São Salvador de Rouças ou Roussaz

This topic is classified in rooms: Regiões

São Salvador de Rouças ou Roussaz

#99373 | Afonso Köhn | 04 set 2005 22:13

Prezados Senhores
Estou escrevendo do Brasil.
Recentemente descobri que meus antepassados vieram de Portugal por volta de meados do século XVIII de um lugar talvez chamado São Salvador de Rouças ou Roussaz, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga. Como não sei por onde começar a procurar esta localidade e qualquer outra ajuda que puderem me dar solicito a ajuda de vocês.
No aguardo de uma resposta despeço-me,
Atenciosamente
Afonso Celso Gomes Köhn
Av Dr. José Lourdes Salgado Scarpa número 39
Itanhandu - Estado de Minas Gerais
Brasil

Reply

Direct link:

Roussas, Melgaço, Viana do Castelo

#99445 | victorferreira | 05 set 2005 18:34 | In reply to: #99373

Caro Afonso Köhn,
Se tivesse escrito Roussas na janela do Pesquisar, à direita na barra verde lá em cima, ficava logo a saber. Também pode ir aos mapas e ir 'clicando' Portugal > Minho > Viana do Castelo > Melgaço.
Não aparece aqui na base o Orago (a dedicação da paróquia, no caso O Senhor Salvador do Mundo, presumo). Se não houver outra (o que pode acontecer) Roussas fica portanto no Concelho (Município) de Melgaço, Distrito (mais ou menos equivalente a 'Estado') de Viana do Castelo. As denominações Arcebispado e Comarca têm a ver como sabe com administrações Religiosa e de Justiça respectivamente.
Pistas para a sua busca:
- se for ao site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, vai procurar e descobrir o site e e-mail do Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Escrevalhes e mande-lhes os dados que tem desse ancestral. A primeira meia hora costuma ser gratuita. O resto é a pagar. Pergunte como é porque varia de Arquivo para Arquivo;
- mas atenção, convém TER DADOS para mandar. Nome (o local já tem), e data provável de nascimento, pelo menos. Não adianta escrever o que escreveu na sua mensagem. Se ainda não sabe nada da pessoa/pessoas em questão, procure aí primeiro. Quanto mais não seja, um registo de casamento dos filhos, ou de nascimento, ou um registo de óbito da pessoa em questão, que diz com quantos anos morreu e que idade tinha.

Esclarecido?
Se tiver mais dúvidas, ponha-as, e logo se vê se há respostas para elas.
Boas pesquisas e cumprimentos.
VF

Reply

Direct link:

RE: Roussas, Melgaço, Viana do Castelo

#99491 | Afonso Köhn | 06 set 2005 04:25 | In reply to: #99445

Prezado Victor
Muito obrigado pela resposta.
Seria possível você me informar o site do Instituto dos Arquivos Nacionais?

Melhores votos do Brazil.
Afonso Köhn

Reply

Direct link:

RE: Roussas, Melgaço, Viana do Castelo

#99492 | Afonso Köhn | 06 set 2005 04:28 | In reply to: #99445

Prezado Victor
Muito obrigado pela resposta.
Seria possível você me informar o site do Instituto dos Arquivos Nacionais?

Melhores votos do Brazil.
Afonso Köhn

Reply

Direct link:

RE: Roussas, Melgaço, Viana do Castelo

#99493 | fdmcv | 06 set 2005 04:42 | In reply to: #99492

Caro Afonso,

Creio que recebi uma mensagem sua via orkut, à qual respondi mas não sei se chegou a você. Seriam estas pessoas de São Salvador de Rossas os Ribeiros do Sul de Minas? Mais especificamente Antonio José Ribeiro de Carvalho e Jeronima Vieira da Silva? Pois, se forem, creio que a freguesia deles seria São Salvador de Rossas, Vieira do Minho, Braga, por dados que peguei nos arquivos do Dr. José Guimarães, graças à gentileza de D. Leyde, viúva daquele genealogista mineiro. O Dalmo Franqueira de São lourenço-MG também tem muita coisa sobre esta família, assim como Pedro Lobo Martins, de BH, ambos participantes de listas de genealogia brasileiras, embora o Dalmo esteja um pouco afastado, como estive também por uns tempos.

Neste semestre ainda não poderei ir ao CHF aqui de Brasília, mas pretendo iniciar pesquisa exatamente sobre este ramo.

Abraço,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Brasília - Brasil

Reply

Direct link:

... vá lá, pesquise um pouco ...

#99512 | victorferreira | 06 set 2005 10:46 | In reply to: #99492

Caro Afonso,
Não tenho nenhum problema em lhe dizer, mas não é permitido pelas regras do Forum.
Quando não souber um site, o melhor é ir a um motor de busca qualquer e escrever uma sigla provável, p.ex. e no caso, IANTT ... e veria que o site tem exactamente esse nome, mais os três dáblius antes e o pt depois ... ops! Já transgredi ...
Brincadeiras à parte, sabe que os motores de busca servem para isso, não sabe? E que este site tem informação adicional sobre fontes e instituições que as disponibilizam, não sabe? É só procurar.
Os melhores cumprimentos e boas pesquisas.
VF

Reply

Direct link:

RE: Roussas, Melgaço, Viana do Castelo

#99625 | Afonso Köhn | 07 set 2005 05:24 | In reply to: #99493

Olá Fernando
Estou enviando msg para o seu e.mail.
Afonso Köhn

Reply

Direct link:

RE: São Salvador de Rouças ou Roussaz

#106540 | Fres | 01 dic 2005 16:08 | In reply to: #99373

S. Salvador de Rossas, concelho de Vieira do Minho. Já pertenceu à Comarca de Guimarães. Quanto a Melgaço, fica longe demais para ter pertencido a Guimarães.

Reply

Direct link:

RE: São Salvador de Rouças ou Roussaz

#106794 | Afonso Köhn | 04 dic 2005 23:57 | In reply to: #106540

Obrigado pela informação.
Melhores votos do Brazil
Afonso Köhn

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 giu 2024, 19:27

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen