Ascendente Ramos
This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil
Ascendente Ramos
Olá Srs, tenho um ascendente direto cujo nome era Antonio Ferreira Ramos, súdito Português, que viajou para o Brasil (Rio de Janeiro), com a tenra idade de 10 anos. O passaporte é da Prefeitura da Provincia do Douro, datado de 15 de Novembro de 1834.
Segundo consta, ele teria nascido em São Cosme - Portugal - mas sobre esse dado não há certeza.
Ele casou com Carolina Silveira Martins, em 27 de setembro de 1853, na cidade de Bagé, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil.
Caso haja a informação sobre a família desse meu ascendente (Ferreira Ramos), ficaria desde já agradecido e teria informações sobre sua descendencia para trocar com os interessados.
Atenciosamente,
Alvaro Peixoto
Direct link:
RE: Ascendente Ramos
Caro Álvaro Peixoto,
No país três Freguesias com o "S.Cosme" no nome, duas no Minho e uma no Concelho de Gondomar, Distrito do Porto, a que fica mais perto do Douro.
Dessa Freguesia só há nesta base do Genea uma meia dúzia de pessoas lá nascidas e referidas enquanto tal, mas nenhuma 'Ramos'.
Se pesquisar no site das listas telefónicas de Portugal poderá procurar na zona de Gondomar, e preferencialmente na Freguesia de S. Cosme, por pessoas de nome Ramos e entrar em contacto com elas por carta ou por telefone. Seria um começo.
Mas como sabe 'Ramos' é um nome votivo, religioso (... domingo de ramos ...) e há centenas de famílias com esse nome que não são nada aparentadas. Isso pode dar-se mesmo em zonas mais restritas, como uma Freguesia ou Concelho.
A forma mais segura de obter informação sobre os seus ascendentes é escrever ou mandar uma mensagem para o e-mail do Arquivo Distrital do Porto e dar esses dados todos: nome completo, data aproximada de nascimento (provavelmente entre 15/09/1833 e 15/09/1835 se não tiver a data certa), eventualmente a filiação, para que procurem Freguesia de S.Cosme em Gondomar o registo do seu ancestral. A primeira meia hora é gratuita pelo que quanto mais informação der, melhor.
Aí vai ficar a saber exactamente quem eram os pais, os avós, os padrinhos, os seus locais de origem ou de habitação e pode seguir com a pesquisa. Mas isso você já deve saber, não é?
Procure o site do ADP no site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, que pode encontrar com qualquer motor de busca. Lá virá o endereço de e-mail para onde pode escrever.
Boa sorte.
VF
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 23:34