Francisco da Cruz Ribeiro, Lente em Coimbra

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Arquivos

Francisco da Cruz Ribeiro, Lente em Coimbra

#9404 | fdmcv | 19 set 2001 23:15

Caros Colegas,

Francisco da Cruz Ribeiro, nascido antes de 1645 e falecido antes de 1714, foi Lente na Universidade de Coimbra. Casou-se com Joanna dos Santos Mendes por volta de 1674, sendo os pais de, pelo menos, Mathias e José (gêmeos) e Ursula (minha ancestral). Todos de Cantanhede.

Assim como existem registros sobre os estudantes de Coimbra, devem existir registros sobre os que lá ensinaram, certo? Esta mensagem é mais para procurar entender quão difícil é a comunicação com os responsáveis pelos arquivos em Coimbra, especificamente no que toca aos dados sobre o corpo docente daquela instituição.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Francisco da Cruz Ribeiro, Lente em Coimbra

#9407 | LCM | 19 set 2001 23:27 | In reply to: #9404

Caro Fernando,

O Arq. da Universidade publicou já um livro com as biografias dos Lentes de um período posterior a este que procura. Penso que o volume comece nos anos de 1740-50.
Sei, através de um amigo, que se está a preparar o 2º volume, tratando desta vez os séculos XVII e primeira metade do XVIII.
Sugiro-lhe por isso que escreva para o Arquivo, ao cuidado do Dr. Manuel Augusto Rodrigues que penso ser a pessoa (ou uma das pessoas) encarregue deste trabalho.
Se me permite um conselho, para tornar mais interessante a consulta, envie alguns dados biográficos e genealógicos do Lente, pedindo outros em troca. Pode ser que assim tenha sorte... mas, caso não tenha, pelo menos a biografia do seu antepassado ficará mais completa quando o livro fôr publicado.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Francisco da Cruz Ribeiro, Lente em Coimbra

#9475 | fdmcv | 20 set 2001 23:10 | In reply to: #9407

Caro Lourenço,

Muito obrigado por suas informações e seu conselho. Irei enviar uma carta ao Prof. Dr. Manuel Augusto Rodrigues a esse respeito tão logo consiga obter maior precisão quanto a algumas datas relativas à pessoa em questão.

De fato, encontrei na página

http://www.ci.uc.pt/auc/publica.htm

referido o livro "Memoria Professorum Universitatis Conimbrigensis: 1772-1937". Obra de colaboração, sob a coordenação do Prof. Doutor Manuel Augusto Rodrigues, da Faculdade de Letras da Unoversidade de Coimbra e Director do Arquivo da Universidade, Coimbra, 1992 (16.000$00), o qual deve ser aquele citado em sua mensagem.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

RE: Francisco da Cruz Ribeiro, Lente em Coimbra

#19848 | san1 | 19 apr 2002 17:16 | In reply to: #9404

voce tem familia na freguesia de ourenta (cantanhede)? pois existe la uma familia coutinho importante.
san1 (frança)

Reply

Direct link:

RE: Francisco da Cruz Ribeiro, Lente em Coimbra

#19867 | fdmcv | 20 apr 2002 03:13 | In reply to: #19848

Caro San1,

O ramo Coutinho de minha família é todo do concelho de Cantanhede, desde meu bisavô, nascido em 1883, até uma antepassada de nome Maria Coutinha casada em Cantanhede em 1586 com Manoel Fernandes. Ainda preciso aprender muito mais sobre eles, donde agradeço colaborações e orientações. Em particular, gostaria de obter informações sobre estes Coutinhos de Ourentã, pois é bem possível haver ligação entre eles e meus antepassados.

Caso prefira, meu endereço eletrônico é:

magalhaes_coutinho@hotmail.com

Há um _ entre os nomes, o qual costuma desaparecer embaixo de sublinhados.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 20 giu 2024, 16:17

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen