De onde vêem meus bisavós?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Brasil

De onde vêem meus bisavós?

#97825 | evelyna | 12 ago 2005 08:50

Meus bisavós maternos chamavam-se Francisco Rodrigues e Felisbella de Freitas, apesar que minha mãe diz que o nome certo de minha bisavó é Florisbela de Freitas. Vinham para o Brasil e minha avó Beatriz Rodrigues nasceu em águas portuguesas, por volta de 1910. Na minha família ninguém sabe de que terra, em Portugal, eles vinham. Agradeço as informações que me forem enviadas, pois gostaria de saber se tenho familiares em Portugal.

Reply

Direct link:

RE: De onde vêem meus bisavós?

#97826 | carlos luiz | 12 ago 2005 09:04 | In reply to: #97825

Cara evelyna
Jà viu os registos dos seus pais?Nas certidôes de idade, ou de casamento,estão com certeza os distritos, e a freguesia donde nasçeram!Isto de nasçerem em Porugal,não é o sificiente!Tem de saber onde, e saber em que datas nasçeram.
cumprimentos
Carlos

Reply

Direct link:

Não sabemos. Mas pode(mos) tentar saber.

#97841 | victorferreira | 12 ago 2005 15:03 | In reply to: #97825

Cara participante,
Percebo o que quer. Não vai ser fácil, mas pode ter alguma surpresa agradável no processo de busca. Siga estes passos:
1- Primeiro tire certidões de nascimento (também de casamento) dos seus pais (fica logo a saber até aos seus bisavós) e dos seus avós, em particular a avó Beatriz (fica a saber até aos seus trisavós). Isto consegue-se nos locais de nescimento das pessoas. No caso da avó Beatriz ela pode ter sido registada no navio e a seguir na cidade de desembarque, se calhar no próprio porto, ou no Consulado Português mais próximo do porto ou do local onde primeiro foram viver. Se tiver que se deslocar muito de onde vive para obter esses papéis (podem ser umas fotocópias simples ou apenas anotações a partir de consulta), tente descobrir contactos telefónicos, enderêços postais ou electrónicos. Mas estes documentos são absolutamente necessários;
2- Tente saber a data certa (dia-mês-ano) da chegada dos seus bisavós, a cidade e o porto onde aportaram, e mesmo o navio onde vieram. Existe na net um Portal do Imigrante no Brasil (ou qualquer coisa do género) ao que parece com uma série de informações e pistas. Tente isso, envie mensagens, use todos os recursos que lá houver;
3- Não se esqueça de que o que você procura é:
- os nomes corretos e completos dos seus ancestrais portugueses;
- as datas e locais de chegada, de preferência o barco;
- a idade à chegada e de preferência como é óbvio, a data de nascimento;
- por fim, mas o mais importante, o local de origem. Normalmente os documentos tirados no Brasil apenas referem 'nascido em Portugal'. Isso atesta a nacionalidade, mas para efeitos de pesquisa genealógica - pelo menos para estas épocas - não chega. Houve milhões de pessoas nascidas em Portugal, milhões que emigraram nos últimos cinco séculos, e não há nenhuma base de dados dessa gente toda. Por isso, para além da data de nascimento, é preciso saber de onde eram: Distrito (=Estado), Concelho (=Município) e Freguesia (+/-=paróquia). Procure em todos os documentos alguma coisa que possa dar alguma indicação. Se não encontrar nada, começa o trabalho de ... 'detective', que segue no próximo tópico;
3- Fale com todos os seus parentes mais velhos. Procure fazê-los lembrar de todas as historinhas de família de que porventura se recordem, mesmo as que lhe pareçam menos relevantes. Anote tudo. Procure eferências a festas, locais, cidades; envelopes antigos, cartas com referências a locais; fotografias antigas de família eventualmente de parentes em Portugal com datas e dedicatórias ou carimbos de fotógrafo que possam conter referências a cidades ou locais;
4- Se tiver parentes colaterais, também descendentes dos bisavós Francisco e Felis/Floris-bela, ou pessoas que ainda possa identificar como amigos deles, também portugueses, ou descendentes desses amigos, fale também com eles directamente, por telefone, por carta, por mail, pombos-correios, tambores, o que seja) e escreva tudo o que tenham para dizer sobre esses ancestrais da mesma maneira que você fará como em '3';

Pois é. Não é trabalho para uma tarde de Sábado. Demora um tempo ... ou não: se calhar tem uma sorte enorme e descobre logo qualquer coisa mais concreta (datas e locais, não se esqueça!).

5- A seguir, com essas datas e locais de origem, é que se tenta ir às conservatórias ou aos Arquivos 'Distritais' (está a ver porque se tem que descobrir o Distrito?), e aí procura-se nos livros paroquiais ou microfilmes o registo de nascimento.

Bom. E diz você: 'Estou eu a perguntar de onde eram e dizem-me para eu descobrir primeiro ?...'
Não é bem assim. É que primeiro VOCÊ tem que pesquisar nos documentos e tudo em que puder para que os dados que houver, e que você desconheça, possam ser revelados. Apenas no caso de não serem suficientes é que se pode tentar um plano 'B'. Reunimos os indícios e vamos pensar sobre eles. Para isso o Forum pode servir. E já se conseguiram descobrir algumas origens a partir de muito pouco, mas em todo o caso, mais do que você apresenta.

'Franciscos Rodrigues' deve ter havido milhares bem assim com senhoras de apelido 'Freitas'. É completamente impossível saber mais sem referências mais precisas. Precisamente a ... datas e locais de origem.
Boa sorte e ao trabalho. Quando tiver mais coisas, não precisa abrir um tópico novo. Volte a este tópico que ele volta à primeira página e evita que o tema fique disperso. VF

Reply

Direct link:

RE: De onde vêem meus bisavós?

#98859 | GLORITA | 30 ago 2005 18:43 | In reply to: #97825

gostaria de saber se tenho familiares em Portugal?

Reply

Direct link:

RE: Não sabemos. Mas pode(mos) tentar saber.

#99370 | Afonso Köhn | 04 set 2005 22:03 | In reply to: #97841

Prezado Senhor
Li sua resposta e por sua boa vontade em responder a co-listeira tomo a liberdade de pedir-lhe um favor.
Estou escrevendo do Brasil.
Recentemente descobri que meus antepassados vieram de Portugal por volta de meados do século XVIII de um lugar talvez chamado São Salvador de Rouças ou Roussaz, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga. Como não sei por onde começar a procurar esta localidade eu tomei a liberdade de escrever-lhe.
Obtive estes dados e as pessoas que vieram com meu antepassado de um testamento deixado por ele aqui no Brasil.
Qualquer informação que me der será muito útil.

No aguardo de uma resposta despeço-me,
Atenciosamente
Afonso Celso Gomes Köhn
Av Dr. José Lourdes Salgado Scarpa número 39
Itanhandu - Estado de Minas Gerais
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Não sabemos. Mas pode(mos) tentar saber.

#99382 | loms | 04 set 2005 23:21 | In reply to: #97841

Caro Victor

Juro, mas juro MESMO, que o admiro pela sua capacidade de esclarecimento.
Ah, já agora, um dia destes tornarei a entrar em contacto, para lhe escrever sobre a Rainha Ginga.
Estou à espera de paciência para transcrever um longo texto, sobre aquela grandiosa rainha africana.

Melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra

Reply

Direct link:

RE: De onde vêem meus bisavós?

#106001 | NEIRI | 24 nov 2005 02:07 | In reply to: #97825

oi ! Faca uma pesquisa de famila pelo www.family.search.org

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 set 2024, 08:34

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen