Familia Catarino
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Familia Catarino
Olá a todos.
Não sou um entendido nem tenho tempo para pesquisar o meu nome de familia. No entanto este site criou em mim uma curiosidade que me leva a lançar um pedido de ajuda.
Sei apenas que o meu avô paterno era de Sines. Não tenho absolutamente mais informação nenhuma nem sequer do meu bisavô. No entanto dectectei alguns Catarinos no districto de Castelo Branco. Como poderei obter mais informações ? por onde começar ?
Direct link:
RE: Familia Catarino
Tempo é qualquer coisa de que vai precisar se a genealogia se transformar num hobby! Mas não é diferente de todos os outros hobbies: quando há tempo e pachôrra, dedicamo-nos a eles, quando não há...
Bom! Primeiro passo: se pedir uma certidão de casamento dos seus pais, encontrará lá a informação de que precisa para começar: o nome dos seus avós e (em princípio), os repectivos locais de nascimento. A partir daqui, dependendo da época em que eles nasceram, uma de duas: ou precisará de novas certidões de nascimento ou os registos já estão nos arquivos distritais. Até à criação do Registo Civil (1911), todos os nascimentos, casamentos e óbitos eram registados nas igrejas e de acordo com uma lei de 1915, todos os registos das igrejas com mais de 100 anos deviam ser remetidos aos arquivos distritais. Em resumo é assim: se os seus avós nasceram depois de 1911, tem que pedir certidões nas respectivas conservatórias. Se nasceram entre 1900 e 1911, os registos tanto podem (já) estar nas conservatórias como nas igrejas. Se nasceram antes de 1900, em teoria, já estão nos arquivos. Claro ou confuso?
Direct link:
RE: Familia Catarino
Muito obrigado pela ajuda. Tempo esse nosso amigo... Penso que depois de me iniciar não vou querer parar. Deste modo vou poder localizar os meus antepassados muito fácilmente, no entanto falta qualquer coisa...
Como foram os meus antepassados durante a vida?, o que fizeram?, qual a profissão?, enfim, a vida real. Imagine esta situação, se eu quizer saber qual o grau académico de algum dos meus antepassados onde poderei pesquisar?, em suma existem mais fontes ?
Muito agradecido,
Pedro Catarino
Direct link:
RE: Familia Catarino
Fontes, há muitas, depende do que pretende. Se as buscas em que se interessa são para além de cem anos terá de procurar na Torre do Tombo ou nos Arquivos Distritais, se são mais recentes terá de recorrer ao registos de baptismo, casamento ou óbito nas respectivas freguesias.
Sugestão, comece pelos pais e encontrará os avós e assim sucessivamente.
Para o que estiver ao meu alcance estou à disposição.
Desculpe a pergunta, o seu Pai chama-se Luciano?
Cumprimentos.
A. Correia
Direct link:
RE: Familia Catarino
Olá Pedro. Sou brasileiro. Tenho um tio com sobrenome Catarino. Ele é português. O nome dele é Antonio Ramos Catarino, nasceu no dia 15/08/1926, filho de José Catarino e Conceição Carvalho Catarino. Ele nasceu em Sobreiro, Freguesia de Sebal Grande, Concelho de Condeixa-a-Nova. Veio para o Brasil com 12 anos, junto com os pais. Pelo que sei ele deixou uma irmã em Portugal.
ReplyDirect link:
RE: Familia Catarino
Caro Pedro,
Se por acaso os seus Catarinos forem do Concelho de Vila de Rei, recomendo-lhe o livro do Padre José Maria Félix, intitulado "Vila de Rei e as suas gentes". Para qualquer contacto pode utilizar o meu email jpan@clix.pt
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: Familia Catarino
Curiosamente ,interesso-me,recentemente, poreste assunto,tendo a intenção de o investigar nos próximos tempos. A minha família paterna é de Mação,pertencendo,portanto,a Castelo-Branco,mas lembro-me de ouvir o meu pai referir uma difusão de parentes quer pela zona de Alenquer,quer pelo Alentejo e Algarve. Aliás eram famílias de numerosos irmãos,e aida recordo a quantidade de primos e primas ,de todas as idades, que se nos dirigiam quando, muito crianças, por lá passámos.Lá existe ainda,por exemplo, a "Farmácia Catarino".Prometo vir aqui, no fórum,deixar alguma descoberta útil que faça, mas peço-lhe que,se possível, também partilhe comigo alguma nota que me possa dizer respeito.Já seguiu o conselho de leitura do livro relativo a Vila de Rei? Onde obter esse livro?
