Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?
This topic is classified in rooms: Formação
Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?
Caros Confrades:
Será que por volta do ano de 1825 já haveria alguma universidade de Direito em Lisboa?
Pois o meu 3 avô Frederico Justiniano de Sousa e Castro era advogado e não aparece nas listas de estudantes nem nos verbetes da Univ. de Coimbra.
Sei que morou em Lisboa com os pais.
Ou será que nessa altura para se tirar o curso de Direito não era necessário frequentar a Universidade???
Cumprimentos,
Aníbal Teixeira
Direct link:
RE: Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?
Caro Aníbal Teixeira
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa foi criada durante a I República, por volta do ano de 1913 (não tenho neste momento o ano certo). Uma coisa é certa nop século XIX não havia nenhuma Faculdade de Direito em Lisboa.
Só se tirava o curso de Direito (como Bacharel ou Doutor) na Universidade de Coimbra, sendo este obrigatório para o exercício das funções jurídicas.
Com os meus cumprimentos,
Pedro Caridade de Freitas
Direct link:
Caro Anibal Teixeira,
Sugiro que consulte na Torre do Tombo os índices da "Leitura de Bachareis" ordenados alfabeticamente. No caso de encontrar o processo do seu antepassado certamente ficará elucidado sobre a sua formação académica e eventualmente sobre o seu percurso profissional.
Boas Pesquisas,
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
Caros Confrades
Atenção que a "Leitura de Bachareis" só vale a pena ser consultada para pessoas que seguiram, ou pensavam seguir, carreira na magistratura; não parece ser esse o caso apresentado.
Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto
Direct link:
Caro Paulo Alcobia Neves
Já consultei a obra que cita. Infelizmente nada refere em relação ao percurso profissional da pessoa que procurava, quer fazer o favor de me sugerir onde mais posso pesquisar? Estamos a falar de 1824/1825, data em que apresenta a habilitação para os lugares de Magistratura.
Obrigada e desculpe invadir este "tópico"!
Stella
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 21:42