Catalães em Portugal

This topic is classified in rooms: Hispânia

Catalães em Portugal

#84026 | Txispa | 11 feb 2005 21:21

Estou recolhendo informações de catalães fixados na Galiza nos séculos XVIII e XIX, máis gostaria acrecentar o meu estudo a Portugal. Alguém tem notícias de pessoas de Catalunha chegadas a Portugal nessa época?

Um saudo desde Pontevedra (Galiza)

Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#84028 | nunomaria | 11 feb 2005 21:34 | In reply to: #84026

Caro Celso Milleiro,

Salvo erro, a familia portuguesa Folque (que gerou alguns militares ilustres e constitui a varonia actual dos Duques de Loulé) é originária da Catalunha, tendo chegado ao nosso país no século XVIII.

Suponho que encontrará muitos dados sobre eles na BD do Genea (não verifiquei).

Um abraço para Pontevedra

Nuno Maria

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#84093 | dvl | 12 feb 2005 16:06 | In reply to: #84026

Caro Celso Milleiro,

Veio para Portugal no século XIX D. Ricardo Federico Juan Vilardebó y Espina onde casou em Évora com D. Maria Júlia Braamcamp de Mattos. Tiveram vários filhos que deixaram larga descendência.

D. Ricardo Vilardebó, nasceu a 7 de Fevereiro de 1841, na freguesia de Santana, Barcelona. Era filho de Caetano Vilardebó y Gonesta e de Doña Josefa Espina y Ribero. Sei que era tio de D. Justí Guitart Vilardebó, Bispo de Urgell.

Se tiver mais informações sobre esta família agradeço, que isto é tudo o que sei. Há já algum tempo tentei obter registos de nascimento da freguesia de Santana, mas informaram-me que os ditos registos tinham sido queimados na guerra.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#84107 | manelsp | 12 feb 2005 18:07 | In reply to: #84093

Caro Celso,

tenho também conhecimento de uns Fillol Catalães que entram em Portugal nos finais do século XIX, se não me engano. Conheço uma bisneta deles (que terá agora uns 50) e disse-me que veio, como dizem em Espanha, "rebotado" com a família, pois eram titulares (não me pergunte que título) e ele era a ovelha negra e creio que republicana da família. Veio para algo relacionado com os caminhos de ferro, se não me engano era engenheiro. Os descendentes encontram-se por Chaves e nos Açores.
com os melhores cumprimentos

Manel

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#84216 | Txispa | 13 feb 2005 22:11 | In reply to: #84028

Caro Nuno Mario,

Obrigadinho pela resposta.

Um abraço galaico-português

Celso

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#84217 | Txispa | 13 feb 2005 22:12 | In reply to: #84093

Caro Duarte Vilardebó Loureiro,

Agradezo sua resposta.

Um abraço galaico-português

Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#84218 | Txispa | 13 feb 2005 22:14 | In reply to: #84107

Caro Manel,

Obrigadinho pela resposta.

Abraços galaicos-portugueses

Celso

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#92474 | loureiro | 03 giu 2005 01:36 | In reply to: #84026

Caro Celso Milleiro

Meu trisavô, Narciso de Vilallonga nasceu em La Selva, Barcelona e veio para Portugal no terceiro quartel do séc. XIX. Casou em Sevilha com Encarnacion Cardeñas. Os seus três filhos já nasceram em Portugal.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#94190 | Txispa | 23 giu 2005 18:30 | In reply to: #92474

Ola José,

Obrigadinho pela sua resposta.

Saudos desde Galiza

Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal - Selorico/Celorico

#94221 | rmfrp | 23 giu 2005 23:35 | In reply to: #84026

Caro Celso Milleiro:

Julgo não ter sido ainda referida neste tópico a família Selorico/Celorico, que se estabeleceu no Algarve no século XVIII, com descendência até à actualidade incluindo ramos que ainda usam o apelido Celorico. Há já elementos desta família na base de dados do GP:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180199

A informação que tenho é a de que António Celorico seria de Premià e a esposa, Francisca Mestre, de Mataró. Não sei qual a exactidão destes dados.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#94268 | Txispa | 24 giu 2005 15:00 | In reply to: #92474

Caro José Canelas,

Agradecido pelo dado.

Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#95152 | correa | 04 lug 2005 18:08 | In reply to: #84026

Caro Celso Milheiro

Tenho conhecimento dos seguintes catalães que vieram fixar-se em Portugal:
Felix Fabrigues de Vinhens, de Barcelona,já residia em Castro Marim em 1760.Foi major e sua filha Francisca Isabel casou em 1799 com Severo Cabreira de Brito Drago Valente.
Jaime Planxart, de Barcelona, estava no concelho de Castro Marim em 1748,casado com Teresa de Cobos,de Baeza,e tiveram larga descendencia.
Cumprimentos
A.Correia

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#96040 | Txispa | 15 lug 2005 21:15 | In reply to: #95152

Obrigado Senhor Correia pela sua colaboração.
Saudos desde Galiza
Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#96148 | josemssantos | 17 lug 2005 21:40 | In reply to: #84026

Caro Celso

Salvo erro, os apeliodos Calapez e Gascon estão ligados a catalães que vieram para Portugal, talvez no séc. XIX.

Estes apelidos existiram em Odemira/S.Martinho das Amoreiras/Monchique.Em Odemira/S.Martinho ainda há Calapezes.

cumprimentos
zé maria simões dos Santos

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#96937 | Txispa | 29 lug 2005 20:20 | In reply to: #96148

Caro Zé Maria.

Fico muito agradecido pelos dados.

Um forte abraço desde Galiza

Celso

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#96949 | abribas | 29 lug 2005 23:09 | In reply to: #84026

Caro Celso,
Como já deve saber, os meus Ribas são Catalães, aqui chegados ao Porto com as invasões Napoleónicas (1809?), através de D. José Mariano Ribas(*Barcelona 177-, +Porto1835) e seus dois filhos, José Maria (*Burgos 1796, +Porto1861) e Juan António (*Ferrol 1799, +Porto1869) .

Saudações
António Ribas

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#96952 | Txispa | 30 lug 2005 00:06 | In reply to: #96949

Caro António,

Obrigado pola tua colaboração neste tópico...cantos máis dados melhor.

Saudações

Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#231516 | fjafs | 07 giu 2009 13:55 | In reply to: #96952

Sou descendente de Barceloneses chegados aquando da invasão Francesa a Barcelona e que depois vieram para Portugal. Margarida Francisca Candida Berthier (ou Bertier) (minha 5 avó) casou em 1816 com António Lopez Serrano (ouriundo da Vidigueira-Beja). Segundo as certidões de nascimento dos filhos de ambos, Margarida era filha de Manoel Berthier (ou Bertier) e Rosa Roseil (ou Rosella), todos oriundos da freguesia de São Pio, cidade de Barcelona, reino de Catalunha. Tenho tentado decifrar um enigma pois na certidão de casamento de Margarida diz que é filha de Manoel Bertiagues e a mãe permanece a mesma (Rosa Roseil ou Rosella), o que me leva a supor que estivessem escondidos em Tomar, local onde Margarida casou e onde eram residentes. António Lopez Serrano era sargento artifice do Batalhão de Caçadores nº 2 acantonado em Tomar e ai conheceu Margarida. Já tentei recolher dados em Barcelona mas disseram-me que foi tudo queimado com a guerra e frguesias com o nome São Pio há muitas, no entanto ainda me falta tentar São Pedro de Puelles no centro de Barcelona. Se surgirem alguns dados agradeço que me contactes atraves do email de meu marido.
Saudações
Carmen dos Santos Pires

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#278795 | h.chaves | 17 giu 2011 00:20 | In reply to: #84026

Ricardo Frederico João de Vilardebó y Espina nascido em Barcelona em 1848, chegou a Portugal no sec. XIX.
Fixou-se em Évora onde casou com Maria Júlia Braamcamp de Matos em 20.06.1885

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#278801 | fertelde | 17 giu 2011 03:46 | In reply to: #95152

O dato pode ser interessante:
DRAGO - é uma planta arborea existente nas ilhas macaronésicas e em Socotora. Tem o nome de DRAGO nas ilhas Canárias, desconhecendo o seu nome nas outras ilhas macaronésicas.
A origem do apelido DRAGO pode ser das ilhas Canárias...

Cumprimentos,

Fertelde

Reply

Direct link:

RE: Catalães em Portugal

#278804 | LBonifacio | 17 giu 2011 09:29 | In reply to: #84026

Há ainda o caso dos Vilaret, oriundos da Catalunha e que vieram para Portugal no ínicio do Século XIX, estabelecendo-se na Freguesia do Cano, Concelho de Sousel, antes de se deslocarem para Lisboa.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 20 mag 2024, 23:46

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen