colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#85056 | Ribeira | 23 feb 2005 19:23

alguem me pode dar uma mão? obrigado

Reply

Direct link:

RE: colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#85080 | rafael | 23 feb 2005 22:53 | In reply to: #85056

Caro Ribeira
Tenho alguma coisa sobre -Colaços-de minha mulher, qDt, Maria da Soledade Teixeira Colaço, nat. de Almodôvar- mas de Colaços, da freg.de Santa Bárbara de Padrões.
Não prometo, mas pode ser que amanhã coloque aqui o que tenho, porque poderá ter interesse para mais confrades, que poderão contribuir com mais informação ou corrigir, se for caso disso.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Se fizer uma busca por autor : bernardo 2000 ; rafael mião; orgc; rgc; rafael; poderá aceder a tópicos e msg. minhas e de confrades que tratam de famílias que procura.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=21833

Reply

Direct link:

RE: colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#85129 | Ribeira | 24 feb 2005 16:26 | In reply to: #85056

Caro Rafael

Obrigado pela atenção dispensada e por quanto me poder facultar sobre estas duas familias, já que por ser iniciado, anda às escuras na Genea....

Bem haja!

Reply

Direct link:

RE: colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#85175 | Hilário Duarte | 25 feb 2005 09:23 | In reply to: #85056

Caro Ribeira,
Penso que o Sr. Doutor José Francisco Colaço Guerreiro, insigne jurista e notável notário, natural e residente em Castro Verde, pioneiro em Portugal da defesa do ambiente e do património, poderá dar-lhe uma preciosa ajuda. Por favor, procure o seu contacto na respectiva lista telefónica.
Cumprimentos,
Hilário Duarte

Reply

Direct link:

RE: colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#85179 | Ribeira | 25 feb 2005 10:49 | In reply to: #85175

Caro confrade

Agradeço a v. sugestão mas de facto foi a primeira pessoa com quem contactei.Todavia, apesar de ter manifestado muita simpatia e atenção, mostrou-se impotente para me abrir o caminho que nas trevas do conhecimento procuro abrir.

Grato pela V. amável ajuda

Ribeira

Reply

Direct link:

RE: colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#85227 | rafael | 25 feb 2005 21:18 | In reply to: #85080

Caro Ribeira

Segue a ascendência ( o que sei e tenho doc.º ) de minha mulher -Maria da Soledade Teixeira Colaço ( depois de casada adoptou Rafael Carvalho, mas com -de-que fez gosto em usar).
Era filha de ANTÓNIO BERNARDINO COLAÇO q. sg. e de Maria do Rosário Teixeira.

Obs: usarei a grafia actual, porque o apelido de meu sogro aparece -Collaço- e tb. aparece a forma -Colassa-fica a advertência para os outros apelidos que forem aparecendo. Aprecio mais como eles estão registados; e costumo acrescentar outros apelidos de uma mesma pessoa, quando os encontro em diferentes assentos paroquiais, ou em outros documentos e não tenha dúvida que se trata da pessoa em causa.

1-António Bernardino Colaço , nat. de Almodôvar 19.6.1874 e aí faleceu 19.10.1931. Fez parte da C.M.Almodôvar.

2-José Colaço Bernardino ( ou José Bernardino Colaço, como tb. aparece ) nat. de Almodôvar e tb. prop. rural . Casou em Almodôvar, 6.8.1873, com

3-Maria da Soledade ( ou Maria da Soledade Perpétua, embora não tenha encontrado o registo com este último apelido ). Nat. de Almodôvar

4-António Mestre Bernardino-comerciante e prop. rural ,nat.Almodôvar 10-7-1829 casou em Almodôvar 1.10.1849 com

5-Luisa Constantina do Rosário, nasc. 1825, porque tinha 24 anos quando casou )

6-Nicolau Mestre Caetano, nat. Almodôvar 15.12.1789 e fal. 30.4.1857.
Casou em Almodôvar 18.5.1837 com

7-Perpétua Maria Joaquina, nat. da freg. de Santa Cruz-Almodôvar. Fal. 22.5.1856

8-António Mestre Coelho ( frequentou o seminário e foi sargento incorporado na Legião Portuguesa sob o comando do Gen. Gomes Freire de Andrade, tendo feito a Campanha da Rússia. Era homem agigantado teve 15 filhos das suas três mulheres que ainda juntou à mesa. Era prop.º rural. A sua espada foi oferecida ao comendador Carrilho Vilhena, pelo meu sogro ).

Casou na Igreja da Misericórdia de Almodôvar 11.7.1822 com

9-Francisca das Chagas ,sua 3.ª mulher

10-Bartolomeu Dias. Casou em Almodôvar 4.9.1816 com

11-Constantina Maria, nat. de Almodôvar 7.12.1789

12-Miguel Mestre Caetano. Casou em Almodôvar 17.3.1769 com

13-Ana da Conceição do Rosário

14-Manuel da Silva, nat. da freg. de Santa Cruz-Almodôvar

15-Maria Joaquina, nat. da freg. de Santa Cruz-Almodôvar

16-Manuel Mestre, casou em Almodôvar 6.2.1774 com

17-Bernardina Maria, nat. da freg. de Santa Cruz-Almodôvar

18-José Fernandes

19-Josefa Colaço

20-José Dias ( de Mendonça , se calhar confusão minha, mas fica o registo ), nat. de Almodôvar

21-Maria do Carmo, nat. Almodôvar

22-Joaquim Mestre, nat. Almodôvar

23-Josefa Coelho,nat.Almodôvar

24-Caetano Mestre, nat. da freg. de Santa Cruz-Almodôvar

25-Maria Reveza

26-António Martins Serrano, nat. dea freg. de Santa Marinha-Barcelos,viúvo de Maria de Freitas , casou em Almodôvar 26.9.1745 com

27-Maria Mestra

32-João Mestre. Casou em Almodôvar 8.11.1744 com

33-Josefa Maria, nat. de Almodôvar

34-Manuel Afonso, nat. da freg. de São Martinho, termo de Ourique.Casou em Santa Cruz 13.10.1765 com

35-Maria Mestra , nat. dda freg. de Castro Verde ( ? )

36-Sebastião Guerreiro, nat. de Almodôvar

37-Mariana Inácia,nat. de Almodôvar

38-José Rodrigues, nat. de Almodôvar

39-Catarina Colaça, nat. de Almodôvar

44-André Guerreiro. Casou em Almodôvar com

45-Bárbara Mestra

46-João Coelho

47-Maria Guerreira

48-Manuel Revez

49-Constança Fernandes, da freg. de Santa Cruz

50-Manuel Revez

51-Catarina Estevens

53-Manuel Fernandes

54-Maria Mestra

64-Manuel Mestre. Casou .. .. 1710

65-Maria Guerreira, de Santa Clara-a-Nova-Almodôvar

66-Lázaro Guerreiro, da freg. de Santa Clara-Almodôvar

67-Sebastiana Guerreira, de Ferreira do Alentejo

68-Manuel Afonso casou 28.2.1740, em ?.....

69-Maria Mestra, freg. de Santa Cruz-Almodõvar

70-Pedro Mestre (?)

71-Margarida Reveza (?)

88-Manuel Fernandes

89-Mariana Guerreira

90-António Mestre

91-Bárbara Sarilha ( uma irmã desta, pelo mnos é da família tem vínculos de capela-Des. do Paço). A herdade dos Sarilhos, ainda hoje existe com este nome na freg. de Santa Clara-a-Nova e na fachada da igreja existe uma lápide alusiva à fundação da capela onde figura o apelido Rodrigues Guerreiro e o apelido Sarillha,dos fundadores e há tópico aqui no Fórum, sobre o assunto, mas terei de pesquisar, porque o coloquei há bastante tempo).

98-Caetano Mestre, nat. de Santa Bárbara de Padrões. Casou na ermida de São Pedro das Cabeças-Castro Verde 31.5.1705 com

99-Maria Colaça

182-Tomé Martins

183-Inês Vaz (?), não percebi bem o apelido, dos Sarilhos, freg. Santa Clara, termo de Almodôvar

196-Manuel dos Reis, do Monte dos Gatos-Castro Verde

197-Maria Mestra

198-Manuel Rodrigues Colaço, morador em Santa Bárbara de Padrões.
Estes Rodrigues Colaços, de Santa Bárbara de Padrões, mas com origem em Mértola, foram da nobreza local e desempenharam os cargos da governança.

199-Catarina Fernandes ( que, certamente, é Catarina Fernandes Lampreia ), da freg. de Mértola, que suponho ser filha do cap.-mor de Mértola ,Manuel Vaz Botelho ,e de s.m Catarina Mestra Lampreia, da freg de São Seb. dos Carros.

Há mais para colocar, mas agora fico por aqui. O que peço encarecidamente é quem souber complemente o que aqui deixo, informe, colabore, ou corrija, se for caso disso, porque não tenho a certeza absoluta se a Constança Fernandes referida e está bem documentada,será a que é filha dos indicados, como creio, porque tem toda a plausibilidade e a tenho como tal.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#170460 | fritz | 20 ott 2007 01:53 | In reply to: #85227

Já existe muito tempo que não vinha cá?
Mas o meu pai tem o apelido de Colaço (é um dos três apelidos, não o ultimo) e é originário de Monte Xerêz - Santa Cruz - Almodôvar; Este apelido é originário de minha bisavó Antónia Colaço (oralmente chamava-lhe colaça e como alcunha Frade, que era alcunha ou algo mais do seu pai), originária de Semblana/Graça de Padrões, que casou co António Martins da Silva residente em Monte Xêrez - mas originário de Graça de Padrões; que tiveram um filho António Silva (meu avô).
Não sei se é isso que procura,isto é ramificações da sua família.
Luís Silva

Reply

Direct link:

RE: colaço/almodovar e guerreiro/castro Verde

#171417 | FLMF | 31 ott 2007 19:17 | In reply to: #85179

Colaços em Almodôvar são muitos. António Cândido Colaço, vereador do município de Almodôvar, assassinado em 1997 no Gavião, Odemira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 giu 2024, 00:34

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen