eu renovo as perguntas que fiz ao Cau Barata.

Cumprimentos,

Nuno M. Figuiera

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Cau Barata

#103657 | FIGUEIRA | 23 ott 2005 22:55 | In reply to: #96322

...

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 22 set 2024, 08:26

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen