Camilo Rondon, Brasil
This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil
Camilo Rondon, Brasil
Caros confrades.
Li no Le Monde de 30 de Julho um interessante artigo sobre esta personalidade brasileira responsável pela instalação de quase 6000 quilómetros de linhas telegráficas na selva do Amazonas.
Nascido em Mato Grosso em 1865, de sangue português do lado paterno e índio do lado da sua mãe, morreu em 1958 com 92 anos.
Será que alguém conhece as suas origens potuguesas? Será que o Rondon terá a ver com Rondão em Portugal?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Camilo Rondon, Brasil
Caro Confrade Liberato,encontrei estas linhas sobre Candido? Rondon: QUANDO TUDO ACONTECEU...
1865: Nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, em Mato Grosso, Brasil. - 1881: Ingressa na Escola Militar do Rio de Janeiro. - 1888: É promovido a alferes. - 1889, 15 de Novembro: participa na implantação da República. - 1890: Bacharel em Ciências Físicas e Naturais; promovido a tenente; professor de Astronomia, Mecânica Racional e Matemática Superior; abandona o ensino e passa a servir no sector do Exército dedicado à construção de linhas telegráficas pela vastidão do interior brasileiro. - 1892: Casa com Francisca Xavier. - 1898: Ingressa na Igreja da Religião da Humanidade (positivista). - 1901: Pacifica os índios Bororo. - 1906: Estabelece as ligações telegráficas de Corumbá e Cuiabá com o Paraguai e a Bolívia - 1907: Pacifica os índios Nambikuára. - 1910: É nomeado 1º director do Serviço de Protecção aos Índios. - 1911: Pacificação dos Botocudo, do Vale do Rio Doce (entre Minas Gerais e Espírito Santo). - 1912: Pacificação dos Kaingáng, de São Paulo. - 1913: Acompanha e orienta o ex-presidente americano Theodore Roosevelt na sua expedição ao Amazonas. - 1914: Pacificação dos Xokleng, de Sta. Catarina; recebe o Prémio Livingstone, concedido pela Sociedade de Geografia de Nova Iorque. - 1918: Pacificação dos Umotina, dos rios Sepotuba e Paraguai; começa a levantar a Carta de Mato Grosso. - 1919: É nomeado Director de Engenharia do Exército. - 1922: Pacificação dos Parintintim, do rio Madeira. - 1927/30: Inspecciona toda a fronteira brasileira desde as Guianas à Argentina - 1928: Pacificação dos Urubu, do vale do rio Gurupi, entre o Pará e o Maranhão. - 1930: Revolução no Brasil; Getúlio Vargas, o novo presidente, hostiliza Rondon que, para evitar perseguições ao Serviço de Protecção aos Índios, logo se demite da sua direcção. - 1938: Promove a paz entre a Colômbia e o Peru que disputavam o território de Letícia. - 1939: Reassume a direcção do Serviço de Protecção aos Índios. - 1946: Pacificação dos Xavante, do vale do rio das Mortes. - 1952: Propõe a fundação do Parque Indígena do Xingu. - 1953: Inaugura o Museu Nacional do Índio. - 1955: O Congresso Nacional brasileiro promove-o a Marechal e dá o nome de Rondónia ao território do Guaporé. - 1958: Morte de Cândido Rondon.Será o mesmo Senhor que o Confrade procura a ascendencia Portuguesa?Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes
Direct link:
RE: Camilo Rondon, Brasil
Cara Helena,
De facto é esta a pessoa.
Procuro a ascendência na medida em que tenho uma família Rondão na ascendência da minha mulher.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Camilo Rondon, Brasil
Liberato,
Faz tempo que não nos falamos,tudo bem com o amigo?
A ascendência do General Rondon é meio nebulosa.
De uma maneira geral os Rondon,de RJ e SP,são descendentes dos Rendón y Luna.
Abraço
Gilson
Direct link:
RE: Camilo Rondon, Brasil
Caro Gilson,
Tudo bem. Já a trabalhar em Bruxelas.
Retiro da sua mensagem que a ascendência portuguesa não se relaciona com o nome Rondon.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
Cândido Mariano Rondon, Brasil
Prezado Liberato, saúde.
Há muitos Rondons em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul de procedência paraguaia, suponho.
Abrs.
Luiz M Sá
Direct link:
RE: Cândido Mariano Rondon, Brasil
Caro Luiz Sá,
Muito obrigado pela sua achega.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Cândido Mariano Rondon, Brasil
Esta noite, descobri outra informação que pode interessar. Que os Rondon de Bela Vista, Miranda e adjacências, há duas gerações se chamavam Randão. Que os Rondon "legítimos" têm todos procedência cuiabana.
Abrs,
Luiz
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 24 gen 2025, 19:59