Sempre ao dispor,
Mecat
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro Mecat.
Sou filho de Maria da Graça Trindade da Silva Catarino, nascida em Alcobaça, neto materno de Hermenegildo da Silva Catarino, nascido em Mação, filho este de Manuel da Silva Catarino, Comerciante estabelecido em Mação e de lá também oriundo, assim como todos os seus ascendentes até ao século XVII. A Farmácia Catarino pertencia ainda nos anos setenta a Emanuel Catarino que também foi Presidente da Câmara.
Com os meus cumprimentos,
António Pedro Catarino de Sottomayor
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro António Pedro
Muito obrigada pelas indicações que disponibilizou.Parece-me que o que procuro nos é,de certa forma, comum: o meu avô paterno era Matheus da Silva Catharino (não se admire porque ,quando nasci,o meu pai já tinha uma bastante provecta idade) ,e as pessoas que refere parecem-me ser, de facto,meus parentes. Refere "os ascendentes até ao séc. XVll ...".Acaso tem já dados concretos relativamente a isso? Em caso afirmativo,figura lá este Matheus?
Obrigada pela sua disponibilidade
Mecat
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro amigo, ou parente !
Chamo-me António Pedro. Qual o seu nome ?
A minha ascendência directa "Catarino" de Mação, de facto, já a tenho toda levantada dos arquivos paroquiais que existem na Torre do Tombo. Não tenho conhecimento de nenhum Matheus, mas devo-lhe referir que ainda só procedi à averiguação da ascendência directa e não dos ramos colaterais onde, decerto se encontrará esse seu avô, dado que o apelido em Mação começou com António da Silva, "Catrino" de alcunha, e dele se originaram vários ramos.
Um abraço,
António Pedro
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro António Pedro
Estou muito grata pela sua pronta resposta. O meu nome é Maria Emília, o apelido,como imaginará, Catarino . Conto poder consultar, em breve, os arquivos do Tombo. De facto, o meu avô paterno, de nome Matheus, situa-se longe no tempo,pois o meu pai (Luís J. da Silva Catarino)foi o filho mais novo e tardio do casal,sendo eu própria também a filha mais nova e muitíssimo tardia do meu pai.Assim sendo ,o meu avô Matheus deverá ter nascido em meados do séc. XVlll, em Mação, onde ,suponho , seria, de facto, comerciante. Julgo não estar enganada quando recordo ouvir dizer, a meu pai, que uns tios (ou primos?) possuíam uma farmácia em Alenquer ( a de Mação é posterior e o seu proprietário - Emanuel Catarino- seria primo de meu pai ,e também referido por ele nas suas conversas). Decerto ,investigando, lá iremos encontrar o meu avô como tio de algum seu trisavô...
Cumprimentos (parentais ?)
Maria Emília
Direct link:
RE: Familia Catarino
Cara prima Maria Emília.
Assim, sim, é um prazer conhecer (nem que seja desta forma apenas literal), mais uma prima dos muitos familiares de que Mação é fecundo ! Ainda lá continuamos a ir "em romaria" todos os dias 1 de Novembro.
Neste momento estou a investigar com mais pormenor toda a família da minha mãe, com o objectivo de lhe oferecer neste aniversário uma árvore genealógica por mim pintada, a qual ela há muito reclama !
Dessa forma estarei em transito entre os arquivos de Leiria e Torre do Tombo, em finais deste mês, princípios do próximo. Se lhe puder ser útil, diga.
Cumprimentos parentais, indubitavelmente,
António Pedro
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro e inesperado primo
Este nosso encontro virtual foi muito frutuoso para mim.Agradeço vivamente a sua disponibilidade.Conto,como disse,visitar brevemente a Torre do Tombo.Estarei ausente de Lisboa nos próximos dias ,mas, quando estiver de volta, procurarei passar à acção.
A Mação não voltei desde os quatro anos,embora prometa a mim mesma uma visita em cada verão que vai surgindo.Quem sabe,neste.
Desconhecia essa história de "Catrino".Sabe, acaso a origem,o sentido dessa alcunha? Tudo o que sejam histórias relacionadas me interessam muito,gosto de reconstituir cenários e vivências. Se souber alguma...
Mas receio já o ter ocupado demasiado. Termino com o meu renovado agradecimento e inteira disponibilidade (bem sei que mínima dada a diferença abissal de conhecimentos na matéria...). Obrigada e até um dia destes.
Maria Emília
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro António Pedro
De volta a Lisboa,aguardo o envio de uma certidão que irá permitir o início das minhas pesquisas. Enquanto isso,resolvi usar a sua simpática disponibilidade e perguntar-lhe se ,durante as "démarches" que pretendia fazer para completar a árvore genealógica da sua mãe,"tropeçou" ou não com o meu avô Matheus (ou com algo ou alguém a ele ligados e que me possam interessar).
Os meus agradecimentos e saudações muito cordiais
Maria Emília
Direct link:
RE: Familia Catarino
Cara Maria Emília.
Lamentavelmente, tive uns pequenos contratempos, razão porque ainda não realizei a prevista pesquisa, adiando-a por mais um mês, sensivelmente, razão porque ainda não tenho nada de relevante a dizer-lhe nesse particular.
Entretanto, falei com a minha mãe sobre este nosso "encontro" via net, e ela procurou nas suas memórias, referindo os nomes de alguns "Luis" e de uma Maria Emília, nossa prima, madrinha de meu tio Afonso Catarino, a qual, óbviamente não poderia ser, por já ter falecido... Mateus não lhe disse nada, e o único que não ficou bem referenciado foi um tal "Dr. Catarino", de quem o meu avô falava, dizendo que também era da família, que fora Padre, e deixara a vocação para casar com uma sra. de que não sabemos o nome. Esta história é-lhe de alguma forma familiar ?
Com os meus cumprimentos,
António Pedro
Direct link:
RE: Familia Catarino
Estimado António Pedro
Não pude deixar de sorrir ao ler o seu e-mail:por muito curioso que pareça,esse tal "Dr. Catarino" ,de quem a sua mãe e o seu avô falam, é nada mais nada menos do que o meu pai...Assim sendo, a madrinha de seu tio deveria ser a sobrinha de meu pai,também ela Maria Emília de seu nome.É claro que é uma história curiosa ,meu pai falava nisso, mas não sou filha da senhora que refere e nasci muito posteriormente,quando o meu pai já tinha ultrapassado os sessenta anos.Dada a distância temporal que me separa de todas essas personagens,conheço mal ,porém,as características ,os laços,as circunstâncias da vida de quem ,por outro lado, me está tão próximo parentalmente e, por isso mesmo ,me suscitam tanta curiosidade.
Os meus cumprimentos,
Maria Emília
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro António Pedro
Falando em Catarino, sendo Sottomayor, lembra-me Moreira da Maia... É do Mosteiro?
cmptos,
M.Magalhães
Direct link:
RE: Familia Catarino
Cara prima,
O mundo é um ovo !
Meu avô Hermenegildo dava-se muito bem e era bastante amigo do seu pai Luís, o tal "Dr. Catarino".
Sempre referiu serem primos, embora um pouco afastados.
Vou falar com a minha mãe, e pode ser que ela me dê mais algum dado relevante.
Já agora, e correndo o risco de esquecer as boas regras conduta social, posso perguntar-lhe a idade ?
Os meus cumprimentos,
António Pedro
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro M. Magalhães
Os Sottomayor Muito Nobres do Mosteiro são efectivamente meus parentes com algum grau de afastamento, embora eu os conheça relativamente bem, nomeadamente ao Arq. Duarte Nuno Sottomayor.
Desse modo, e respondendo no concreto à sua pergunta, não pertenço efectivamente à linha da Casa do Mosteiro.
O meu ramo provém dos Sá Sotomayor de Braga.
Os meus melhores cumprimentos,
António Pedro de Sottomayor
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro A.P. Sottomayor
Estou esclarecido. Acontece q. na Maia vive um mto.conhecido Dr. Catarino, médico e político, o único q. afastou temporariamente da presidencia da câmara daquela cidade, o Dr. Vieira de Carvalho. Falando deste nome, pensei que fosse filho do Carlos Sottomayor, irmão do Arq. Duarte Nuno. Ligeira e não grave confusão... grato pelo esclarecimento.
cmptos,
M.M.Magalhães
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro António Pedro:
Regozijo-me francamente com a indubitável conclusão de que já comecei a encontrar parte do que procurava :estas pequenas referências do seu avô Hermenegildo , guardadas na memória da sua mãe.
Quanto à sua pergunta,caro e jovem primo,há já algum tempo vou navegando naquela "casa" difícil para todos nós,timoneiros da vida,que é a dos cinquenta.E como poderia ser de outra forma,sendo filha de tal pai?!...
Aguardo notícias e cumprimento-o com simpatia,
Maria Emília
Direct link:
RE: Familia Catarino
Cara Maria Emília.
Falei com a minha mãe, que tudo achou deveras curioso acabando por ficar um pouco mais receptiva ao fenómeno Internet pois, com os seus 77 anos, ainda considera um perigo estas "invasões" da privacidade !
Relembrou de novo o que já concluíramos, apenas acrescentando que aquela Maria Emília Catarino que foi madrinha de meu tio Afonso, pertencia ao ramo que vivia em Envendos, perto de Mação, tinha por pai um outro Luís Catarino e um irmão a quem chamavam "Chico" Catarino, que parece era médico.
Quanto ao seu pai, embora o meu avô se desse muito bem com ele, a restante família evitava falar dele, pois para a época era "um grande pecado" largar a vocação religiosa para abraçar a vida temporal por motivos amorosos!
Os meus cumprimentos,
António Pedro
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro António Pedro
Quero agradecer,através de si, à sua mãe por essa tentativa de rebuscar ,na memória, tempos idos. Todos sabemos como são verdadeiras as suas observações em relação às mentalidades e à revolução que, apesar de tudo, se foi fazendo a esse nível.Felizmente que ,apesar de tudo ,nós,os filhos,não sentimos as repercussões (e por que haveríamos de sentir?),nem na família nem na população de Mação(então pequena vila),quando lá estivemos,em crianças.Pelo contrário , atrai-me a singularidade da situação,que bem compreendo e até admiro.Talvez por conhecer tão bem a personalidade forte,impulsiva e intensa de meu pai,que ,felizmente, aliava essas características sensitivas e humanas a uma inteligência notabilíssima e a uma cultura admirável, que o levaram sempre a colocar as suas convicções à frente dos seus interesses.
As outras pessoas que refere, meus primos directos, conheci-os bem ,apesar da diferença etária.O"primo Chico",de quem o meu pai gostava muito e que retibuiu sempre esse afecto,já faleceu há muito e a Maria Emília,(responsável involuntária deste meu nome)também há já uns dez anos.Ambos foram padrinhos de casamento de uma das minhas irmãs.A morte dos nossos antepassados comuns e a vida divergente, mesmo a nível de residência,afastou os descendentes desses dois irmãos (ambos Luíses devido a uma promessa de minha àvó) e não facilita a minha reconstituição da história familiar -quer a nível narrativo,quer documental(fotos antigas,etc.) .De qualquer modo,devo sublinhar que a minha pesquisa,ainda que passando por estes familiares mais próximos ,pretende sobretudo ultrapassá-los:sabe,"bichinhos " que ficam da formação em História...
Desculpe,sem dar conta ,deixei alongar este palavreado.
Mais uma vez,os meus cumprimentos e o meu obrigada.
Maria Emília
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro António Pedro,
Permita-me uma pequena correcção. O Mosteiro apenas pertence à última geração da por si citada Muito Nobre Família Sottomayor. Ou seja, este mosteiro era pertença dos sogros de D. Carlos Sottomayor, irmão mais velho do Arq. D. Duarte Nuno Sottomayor. Hoje, o Mosteiro está dividido em dois, metade é da Sra. D. Joana Van Zeller e a outra metade, de sua irmã, Sra. D. Conceição Sottomayor. A família destas senhoras é Magalhães da Motta.
Um abraço,
josé pedro
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro apsotomayor
Minha a família é oriunda de Alcobaça, nomeadamente da Freguesia de Alfeizerão, nos ascendentes tenho uma Ana Catarino cc Luís dos Santos, cuja filha casa em 1852 na Cela.
Não sei se terá alguma coisa em comum com a sua família.
Agradeço a sua Colaboração
Direct link:
RE: Familia Catarino
Susana Leão.
Infelizmente nada devem ter a ver, uma vez que os "meus" Catarinos só chegam a Alcobaça nos primeiros anos do século XX, através do meu avô Hermenegildo da Silva Catarino (natural de Mação-a família é daí, havendo registos que remontam ao século XVIII) que foi então chefiar a Estação dos Correios de Alcobaça. Casou em 1920 com uma funcionária da mesma instituição, minha avó Ilda, a qual pertencia a familias de Alcobaça e Nazaré: Pereiras da Trindade, e Martinho dos Santos.
Lamento não ser de maior ajuda, mas disponha sempre,
António Pedro de Sottomayor
Direct link:
RE: Familia Catarino
Boa noite, desejava saber alguma informação sobre os Catarinos da vila de Cardigos concelho de Mação.Desde já o meu obrigada.
Luis Catarino
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caro Luis Catarino.
Decerto seremos aparentados, resta saber como. Até onde já investiguei, a varonia dos Catarinos de Mação chega a António Cristovão, casado na década de 20 do século XVII com uma Catarina, que tiveram um filho chamado Diogo Fernandes Ledo.
O apelido de Catarino proveio de alcunha em princípios do século seguinte.
Quais são os antepassados mais antigos que conhece ?
Curiosamente, na minha família existiram e existem ainda alguns primos de nome próprio Luís.
Ao dispor,
António Pedro Catarino de Sottomayor
Direct link:
RE: Familia Catarino
Caros Confrades,
Agradeço qualquer informação relativa aos seguintes indivíduos:
- Joaquim ALVES CATARINO, natural de Sobreira Formosa - Proença-a-Nova, (terá nascido por volta de 1870), filho de Manuel ALVES CATARINO e de Joaquina de MATOS.
Casou com Justina RIBEIRO VAZ, filha de José RIBEIRO e de Luísa RIBEIRO VAZ.
Supostamente, seriam todos de Sobreira Formosa.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Familia Catarino
pedro catarino,
Considerando q possa ter havido um erro do escrevente, mando-lhe a informação abaixo sobre o filho de um CATHERINO.
JOSÉ GOMES RIBEIRO(1822-1866).Natural de Fonte Boa, Concelho de Esposende, no Arcebispado de Braga.
Filho de Pedro Gomes Catherino e Maria Gomes Ribeiro.Casou em Niterói-RJ na tarde de 21/06/1856. Casou em Niterói-RJ na tarde de 21/06/1856 Foram testemunhas do casamento: José Câncio Pereira Soares e Ignácio Miranda de Freitas.
José faleceu em 10/01/1866 na idade de 44 anos, sendo enterrado no Cemitério da Venerável Ordem Terceira da Penitência no Rio de Janeiro. Na época do falecimento de José, o casal morava na Rua do Gragoatá 27 em Niterói-RJ.
FREDERICO/RIO/BRASIL
Direct link:
RE: Familia Catarino
Existe um documento no TT - 32 PT-TT-RGM/L/305773 Documento Simples José Alves Catarino 24/03/1893 - Proença-a-Nova - Poderá eventualmente tratar-se de um familiar. Se ajudar ...aqui fica.
Cumprimentos.
HMRB
Direct link:
Familia Catarino
Caro Luis P.Calhau
Só hoje, 12 de Abril de 2016, é que li a sua pergunta sobre Joaquim Alves Catarino (nos documentos da época "Catharino") e venho informa-lo do seguinte, se é que ainda vou a tempo:
- Este senhor, meu tio avô, era filho de Manuel Alves Catharino e de Joaquina de Matos, como diz, mas nasceu no Pergulho, uma pequena aldeia da freguesia e concelho de Proença-a Nova e casou para a Pucariça, uma aldeia a pouco mais de 1km de Sobreira Formosa. Tinha 5 irmãos Luis, meu avô, Maria do Rosário, José, Manuel, que foi padre e escreveu a monografia do concelho de Proença-a.Nova, e Francisco que morreu novo.
Teve 7 filhos, 29 netos, 43 bisnetos, imensos trinetos e tetranetos.
O casal Manuel Alves Catharino e Joaquina de Matos tinham, em Fevereiro de 1996, 510 descendentes directos, dos quais 6 eram pentanetos, e, depois disso já nasceram algumas dezenas mais.
Espero que tenha sido útil este meu esclarecimento.
Cumprimentos,
L.Catarino.Tavares
Nota: A partir de meado dos anos vinte deixou de se usar o hagá no apelido Catarino.
Direct link:
Familia Catarino
Caro parente L. Catarino Tavares,
Foi com enorme satisfação que recebi a sua resposta à questão que coloquei haverá cerca de 8 anos. Agradeço, deste modo, todos os seus esclarecimentos, não obstante o facto de, na presente data já ter conseguido reunir mais alguns elementos sobre Joaquim Alves Catarino, meu trisavô, irmão do seu avô Luís Alves Catarino que, se não estou equivocado, foi casado com Maria da Conceição e teve, pelo menos, uma filha chamada Maria da Conceição Alves Catarino que, por sua vez, foi casada com António Martins Morgado, com descendência.
Na verdade, tinha conhecimento de que o padre Manuel Alves Catarino, irmão do meu trisavô Joaquim Alves Catarino, teria sido o autor da monografia do concelho de Proença-a-Nova, obra que tenho o prazer de possuir e na qual consta uma fotografia do autor. Desconhecia, contudo, que além de Manuel, Luís e José, ainda teriam existido mais os irmãos Francisco e Maria do Rosário. Curiosamente, a minha bisavó chamava-se, precisamente, Maria do Rosário.
Consegui investigar e desenvolver a linha ascendente de Joaquim Alves Catarino até aos respectivos trisavós. Disponho, deste modo, de elementos adicionais e algumas “estórias” que gostaria de partilhar consigo, pelo que aproveito para sugerir que me contacte através do meu email:
alengenea arroba gmail ponto com
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Familia Catarino
Olá, meu nome é Ricardo Catarino, sou da zona de Alenquer, meu avó chamava-se Francisco da Silva Catarino. Só sei q sempre viveu em Alenquer. Infelizmente já nao lhe posso perguntar nada pois faleceu qdo eu tinha 18 anos. Estará relacionado com os Catarinos de Mação?
ReplyDirect link:
Familia Catarino
Cara Prima.
Após 17 anos de ausência, venho tentar perceber se este canal de comunicação ainda está activo.
Bjs e Bom Ano de 2020!
António Pedro Sottomayor
Direct link:
Familia Catarino
Olá Ricardo.
O seu bisavô penso que se chamava José Adriano e era farmacêutico em Alenquer. A minha bisavó chamava-se Filomena e era irmã do José Adriano. Somos, portanto, primos em 3º grau.
A família tem as suas raízes, de facto, em Mação, pelo menos desde finais do século XVI.
Se tiver oportunidade, gostaria de poder actualizar o seu ramo com informações dos seus avós, pais e irmãos, se for o caso.
Um abraço, e Bom Ano de 2020!
Direct link:
Familia Catarino
Olá António, o pai do meu avô pelo que sei chamava-se José de Oliveira Catarino.
ReplyDirect link:
Familia Catarino
Boa tarde Ricardo.
Nesse caso terei sido induzido em erro pelo facto do José Adriano ter passado de Mação a Alenquer e nessa vila ter fundado a farmácia "Catarino". E também por um dos seus filhos se chamar precisamente Francisco da Silva Catarino!
Se me deparar com "Oliveira Catarino" em Mação, volto a contactá-lo.
Cumprimentos,
António Sottomayor
Direct link:
Familia Catarino
Boa Noite, sou brasileira e também descendente dos Catharinos, minha tia avó, já falecida, me contou sobre a origem do nosso sobrenome de família e sobre a origem do meu bisavô. Ele se chamava Emanuel Martins Catharino, pelo que ela contava, veio de Algarve. Emanuel teve um irmão que também veio para o Brasil com ele, mas que passou a residir em Salvador, irmão este que tem um palacete com seu sobrenome.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 10:22