Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Confrades,
Procuro informações sobre a DESCENDÊNCIA (se a houve ...) de Bárbara de Almeida que pode ter nascido entre 1615 e 1635/40.
- Filha de Constantino Moreira de Castelo Branco [sobrinho do Desembargador do Paço Lourenço Coelho Leitão] e de Guiomar de Almeida (de Vasconcelos);
- Esta última das Escouras (?), e fª de de João de Almeida e de Maria Leitão, fª de Manuel Leitão, Abade de Vilar;
- João de Almeida era fº de Rodrigo de Almeida e Vasconcelos e de Maria de Barros, neto paterno de Luis de Almeida e Vasconcelos e Joana de Carvalho e neto materno de Manuel do Loureiro de Serpe e de Nicomédia Moreira].
Do marido de Bárbara, João Correia de Bulhões que foi Juiz dos Órfãos de Viseu, não se conhece a data de nascimento mas os seus 4 irmãos nasceram entre Agosto de 1615 e Maio de 1620. João era de famílias de Viseu, mas desconheço se Bárbara era também de lá.
Na Revista BA ano XXI n2 2ª série 1962, um artigo enumera uma Vereação desde 19/01/1716 com " ... Diogo de Seixas, Luis Correia de Bulhões (desde 31/01/1711), Brás Ferreira de Lemos e o Procurador António Correia." Será este um descendente de Bárbara e João? Haverá outros?
Um António Correia de Bulhões - pai de D. Marcelina Tomásia Joaquina Correia Bulhões (dita moradora ou natural de Povolide), e avô de Urbano António Silveira Bulhões e Vasconcelos, este último que casa em 1781 - contemporâneo (pai ou irmão) de Luis, será também descendente?
Em suma, lgum confrade que pesquise essas famílias tre-se-á deparado com esse casal Bárbara e João e/ou os seus (eventuais) descendentes ?
Os melhores cumprimentos.
VF
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Correcção:
- o Luis C. de Bulhões é que é pai ou irmão mais velho do António C. de B.
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caros Confrades,
Renovo o pedido de colaboração nestes grupos familiares, de acordo com os dados da mensagem inicial, em princípio relacionados com as Beiras (Viseu et aliae).
B.Pásboa a todos.
VF
Direct link:
Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caros confrades,
Renovo este pedido, remetendo ao texto explicativo da primeira mensagem.
Cumprimentos,
VF
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Exm.º Senhor
Apesar de não poder responder directamente à sua pergunta, encontro nos meus ancestrais um Mateus de Vasconcelos, natural do Couto do Mosteiro (concelho de Santa Comba Dão, distrito de Viseu) que teve uma filha natural em Isabel Francisca, solteira, a qual foi b. a 27.11.1687 em Tondela, de seu nome Maria Francisca. Uma filha desta foi Maria de Almeida, c.c.g. em Tondela.
Conheço os nomes de todos os ancestrais desta Maria de Almeida até pelo menos aos seus bisavós (à excepção dos pais de Mateus de Vasconcelos, que ignoro) e nenhum deles usou o apelido Almeida, levando-me a pensar que o teria adoptado da família de seu avô Mateus de Vasconcelos. Arrisco, assim, a hipótese de este Mateus pertencer a uma família que usasse os apelidos Almeida e Vasconcelos. Estará reacionado com os seus? Poderia mesmo ser, pela cronologia, filho de Bárbara de Almeida e Vasconcelos.
Com os melhores cumprimentos do
Jorge de Brito
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caro confrade,
Estou muito interessado em conhecer o que puder e quiser partilhar em relação a Maria de Almeida.
Desde já agradeço a sua pronta resposta.
VF
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caro Victor Ferreira
O que puder compartilhar com o Fórum fá-lo-ei com prazer, pois a genealogia é, para mim, tão somente uma distracção que muitas alegrias já me deu mas que infelizmente hoje, por razões diversas, está relegada para um 3º plano na minha vida...
Acerca de Maria de Almeida e da sua ascendência, eis o que sei:
1 - Maria de Almeida, b. a 24.11.1720 em Tondela. C. a 21.05.1753, em Tondela, c. Manuel Fernandes da Silva ou Manuel Fernandes Bichano, o Novo, n. em Tondela.
2 - Domingos Fernandes, n. em Tondela. C. a 15.06.1710, em Tondela, c.
3 - Maria Francisca, b. a 27.11.1687 em Tondela.
4 – Manuel Fernandes. C. a 08.05.1689, em Tondela, c.
5 – Maria Francisca ou Maria Antunes, b. a 05.05.1652 em Tondela.
6 – Mateus de Vasconcelos, n. no Couto do Mosteiro
7 – Isabel Francisca, solteira.
8 – Manuel Antunes
9 – Catarina Fernandes, f. a 28.06.1705 em Canas de Senhorim.
10 – António Jorge
11 – Maria João ou Maria Antunes, f. a 07.05.1662 em Tondela
12 – ?
13 – ?
14 – Belchior Domingos
Julgo que estes dados poucas dicas fornecerão para a hipótese colocada.
Penso que seria também importante localizar o lugar das “Escouras” (?). Quando se refere a Manuel Leitão, abade de Vilar, julgo ser a aldeia de Vilar de Besteiros, no concelho de Tondela, mas não conheço qualquer lugar naquelas bandas de nome Escouras, ou parecido.
Nos seus apontamentos encontrou algum Mateus de Vasconcelos?
Cumprimentos do
J Brito
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caro Victor Ferreira
Entretanto, ao ler as suas mensagens, reparei que neste ramo tem, também, o apelido Barros. Também eu descendo de uma família Barros daquela região, cujas gerações mais remotas que conheço são, precisamente, do actual concelho de Santa Comba Dão (freguesia de Treixedo), que mais tarde se fixaram em Cabanas de Viriato.
Eis a linha da qual eu descendo:
I - Catarina de Barros. C.c. Manuel Álvares; alfaiate.
Filho:
II - António Álvares, b. a 08.11.1612 em Treixedo. C. a 24.02.1653, em Cabanas de Viriato, c. Catarina João, f.ª de Cristóvão João e de Violante Afonso.
Filho:
III - Manuel Álvares de Barros, b. a 11.01.1654 em Cabanas de Viriato. C. a 23.08.1693, em Cabanas de Viriato, c. Domingas Antunes, b. a 01.06.1664 em Cabanas de Viriato, f.ª de João Pires e de Domingas Antunes.
Filho:
IV - António de Barros, b. a 17.06.1709 em Cabanas de Viriato. C. a 07.11.1745, em Cabanas de Viriato, c. Ana Martins, b. a 10.03.1714 em Cabanas de Viriato, f.ª de António Martins e de Maria Martins.
Filho:
V - João de Barros, n. em Cabanas de Viriato. C. a 02.02.1778, em Cabanas de Viriato, c. Maria de Campos, b. a 07.04.1750 em Cabanas de Viriato, f.ª de Manuel de Campos e de Jacinta Lopes.
Filha:
VI - Bárbara de Barros e Campos, n. a 04.12.1784 em Cabanas de Viriato. C. a 15.02.1813, em Cabanas de Viriato, c. António Simões, n. em Cabanas de Viriato, f.º de Manuel Simões e de Isabel de São José.
Filha:
VII - Ana Simões de Campos, n. a 14.03.1816 em Cabanas de Viriato. C. a 08.01.1840, em Cabanas de Viriato, c. João Pais de Figueiredo, n. a 30.04.1816 em Cabanas de Viriato, f.º de Inácio de Figueiredo e de Ana Pais.
Filha:
VIII - José Pais, meu trisavô, em cuja descendência não conheço o apelido Barros.
Nas “Ascendências Visienses” de Manuel Abranches de Soveral são tratados muitos Barros. Talvez lá encontre algo acerca dos seus.
Cumprimentos do
J Brito
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caro VF
Renovo a pergunta: encontrou algum Mateus de Vasconcelos nas suas investigações ou pode dar-me alguma "dica"?
O melhores cumprimentos do
Jorge de Brito
Direct link:
Maria e Mateus
Caro Confrade J Brito,
As minhas desculpas pela demora na resposta: estive ausente umas semanas.
Por partes:
. as Escouras é uma localidade da Freg. de Torredeita, a Sul do concelho de Viseu, muito próxima de Tondela. Já estabeleci contacto com o pároco da Freguesia que por sua vez conhece alguém que se dedica a esta hobby. Ainda não tive retorno, mas espero arranjar aí um interlocutor caso alguma linha das que procuro de facto se tenha aí radicado em descendentes. No entanto torço para que possa ter também informação que nos ajude a aumentar a informação sobre esses Almeidas e Vasconcelos;
. quanto ao 'Abade de Vilar', é uma das questões que me tenho posto: havendo tantos 'Vilares', qual deles será? A hipótese que põe é boa: é pelo menos a mais próxima. Se houvesse paroquiais para essa época (pouco provável ...) poder-se-ía confirmar. Mas nos documentos do cabido da Sé talvez se encontre qualquer coisa. Já tenho mais uma coisa para verificar quando puder ir a Viseu com tempo livre;
- especificamente quanto a Mateus de Vasconcelos, do Couto do Mosteiro - nasc. entre o segundo e o terceiro quartéis do séc. XVII -, nada sei. Não descortinei nada que corrobore ou negue a hipótese que põe sobre os dois nomes poderem andar juntos nos seus ancestrais mais atrás, o que é, como também sabe, mais que provável. Mas se der com ele, fique certo que lhe digo;
- a Maria de Almeida, infelizmente e até ver, é não só de um tempo cem anos posterior ao que pesquiso, quanto ‘não parece’ ligada a estes. E friso o ‘não parece’ porque, como sabe, amanhã podemos descobrir que afinal ‘é’ ...
O que descobri recentemente, por portas travessas, foi a descendência directa da minha Bárbara de Almeida e do João Correia de Bulhões. Dois filhos, o mais velho dos quais não esteve para seguir as pisadas do pai, do avô e do bisavô, e foi para a vida religiosa renunciando ao cargo de Juíz dos Órfãos no irmão mais novo.
O que se passou depois ainda não sei, mas desconfio.
Até ao próximo ‘dado novo’.
VF
Direct link:
Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caro JBrito,
Não tinha visto esta mensagem.
Sobre os Barros, há-os pelo menos por duas linhas:
- pela bisavó materna de Bárbara de Almeida, mãe de seu avô João de Almeida: curioso é nenhum dos pais ter o apelido Barros, nem os os avós e bisavós maternos ao que parece. Sobre o pai, só conheço o nome - Manuel Loureiro de Serpe - e sobre ele também ando à procura de informação. Nada encontrei ainda sobre 'Serpes'. É bem verdade que estamos a falar de meados de quinhentos, e aqui, ou há genealogias estabelecidas (Gayo, Alão, etc..) ou é uma dor de cabeça andar à procura de documentos de Cabidos de Sés, acrescido do facto de não fazermos a menor ideia da origem da maior parte dos indivíduos;
- a outra linha é 'atravessada': ainda não sei com certeza absoluta se essa minha gente é descendente do João Correia de Bulhões (o tal Juiz dos Órfãos, marido de Bárbara de Almeida) ou do seu irmão, Paulo Montez da Fonseca (é mesmo assim, com nomes completamente diferentes, o primeiro do lado materno, o segundo do paterno ...). E 'atravessada' por os ancestrais da esposa dese Paulo (Dionísia de Castro) serem do tronco dos Barros de Viseu, de onde saiu o grande João de Barros (das Décadas da Ásia), filho fora do casamento de um seu sexto avô paterno, Lopo de Barros.
Esse Lopo de Barros não era de Viseu, mas de Braga e veio casar em Viseu. O que não sei é se apenas desde essa época (1480-1490) é que existem Barros em Viseu. Tenho que me aplicar mais no FG e no AM ... quando houver tempo ...
Não estabeleci ainda nenhuma ligação entre essas duas linhas mas parece bastante provável, pelo menos a partir dauqele período.
Tenho algumas informações sobre esses Barros mas para épocas anteriores a seiscentos, sem estabelecimento da ligação que possa dar a Catarina, simplesmente porque era uma época que já não me interessava. Mas pode procurá-las na Revista Beira Alta ao longo de várias intervenções de Lucena e Valle e outros (como deve saber). A BN tem a colecção completa, mas a Hemeroteca de Lisboa, ali do outro lado da rua, em São Roque/Santa Casa de Misericórdia, tem uma colecção razoável de números (interrompida em 1974: porque será?...) e retomada uns anitos mais tarde.
Cumprimentos
VF
Direct link:
RE: Maria e Mateus
Caro Victor Ferreira
Fico, então, na esperança de um dia "tropeçar" neste Mateus de Vasconcelos...
Cumprimentos do
Jorge de Brito
Direct link:
Serpe
Caro Victor Ferreira
Encontro-me de férias e não tenho, comigo, o meu material genealógico.
Recordo de memória, porém, quanto a Manuel Loureiro de Serpe, que este último apelido surge em pedra-de-armas em Viseu, na Casa do Cruzeiro, junto à quinta do Fontelo, que foi recentemente propriedade do Visconde de Rio Torto.
Poderá encontrar a descrição desta complexa pedra-de-armas no "Tombo Heráldico de Viseu", de Armando de Mattos.
Os melhores cumprimentos do
Jorge de Brito
Direct link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Caro J. Brito,
eu também descendo de João Pires e de Domingas Antunes. Pode revelar mais algum detalhe sobre este casal e sua ascendência?
Cumprimentos,
Carlos Peixeira
Direct link:
João Pires / Domingas Antunes
Caro Carlos Peixeira
Antes de mais, lamento a demora na minha resposta mas os muitos afazeres da minha vida profissional e pessoal têm-me impedido de participar neste fórum com a regularidade que desejava.
João Pires e Domingas Antunes casaram a 10.07.1661 em Cabanas de Viriato. Ele era f.º de Pedro Jorge e de Maria Dias, a Velha, e ela de António Antunes e de Maria Álvares. Desconheço mais dados da sua ascendência, mas gostaria de conhecer a descendência.
Por isso, se assim entender contacte-me para o e-mail jbmbrito(arroba)gmail(ponto)com para trocarmos os dados relativos às linhas de que cada um de nós descende.
Cumprimentos
Jorge de Brito
Direct link:
RE: João Pires / Domingas Antunes
Caro Jorge de Brito,
enviei-lhe um email sobre o assunto.
Cumprimentos,
C Peixeira
Direct link:
RE: Maria e Mateus
Padre António Correia de Bulhões e Vasconcelos, abade que foi da igreja de Carvalhais, S Pedro do Sul, faleceu aos 14 de Agosto de 1749, pelas 11 horas da manhã, filho de João Correia de Bulhões , natural e morador que foi na cidade de Viseu e de D. Bárbara de Vasconcelos Pereira, natural do lugat de Escouras, freguesia de Torredeita. No assento de óbito ainda é dito: "'E por ele seu sobrinho o Padre António da Silveira Pinho de Bulhões
ReplyDirect link:
RE: Almeida/Vasconcelos/Leitão/Serpe/Barros séc XVII
Existe no concelho de S. Pedro do Sul, muitos filhos da freguesia de Carvalhais, não só, de apelido Barros.
ReplyDirect link:
Outras questões nas Terras de Lafões
Caro/a participante N. (?),
Grato pelas mensagens.
Já conheço o registo há algum tempo. Um confrade fez-me o favor de o reproduzir nestas páginas. O que não tenho ainda é a confirmação da filiação do tal 'Padre António da Silveira Pinho de Bulhões'.
Mas se conhece alguma da história das terras de Lafões, talvez pudesse ajudar-me em outra dúvida, esta que está descrita nesta outra mensagem - sobre as origens familiares de Pero Fernandes de Torres e de Isabel Montez, e consequentemente dos seus filhos Manuel Ribeiro, Gaspar da Costa, Jorge Montez da Fonseca, etc... - que peço a sua paciência de ler:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=174183#lista
Cumprimentos, mais uma vez grato pela atenção, e as minhas desculpas por não o/a tratar pelo nome, uma vez que esqueceu-se de assinar.
Victor Ferreira
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 nov 2024, 22:37