Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Património | Regiões

Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98091 | Ana Fundo Pereira | 18 ago 2005 11:47

Caros Confrades,

Estou a pesquisar um ramo da minha familia em que um ascendente directo com o nome de António dos Santos Coelho de Castro, exposto em Santar - Nelas em 1760, filho natural de Gonçalo Coelho de Almeida e Castro, natural de Quintal, Castelões, Tondela, Viseu - e de Agueda Maria Ferreira, natural de Costa, Castelões, Tondela, Viseu.
O Gonçalo Coelho de Almeida e Castro faleceu em Quintal, Castelões a 11.12.1801 e foi sepultado dentro da Igreja, e foi seu testamentário o seu filho Luis.
Informaram-me que este Gonçalo foi um conhecido genealogista do Séc. XVIII.

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre este Gonçalo, pois não consigo encontrar mais vestigios sobre a sua ascendencia.

Com os melhores cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98096 | Samuel C O Castro | 18 ago 2005 12:28 | In reply to: #98091

Estimada Ana fundo Pereira,

Apesar de minha base já constar milhares de Castros, numa Grande e única árvore, não localizei o nome informado. Também tenho grande interesse nos ancestrais de Gonçalo Coelho de Almeida e Castro, para poder entroncá-lo junto aos demais. Caso algum dia vier a localizar os ancestrais dele, peço a gentileza de informar-me. E, se eu localizar, lhe informo.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98097 | Ana Fundo Pereira | 18 ago 2005 12:36 | In reply to: #98096

Caro Samuel de Castro,

Também estou muito interessada na ascendencia do Gonçalo Coelho de Almeida e Castro.
Esteja descansado, que caso encontre algo, entrarei em contacto consigo.
Se estiver interessado na descendencia via o filho natural, António dos Santos Coelho de Castro, puderei lhe enviar em PVT.
O meu email é: ana.paula.pereira@netvisao.pt
Melhores Cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98099 | Samuel C O Castro | 18 ago 2005 12:49 | In reply to: #98097

Estimada Ana Fundo Pereira,

Se puder fazer a gentileza, poderá remeter para meu e-mail, que já tens consigo. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98100 | Ana Fundo Pereira | 18 ago 2005 12:54 | In reply to: #98099

Caro Samuel,

Lamentavelmente não tenho o seu email.
Enviou-me quando?
Um abraço
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98102 | Samuel C O Castro | 18 ago 2005 13:03 | In reply to: #98100

Ana Paula Fundo Pereira
Para: castro.genealogia
Data: 08/08/05 04:09
Assunto: Não estou esquecida
Cópia:
Bloquear remetente Adicionar remetente Exportar mensagem Imprimir mensagem

Caro Samuel,
Aqui vai sua mensagem que me enviaste:

"Não estou esquecida do seu pedido das pesquisas na Torre do Tombo, mas durante este mês é me completamente impossivel deslocar-me á Torre do Tombo, agora só em Setembro.
Agradeço desde já a sua compreensão.
Um abraço
Ana Paula Fundo Pereira - Lisboa"

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98103 | Ana Fundo Pereira | 18 ago 2005 13:07 | In reply to: #98102

Caro Samuel,

Desculpe não o ter reconhecido :-)))
Envio-lhe hoje mesmo a descendencia do António dos Santos Coelho de Castro.
Um abraço
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98106 | Samuel C O Castro | 18 ago 2005 13:19 | In reply to: #98103

Estimada Ana Fundo Pereira,

Estás desculpada. Sinal que estás muito atarefada, exausta e esse cansaço nos faz esquecer as coisas, inclusive as recentes. Quando estamos assim, o bom é ausentarmos um pouco e desligarmos dos afazeres. Bom descanso e um abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98126 | jliberato | 18 ago 2005 18:15 | In reply to: #98091

Cara Ana Fundo Pereira,
A questão dos expostos é o maior quebra-cabeças de um genealogista.
Fiquei com curiosidade de saber como identificou o pai.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98129 | Ana Fundo Pereira | 18 ago 2005 18:34 | In reply to: #98126

Caro JLiberato,

Eu própria debati-me com essa questão, pois achei estranho ele ser exposto e ter nome dos pais naturais.
Tanto na certidão de casamento, como nos assentos de baptismos dos filhos e netos, surge sempre o nome do pai e da mãe, como sendo filho natural.
Como ele não foi exposto na Roda de Santar, mas sim numa casa particular em Santar, a conclusão a que eu chego é que mais tarde ele foi reconhecido e perfilhado pelos pais, uma vez que tem o apelido do pai.
Inclusivé no seu casamento, o pai foi testemunha presente.
Espero tenha sido esclarecedor.
Cumprimentos,
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98134 | jliberato | 18 ago 2005 19:02 | In reply to: #98129

Cara Ana Fundo Pereira,
Totalmente esclarecedor. Trata-se de um caso muito interessante.
Conheço um caso parecido em que um padre teve uma filha. No assento de baptismo aparece como filha de pai incógnito, mas em assentos dos netos aparece o padre como avô.
O extraordinário é que o pai casou a filha!
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98137 | Ana Fundo Pereira | 18 ago 2005 19:18 | In reply to: #98134

Caro JLiberato,

Estes casos dos expostos são sempre muito interessantes, principalmente quando nos surgem outro tipo de informações.
Tenho um antepassado cujo o assento de baptismo aparece como filho de pai incógnito e o nome da mãe. Embora na familia todos saibam que ele era filho do padre da freguesia, mas não posso provar, por isso fica apenas a "lenda".
Cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98196 | E. Osório | 19 ago 2005 16:19 | In reply to: #98091

Cara Ana Fundo Pereira,

Gonçalo Coelho de Almeida e Castro de Figueiredo, ou do Quental, figura na base de dados do Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=77090 Além do que aí se refere, foi sr. da casa do Quintal em Besteiros, da Quinta de Frades junto de Viseu e monteiro-mor da mesma cidade por carta de 17-04-1748 (ANTT – Chancelaria de D. João V, Livro 115, fl. 292 verso). Era um reputado genealogista que escreveu diversos trabalhos inéditos sobre famílias da Beira, alguns dos quais se encontram na secção de Genealogias Manuscritas do ANTT, embora não identificados, mas que reconheço pela letra por ter alguns originais dele.

Acrescento ainda que pela parte materna era bisneto (mas não tenho a ligação) de Francisco Cardoso de Cáceres, fidalgo da Casa Real, e de sua mulher Maria de Figueiredo Castelo-Branco. Ele filho de João Cardoso de Cáceres, sr. das Quintas de Frades e de Corvos à Nogueira, termo de Viseu, e de sua mulher Maria Botelho da Fonseca, e ela de Manuel de Figueiredo Castelo-Branco e de sua mulher Joana de Seixas de Sampaio. Trata-se de gente conhecida de Viseu, não será difícil obter mais elementos.

Pela parte de Maria Botelho da Fonseca, descende da família dos Homens e Botelhos de Seia, que vou publicar brevemente (v. o meu tópico “Raízes da Beira”).

Cumprimentos
Eduardo Osório

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98206 | Ana Fundo Pereira | 19 ago 2005 22:59 | In reply to: #98196

Caro Eduardo Osório,

Muito obrigado pelas informações que me está a fornecer.
Eu já tinha visto na base de dados do Genea a informação sobre Gonçalo Coelho de Almeida e Castro, mas a data e o local de nascimento não coincidem, uma vez que ele faleceu em 1801, e na base de dados está como ele nasceu em 1680!!
Na base de dados também diz que ele nasceu em Aveiro, e nos meus documentos diz que ele nasceu em Quintal, Castelões, Tondela, Viseu.
Mas com mais dados poderei confirmar que o meu antepassado é o mesmo que existe na base de dados do Genea.
Mais uma vez, muito obrigado pelas informações, e caso necessite de algum dado que eu tenha da descendencia do Gonçalo Coelho de Almeida e Castro, esteja á vontade.
Cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98222 | E. Osório | 20 ago 2005 11:14 | In reply to: #98206

Cara Ana Fundo Pereira,

A base de dados contém erros, como os seus próprios autores sabem, e este será provavelmente um exemplo. De qualquer modo, acerca da data de nascimento, o que lá vem é c. 1680, ou seja, cerca de 1680.
Haverá um desvio de cerca de 30 anos, pois ele deve ter nascido por 1710. O facto de ser monteiro-mor em 1748 é significativo, pois era um cargo que exigia boas condições físicas, que não se entregaria a um "velho" de 68 anos, mas sim a um "jovem" de 38.
Outra prova que é o mesmo, é o facto de na basa de dados constar que teve um filho Luís, que na sua própria mensagem refere que foi seu testamenteiro. Terá assim morrido com cerca de 91 anos.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98223 | Samuel C O Castro | 20 ago 2005 11:30 | In reply to: #98196

Estimado Eduardo Osório,

Dentre as genealogias manuscritas de Gonçalo Coelho de Almeida e Castro de Figueiredo, tem alguma que retrata a ancestralidade Castros dele próprio ? Caso positivo, seria possível de aqui demostrá-las. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98224 | Ana Fundo Pereira | 20 ago 2005 11:38 | In reply to: #98222

Caro Eduardo Osório,

Sim, tem razão em relação ás datas.
E quando eu vi o nome do filho Luis no Assento de Óbito de Gonçalo Coelho de Almeida e Castro, mais uma vez pensei que era o mesmo da Base de Dados do Genea.
O apelido do filho Luis vem abreviado.
Tentei localizar o assento de baptismo do filho Luis, em Quintal, Castelões, Tondela, mas infelizmente nada foi localizado. O que me leva a pensar que ele tenha nascido numa outra localidade.
Vou continuando com as pesquisas e quando tiver dados novos irei postar aqui no Forum.
Caso tenha mais alguma informação que ache interessante para este meu ramo, ficaria-lhe muito grata.
Com os melhores cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98227 | E. Osório | 20 ago 2005 11:55 | In reply to: #98223

Caro Samuel de Castro,

Do que conheço de Gonçalo Coelho, não há nada escrito sobre a sua própria família.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98231 | E. Osório | 20 ago 2005 12:34 | In reply to: #98224

Cara Ana Fundo Pereira,

Gonçalo Coelho de Almeida e Castro de Figueiredo, ou do Quental, casou com Leonor Jerónima de Figueiredo Morais e Mariz. Esta senhora é que era natural de Aveiro, filha de Luís Pinheiro de Morais e Mariz Laborinho, sr. do morgado de Santa Catarina em Aveiro, e de sua mulher Isabel de Figueiredo e Leão. A base da dados do Genea diz que a mulher f. em Aveiro em 1743, certamente poucos anos após o casamento, visto que só se conhecem dois filhos, Gonçalo e Luís.
Gonçalo Coelho viveu assim em Aveiro com esta sua mulher, e segundo notas que encontrei residiam na freguesia de VERA CRUZ, que existe, onde lhe deverão ter nascido os filhos. Viúvo com cerca de 33 anos, deverá ter regressado a Viseu por essa altura, tendo aceitado o cargo de monteiro-mor em 1748, cinco anos depois.
Terá residido na sua Quinta de Frades “junto de Viseu”, como referem os manuscritos. Não sei onde fica, mas poderá ser no termo da própria cidade. É possível que alguém saiba.
Os filhos são Gonçalo Coelho de Campos Figueiredo Cardoso e Luís de Campos Coelho de Almeida Castelo-Branco, conforme refere o Genea, mas que eu tenho como Luís do Quental Coelho do Campo e Sousa, conforme refere o assento do seu casamento em Santiago de Seia, em 1763:
06-09-1763 – LUÍS DO QUINTAL COELHO DO CAMPO E SOUSA, filho de Gonçalo Coelho de Almeida e Castro do Quental, n. do Quintal, e de D. Leonor Jerónima de ..... de Figueiredo e Morais, de Aveiro, neto paterno de António Coelho do Campo Coutinho, do Quintal, e de D. Cecília de Castro Castelo-Branco de Abreu Cardoso, de Viseu, e neto materno de Luís Pinheiro de Morais e Mariz e de D. Isabel de Figueiredo de Leão, com D. ADRIANA MAURÍCIA JOAQUINA FERRÃO CASTELO-BRANCO, filha de Manuel Ferrão Castelo-Branco e de Eufémia Mendes da Fonseca, etc.
Deverá assim procurar em Vera Cruz, Aveiro.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Coelho de Almeida Castro - Séc XVIII

#98233 | Ana Fundo Pereira | 20 ago 2005 14:30 | In reply to: #98231

Caro Eduardo Osório,

Fico-lhe imensamente grata pelas informações, pois permite-me que avance várias gerações na minha genealogia.
Para compensar, junto remeto a descendencia do Gonçalo Coelho de Almeida e Castro, via o seu filho natural:
Primeira Geração

1. Gonçalo Coelho de Almeida e Castro nasceu em Quintal, Castelões, Tondela, Viseu, Portugal. Ele faleceu em 11 dezembro 1801 em Quintal, Castelões, Tondela, Viseu, Portugal.

Gonçalo casou-se (???) com Agueda Maria Ferreira. Agueda nasceu em Costa, Castelões, Tondela, Viseu, Portugal. Ela faleceu.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 M i. António dos Santos Coelho de Castro nasceu em 1760 e faleceu.


Segunda Geração

2. António dos Santos Coelho de Castro (Gonçalo) nasceu em 1760 em Santar, Nelas, Viseu, Portugal. Ele faleceu.

António casou-se com Esperança Balbina, filha de António Marques e Esperança Simões, em 30 julho 1787 em Tondela, Viseu, Portugal. Esperança nasceu em Tondela, Viseu, Portugal. Ela faleceu.

Eles tiveram os seguintes filhos

3 M i. Gonçalo Coelho de Castro nasceu em 26 março 1795 em Tondela, Viseu, Portugal.

+ 4 M ii. Gonçalo Coelho de Castro nasceu em 18 fevereiro 1797 e faleceu.


Terceira Geração

4. Gonçalo Coelho de Castro (António dos Santos Coelho de Castro, Gonçalo) nasceu em 18 fevereiro 1797 em Tondela, Viseu, Portugal. Ele faleceu.

Gonçalo casou-se com Maria Candida, filha de José de Sousa Rodrigues e Maria do Carmo. Maria nasceu em 18 março 1798 em Tondela, Viseu, Portugal. Ela faleceu.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 5 M i. Gonçalo Coelho de Castro nasceu em 24 janeiro 1832 e faleceu.


Quarta Geração

5. Gonçalo Coelho de Castro (Gonçalo Coelho de Castro, António dos Santos Coelho de Castro, Gonçalo) nasceu em 24 janeiro 1832 em Tondela, Viseu, Portugal. Ele faleceu.

Gonçalo casou-se com Emilia do Carmo, filha de Gaudêncio dos Santos e Maria do Carmo, em 5 outubro 1885 em Tondela, Viseu, Portugal. Emilia nasceu em 10 abril 1853 em Tondela, Viseu, Portugal. Ela faleceu.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 6 F i. Maria Bernardina faleceu.


Quinta Geração

6. Maria Bernardina (Gonçalo Coelho de Castro, Gonçalo Coelho de Castro, António dos Santos Coelho de Castro, Gonçalo) nasceu em Tondela - Viseu. Ela faleceu.

Maria casou-se com António José de Gouveia, filho de Francisco José de Gouvea e Casimira de Jesus. António nasceu em 3 abril 1858 em Tondela - Viseu. Ele faleceu.

Eles tiveram os seguintes filhos

7 M i. José de Gouveia nasceu em 14 outubro 1912 em Tondela - Viseu. Ele faleceu.
José casou-se com Maria dos Anjos Franco, filha de Joaquim Franco e Adelaide da Conceição. Maria nasceu em 18 fevereiro 1920 em Freixofeira - Turcifal - Torres Vedras. Ela faleceu em 12 outubro 1997 em Quinta da Princesa - Cruz de Pau - Amora.

Com os melhores cumprimentos,
Ana Fundo Pereira

As Fontes são Registos Paroquiais do Arquivo Distrital de Viseu.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 12:00

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen