Charraz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Charraz

#100021 | biblos | 10 set 2005 04:19

Procuro dados sobre a família Charraz.

A minha bisavó chamava-se Maria da Soledade Cardozo Charraz. Casou com José Baptista Sant'Anna, filho de Maria Ana dos Santos Baptista e de José Maria Marques Sant'Anna, em Setúbal.

Sempre ouvi dizer que esta família tinha origem num oficial francês que viera para Portugal com as invasões napoleónicas. Será isto possível?

Agradeço sinceramente qualquer informação.

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#100775 | fsomr | 18 set 2005 12:15 | Em resposta a: #100021

Caro biblos
o meu avô materno era Charraz, de uma família de Serpa, como pode ver em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=33796
mas não sei mais do que já está no GP.
abraço
fsomr

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#101074 | biblos | 21 set 2005 21:22 | Em resposta a: #100775

Caro confrade

Reparo apenas que os nossos Charraz devem ter alguma ligação. Este não é um apelido muito comum. Penso que corresponde ao nome de uma aldeia francesa, julgo que situada na região de Poitier. Obrigado pela sua colaboração.

João d'Almeida Capela

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#101101 | fsomr | 22 set 2005 08:37 | Em resposta a: #101074

Caro João
A minha avó ainda outro dia, num jantar de família, eram os seus 86 anos, me disse que o "nosso" Charraz tinha a ver com uma personalidade francesa que terá dado o nome ao Boulevard Charraz em Paris. Não sei se esta tradição oral familiar tem algum fundamento ou não. Também nunca investiguei o assunto. Também me parece que todos os deste nome em Portugal devem ter alguma relação. A não ser se seja um nome muito comum em França, o que também desconheço. Os meus vieram de Serpa.
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#101321 | biblos | 24 set 2005 12:43 | Em resposta a: #101101

Caro Francisco

Pesquisando na Internet conclui-se que o apelido Charraz não é muito comum em França. Talves tenha evoluído para Charrat.
Não encontrei nenhuma informação sobre o Boulevard Charraz. Talvez a sua avó saiba de algo novo e de interesse para esta "pesquisa".

João d'Almeida Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#101449 | fsomr | 26 set 2005 10:41 | Em resposta a: #101321

Caro João,
De facto, no Yahoo France também só encontrei em
http://mapage.noos.fr/carl.treese/ici.htm
Mary Le Lez JACQUELINE CHARRAZ artiste peintre PORTRAIT PERSONNALISE Huile sur ...
Vou falar com a minha avó para ver se a senhora sabe mais alguma coisa sobre este assunto.
abraço
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#101597 | biblos | 28 set 2005 00:25 | Em resposta a: #101449

Caro Francisco,

Parece-me realmente que a ajuda da senhora sua avó é decisiva. Eu perguntaria à minha se ainda estivesse entre nós.

Cumprimentos
João d'Almeida Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#156914 | fsomr | 22 mai 2007 14:14 | Em resposta a: #101321

Caro João
mas há uma Rue CHARRAS
http://www.v1.paris.fr/CARTO/nomenclature/1890.nom.html
abraço
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#156922 | rafael | 22 mai 2007 15:23 | Em resposta a: #101101

Caro Francisco Montanha Rebelo

Há muito tempo que não o via por aqui-Espero que vá passando bem.
Em Almodôvar havia a família- CHARRAZ GODINHO-infelizmente a minha mulher já cá não está entre nós e nem os meus cunhados de Almodôvar para me informarem. Mas suponho que estavam ligados aos viscondes do Restelo e aos Carrilhos Vilhena. Parece-me que tenho um livro antigo de sorte de cartas oferecido por uma Senhora dessa família a minh mulher e se o encontrar lerei a assinatura que lá está na dedicatória.

Um abraço.
Rafael Carvalho

Gostaria de saber se posso disponibilizar alguma coisa do que teve a amabilidade de oferecer-me sobre a sua família dos ramos alentejanos.Em particular os da antiga comarca de Ourique, fazendo a respectiva menção da fonte recolhida.

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#157148 | fsomr | 24 mai 2007 11:28 | Em resposta a: #156922

Caro Rafael,
pode com certeza
abraço
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#157160 | virgilio31 | 24 mai 2007 14:43 | Em resposta a: #101321

antigo ministro de M Mitterand era Charraz da regiao Auvergne. houve tambèm uma secretaria de estado da saude francesa em 1987

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#167162 | biblos | 11 set 2007 21:23 | Em resposta a: #100021

Tenho novos dados do meu ramo da família Charraz (atrevo-me a considerar que todos os Charraz portugueses têm uma origem comum).

Minha bisavó, Maria da Soledade Cardoso Charraz Sant'Anna (nascida em Setúbal)era filha de José António Charraz e de Maria Elisa Cardoso, o primeiro negociante e a segunda doméstica.

Através do assento de baptismo de José António Charraz (nascido em 1860), posso adiantar que este era natural de Santa Maria de Serpa, sendo filho de Bento da Cruz Charraz, ganadeiro, e de Maria dos Remédios Chorão, doméstica (casados em 1852, sendo o 2º casamento do pai e o 1º da mãe).

Era neto por parte paterna de João Mideiro Charraz, da Corte do Pinto (concelho de Mértola) e de Maria da Cruz Velladas.

Não consegui ainda encontrar os assentos de baptismo de Bento da Cruz Charraz e de João Mideiro Charraz, tarefa que me parece difícil devido ao mau estado em que se encontram os livros paroquias das freguesias de onde são naturais.

Cumprimentos
João d'Almeida Capela

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#220640 | biblos | 07 fev 2009 17:25 | Em resposta a: #100775

Caro Francisco Montanha Rebello,

Em primeiro lugar, os meus votos de um bom 2009!
Pergunto-lhe se, por acaso, conseguiu avançar alguma coisa com estes Charraz de Serpa. Infelizmente, o mais que consegui foi chegar a João Mideiro Charraz cc Maria da Cruz Velladas, natural da Corte do Pinto, termo de Mértola. Não consegui localizar o seu assento de baptismo, bem como dos seus dois filhos por mim conhecidos: António da Cruz Charraz e Bento da Cruz Charraz, ganadero.
Como de momento vivo em Milão, pedi ao IANTT para procurar localizar esses mesmos assentos que eu não havia encontrado, sem resposta até ao presente.
Como não conheci a minha avó, tudo se torna mais difícil. O pai apenas faz menção a essa origem francesa, e a um oficial napoleónico - tal não contradiz o que igualmente corre no seu lado da família. No entanto, espero quando regressar a Portugal, contactar o Dr. José Luís Charraz da Cunha Fialho, filho de Ana Cardoso Charraz e assim, primo direito da avó Didi, na esperança de que este se lembre ainda de qualquer coisa.
A não ser que João Mideiro Charraz tivesse irmão, o Francisco deverá descender ou de filhos de António da Cruz Charraz, casado com uma senhora de apelido Oliveira, ou então, dos irmãos mais novos do meu trisavô, António e Maria... penso que nascidos em 1853 e 1858.... Mais posso dizer que, embora ainda não seja muito claro já que os assentos se contradizem, Bento da Cruz Charraz casou já em segundas núpcias com Maria dos Remédios Chorão. minha tetravó, em 1852. A sua primeira mulher chamar-se-ia Maria da Conceição mas, não encontrei o registo do seu casamento.
Pedi igualmente ao Arquivo Histórico Militar que pesquisasse Charraz nos seus arquivos... Encontraram apenas nome um François Auguste Xarray, com a cota AHM/DIV/3/7/1766, militar nasceu em Paris, em 18 de Junho de 1813, “gendarme da Guarda Imperial Francesa”, tendo combatido em Portugal durante o período de 1833 a 1836, ao serviço do Exército Libertador. Ora, é muito recente...
Encontrei também na Torre do Tombo, a habilitação de Francisco Marcos Xarraz, casado com Margarida Teresa Cordovil, datada de 1727-28. Talvez haja alguma relação... Lembro-me ter encontrado Charraz da Mosca quando pesquisei nos arquivos de Serpa, penso que apareciam como padrinhos... mas, como o tempo era pouco, não anotei mais pormenores...

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#220641 | biblos | 07 fev 2009 17:32 | Em resposta a: #100775

Para complementar e corrigir o que lhe disse, coloco aqui o texto de uma mensagem minha, já com algum tempo:

"Na minha pesquisa, encontrei um irmão de Bento da Cruz Charraz, que se casa em Santa Maria de Serpa, a 3 de Agosto de 1856, com Abundacia Ritta d'Oliveira, filha de João António d'Oliveira e de Maria Paula Pires.

Bento da Cruz Charraz casa-se com Maria dos Remédios Chorão, em Santa Maria de Serpa, a 13 de Outubro de 1852.

Em ambos os registos o apelido segue a seguinte grafia: Xarraz.

Surgindo já na forma Charraz, encontro o nascimento de dois irmãos de meu trisavô, José António Charraz: António, em 1855 e Maria, em 1858.

Guiado pela grafia Xarraz, encontrei na Torre do Tombo a habilitação para Familiar do Santo Ofício (1727), de Francisco Marcos Xarraz (não sei se com alguma ligação à minha família). Este é natural de Setúbal e estudante na Universidade de Coimbra. É filho de Manuel Lopes Xarraz (mercador) e de Maria Teresa. Neto por via paterna de Bartolomeu Fernandes e de Catarina Rodrigues e, por via materna, de Manuel Denis (filho de Francisco Denis e de Maria dos Santos) e de Catarina de Oliveira (filha de António do Couto e de Maria da Roza).

Em 1728, Francisco Marcos Xarraz (já Familiar do Santo Ofício), pede autorização para se casar com Margarida Teresa Cordovil (natural de Setúbal),filha de Estêvão Afonso Cordovil e de Catarina Teresa Rouboa. EstA é neta por via paterna de outro Estêvão Afonso Cordovil e de Inês Gomes e, por via materna, de Mateus Gomes de Torres e de Brites Sequeira Rouboa.

Não consegui ainda localizar os assentos de baptismo de João Mideiro Charraz, bem como de seus dois filhos conhecidos.

Na minha família sempre se contou que o nosso Charraz provinha de um oficial francês que passara a Portugal com as invasões napoleónicas..."

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#220642 | biblos | 07 fev 2009 17:39 | Em resposta a: #100775

Caro Francisco,

Pesquisando a pista da rua Charras... Esse nome foi-lhe atribuído como homenagem a Joseph-Baptiste Adolphe Charras, político e militar francês.
Era filho de Joseph Charras, baron d'Empire. Parece-me que esse Joseph Charras teria irmãos igualmente militares.
No entanto, os intervalos de tempo tornam-se um pouco apertados... Bento da Cruz Charraz, se casa já em segundos núpcias em 1852, deverá ter nascido, pelo menos, por volta de 1827 e talvez, João Mideiro, por volta de 1807...

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#220653 | fsomr | 07 fev 2009 18:54 | Em resposta a: #220641

Na minha tambem

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#220659 | biblos | 07 fev 2009 20:23 | Em resposta a: #220653

Caro Francisco,

Por acao não tem dados mais concretos relativamente aos seus Manuel Charraz da Mósca e D. Luisa Augusta Pereia Charraz? Talvez seguindo os seus Charraz se conseguisse avançar mais facilmente... Já deve ter reparado que aqui na Base do Geneall surge uma Maria Peregrina Mosca, não sei se da família dos seus Mósca... Esta consta já como natural de Cuba, embora descendente de naturais de Serpa. Será Manuel Charraz da Mósca natural de Serpa?

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#221117 | fsomr | 13 fev 2009 10:48 | Em resposta a: #220659

Caro João,
sou filho de Maria Isabel Grave Sanches Osório,
neto de Martinho Charraz Sanches Osório,
bisneto de Amélia de Jesus da Mósca, Serpa, Salvador, 13.1.1890,
3º neto de Manuel Francisco Charraz, Serpa, Salvador, 1860,
4º neto de António da Cruz Charraz, Serpa, Salvador, e de sua mulher Maria da Guadalupe Mósca, Serpa, Santa Maria, 25.7.1824, filha de Manuel Francisco Mósca e de Juliana Teresa,
5º neto de João Mideiro Charraz e de Maria da Cruz,
abraço,
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#221175 | biblos | 14 fev 2009 01:16 | Em resposta a: #221117

Caro Francisco,

Encontrámos assim a ligação. Descende de um irmão do meu pentavô, Bento da Cruz Charraz. Maria da Guadalupe Mósca será um segundo casamento desse seu antepassado já que havia localizado na TT um casamento desse mesmo António da Cruz Charraz com Abundacia? Ritta d'Oliveira. João Mideiro Charraz, Maria da Cruz Velladas e o meu ramo já se encontra aqui na TT.

Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#223326 | biblos | 10 mar 2009 00:54 | Em resposta a: #221117

Caro Francisco,

Estes são os novos dados de que disponho, de Salvador, Serpa.

JOÃO, filho de António Joaquim Mosca e Rita Josefa.
Nasceu a 20 de Abril de 1817.
Avós Paternos: Manuel de P... e Maria da Saúde.
Avós Maternos: João Rodrigues e Teresa de Jesus

ANA, filha de António Mideiro, da vila de Mértola, e de Ana Joaquina.
Nasceu a 28 de Junho de 1818.
Avós Paternos: João Mideiro e Gregória da Palma, da vila de Mértola.
Padrinho: João Evangelista Velladas.

ANA, filha de João Mideiro e Maria da Cruz.
Nascei a 12 de Janeiro de 1819.
Avós Paternos: Manuel Fernandes de Bárbara Mestre, da vila de Mértola.
Avós Maternos: Bento Martins e Maria Joaquina, da vila de Serpa.
Padrinho: Manuel da Palma.

JOÃO, filho de João Mideiro e Maria da Cruz.
Nasceu a 8 de Abril de 1821.
Avós Paternos: Manuel Fernandes e Bárbara Mestre.
Avés Maternos: Bento Martins e Maria Joaquina.
Padrinho: António Dias e Manuel da Palma.

Penso que este será o seu avô:

ANTÓNIO, filho de João Mideiro, da vila de Mértola e de Maria da Cruz, desta vila.
Nasceu a 20 de Junho de 1824.
Ávós Paternos: Manuel Fernandes e Bárbara Mestre, da vila de Mértola.
Avós Maternos: Bento Martins e Maria Joaquina.
Filha 3º do nome.
Padrinhos: António José e Nossa Senhora do Pé da Cruz, tocou com a prenda Manuel de Jesus.

ANA filha de José de Jesus Velladas e Ana Gertrudes (esta da vila de Mértola).
Nasceu a 21 de Junho de 1830.
Avós Paternos: José António Calleiro (?) e Jerónima Maria.
Avós Maternos: Francisco Manuel Soeiro e Maria Rosa.
Padrinhos: José Varela e D. Ana Felizarda, representados por procuração - António Gomes Ferreira e Tomás dos Santos Picão.

MANUEL, filho de José Mideiro e Gertrudes da Conceição.
Nasceu a 3 de Janeiro e 1833.
Avós Paternos: João Mideiro, da Corte do Pinto e Maria da Cruz.

JOSÉ, filho de José Francisco Mosca e Maria da Conceição.
Nascei a 5 de Maio de 1833.
Avós Paternos: António Joaquim de Oliveira Mosca e Rita Josefa.
Avós Maternos: José Bento e Maria Antónia.
Padrinhos: Dr. José Parreira Cortez de Lobão e José Ricardo Cortez.

FRANCISCO, filho de Gregório José Velladas e Catarina Bárbara.
Nasceu a 12 de Outubro de 1836.
Avós Paternos: Bentos Martins Mialhas e Maria Joaquina.
Avós Maternos: Silvestre M.... e Francisca de São José.
Padrinhos: António Gomes Varella e João Gomes Ferreira.

FRANCISCO. filho de Manuel Gonçalves Velladas e Maria do Patrocínio.
Nasceu a 7 de Maio de 1837.
Avós Paternos: João Evangelista Velladas e Domingas Teresa.
Avós Maternos: António Gonçalves Bayão e Josefa Maria.
Padrinhos: Francisco Manuel Loureiro e António Manuel Pacheco.

ANTÓNIO, filho de José Francisco Mosca e Maria da Conceição.
Nasceu a 25 de Maio de 1838.
Avós Paternos: António Joaquim de Oliveira Mosca e Rita Josefa.
Avós Maternos: José Bento e Maria Antónia.
Foi baptizado pelo Reverendo Francisco Fortunato de Oliveira Mosca.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#223328 | biblos | 10 mar 2009 01:01 | Em resposta a: #223326

Concluindo então,

Sabemos agora que João Mideiro Charraz é filho de Manuel Fernandes e Bárbara Mestre. Nos registos mais antigos consta serem todos da vila de Mértola. Outros, mais recentes, afirmam que João Mideiro Charraz é natural da Corte do Pinto, do termo de Mértola...
Já Maria da Cruz Velladas, natural da vila de Serpa, é filha de Bento Martins Mialhas e Maria Joaquina, da mesma vila. É, pelo menos, irmã de Gregório José Velladas, casado com Catarina Bárbara. Deverá tambem ser irmã de João Evangelista Velladas, casado com Domingas Teresa.
António da Cruz Charraz e Bento da Cruz Charraz tiveram como irmãos, entre outros, Ana e José Mideiro, casado com Gertrudes da Conceição. Não encontrei o assento de baptismo de Bento da Cruz Charraz...

Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#223329 | biblos | 10 mar 2009 01:01 | Em resposta a: #221117

Concluindo então,

Sabemos agora que João Mideiro Charraz é filho de Manuel Fernandes e Bárbara Mestre. Nos registos mais antigos consta serem todos da vila de Mértola. Outros, mais recentes, afirmam que João Mideiro Charraz é natural da Corte do Pinto, do termo de Mértola...
Já Maria da Cruz Velladas, natural da vila de Serpa, é filha de Bento Martins Mialhas e Maria Joaquina, da mesma vila. É, pelo menos, irmã de Gregório José Velladas, casado com Catarina Bárbara. Deverá tambem ser irmã de João Evangelista Velladas, casado com Domingas Teresa.
António da Cruz Charraz e Bento da Cruz Charraz tiveram como irmãos, entre outros, Ana e José Mideiro, casado com Gertrudes da Conceição. Não encontrei o assento de baptismo de Bento da Cruz Charraz...

Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#223472 | biblos | 11 mar 2009 23:00 | Em resposta a: #221117

Caro Francisco,

Encontrei novos dados! O avô João Mideiro casou com Maria da Cruz a 10 de Outubro de 1802 em Salvador de Serpa. No assento consta ser natural da vila de Mértola, filho de Manuel Fernandes Xaráz e Bárbara Mestra, naturais da dita vila e moradores na do Salvador de Serpa. A avó Maria da Cruz surge como filha de Bento Martins Zorro e Maria Joaquina, todos da vila de Serpa. Foram testumunhas que assinaram de seu punho - Miguel Soares e Manuel Gonçalves Velladas.
Encontrei também o casamento de um irmão de Maria da Cruz Velladas, Gregório José Velladas. Casou em Salvador de Serpa a 6 de Agosto de 1809 com Catarina Bárbara. Ele, filho de Bento Martins e Maria Joaquina e ela, de Silvestre Afonso e Francisco de São José. Foram testemunhas e assinam, Martinho Afonso de Mello Breyner e Maurício Tibério Coelho.
Encontrei finalmente, na mesma freguesia, o assento relativo ao primeiro casamento de meu avô Bento da Cruz Charraz com Maria da Conceição Bertoldo. Foi a 17 de Outubro de 1844.

Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz

#225872 | fsomr | 08 abr 2009 14:32 | Em resposta a: #223472

Caro João,
recebi esta mensagem no meu blog
Charraz Madaleno disse...
Sou neta de José Joaquim Charraz natural de serpa, casou com Francisca Ventura/Francisca Brigida natural de Brinche. Deste casamento nasceral cinco filhos
abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Charraz/ Mosca ou Mósca?

#239505 | anavirtuos | 18 set 2009 14:23 | Em resposta a: #167162

Boa tarde

No assento de nascimento de minha avó, consta como seu avô materno, Joaquim Loureiro (?) Mosca, casado com Mariana Marinheiro, pais de Maria da Silva. A minha pergunta é: alguém saberá informar-me se os Mosca derivam todos da mesma família, e se já alguém durante as suas pesquisas se deparou com o meu trisavô?
Aproveito para colocar uma questão: como é que o apelido dos pais não passa para a filha e o seu apelido é Silva?

Desde já muito agradecida

Ana Virtuoso

Resposta

Link directo:

RE: Charraz/ Mosca ou Mósca?

#239575 | biblos | 19 set 2009 01:45 | Em resposta a: #239505

Cara Ana Virtuoso,

Infelizmente não a posso ajudar. Apenas me cruzei com Móscas, de Serpa, por um tio-avô Charraz ter casado com uma senhora dessa família. Tudo o que sei em relação a essa família está aqui publicado. Relativamente à sua outra pergunta, é muito comum isso acontecer, já que antigamente não havia regras para a composição do nome. Assim, adoptava-se o apelido dos pais, mas também seria passível que se escolhesse o dos avós, ou até padrinhos! Provavelmente a sua avó terá algum antepassado Silva, de quem adoptou o apelido...

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Charraz/ Mosca ou Mósca?

#239579 | anavirtuos | 19 set 2009 08:39 | Em resposta a: #239505

Bom dia

Muito obrigado pela sua resposta.
Provavelmente Mósca e Mosca serão familias distintas, apesar da distância do Montijo a Serpa não ser assim tão grande...
Já se deparou com um antepassado "Conde Mosca"...?
Apesar de aparecer na literatura, também foi uma pessoa real...

Mais uma vez muito obrigado

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Charraz/ Mosca ou Mósca?

#332488 | jtmariano | 15 jul 2013 20:15 | Em resposta a: #239579

Carissimos,

E curioso ler esta informacao, a minha familia materna tem o apelido Moscao e sao de Moura, destrito de Beja, sera alguma derivacao dos apelidos Mosca de Serpa ou algum ramo desta familia.

Se alguem me souber dizer alguma coisa agradeço.

Respeitosamente,

Susana Abrantes Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 11:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen