Visconde de Amoroso Lima

This topic is classified in rooms: Títulos | Famílias | Direito | Brasil | Cargos

Visconde de Amoroso Lima

#85792 | falconete | 08 mar 2005 13:15

Caros Confrades

Alguém têm informações, sobre este título ?

O 1.º Visconde de Amoroso Lima foi Manuel José Amoroso Lima por Dec. 20-XII-1884. Quem é o actual representante Genealógico ?

Sei que a familia foi residir para o Brasil, e que teve um filho de nome Alceu de Amoroso Lima, que foi filósofo. Também existe uma senhora de nome Teresa, que foi ou é Abadessa do Mosteiro de S. Bento, no Rio de Janeiro.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#86130 | Gilson Nazareth | 13 mar 2005 23:55 | In reply to: #85792

Amigo
Vai,ai,o que tenho sobre os Amoroso Lima:
Manuel José de Amoroso Lima-Visconde de Amoroso Lima/decreto de D.Luiz de 20-12-1884.Nascido Ponte de Lima 20-04-1823 e f.Paris 12-02-1891.Filho de José Luiz Amoroso e Maria Antonia de Souza.Casado RJ 15-01-1853 com sua prima Maria José Castelões ,n.RJ 31-07-1835e falecida Petrópolis 21-03-1910.,filha de José Batista e Souza Castelõesn.Portugal e Francisca de Paula Cordeiro n.Itabira do Mato de dentro/MG.Pais de:
1-1-José Batista Amoroso Lima c/c/Paula Monteiro Nogueira da Gama.c.s.
1-2-Manuel José de Amoroso Lima c/c/Camila Peixoto da Silva.Pais de entre outros:
...2- -Alceu de Amoroso Lima(Tristão de Atahayde)Pensador e escritor católico,formado em direito.Nascido em chacara ,ao lado do rio Carioca,no Cosme Velho,em 11-12-1893.Casado Petrópolis 27/08/1918 com Maria Teresa de Faria,n.RJ 1899,filha de Alberto de Faria e Souza e Teresa de Almeida.
Pais de:
......3-1-Silvia de Amoroso Lima c/c/ Afranio Afonso Ferreira
......3-2-Lia Amoroso Lima (irmã beneditina)
......3-3-Paulo Alceu de Amoroso Lima
......3-4Luiz Alceu de Amoroso Lima
......3-5-Alceu de Amoroso lima Filho c/c/ Elza Rabelo(Porsguy??)
1-3-Casimiro Eugenio de Amoroso lima-solteiro
1-4-Maria do Carmo de Amoroso Lima c/c/ seu primo Manuel Amoroso de Mattos
1-5- Franciasca Julieta de Amoroso Lima c/c/Cipriano se Almeida Costa
1-6-Regina Carmelita de Amoroso Lima,n.1874,solteira
Com um abraço
Gilson Nazareth
PS De onde vc escreve?

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#86374 | falconete | 17 mar 2005 11:10 | In reply to: #86130

Caro amigo

Agradeço a sua resposta relativamente à questão colocada fórum.
pelo que me apercebo o actual representante será o filho ou neto de José Batista Amoroso Lima, c.c. Paula Monteiro Nogueira da Gama, pelo que peço o favor de me indicar os seus nomes, ou será o filho do Dr. Alceu Amoroso Lima, de nome Paulo Alceu de Amoroso Lima?
Estou a comunicar-lhe desde Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, província do Minho, no norte de Portugal.
Fico a guardar os seus esclarecimentos

Cumprimentos e um muito obrigado

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#86540 | Gilson Nazareth | 20 mar 2005 00:19 | In reply to: #86374

Amigo José Aníbal
Infelizmente a Genea não me avisa se me responderam,encontrei sua resposta procurando-a.
Até onde sei o José Batista é o primogenito.Sou cego em matéras nobiliarquicas
mas o atual presidente do CBG,Dalmiro Buys,é conheceor do assunto.Mais que conhecedor combate as "invenções" genealógicas tão comuns aqui.Ele pode lhe dar a informação exata com a autoridade do cargo e de sua luta por uma melhor imagem da genealogia brasileira em Portugal.
O Dalmiro,presidente do ColégioBrasileiro de Genealogia,é nosso colisteiro no Genea.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#86605 | falconete | 21 mar 2005 15:38 | In reply to: #86540

Caro Amigo

Obrigado pela sua resposta, mas por favor podia informar-me como faço para contactar o Dalmiro ? podia escrever-me para o meu e-mail, peço-lhe que contacte o Fórum para pedi-lo, uma vez que não se pode transmiti-lo por esta via.

Cumprimentos

José Aníbal Marinho Gomes

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#86672 | Gilson Nazareth | 22 mar 2005 15:56 | In reply to: #86605

Amigo
P.f.,procure no Google:Colégio Brasileiro de Genealogia,o Dalmiro é o presidente.
Abraço e boa sorte
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#159908 | g | 18 giu 2007 18:04 | In reply to: #85792

Manuel José Amoroso Lima, Visconde de Amoroso Lima, nasceu a 30 de abril de 1823 em Villa Velha, Ponte de Lima, Portugal. Casou em 19 de janeiro de 1853 no Rio de Janeiro - RJ - Brasil, com Maria José Castellões. Tiveram 7 filhos: José Baptista, Manoel José, Casemiro Eugênio, Maria do Carmo, Francisca Julieta e Regina.
Alceu Amoroso Lima era filho de Manuel José Amoroso Lima Filho e Camila Peixoto Silva
A abadessa do Mosteiro de São Bento, cujo nome de batismo é Lia, é filha de Alceu e Maria Thereza de Faria.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#236442 | amafbian | 13 ago 2009 22:47 | In reply to: #85792

Sou descendente do Visconde de Amoroso Lima.

Alceu Amoroso Lima, meu avô, teve sete filhos. Destes, 4 são homens. O mais velho, Jorge Alceu Amoroso Lima, é falecido. O segundo, Alceu Amoroso Lima Filho, é casado com Elisa Pougy Amoroso Lima, e mora em São Paulo, Brasil. Os mais moços são Paulo Alceu e Luiz Alceu.

As filhas mulheres são: Maria Helena (falecida), Silvia Amoroso Lima Affonso Ferreira (minha mãe, viúva de Afranio Affonso Ferreira) e Lia (Abadessa Maria Tereza Amoroso Lima, do convento de beneditinas de São Paulo).

Como estou com planos de ir a Portugal em dezembro próximo, gostaria de saber onde posso encontrar um parente. Sei que existem alguns em Ponte de Lima, mas não tenho contato com eles.

Grata,

Ana Maria Afonso Ferreira Bianchi
São Paulo, SP, Brasil

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#244761 | falconete | 22 nov 2009 21:16 | In reply to: #236442

Penso que em Ponte de Lima tem uns parentes de apelido Correia.
O Senhor Correia que tem um óleo do Visconde de Amoroso Lima, tem uma loja (drogaria ?) que vende máquinas, para jardinagem, etc.
Ao lado de um Café chamado Katekero. Em Ponte de Lim, há também um jazigo no Cemitério Municipal com as armas do Visconde.
Gostav de ter mais informções da descêndia do Visconde. Será que me pode indicar o seu e-mail?

Com os melhores Cumprimentos

José Aníbal Marinho

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Amoroso Lima

#248896 | Eduardo05 | 31 gen 2010 17:23 | In reply to: #85792

Caro senhor Falconete,
Sim, tenho informações a respeito dessa família, que é parente minha.
Na Revista Genealógica Brasileira,publicada em São Paulo, ANO IV, 2ºsemestre de1943, n.08, portanto, parecendo ser a primeira publicação que contém a descendência varonil dos viscondes de Amoroso Lima, em artigo, intitulado "A Família Cordeiro", de autoria de D. Marieugénia Catta-Preta de Faria, nas páginas 411-413, já que a genealogia examina a ascendência e os colaterais da viscondessa de Amoroso Lima, D. Maria José Castelões, se registrou a seguinte informação:
F6) D. Francisca de Paula Cordeiro, tendo enviuvado a 15-VII- 1830,comovimos acima, casou em segundas nupcias no Rio de Janeiro (Igreja da Candelária) a 13-VI-1833, comJosé Batista Martins de Souza Castelões, n.em São João Batista de Castelões, Braga, Portugal,em 1806, e + no Rio de Janeiro a 04-01-1878, filho de José (?) de Souza e de D.Maria Martins Viégas. Pais de:
N25) Antônio Romualdo Cordeiro Castelões, n.norio de Janeiro a 07-02-1834,eaí + a 10-07-1855, solteiro.
N26) MARIA JOSÉ CASTELÕES, viscondessa de Amoroso Lima (ver abaixo);
N27) Joaquim Bernardo Castelões;
N28) Maria Joaquina Castelões;
N29) Maria Eugénia Castelões;
N30) José Batista Martins de Souza Castelões Junior, e
N31) Maria Lídia Castelões.

N26) Maria José Castelões, viscondessa de Amoroso Lima (por casamento), n. no Rio de Janeiro a 31-07-1835 e + em Petrópolis a 21-03-1910. Foi casada no Rio de Janeiro (Igreja da Candelária) a 15-01-1853 com seu primo Manoel José Amoroso Lima,vioscondedeAmoroso Lima, por decreto de S.M.o Rei de Portugal, n. em Ponte de Lima, Portugal, a 30-04-1823,e + em Paris, França, a 13-02-1891, filho de Jose Luiz Amoroso e de D. Maria Antonia de Souza (esta era irmã de José (?) de Souza pai de José Batista M. de Souza Castelões).
Bn47) JOSÉ BATISTA AMOROSO LIMA (que segue abaixo);
Bn49) Manuel José Amoroso Lima (avô paterno de Alceu Amoroso Lima);
Bn50) Casemiro Eugénio Amoroso Lima (genealogista e quem coligiu dados do capitão-mor Roque António Cordeiro, tronco da genealogia ora parcialmente transcrita e publicada na referência acima);
Bn51) Maria do Carmo Amoroso Lima;
Bn52) Francisca Julieta Amoroso Lima, e
Bn53) Regina Carmelita Amoroso Lima.
N.B.: Note que se pula do Bisneto de número 47 para o Bisneto de número 49. Foi erro de impressão, muito provavelmente, na genealogia publicada.

Bn47) JOSÉ BATISTA AMOROSO LIMA n. no Rio de Janeiro a 24-12-1853, e +. Foi casado no Rio de Janeiro(Igreja da Glória) a 19-01-1884 com Francisca de Paula Monteiro Nogueira da Gama,também já falecida, filha de Romualdo Batista Nogueira da Gama e de D. Maria Custódia Nogueira da Gama. Pais de:
Tn77) Regina Amoroso Lima;
Tn78) Maria Amoroso Lima;
Tn79) MANOEL AMOROSO LIMA, n.a 20-02-1889,+ em 1918, solteiro;
Tn80) EDUARDO AMOROSO LIMA (que segue abaixo);
Tn81) Adelia Amoroso Lima,n.Minas a 14-09-1895, e + em 1921.
N.B.: Regina e Adelia foram casadas e deixaram descendência.

Tn80) EDUARDO AMOROSO LIMA, n. a 13-03-1893, casado a 27-12-1919 com Rita de Carvalho. Pais de:
Qn78) Maria José Amoroso Lima;
Qn79) GERALDO AMOROSO LIMA, n. a13-03-1923, menor;
Qn80) FÁBIO AMOROSO LIMA, n. 09-08-1924, menor;
Qn81) MANUEL AMOROSO LIMA, n. a 25-04-1927, menor;
Qn82) Marina Amoroso Lima;
Qn83) JOSÉ BATISTA AMOROSO LIMA, n. a 04-04-1931;
Qn84) CÂNDIDO LUIZ AMOROSO LIMA, n. a 29-09-1933, menor, e
Qn85) Beatriz Amoroso Lima.

Segundo a genealogia publicada, fica fácil identificar o representante genealógico do titulo de visconde de Amoroso Lima, que é GERALDO AMOROSO LIMA, nascido a 13 de março de 1923. Ignora-se, porém, se chegou à maioridade, se se casou, se teve filhos. De qualquer forma, seus irmãos Fábio, Manuel, José Batista e Cândido ficam na linha de sucessão da representação e, na falta destes, Maria José, Marina e Beatriz, sem contar que, na falta, ainda de todos esses filhos de Eduardo Amoroso Lima, ainda há suas irmãs Regina e Adelia. Portanto, conclui-se que o dr. Alceu de Amoroso Lima e sua descendência não são os imediatos sucessores da representação do viscondado de Amoroso Lima, conquanto não há de se falar em exclusão dessa linha, já que descendem de Manoel José Amoroso Lima.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Reply

Direct link:

Visconde de Amoroso Lima

#405702 | falconete | 23 lug 2018 14:54 | In reply to: #248896

Boa Tarde

Peço desculpa de só agora estar a responder à sua mensagem, mas não foi notificado do seu envio.
Agradeço as informações que me enviou, as quais são muito importantes para completar a descendência do 1.º Visconde.
Tenho pena é que não seja possível saber se o Geraldo de Amoroso Lima, foi casado e se teve descendência, pois assim completava-se ainda mais este título.
Já contactei o Colégio Brasileiro de Genealogia, mas não consigo obter mais informações, para além destas que me fez o favor de me enviar. Apesar de não estar muito familiarizado com o site, tentei pesquisar também no Family Search, mas não encontrei qualquer registo sobre os descendentes do Dr. José Batista Amoroso Lima (do seu filho Eduardo). Também fiz uma pesquisa, para ver se descobria qual a licenciatura do Dr. José Batista e qual a universidade em que tirou o curso. Também aqui fiquei em branco.
Ser+a que por acaso tem mais informações que possam completar a representação do Visconde?
Muito obrigadopela atenção e uma vez mais as minhas desculpas pelo atraso na resposta

Reply

Direct link:

Visconde de Amoroso Lima

#405715 | Jorge Resende | 23 lug 2018 21:45 | In reply to: #405702

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1097037 tif 1101 assento de batismo de MANUEL JOSE AMOROSO LIMA, decerto já do seu conhecimento

Reply

Direct link:

Visconde de Amoroso Lima

#405719 | falconete | 23 lug 2018 22:56 | In reply to: #405715

Boa Noite
Sim já conheço, de qualquer forma muito obrigado pela atenção.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 apr 2024, 17:54

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen