Família Costa Riscado em Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100028 | Lourval | 10 set 2005 07:31

Olá. Gostaria de entrar em contacto ou trocar informações com/sobre a Família Costa Riscado em Castelo Branco.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100043 | agp | 10 set 2005 15:19 | Em resposta a: #100028

Boa Tarde
No livro "Alcains e a sua História" de Sanches Roques pode encontrar bastantes dados sobre João da Costa Riscado nomeadamente a sua árvore de costados.
João da Costa Riscado nasceu a 8.4.1910 em Alcains, filho de José da Costa Riscado e de D. Ana Clara Rosa, e casou em 19.4.1933 com D. Ângela da Conceição Teixeira.
Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100049 | Lourval | 10 set 2005 17:53 | Em resposta a: #100043

Oi Antonio Pereira. Obrigado.
Francisco da Costa Riscado é avô materno do meu tataravô João dos Santos Silva sendo que este nasceu em 14 de junho de 1862 em Alcains. Francisco da Costa Riscado era casado com Gertrudes Maria Tabacão. Estes dados eu consegui no Arquivo Distrital de Castelo Branco.
Como adquirir este livro? Eu moro no Estado de São Paulo no Brasil.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100086 | agp | 11 set 2005 00:17 | Em resposta a: #100049

Boa noite Lourval

Não o imaginava em S. Paulo.
O livro de que falei está esgotado há muitos anos, embora existam exemplares em Castelo Branco e Alcains nas respectivas bibliotecas. Eu consultei um exemplar recentemente e fiquei com uma cópia da parte respeitante aos costados de João da Costa Riscado, já que alguns dos ramos entroncavam com os meus. Confesso que nunca tinha olhado com muita atenção para o ramo do nome (Costa Riscado) e, curiosamente, descobri hoje que neste ramo houve um erro (de tipografia ?) havendo um salto de uma ou duas gerações. É assim:
O João da Costa Riscado é filho de José da Costa Riscado e de D. Ana Clara Rosa, e casou em 19.4.1933 com D. Ângela da Conceição Teixeira.
O José da Costa Riscado nascido a 14.3.1876 é filho de Miguel da Costa Riscado, de Alcains, e de Isabel Maria Amoroso, de S. Vicente da Beira.
O Miguel da Costa Riscado nascido a 15.6.1850 é filho de João Pedro da Costa Riscado e de Maria de Sequeira.
Finalmente, o João Pedro da Costa Riscado, nascido a 20.1.1816, é filho de outro Miguel da Costa Riscado, nascido a 29.9.1790, e de Maria da Conceição Caçapo.
Depois há o referido salto e aparece o casal João Fernandes Riscado, de Malpica do Tejo, e Maria Rodrigues da Costa, de Cebolais de Cima. Deste casal devem descender todos os Costa Riscado de Alcains e, entre eles, o seu antepassado Francisco da Costa Riscado casado com Gertrudes Maria Tabacão. Posso tentar descobrir a ligação da próxima vez que passar pela Torre do Tombo, em Lisboa. Está interessado?
Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100095 | Lourval | 11 set 2005 01:32 | Em resposta a: #100086

Oi Antonio Pereira.
Que boas notícias tu me trazes. Através do Arquivo Distrital de Castelo Branco eu tenho a data de nascimento de um neto de Francisco da Costa Riscado. O nome dele era João dos Santos Silva que nasceu em 14/06/1862. João dos Santos Silva era filho de Francisco dos Santos Silva e Maria José. Maria José era filha de Francisco da Costa Riscado e de Gertrudes Maria Tabacão. Existem inúmeras possibilidades: uma delas, através de umas contas, é de que Francisco da Costa Riscado seja um irmão de João Pedro da Costa Riscado. Estas informações que ora te passo são do assento de nascimento de João dos Santos Silva que me foi enviada pelo AD de Castelo Branco.
Talvez este Miguel da Costa Riscado e sua esposa Maria da Conceição Caçapo sejam meus antepassados.
Tu tens a data de nascimento do João Pedro Riscado de Malpica do Tejo?
Finalmente Antonio Pereira, é claro que estou interessado nas informações que podem vir da Torre do Tombo em Lisboa. Te agradeço bastante a colaboração.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100105 | agp | 11 set 2005 02:34 | Em resposta a: #100095

Boa noite Lourval

Não tenho a data exacta de nascimento do João Fernandes Riscado. No entanto posso adiantar tudo o que sei da sua ascendência:

1. João Fernandes Riscado, nasceu em Malpica do Tejo cerca de 1700, casou com Maria Rodrigues da Costa, nascida em Cebolais de Cima, filha de António Rodrigues da Costa, de Cebolais de Cima, e de Maria Dias Barreto, de Perdigão de Rodão.
2. Manuel Fernandes Riscado, nasceu em 7.11.1667 em Malpica do Tejo. Casou em 12.9.1694 em Malpica do Tejo com:
3. Maria Fernandes, nasceu cerca de 1670 em Malpica do Tejo.

4. Jacinto Fernandes, nasceu cerca de 1640 em Malpica do Tejo. Casou a 2.8.1665 em Malpica do Tejo. Com:
5. Inês Gonçalves, nasceu cerca de 1645 em Malpica do Tejo.
6. Pedro Fernandes, nasceu cerca de 1645. Casou aos 6.1.1669 em Malpica do Tejo com:
7. Beatriz Afonso, nasceu cerca de 1650 em Malpica do Tejo.

8. Manuel Fernandes Riscado, nasceu cerca de 1610 em Malpica do Tejo.
9. Maria Fernandes, nasceu cerca de 1615 no Monte da Riscada, Fratel.
10. Manuel Alves, nasceu cerca de 1615 em Malpica do Tejo.
11. Maria Gonçalves, nasceu cerca de 1620 em Malpica do Tejo.
12. Pedro Fernandes, nasceu cerca de 1615.
13. Ana Lopes, nasceu cerca de 1620.
14. Pedro Afonso, nasceu cerca de 1620 em Malpica do Tejo.
15. Isabel Martins, nasceu cerca de 1625 em Malpica do Tejo.

Sou descendente do casal 4-5, Jacinto Fernandes e Inês Gonçalves, pelo filho Pedro Fernandes Riscado que casou com Leonor Dias.

Os vários Costas Riscado têm mesmo de estar relacionados e descobrir essas relações será apenas uma questão de tempo. Mas não espere novidades muito rapidamente.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100112 | Lourval | 11 set 2005 04:50 | Em resposta a: #100105

Oi Antonio Pereira. Adorei as informações. Uma pergunta: O Jacinto Fernandes era Riscado? ou era o avô materno de Pedro Fernandes Riscado? Eu não entendi.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100125 | agp | 11 set 2005 11:42 | Em resposta a: #100112

Lourval

O Riscado só pode ser o Jacinto Fernandes, estando o apelido relacionado com o Monte da Riscada, de onde é natural a mãe. Não é de excluir que o Jacinto e, até, o pai sejam igualmente naturais deste Monte.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100179 | manuelr | 12 set 2005 00:04 | Em resposta a: #100125

Caro Lourval

De JOão Fernandes Riscado e de Maria Rodrigues da Costa era filho Brás da Costa Riscado casado em Alcains em 20-09-1778 com Maria Rodrigues filha de Tomás Gonçalves e de Maria Rodrigues natural de Cafede. Brás da Costa e Maria Rodrigues foram pais de FRancisco da Costa Riscado casdao em Alcains em 11.11.1807 com Gertrudes Maria.

Cordiais cumprimentos
Manuel fa Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100278 | Lourval | 12 set 2005 22:25 | Em resposta a: #100179

Manuel Silva Rolão,
Muitíssimo obrigado por esta valiosíssima informação. Estou muito feliz. Gostaria de saber onde tu encontrastes estes dados. Mais uma vez....obrigado.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100283 | manuelr | 12 set 2005 22:50 | Em resposta a: #100278

Caro Lourval

Os registos de Casamentos encontram-se na Torre do Tombo , neste caso o casamento de Francisco da Costa Riscado no Rolo 98 (4º Livro de casamentos) e o de Brás da Costa no Rolo 95, Livro 3 de Mistos (salvo erro).

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100284 | manuelr | 12 set 2005 22:52 | Em resposta a: #100278

Caro Lourval

Os registos de Casamentos encontram-se na Torre do Tombo , neste caso o casamento de Francisco da Costa Riscado no Rolo 98 (4º Livro de casamentos) e o de Brás da Costa no Rolo 95, Livro 3 de Mistos (salvo erro).

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100301 | Lourval | 13 set 2005 01:59 | Em resposta a: #100105

Caro Antonio Pereira & Manuel Rolão
Agradeço mais uma vez as informações. Mas tenho algumas dúvidas: a) Jacinto Fernandes e Pedro Fernandes carregavam o apelido Riscado? b) Estou entendendo que Jacinto e Pedro Fernandes eram dois dos filhos de Manuel Fernandes Riscado, certo? c) Manuel Alves e Maria Gonçalves eram os pais de Inês Gonçalves? d) Pedro Fernandes e Ana Lopes eram os pais de Maria Fernandes? e) Pedro Afonso e Isabel Martins eram os pais de Beatriz Afonso? f) Os casais (2) e (3) e (8) e (9) têm exactamente os mesmos nomes. Esta informação confere? Ou é uma coincidência?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100392 | agp | 13 set 2005 23:20 | Em resposta a: #100301

Caro Lourval

Na minha mensagem de 11.9.2005 (costados de João Fernandes Riscado) deve observar que à esquerda de cada indivíduo está um número.
O nº 1 é o João Fernandes Riscado. O dobro desse número é ocupado pelo pai e a mãe é o número imediatamente a seguir, isto é, o 3.
Repetindo o procedimento na geração seguinte: o pai do nº 2 é o 4 e a mãe o 5. O pai do nº 3 é o 6 e a mãe o 7. Depois, é sempre assim, pelo que bastará exemplificar que os pais do nº 5 (Inês Gonçalves) são o nº 10 (Manuel Alves) e o nº 11 (Maria Gonçalves).
Sendo assim o casal 2-3 não é o mesmo que o casal 8-9. O que se passa realmente é que os 8 e 9 são os avós paternos do nº 2.

Agora, vamos a uma boa notícia.
Estive hoje no Arquivo de Castelo Branco e descobri que o nosso antepassado Jacinto foi baptizado a 8.9.1646 na freguesia do Fratel, sendo os pais moradores na Riscada. Fica assim esclarecida a origem toponímica do apelido Riscado.

Com os vários dados aqui deixados atrevo-me a deixar uma árvore de costados do seu antepassado João dos Santos Silva.

1. João dos Santos Silva nasceu em 14.6.1862 em Alcains

2. Francisco dos Santos Silva
3. Maria José

6. Francisco da Costa Riscado casou em Alcains a 11.11.1807 com:
7. Gertrudes Maria Tabacão

12. Brás da Costa Riscado casou em Alcains a 20.9.1778 com:
13. Maria Rodrigues

24. João Fernandes Riscado, nascido em Malpica do Tejo
25. Maria Rodrigues da Costa nascida em Cebolais de Cima
26. Tomás Gonçalves
27. Maria Rodrigues

48. Manuel Fernandes Riscado, nasceu a 7.11.1667 em Malpica do Tejo. Casou a 12.9.1694 em Malpica do Tejo com:
49. Maria Fernandes
50. António Rodrigues da Costa, nasceu em Cebolais de Cima. Casou a 24.2.1691 em Cebolais de Cima
51. Maria Dias Barreto, nasceu em Perdigão de Rodão

96. Jacinto Fernandes, baptizado 8.9.1646 na freguesia do Fratel, sendo os pais moradores na Riscada. Casou a 2.8.1665 em Malpica do Tejo com:
97. Inês Gonçalves
98. Pedro Fernandes, casou a 6.1.1669 em Malpica do Tejo com:
99. Beatriz Afonso
100. Manuel Gonçalves
101. Maria Duarte
102. Francisco Fernandes
103. Maria Luís

192. Manuel Fernandes, morador na Riscada
193. Maria Fernandes
194. Manuel Alves
195. Maria Gonçalves
196. Pedro Fernandes
197. Ana Lopes
198. Pedro Afonso
199. Isabel Martins

À margem destes costados, já sei que o Miguel da Costa Riscado, nascido a 29.9.1790, é filho de Brás da Costa Riscado e de Maria Rodrigues, logo irmão do seu antepassado Francisco da Costa Riscado casado com Gertrudes Maria.

Entretanto pode ver a minha ligação aos Riscados na minha página pessoal. Pode partir do nosso avoengo Jacinto em:

http://genealogia.sapo.pt/0185/pessoas.php?id=1013296

seguindo a descendência.

Cumprimentos

António da Graça Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100424 | Lourval | 14 set 2005 05:29 | Em resposta a: #100392

Caro Antonio. Como dizemos aqui no Brasil.....você provou por A mais B que somos primos. Eu sou 9º neto do Jacinto Fernandes enquanto você é o 10º neto dele. Foi uma sorte muito grande tê-lo encontrado aqui. Você me poupou trabalho de anos. Eu levei muito tempo para chegar ao nome da Maria José, que é filha do Francisco da Costa Riscado. Percebi também que você tem a data de nascimento do Miguel da Costa Riscado e eu não tenho a data de nascimento do irmão dele: Francisco da Costa Riscado e nem do Brás da Costa Riscado. Você me disse que tem parte do livro que fala das famílias de Alcains e em especial da família Riscado. São muitas folhas? Eu estaria imensamente interessado neste livro ou em parte dele. Tenho muitos ramos em Castelo Branco: Folgado, Santos Silva, Prata, Tabacão entre outros. Uma pergunta: como faço para montar minha árvore aqui neste site? Eu a construí usando um soft que encontrei no site Family Search. Eu dei muita sorte de ter encontrado um Riscado. Será que eu vou dar sorte de encontrar um Folgado? :) A troca de mensagens sobre a família Folgado é grande mas eu não dei a sorte de receber alguma informação de Rosa Folgado, que era a esposa do João dos Santos Silva. Como ele era nascido em 1862 é provável que ela tenha nascido pelos idos de 1865 também em Alcains.
Uma coincidência: eu sou engenheiro eletricista e também professor universitário de matemática.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100451 | Lourval | 14 set 2005 14:30 | Em resposta a: #100424

Antonio Pereira,

Escreva para o meu e-mail : lourval2004@yahoo.com

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100486 | agp | 14 set 2005 18:44 | Em resposta a: #100424

Caro Lourval

Sempre que dois beirões estudam as suas ascendências acabam sempre ficando primos! Esta "máxima" mais uma vez foi cumprida!

Do livro de Alcains tenho a parte referente aos costados do João da Costa Riscado e pouco mais. Depois combinamos, por mail, a forma de envio de uma cópia.

Para ter uma página pessoal associada a este site tem de aderir ao nível "Genea Plus". Veja, na homepage, "Acesso" ou, o que é igual, siga:

http://genealogia.sapo.pt/home/acesso.php

Quanto aos seus outros ramos não tenho nada, apesar de também descender de Folgados do Rosmaninhal, de S. Miguel de Acha e da Aldeia de Santa Margarida. Este apelido é aliás muito comum na Beira Baixa e corresponde a várias famílias aparentemente sem ligação entre si. Mas, como lhe disse no tópico sobre a família Prata, poderei sempre dar-lhe uma ajuda na parte respeitante ao Arquivo de Castelo Branco.

Um abraço

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100518 | marco pereira | 14 set 2005 23:47 | Em resposta a: #100486

Caros colegas
Desde já envio saudações ao colega António, se por alguma vez precisarem do respectivo livro "alcains e a sua história" eu tenho um exemplar, vou ver se ainda se enconta á venda, visto eu ser de Alcains é mais facil.
também informo o colega lourval,que ainda perdura o nome costa riscado em Alcains
sem mais
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100551 | agp | 15 set 2005 14:37 | Em resposta a: #100518

Caro Marco

Se encontrar em Alcains o dito cujo livro faça o favor de adquirir um exemplar para mim.

Como vão as suas pesquisas?

Um abraço

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100620 | Lourval | 16 set 2005 05:15 | Em resposta a: #100551

Caro Marco

Se encontrar em Alcains um exemplar do dito livro ceda-o por favor ao primo Antonio Pereira porém, se encontrar dois.....pense na possibilidade de adquirí-lo para mim :)

Abraços ao Marco e ao Antonio Pereira
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100686 | manuelr | 16 set 2005 22:52 | Em resposta a: #100551

Caro António Pereira

Já viu no Quiosque Vidal (junto à estátua do Amato Lusitano) em Castelo Branco?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100705 | agp | 17 set 2005 01:50 | Em resposta a: #100686

Caro Manuel Rolão

Muito obrigado pela sugestão.

Um abraço

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100707 | Lourval | 17 set 2005 04:49 | Em resposta a: #100179

Caro Manuel Rolão.
Graças ao primo Antonio Pereira e a você, eu obtive um grande avanço em minhas pesquisas pelo ramo dos Riscados. Maria José da Costa Riscado porém era casada com Francisco dos Santos Silva. Gostaria imensamente de descobrir os nomes dos avós do tal Francisco, principalmente os paternos. Francisco era filho de outro Francisco do Santos Silva e Maria Rosa Ribeiro. Até onde eu sei eu sou representante da sétima geração de ´dos Santos Silva´, sobrenome que carrego na íntegra. Será que os ´dos Santos Silva´ vão muito mais para trás?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100728 | S.João de Rei | 17 set 2005 15:10 | Em resposta a: #100284

Caro Manuel da Silva Rolão

Tenho um amigo e camarada de meu Pai, de nome Francisco Riscado, Brigadeiro. Natural de Castelo Branco. Esteve nas campanhas da Guiné, anos de 63 a 67.
Nessa período na Guiné, em determinada altura o comandante de meu Pai (Major), num pequeno grupo responsável pelo Comando de Operações Especiais, tinha o apelido Rolão ou Roldão ?
Francisco Riscado é actualmente um oficial general reformado. Uma pessoa de que tenho a maior admiração.
Curiosamente No século XVI e XVII, lutaram e viveram com os meus avós em Mazagão, fidalgos de apelido Riscados, que praticaram muitas façanhas. Penso que seriam também beirões e ligados aos Loureiros, também meus avós.
Castelo Branco teria tudo a ver ...
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100753 | manuelr | 17 set 2005 23:28 | Em resposta a: #100728

Caro José de Azevedo Coutinho

Conheci o Brigadeiro Riscado numa das romagens dos antigos Alunos do Liceu de Castelo Branco, mas nunca mais tive a oportunidade de lhe falar. Não me chego a aparentar com os Riscado, pois a ligação é colateral e são muito poucos os elementos de que disponho.
Eu estive na Guiné em 1971 e 1972 e não conheço outro Oficial cujo último apelido seja Rolão, pelo que deveria ser Roldão ou Romão (pelo menos conheci 2).
Pelos Loureiro, a única ligação que conheço é com o Genealogista Henrique Loureiro, mas com a linha comum de Leitão de Matos (que é tb a dos Roma Machado de Faria e Maia).
No entanto se lhe puder ser útil nalguma informação (e a saiba) disponha

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100842 | Lourval | 18 set 2005 23:27 | Em resposta a: #100179

Caro Manuel Silva Rolão.
Tu me passeste a informação, e eu a agradeço de montão, de que Gertrudes Maria casou-se com Francisco da Costa Riscado em 11.11.1807. Na fonte destes dados não constariam os nomes dos pais da Gertrudes Maria e as idades do casal?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100858 | manuelr | 19 set 2005 12:21 | Em resposta a: #100842

Caro LOurval

Gertrudes Maria era fiha de Domingos Dias natural de Alcains e de Maria Nunes natural de Cafede. Mas não tenho mais dados alguns sobre eles.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#100859 | Lourval | 19 set 2005 12:28 | Em resposta a: #100858

Manuel da Silva Rolão,

Te agradeço muito !

Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#101336 | Lourval | 24 set 2005 16:08 | Em resposta a: #100705

Caro Antonio Pereira,
Tens razão. Quando eu pedi a pesquisa eu não tinha idéia de que o João era um filho ´de uma idade mais avançada´ da Maria José. O casal pode ter tido uma ´penca´ de filhos :)
A data do casamento dela nos leva para cerca de 1826 se quisermos encontrar o seu registo de nascimento.
Estou interessado em encontrar os registos de todos os filhos deste casal. Detalhe: o pai dela, Francisco da Costa Riscado, casou-se com Gertrudes Maria em 1807. Isto é intrigante. Parece que o João é um filho temporão da Maria José e a própria Maria José foi uma filha temporã do Francisco e da Gertrudes. O que acha?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#101365 | agp | 24 set 2005 19:41 | Em resposta a: #101336

Caro Lourval

Penso que te referes ao que disse nos mails privados, certo? Se na Torre do Tombo fizeram pesquisa entre 1837 e 1852 então não podiam ter encontrado o baptizado da Maria José, já que esta casou em 1846!

Sim, parece que a história se repete, já que o João, nascido em 1862, foi seguramente um dos filhos mais novos da Maria José, casada em 1846, e tudo indica que a Maria José, nascida cerca de 1826, terá sido um dos filhos mais novos dos seus pais já que estes casaram em 1807. Temos, apenas, de descobrir a data de nascimento da Maria José.

Um abraço

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#101882 | Lourval | 01 out 2005 06:26 | Em resposta a: #100283

Caros amigos Manuel Rolão e Antonio Pereira,
Eu ainda não tenho em mãos nenhum registo de casamento português. Por acaso neles se encontram as idades dos noivos?
Vocês me passaram as datas de casamento de Francisco da Costa Riscado com Gertrudes Maria (11-11-1807) e Brás da Costa Riscado com Maria Rodrigues (20-09-1778). Poderíamos delas obter aproximadamente os anos dos seus nascimentos.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Santos Silva em Castelo Branco

#102484 | agp | 07 out 2005 23:31 | Em resposta a: #100707

Caro Lourval

Estive hoje na Torre do Tombo em Lisboa e tenho boas notícias para te dar.

Em Alcains encontrei os assentos de:
- Francisco, nascido a 17.10.1823 e baptizado a 27, filho de Francisco dos Santos, de Castelo Branco, e de Maria Duarte Ribeiro, de Alcains, neto paterno de Inácio dos Santos e de Maria da Silva, de Castelo Branco, e materno de Boaventura Ribeiro e de Josefa Maria, de Alcains. (julgo que fica esclarecida o origem dos teus Santos Silva).
- Maria, nascida a 20.3.1824 e baptizada a 25, filha de Francisco Costa e de Gertrudes Maria, neta paterna de Brás da Costa e de Maria Rodrigues Cafede e materna de Domingos Dias e de Maria Nunes, todos de Alcains.

Na Póvoa de Rio de Moinhos encontrei os assentos de:
- Júlio, nascido a 6.2.1830 e baptizado a 11, filho de José Franco Duarte e de Quitéria Gomes, neto paterno de José Duarte Franco e de Isabel Marques e materno de Domingos Martins Calaveiras e de Mariana Gomes, todos da Póvoa de Rio de Moinhos excepto o Domingos que é da Lousa. (encontrei irmã Isabel, dizendo nos pais José Franco e Quitéria Maria e nos avós paternos José Franco Púcaro e Isabel Marques Correia).
- Francisco (irmão do pai de Júlio), nascido a 23.4.1810, filho de José Franco Púcaro e de Isabel Marques, neto paterno de Manuel Franco Púcaro e de Joana Duarte, e materno de António Marques Carolo e de Antónia Eusébia, todos da Póvoa de Rio de Moinhos.
- Joana (irmã da mãe de Júlio), nascida a 14.3.1810, filha de Domingos Martins Calaveiras, da Lousa, e de Mariana Gomes, da Póvoa de Rio de Moinhos, neto paterno de Pedro Martins, da Lardosa, e de Eugénia Maria, da Lousa, e materno de Mateus Duarte e de Maria Gomes, da Póvoa de Rio de Moinhos.

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#102537 | Lourval | 08 out 2005 18:53 | Em resposta a: #102484

Caro Antonio Pereira,
Tamanha gentileza não há como agradecer. Fiquei realmente muito feliz. Enquanto lia sua mensagem eu sorria como criança diante do presente de Natal. Isto também aconteceu quando tu, com a ajuda do Manuel Rolão, entroncaste os teus Riscados com os meus.
Um abraço Antonio Pereira.
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#102610 | agp | 09 out 2005 16:53 | Em resposta a: #102537

Caro Lourval

Vê-se, à distância que nos separa, que ficaste mesmo muito feliz com as notícias que eu te dei. Ainda bem.
Reparei, agora, que não indiquei a data de nascimento da Isabel, irmã do Júlio, que ocorreu a 20.1.1832 na Póvoa de Rio de Moinhos.
Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#103065 | agp | 15 out 2005 17:18 | Em resposta a: #102537

Caro Lourval

Tenho boas notícias para ti.

Na Lousa encontrei Domingos e Domingas, gémeos, nascidos a 5.3.1768, filhos de Pedro Martins Sardinheiro, da Lardosa, e de Eugénia Maria, da Lousa, netos paternos de Brás Martins Sardinheiro, da Lardosa, e de Isabel Martins Calaveiras, dos Escalos de Cima, e maternos de João Gonçalves Caramelo, de S. Miguel de Acha, e de Maria Antunes, da Lousa. A 27.10.1764 nasceu irmão José.

Em Alcains encontrei:

Francisco, nascido a 6.4.1785, filho de Brás da Costa Riscado, de Cebolais de Cima, da freguesia de Santa Maria, da cidade de Castelo Branco, e de Maria Rodrigues Cafede, de Alcains, neto paterno de João Fernandes Riscado, de Malpica, e de Maria Rodrigues da Costa, dos Cebolais de Cima, e materno de António Rodrigues e de Maria Antunes Mercadora, ambos de Alcains. A 26.6.1783 nasceu irmão João.

Gertrudes, nascida a 28.1.1789, filha de Domingos Dias Grencho, de Alcains, e de Maria Nunes, de Cafede, neta paterna de Pedro Dias Grencho e de Maria Rodrigues, de Alcains, e maternos de Domingos Gonçalves Rato e de Maria Nunes, de Cafede. A 8.1.1784 nasceu irmão José.

João (irmão de Maria Rosa), nasceu a 26.8.1783, filho de Boaventura Ribeiro e de Josefa Maria, neto paterno de outro Boaventura Ribeiro e de Josefa Ribeiro e materno de Martinho Gonçalves e de Antónia Luísa, todos de Alcains.

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#103094 | agp | 15 out 2005 23:44 | Em resposta a: #102537

Caro Lourval
Como dizes no mail que acabo de receber temos, de facto, uma dúvida quanto aos pais da Maria Rodrigues casada com o Brás da Costa Riscado.
Segundo informação do confrade Manuel Rolão dada neste tópico os pais são Tomás Gonçalves e Maria Rodrigues. Eu no meu caderno de notas anotei hoje que os pais são António Rodrigues e Maria Antunes Mercadora. Eu, de memória, julgo que anotei os nomes a partir do assento do João, nascido a 26.6.1783 já que no assento do Francisco não constavam os nomes dos avós maternos, mas posso estar enganado e muito.
De qualquer forma volto a Lisboa para a semana e devo arranjar um bocadinho para ir à Torre do Tombo para voltar a ver tudo isso no microfilme.
Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscad em Castelo Branco

#103129 | Lourval | 16 out 2005 17:08 | Em resposta a: #103094

Oi Antonio.
Falando em microfilmes eu contactei o CHF aqui em minha cidade. Eu encomendei microfilmes porém já percebi que demoram a chegar. Tenho de ter paciência e esperar.
Já lhe agradeci no mail pelos novos dados mas aproveito a oportunidade para lhe agradecer aqui também.
Ontem eu tive uma agradável notícia. Descobri que meu trisavô Júlio Teixeira morou em uma casa no exato lugar onde estão as ruínas ainda hoje do que foi a casa do português Martim Afonso de Souza, fundador de São Vicente em 1532, a primeira cidade do Brasil. É a chamada Casa da Torre, marco inicial da cidade.
Esse meu trisavô, de naturalidade a descobrir, veio de Portugal para o Brasil não para melhorar de vida, mas para ficar rico mesmo e até que conseguiu. Porém numa atitude ousada no fim da vida dele para dobrar seu patrimônio, perdeu quase tudo. Foi morar com o filho Júlio Teixeira Júnior no Rio de Janeiro onde faleceu em 1926. Ambos, pai e filho, eram ousados e trabalharam com o café e tiveram momentos de auge em suas vidas. Na verdade os bons e maus momentos da vida deles "oscilavam" com os bons e maus momentos do café.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscad em Castelo Branco

#103620 | agp | 23 out 2005 01:50 | Em resposta a: #103129

Caro Lourval

Folgo em saber que estás a fazer boas descobertas aí no Brasil em relação aos teus antepassados.

Quanto a Alcains, tenho novidades:
- O Francisco da Costa Riscado é mesmo neto materno de Tomás Gonçalves e de Maria Rodrigues Cafede, que foram curiosamente os seus padrinhos de baptismo. Eu fiz confusão e aquele João, que eu indiquei como irmão do Francisco, é afinal seu primo, sendo filho de José da Costa Riscado (irmão de Brás da Costa Riscado) e de Catarina Antunes, esta sim filha dos tais António Rodrigues e Maria Antunes Mercadora.
- Josefa (irmã de Domingos, bastante mais nova), nasceu a 26.4.1770, filha de Pedro Dias Grencho e de Maria Rodrigues, neta paterna de Manuel Dias e de Maria Gomes, e materna de Manuel Fernandes Tabaco (justifica o apelido Tabacão da bisneta Gertrudes) e de Josefa de Almeida, todos de Alcains, excepto o Manuel Dias, que é da Póvoa de Rio de Moinhos.
- Domingas, nascida a 28.7.1761, e Matias, nascido a 25.2.1760, irmãos de outra Josefa, filhos de Martinho Gonçalves Goulão e de Antónia Luísa, esta de 2º matrimónio, netos paternos de João Martins Goulão e de Apolónia Duarte, e maternos de José de Almeida e de Catarina Nunes, todos de Alcains.
- Boaventura Ribeiro, filho de outro Boaventura Ribeiro e de Josefa Duarte (que já tinha aparecido como Josefa Ribeiro) casou aos 28.10.1779 com Josefa Maria, viúva de Manuel dos Santos, todos de Alcains.
- Boaventura, nascido a 31.8.1760, António, nascido, a 26.5.1769 e Josefa, nascida a 26.1.1776, filhos de Boaventura (ou Ventura) Ribeiro e de Josefa Duarte, netos paternos de José Ribeiro e de Josefa Martins, e maternos de Manuel Duarte Chamusco e de Isabel Gonçalves, todos de Alcains.

Abraços
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#103633 | Lourval | 23 out 2005 15:33 | Em resposta a: #103620

Caro Antonio.
Antes de mais nada o meu muito obrigado. A minha lista de antepassados está realmente de ´vento em popa´ depois que lhe encontrei aqui no forum.
Com relação à Gertrudes Maria: quando o registo de baptismo do neto dela, João dos Santos da Silva, chegou em minha casa, eu tive grande dificuldade em interpretar o apelido da mesma. Eu fiquei com bastante dúvida entre Tabacão e Tabaca. Eu acho que cheguei a uma conclusão. Eu até acho que cheguei a te enviar uma cópia desta certidão. Ainda a tens?
Uma outra observação que faço é a de que se você diz que Josefa era bastante mais nova do que o Domingos então me parece que você tem a data do registo dele, porém não me passou.
As chances são remotas, eu sei, mas de repente o tal Manuel dos Santos é parente do Inácio dos Santos, o qual, junto com a Maria da Silva ´fundou´ a família Dos Santos Silva em 1800, sobrenome que carrego até hoje.
Um grande abraço Antonio
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#103638 | agp | 23 out 2005 16:38 | Em resposta a: #103633

Caro Lourval

Estive a ver o assento do baptismo do João dos Santos da Silva e o apelido da avó é Tabaca, sem dúvida.

Do Domingos ainda não sei a data do nascimento. Sei que casou primeira vez a 18.8.1771, em Alcains, com Perpétua Maria, filha de Domingos Gonçalves e de Josefa Rodrigues, dado que talvez não tenha transmitido antes. Deve ter nascido, portanto, por volta de 1750. A irmã Josefa nasceu em 26.4.1770, logo deve ser mais nova cerca de 20 anos.

Sobre os "dos Santos" temos de aguardar.

Outro grande abraço

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#105119 | agp | 12 nov 2005 18:42 | Em resposta a: #103633

Caro Lourval

Seguem mais alguns dados dos teus costados de Alcains.

Domingos, nasceu a 7.1.1753, filho de Pedro Dias e de Maria Rodrigues, neto paterno de Manuel Dias e de Maria Gomes, e materno de Manuel Fernandes Tabaco e de Josefa de Almeida.

Maria, filha de Manuel Fernandes Tabaco e de Josefa de Almeida, nasceu a 16.1.1719, neta paterna de outro Manuel Fernandes Tabaco e de Brites (ou Beatriz) George, ambos de Alcains, e materna de Alberto de Almeida, da freguesia de Nª Sra. da Conceição da cidade de Lisboa, e de Maria Rodrigues, natural de Chaves. Irmãos de Maria: José (n. 13.2.1731) e Bárbara (n. 12.2.1734).

Antónia, filha de José de Almeida e de Catarina Nunes, é neta paterna de Manuel Fernandes de Paiva (de Idanha-a-Nova ou de Castelo Branco, consoante vários registos) e de Maria Rodrigues, de Alcains, e materna de Manuel Fernandes Tabaco, de Alcains, e de Isabel Nunes Raposo, de Idanha-a-Nova. Irmãos de Antónia, de onde tirei os dados: Ana (n. 1.9.1725), Filipe (n. 7.9.1730) e Diogo (n. 9.10.1731)

Ventura ou Boaventura, filho de José Ribeiro e de Josefa Martins, é neto paterno de Jerónimo Ribeiro e de Maria Leitoa, ambos de Alcains, e materno de Manuel Martins Bicho, de Castelo Branco, e de Maria Gonçalves, do Souto da Casa. Irmãos de Ventura, de onde tirei os dados: António (n. 3.6.1726), Gabriel (n. 21.7.1730) e Pedro (n. 22.2.1732).

Josefa, filha de Manuel Duarte Chamusco, em 2º casamento, e de Isabel Gonçalves, é neta paterna de Sebastião Duarte e de Maria Simoa, e materna do Capitão Matias Gonçalves Falcão e de Isabel Gonçalves, todos de Alcains. Tirei os dados de Manuel (n. 25.3.1728) e de outro Manuel (n. 12.9.1732).

Maria, filha de Tomás Gonçalves Rodrigues e de Maria Rodrigues, nasceu a 3.9.1759, é neta paterna de Inácio Domingues, dos Escalos de Cima, e de Catarina Gonçalves Cafede, de Alcains, e materna de Feliciano Rodrigues e de Isabel Rodrigues, ambos de Alcains. A ascendência destes está no livro
"Alcains e sua História".

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#105135 | Lourval | 12 nov 2005 22:44 | Em resposta a: #105119

Caro Antonio,
Antes de mais nada: muito obrigado !!!!
Tenho várias observações. Uma delas é com relação à Brites George. Ela me parece de origem inglesa.
Um outro ponto: o Manuel Fernandes Tabaco aparece duas vezes: casado com Brites George e uma outra vez casado com Isabel Nunes Raposo. Gostaria de que você confirmasse se é este realmente o nome do marido da Isabel Nunes Raposo.
Até já.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#105158 | agp | 13 nov 2005 13:08 | Em resposta a: #105135

Caro Primo Lourval

Brites é maneira antiga de dizer Beatriz e George é seguramente o mesmo que Jorge, pelo que a Brites George pode e deve ser simplesmente uma portuguesíssima Beatriz Jorge.
Eu li bem nos assentos, aparecendo Manuel Fernandes Tabaco casado com Brites (ou Beatriz nalguns registos) George e Manuel Fernandes Tabaco casado com Isabel Nunes Raposo. Este Manuel pode ser, ou não, a mesma pessoa casado duas vezes.
Só recuando mais uma geração poderemos ficar esclarecidos quanto à Beatriz e quanto ao Manuel.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#105163 | Lourval | 13 nov 2005 14:27 | Em resposta a: #105158

Oi Antonio.
Eu ´achei´ muito sentido nisso pois Manuel Fernandes Tabaco seria o trisavô de duas quinta avós minhas. Além disso, as datas de nascimentos dos filhos dele não parecem conflitar sendo que um palpite seria de que ele tenha casado primeiro com a Brites George, ficando viúvo.
Aparentemente tenho a primeira repetição em minha árvore. Mais cedo ou mais tarde isto tinha de acontecer.
Abraços Antonio.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#107216 | Lourval | 11 dez 2005 23:43 | Em resposta a: #100518

Caro Marco Pereira,
Muitos de meus trisavós devem ter falecido em Castelo Branco entre 1925 e 1935. Eu já percebi que obter estas datas de óbitos através da conservatória será um árduo trabalho de convencimento, posto que eu não tenho as datas. Então eu tive a idéia de obtê-las através dos cemitérios. Aqui no Brasil eles são acessíveis para este tipo de informação. Seria difícil para você me passar os endereços, telefones ou e-mails dos cemitérios de Castelo Branco, principalmente os de Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos? Agradeço antecipadamente.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#107736 | marco pereira | 20 dez 2005 22:58 | Em resposta a: #107216

caro Lourval
Ora aqui vai o seu pedido.

Junta de Freguesia de Alcains
Rua josé Pereira Monteiro nº1
6005-068 Alcains

Telefone 272 906 820


Junta de freguesia de Póva de Rio de Moinhos
Largo do Adro
6000-610 Póva de Rio de Moinhos

Telefone 272 437 134

Espero que lhe seja utíl,se precisar já sabe diga algo.
Aproveito e desejo a todos umas BOAS FESTAS.
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#107742 | Lourval | 21 dez 2005 01:05 | Em resposta a: #107736

Caro Marco Pereira,
Agradeço sua atenção. Obrigado. Desejo a você e a todos os seus, Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Lourval

Resposta

Link directo:

Brás da Costa Riscado

#116665 | Lourval | 16 abr 2006 03:39 | Em resposta a: #100283

Caro Manuel Rolão,
O casamento de Brás da Costa encontra-se no Rolo 95, Livro 3 de Mistos e o mesmo ocorreu em 20-09/1778 em Alcains. Eu dei esta informação à Torre do Tombo e eles me disseram o seguinte:
"Do assento de casamento de Brás da Costa consta que era filho de João Fernandes Riscado e de Maria Rodrigues da Costa, já defuntos, do lugar dos Cebolais, freguesia de Sta. Maria do Castelo. Não é possível pesquisar os nascimentos da freguesia de Cebolais, já que apenas se conservam os livros relativos ao período de 1849 a 1859."
Em primeiro lugar fiquei bastante intrigado pois achava que os pais do Brás da Costa Riscado fossem de Malpica do Tejo; em segundo lugar eles acabaram por não me dizer qual era a idade de Brás da Costa Riscado quando o mesmo casou-se. Era de se esperar que fosse informada a idade dos noivos. Você tem consigo este Rolo de nr. 95, Livro 3 de Mistos?
Suas observações são benvindas
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Brás da Costa Riscado

#116672 | rmfrp | 16 abr 2006 13:43 | Em resposta a: #116665

Caro Lourval:

Depois de ler a sua mensagem, e suspeitando que poderia existir algum engano nas informações que lhe forneceram, fui investigar a situação da freguesia de Cebolais.

A conclusão a que cheguei é a de que essa freguesia (Cebolais de Cima, com orago Nossa Senhora dos Prazeres) só passou a existir em 1848, estando assim explicado o facto de não existirem registos anteriores. A freguesia de Santa Maria do Castelo que é referida no registo de casamento de Brás da Costa deverá ser a da cidade de Castelo Branco que tem este orago. Ainda hoje a freguesia de Castelo Branco é muito extensa e confina com a de Cebolais de Cima, como poderá ver neste mapa:
http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=80

Creio que os registos de Santa Maria do Castelo relativos à época que lhe interessa se encontram também na Torre do Tombo.

Relativamente à informação da idade de Brás da Costa Riscado, o mais provável é que a mesma não estivesse indicada no registo. É raríssimo encontrar indicações de idade em registos de casamento anteriores a 1860.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#127260 | Lourval | 03 set 2006 04:59 | Em resposta a: #100686

Caro Manuel da Silva Rolão,
Eu lhe mando esta mensagem com dois propósitos. Um deles é trazer à luz novamente a Família Costa Riscado. Quem sabe não apareçam novos interessados? O outro propósito é saber se você não teria em seus apontamentos as inquirições de gênere do Padre Manuel Fernandes Bispo, de Alcains. Ele foi pároco entre 1740 e 1780, aproximadamente.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#127373 | manuelr | 03 set 2006 21:47 | Em resposta a: #127260

Caro Lourval

Lamento ter de lhe dizer que sobre o Padre Manuel Fernandes Bispo ,não tenho elementos alguns. No entanto vou ver o que consigo, mas não lhe garanto a resposta muito cedo, pelo que lhe peço que se eu não entrar no Fórum até dia 15, me lembre lá pelo fim do mês, princípios de Outubro.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138628 | CCS1953 | 30 dez 2006 19:59 | Em resposta a: #100028

Caro Lourval,
Relativamente à minha avó Maria da Piedade/Maria Segunda, de Castelo Branco, filha de João Corrêa + Maria do Rozario (Mecebides) e neta materna de Pedro Amaro da Costa + Anna Luiza, tendo como padrinho de baptismo João Amaro da Costa (TIO ???), será nesta família que se insere?
Pelas minhas pesquisas de certidões ainda só cheguei a Pedro Amaro da Costa.
Como o Lourval me escreveu dizendo que Pedro Amaro da Costa era filho de Amaro José da Costa Riscado e de Isabel Duarte, neto paterno de José da Costa Riscado que era irmão de Brás da Costa Riscado casado com Maria Rodrigues. ´
Gostaria que me informasse se se refere a esta família de Castelo Branco?
Boas Festas, agradecendo a sua preciosa ajuda.
Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138641 | Lourval | 30 dez 2006 21:07 | Em resposta a: #138628

Cara Celeste,
Eu realmente tenho um irmão anotado aqui do Brás da Costa Riscado, o José da Costa Riscado, casado com Catarina Antunes. Mas eu não lembro de lhe ter passado estas informações, mesmo porque eu não as tenho. Não terá sido o primo António Pereira que lhe passou estas informações? Se esta informação esta aqui no fórum, poderia me apontar o endereço?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138643 | agp | 30 dez 2006 21:51 | Em resposta a: #138641

Caro Primo Lourval

Eu também não tenho essa informação.

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138646 | Lourval | 30 dez 2006 22:10 | Em resposta a: #138628

Cara Celeste,

Acabo de descobrir, por tentativas, que a informação lhe foi passada afinal, pelo primo Manuel Rolão. Ao que parece, você acaba de integrar a família Costa Riscado. Benvinda! Sou descendente do Brás da Costa Riscado e você do irmão dele, o José da Costa Riscado. O Primo António Pereira é descendente do tio avô dos dois, o Pedro Fernandes Riscado.

Dê uma olhada neste endereço: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=502455

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138647 | manuelr | 30 dez 2006 22:13 | Em resposta a: #138628

Cara Celeste Correia Saraiva

Veja a minha resposta no Título "Maria Segunda". Os Riscado têm origem na Povoação de Riscada, perto de Castelo Branco, tendo passado a Alcains. Ligaram-se tb aos Farromba, de Castelo Branco.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão.

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138648 | Lourval | 30 dez 2006 22:13 | Em resposta a: #138643

Caro Primo António Pereira,

Conforme você pode verificar pela mensagem que enviei à Celeste, a mensagem foi enviada a ela pelo primo Manuel Rolão. Eu efetuei busca, por mensagem, usando ´Pedro Amaro da Costa´ e descobri.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138649 | CCS1953 | 30 dez 2006 22:17 | Em resposta a: #138641

Caro Lourval,

Peço desculpa, mas realmente não foi o Lourval, mas sim Manuel da Silva Rolão, no passado dia 21 do corrente mês.

De qualquer modo, fico a saber que é seu irmão.

Mas será que me pode informar/confirmar se os meus familiares têm ligação com os seus?

Pode ver esta mensagem no Fórum:

TODAS AS SALAS - MARIA SEGUNDA/MARIA DA PIEDADE

Aí faço o arrolamento dos elementos da minha família pelo lado desta minha avó paterna.

Mas posso informá-lo que já lhe descrevi a minha família paterna pelo lado de meu avô de Portalegre e desta minha avó de Castelo Branco (ambos casados, dos quais nasceu meu pai).

Aguardo, ansiosa, as suas notícias.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138710 | CCS1953 | 31 dez 2006 11:11 | Em resposta a: #100049

Primo Lourval,

Agora que sei que somos familiares, gostaria que me informasse onde posso adquirir o livro (esgotado) ou quem me poderá fornecer um exemplar (fotocópia)?

C.C.Saraiva

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138720 | Lourval | 31 dez 2006 13:15 | Em resposta a: #138710

Cara Prima Celeste,

Você deve estar se referindo ao livro do Sanches Roque, Alcains e a sua História, certo?

Para mim, que estou no Brasil, fica difícil procurar por um exemplar à venda. Acredito que deverá ser mais fácil adquirí-lo em Castelo Branco.

Eu poderia eventualmente copiar eletronicamente uma página ou outra para você.

Com relação ao Brás Lopes, eu não tenho nenhuma indicação de que ele esteja ligado ao Brás ou José da Costa Riscado.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138737 | CCS1953 | 31 dez 2006 17:40 | Em resposta a: #138720

Caro Lourval,

Tem razão. Com tanta excitação da minha parte esqueci-me que é brasileiro.
Vou tentar de outra forma.

Um Bom 2007 para toda a família.

C.C.Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#138813 | CCS1953 | 02 jan 2007 01:05 | Em resposta a: #103094

Caro António Pereira,

Debitando os meus elementos familiares da parte da minha avó paterna, cheguei à conclusão com a ajuda de Lourval e António Rolão pelo seguinte:

Minha avó: Maria da Piedade era:
- filha de :
João Corrêa e Maria do Rozario;
- neta de:

PARTE MATERNA:

Pedro Amaro da Costa e Anna Luiza;
- Bisneta de:
Amaro José da Costa Riscado e Isabel Duarte;
- 3ª neta de:
José da Costa Riscado e Catarina Antunes;
- Sobrinha de: Brás da Costa Riscado e Maria Rodrigues, o qual era filho João Fernandes Riscado e Maria Rodrigues da Costa (Cebolais).


PARTE PATERNA:

- Filha de João Corrêa;

- neta de:
Manuel Rodrigues (+Teodora Nunes 1º casamento) e Maria da Conceição Correia;
- bisneta de:
Manuel Rodrigues e Joana Branco.
Manuel Correia e Joana Maria.

- Tetraneta:
Manuel Correia da Silva e Maria Mendes.
José Leitão e Maria Martins.

neta de:
Manuel Pedreira/Correia e Paula Nunes
(- sobrinha de: Manuel Mendes Bothé e Maria da Conceição, por parte da avó Maria Mendes).

João Leitão e Antónia Vaz

Manuel Gonçalves e Catarina Martins

António Vaz e Helena Mendes

Manuel Martins Nacho e Catarina Fernandes

Gregório Martins e Isabel Mendes (1650).
Manuel Martins Nacho e Catarina Fernandes.

Gostaria de saber, pois penso que nos está relacionado, onde se enquadra na minha família?

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Família Santos Silva em Castelo Branco

#138859 | Lourval | 02 jan 2007 14:44 | Em resposta a: #138813

Cara Celeste,

Eu organizei todas as informações que recebeste e montei o quadro abaixo. A partir de um número qualquer, se você o dobra, tens o pai, acrescente um, e tens a mãe. Você é a número 1. Dobre, 2, e tens seu pai, acrescente um, e tens sua mãe, e assim por diante. Por favor confira o que fiz. Posso ter me enganado em algum ponto.

José da Costa Riscado casou-se com Catarina Antunes em 23.9.1771. Eu não anotei os pais dela mas com a data de seu casamento você pode pedir à Torre do Tombo pelo casamento e ter acesso aos nomes dos pais dela. Eu também tenho a data do batismo dela: 27.9.1752 com a qual você também pode solicitar o batismo. Catarina Antunes faleceu em 1.1.1799. José da Costa Riscado faleceu em 21.1.1799. Estas datas de óbito eu mesmo localizei nos livros de Alcains.

Cumprimentos
Lourval


1 - Celeste Correia
2 - João Barata Correia
3 - Idalina Pereira da Silva
4 - Joaquim d´Ascenção Barata
5 - Maria da Piedade
6 - Manuel António da Silva Júnior
7 - Ilda Pereira de Oliveira
8 - Bernardino d´Ascenção
9 - Maria Trindade
10 - João Correia
11 - Maria do Rosário
12 - Manuel António da Silva
13 - Felicidade Maria Diniz
14 - José de Oliveira
15 - Josefa Pereira
16 - António Ascenção
17 - Maria Joaquina Serror
18 - António Rodrigues Barata
19 - Patrocínia da Conceição
20 - Manuel Rodrigues
21 - Maria da Conceição Correia
22 - Pedro Amaro da Costa
23 - Ana Luísa
40 - Manuel Rodrigues
41 - Joana Branco
42 - Manuel Correia
43 - Joana Maria
44 - Amaro José da Costa Riscado
45 - Isabel Duarte
84 - Manuel Correia da Silva
85 - Maria Mendes
86 - José Leitão
87 - Maria Martins
88 - José da Costa Riscado
89 - Catarina Antunes
168 - Manuel Pedreira ou Correia
169 - Paula Nunes
170 - Manuel Martins Bothé
171 - Maria da Conceição
172 - João Leitão
173 - Antónia Vaz
174 - Manuel Gonçalves
175 - Catarina Martins
176 - João Fernandes Riscado
177 - Maria Rodrigues da Costa
340 - António Vaz
341 - Helena Mendes
342 - Manuel Martins Nacho
343 - Catarina Fernandes
352 - Manuel Fernandes Riscado
353 - Maria Fernandes
354 - António Rodrigues da Costa
355 - Maria Dias Barreto (ou Ana Dias)
684 - Gregório Martins
685 - Isabel Mendes
704 - Jacinto Fernandes
705 - Inês Gonçalves
706 - Pedro Fernandes
707 - Beatriz Afonso
708 - Manuel Gonçalves
709 - Maria Duarte
710 - Francisco Fernandes
711 - Maria Luís
1408 - Manuel Fernandes
1409 - Maria Fernandes
1410 - Manuel Álvares
1411 - Maria Gonçalves
1412 - Pedro Fernandes
1413 - Ana Lopes
1414 - Pedro Afonso
1415 - Isabel Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#138867 | CCS1953 | 02 jan 2007 16:04 | Em resposta a: #138859

Caro Lourval,
Agradeço imenso as sua ajuda e os seus ensinamentos, numa área tão interessante, e que para mim é ainda um pouco complexa relativamente a esses cálculos.

À primeira vis parece-me que está correcto, mas terei de ver melhor.

Já agora, qual é o e-mail da Torre do Tombo? Tenho alguns contactos, mas não sei o mais directo para os arquivos.

Mais uma vez, o Lourval tem sido a grande ajuda que en necessitava.

Até breve,

Celeste Correira

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138980 | Lourval | 03 jan 2007 13:59 | Em resposta a: #138643

Caro Primo António Pereira,

Eu lhe enviei um mail ontem que retornou. Sua caixa postal está cheia. Transcrevo aqui o conteúdo do e-mail.

No casamento ocorrido em 12-6-1696 entre Diogo Afonso e Maria Franca, meus antepassados em Póvoa de Rio de Moinhos, uma das testemunhas é o Dr. Pedro Franco Marques. Ele está no livro de Sanches Roque, "Alcains e a sua História", onde constam os nomes dos pais e avós dele. Tenho o sentimento de que o Dr. Pedro Franco é parente de Maria Franca e em meu palpite, ele é tio materno dela, isto é, ele seria irmão do meu antepassado António Franco.

O Dr. Pedro Franco Marques também está na base de dados do Genea Portugal. Seria ele seu antepassado? Você sabe se os pais dele, o Capitão Pedro Franco e D. Maria Marques tiveram filho António?

Segue em anexo o meu paf atualizado onde eu tenho vários outros filhos do Francisco da Costa Riscado e Gertrudes Maria Tabaca que eu estive investigando.

Eu tenho anotado um João da Costa Riscado nascido em Alcains em 26.6.1783 e falecido em 20.7.1851. Será que é este o João, avô, no segundo batismo que você me enviou?

Obrigado pelas informações. Eu não tinha este Francisco da Costa Riscado que já está anotado!! Ele parece ser mais novo que a Maria José que nasceu em 1824.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#138996 | agp | 03 jan 2007 16:00 | Em resposta a: #138980

Caro Primo Lourval

A minha caixa de correio já está vazia.
Eu não descendo do Dr. Pedro Franco Marques. E desconheço, em absoluto, se ele teve irmãos. Teremos de ver isso!
Do João da Costa Riscado não sei dizer nada de novo. Só sei que casou com Maria da Conceição Duarte e que foi pai de José da Costa Riscado casado com Isabel Maria Loureira. Talvez o Manuel Rolão nos possa ajudar.

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#139001 | agp | 03 jan 2007 16:11 | Em resposta a: #138813

Cara Celeste Correia Saraiva

Tenho lido com muita atenção e interesse as suas mensagens, aqui no Fórum.
A nossa ligação é, até ver, pelos Riscados. Dê uma vista de olhos na minha página:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

ou, mais precisamente no nosso antepassado comum Jacinto Fernandes (Riscado), em:

http://genealogia.netopia.pt/0185/pessoas.php?id=1013296

e, andando pelos filhos, descobrirá como descendo dos Riscados.

Entretanto, tenho uma boa notícia para si: O António Rodrigues Barata, casado com a Patrocínia da Conceição, é filho de outro António Rodrigues Barata e de Jacinta Rodrigues da Conceição. A Patrocínia da Conceição é, por sua vez, filha de João Gonçalves Beato e de Genoveva Borrego da Conceição. São todos de Alcains.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#139013 | manuelr | 03 jan 2007 17:23 | Em resposta a: #138980

Caro Lourval

Nos meus registos não tenho nenhum António irmão do Dr. Pedro Franco Marques, o que não quer dizer que não o tenha.
Diogo Afonso casado com Ana Pinto foram pais de Bartolomeu Gomes casado em 22-08-1694 com Maria Franco filha de António Franco e de Maria Nicolau ou Maria Colau.
Penso que Maria Franco avó de Pedro Franco Marques será irmã deste António Franco.
Sabe quem são os pais de Diogo Afonso e de Maria Franco?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Dr. Pedro Franco Marques

#139025 | Lourval | 03 jan 2007 18:20 | Em resposta a: #139013

Caro Manuel Rolão,
Esta sua mensagem foi muito oportuna pois estou realmente confuso. O que eu tenho:

1) Casamento de Domingos Franco com Maria Luís em Póvoa de Rio de Moinhos em 10.10.1718. Ele filho de António Franco e Maria Nicolau. Ela filha de António Luís e Isabel Moreno.
2) Casamento de Diogo Afonso e Maria Franco em Póvoa de Rio de Moinhos em 12.6.1696. Ele filho de Diogo Afonso e Ana Pinto. Ela filha de António Franco e Maria Quitéria. O Dr. Pedro Franco Marques foi testemunha deste casamento.

Será que Maria Quitéria e Maria Nicolau são dois nomes de uma só pessoa?

Aguardo seus comentários
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Dr. Pedro Franco Marques

#139030 | Lourval | 03 jan 2007 18:51 | Em resposta a: #139013

Caro Manuel Rolão,

Quando fui inserir o Bartolomeu Gomes & Maria Franco em minha base de dados, descobri que já os tinha lá. Eles são meus antepassados e avós paternos de Maria Gomes nascida em Póvoa de Rio de Moinhos em 7.1.1734, filha de Domingos Gomes e Isabel Gonçalves. Eles eram fim de linha para mim e você acabou por desfazê-lo.

Conclusão: Sou descendente de dois dos filhos de Diogo Afonso e Ana Pinto, o Bartolomeu Gomes e o Diogo Afonso. Sou descendente de dois dos filhos de António Franco e Maria Nicolau, o Domingos Franco e a Maria Franco.

Agora só resta saber se a Maria Quitéria e Maria Nicolau são a mesma pessoa. Ambas tiveram filha Maria Franco. Uma casou-se com Diogo Afonso (em 1696) e a outra casou-se com Bartolomeu Gomes (em 1694). Será que Maria Franco ficou viúva de Bartolomeu Gomes e casou-se com Diogo Afonso?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Franco Marques

#139034 | manuelr | 03 jan 2007 20:12 | Em resposta a: #139030

Caro Lourval

Maria Franco e Maria Quitéria não são a mesma. pois Maria Franco casada em 1694 com Bartolomeu Gomes tem um filho Manuel nascido em 1699.

Sobre António ESteves casado com Ana Lourenço:
Ele natural do Sabugal, onde não o consegui localizar. Ela natural de Erada, Covilhã,
filha do Alferes Pedro Lourenço e de Ana Gaspar casados estes na Erada em 02-05-1655 ele filho de Jacinto Silvestre e de Isabel Lourenço, ela de Domingos Lopes (morador em Loriga?) e de Ana Gaspar. Só no 2º casamento de Ana Lourenço vêm referenciados os pais.
Na Erada os registos começam cerca de 1570, mas não consegui andar mais para trás que o casamento de Pedro Lourenço com Ana Gaspar

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Dr. Pedro Franco Marques

#139039 | Lourval | 03 jan 2007 20:58 | Em resposta a: #139034

Caro Manuel Rolão,

Obrigado por mais estes novos dados sobre os Robalos.
Sim, então as duas Marias Francos não são a mesma pessoa. Mas não seriam elas filhas do mesmo pai, António Franco, com duas mães diferentes? Maria Nicolau e Maria Quitéria? O Dr. Pedro Franco Marques foi testemunha do casamento de Diogo Afonso e Maria Franco, esta, filha de António Franco com Maria Quitéria.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Franco Marques

#139042 | manuelr | 03 jan 2007 21:13 | Em resposta a: #139039

Caro Lourval

O nome é de certeza Maria Quitéria? É que não tenho nenhum registo com esse nome, mas tb me podia ter passado. De 11 António Franco que tenho, nenhum é casado com uma Maria Quitéria!

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Dr. Pedro Franco Marques

#139044 | Lourval | 03 jan 2007 21:23 | Em resposta a: #139042

Caro Manuel Rolão,

Sim, é certeza. Estou com a fotocópia dos dois assentos de casamento que lhe posso enviar se tiver o seu e-mail.
A propósito, eu tenho aqui o livro do Sanches Roque que na página 319 fala do Dr. Pedro Franco Marques, nascido na Póvoa de Rio de Moinhos em 1.1.1652, filho do Capitão Pedro Franco do Freixo e de D. Maria Marques. Neto paterno do Capitão Manuel do Freixo e D. Maria Francisco. Neto materno de Paulo Rodrigues Marques, filho de Mateus Álvares Marques, Governador da praça militar de Segura. Posso lhe enviar fotocópia da página pois há muito mais sobre ele. Entre outras coisas diz que ele foi casado com D. Maria das Neves Taborda Sarafana.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Franco Marques

#139046 | manuelr | 03 jan 2007 21:30 | Em resposta a: #139044

Caro LOurval

Agradeço a disponibilidade, mas já possuo os elementos que refere e suas ligações. Sobre o António Franco casado com Maria Quitéria vou ver se na próxima ida à TT esclareço isto.
O meu email é manuelrarrobanetcabopontopt.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#139072 | CCS1953 | 04 jan 2007 00:45 | Em resposta a: #139001

Caro António Pereira,

Agradeço imenso a sua resposta.

Cada dia há mais novidades. Que maravilha!

Agradeço que sempre que tenha novidades, mas transmita.

Um BOM ANO para toda a nossa família?!

C.C.Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Franco Marques

#139140 | manuelr | 04 jan 2007 17:41 | Em resposta a: #139044

Caro Lourval

Acabei de lhe mandar um email, mas pelo sim pelo não vou repetir a informação.

António Franco é casado com Maria Gonçalves.
No registo vem ... Maria Glztendo precedido...
A leitura correcta é:..Maria Glz tendo precedido... Glz é abreviatura de Gonçalves.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Dr. Pedro Franco Marques

#139150 | Lourval | 04 jan 2007 19:05 | Em resposta a: #139140

Caro Manuel Rolão,

Obrigado. Concordo plenamente consigo, é Maria Gonçalves. Existem muitas possibilidades. Acredito que uma delas é o António Franco, casado com Maria Gonçalves, ser filho do António Franco, casado com Maria Nicolau. Quero crer também que António Franco pode ser irmão do pai do Dr. Pedro Franco Marques, isto é, do Capitão Pedro Franco.

Aproveito para lhe perguntar: você conhece um casal Manuel Dias e Maria Gomes? Ele de Póvoa de Rio de Moinhos e ela de Alcains. Eu nunca encontrei o batismo do filho do casal, Pedro Dias Grencho, o qual casou-se em 22.9.1742 em Alcains. Também nunca consegui encontrar o casamento do Manuel Dias e Maria Gomes, nem em Alcains e nem em Póvoa de Rio de Moinhos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Franco Marques

#139156 | CCS1953 | 04 jan 2007 20:14 | Em resposta a: #139150

Caros Lourval e Manuel Rolão,

Eu tenho uma Maria Gonçalves. Essa é a minha Maria Gonçalves?

Até breve e cumprimentos,

CCS

Resposta

Link directo:

Maria Gonçalves

#139162 | Lourval | 04 jan 2007 21:31 | Em resposta a: #139156

Cara Prima Celeste,

Maria Gonçalves é um nome extremamente comum. Somente eu, tenho quase uma dezena de antepassadas com o nome de Maria Gonçalves. No caso desta específica Maria Gonçalves, ela é casada com António Franco. Aparentemente eram de Póvoa de Rio de Moinhos e viveu no final do século dezessete e início do dezoito.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Maria Gonçalves

#139179 | CCS1953 | 04 jan 2007 22:41 | Em resposta a: #139162

Caro Lourval,

Estou-lhe muito grata pela resposta.

Um abraço,

CCS

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Pedro Franco Marques

#139186 | manuelr | 04 jan 2007 22:56 | Em resposta a: #139150

Caro LOurval

Sobre o casal Manuel Dias e Maria Gomes não tenho elementos nenhuns. Tb há Antunes Grencho na Soalheira cerca de 1700 mas não sei a ligação.
Sobre António Franco nunca cheguei a conclusão nenhuma, porque há 3 possibilidades para António Franco, em que um deles poderia ter casado com Maria Gonçalves de 2º ou 3º casamento. Como o casamento não vem registado na Póvoa, deveria ter casado noutro sítio. Não casou no Ninho do Açor onde viveu seu filho André Franco (atenção que há 2 André Franco filhos de 2 António Franco diferentes!). Poderia ter casado em Tinalhas ou São Vicente da Beira, por onde andou tb a família Franco, mas não sei.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Lourenço, da Erada

#139542 | rmfrp | 07 jan 2007 22:03 | Em resposta a: #139034

Caro Manuel da Silva Rolão:

Em 14 de Junho de 1683 casou em Casegas um Pedro Lourenço, da Erada, com Natália Giraldes, de Casegas. Infelizmente o registo do casamento não indica os pais dos noivos, mas pela data este Pedro Lourenço poderia ser da família que refere. Tem alguns dados sobre ele?

Desde já agradeço qualquer informação que me possa fornecer.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Lourenço, da Erada

#139552 | manuelr | 08 jan 2007 00:13 | Em resposta a: #139542

Caro Rui Pereira

Os Pedro Lourenço que vi foram:

Pedro Lourenço, filho de Jacinto Silvestre e de Isabel Lourenço casou em 02-05-1655 com Ana Gaspar filha de Domingos Lopes e de Ana Gaspar.

Pedro Lourenço casado com Catarina Gaspar ou Rodrigues (?) teve filhos a partir de 1666, sendo de um deles (Catarina) padrinho o Capitão Pedro Lourenço.

Pedro Lourenço, viúvo (por isso não indicam os pais) casou na Erada em 04-03-1687 com Maria Fernandes ( o seu?). Pode muito bem ser filho de um dos anteriores.

Não sei contudo quantos Pedro houve que foram filhos dos indicados.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#139654 | CCS1953 | 08 jan 2007 23:06 | Em resposta a: #100028

Caros "Primos" Lourval e Manuel Rolão,

Depois de já ter o arrolamento dos meus avós, gostaria, caso possível de saber quem são os seus irmãos (meus tios) e descendentes (meus primos).

Celeste Correia

- Joaquim d´Ascenção Barata
- Maria da Piedade

- João Correia
- Maria do Rosário

- Manuel Rodrigues

- Pedro Amaro da Costa
- Ana Luísa

- Manuel Rodrigues
- Joana Branco

- Manuel Correia
- Joana Maria

- Amaro José da Costa Riscado
- Isabel Duarte

- Manuel Correia da Silva
- Maria Mendes

- José Leitão
- Maria Martins

- José da Costa Riscado
- Catarina Antunes

- Manuel Pedreira ou Correia
- Paula Nunes

- Manuel Martins Bothé
- Maria da Conceição

- João Leitão
- Antónia Vaz

- Manuel Gonçalves
- Catarina Martins

- João Fernandes Riscado
- Maria Rodrigues da Costa

- António Vaz
- Helena Mendes

- Manuel Martins Nacho
- Catarina Fernandes

- Manuel Fernandes Riscado
- Maria Fernandes

- António Rodrigues da Costa
- Maria Dias Barreto (ou Ana Dias)

- Gregório Martins
- Isabel Mendes

- Jacinto Fernandes
- Inês Gonçalves

- Pedro Fernandes
- Beatriz Afonso

- Manuel Gonçalves
- Maria Duarte

- Francisco Fernandes
- Maria Luís

- Manuel Fernandes
- Maria Fernandes

- Manuel Álvares
- Maria Gonçalves

- Pedro Fernandes
- Ana Lopes

- Pedro Afonso
- Isabel Martins


Será que consigo obter as informações que necessito.

Cumprimentos,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Lourenço, da Erada

#139656 | rmfrp | 09 jan 2007 00:03 | Em resposta a: #139552

Caro Manuel da Silva Rolão:

Muito obrigado pelas suas informações.

Como não esgotei ainda as possibilidades de pesquisa nos registos de Casegas, talvez me seja possível encontrar algum dado adicional sobre este Pedro Lourenço que permita esclarecer a ligação com os restantes, ou pelo menos algum deles. Caso isso suceda não deixarei de partilhar essa informação aqui no Fórum.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#140107 | CCS1953 | 13 jan 2007 00:54 | Em resposta a: #100518

Caro Marco Pereira,
Descobri que sou prima do Lourval e possivelmente do Manuel Rolão, pela família Costa Riscado.
Sou descendente dos meus antepassados de Alcains. Gostaria imenso de conseguir o livro "Alcains e a sua História". Como o posso arranjar, nem que seja em fotocópias. Vivo em Lisboa. Irei daqui por uns tempos a essa terras beirãs, para fazer "in locco" as minhas pesquisas, mas até lá gostaria de obter o livro.
Pode-me ajudar?

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#140254 | marco pereira | 15 jan 2007 02:07 | Em resposta a: #140107

Cara Celeste
Lamento só agora ter visto a mensagem, mas no próximo fdsemana já vou fazer as minhas diligencias para tal, vou ver o que posso fazer por si.
Se arranjar logo a informo, para lhe entregar o mesmo também é fácil durante a semana e por vezes aos fds encontro-me em Mafra (é um saltinho até LX).
Atentamente
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#140366 | CCS1953 | 15 jan 2007 23:39 | Em resposta a: #140254

Caro Marco,
Agradeço-lhe imenso.
Se necessitar peça o meu contacto ao Guarda-Mor.
Até breve,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#142083 | marco pereira | 28 jan 2007 17:52 | Em resposta a: #140107

Cara Celeste
Já tenho o livro para si, mas este fds não me foi possível ir a casa, de modo que para a próxima semana já o irei buscara e trago para Mafra.depois é só combinar a entrega, o meu email é cpereira_@hotmail.com é mais fácil assim.
Sempre que precisar disponha
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#142085 | CCS1953 | 28 jan 2007 18:22 | Em resposta a: #142083

Caro Marco Pereira,

Fico-lhe muito agradecida.
O meu e-mail é: juliosaraiva28@hotmail.com e o do meu emprego é: maria.saraiva@imperiobonanca.pt.
Depois combinamos.

Já agora uma pergunta, eu sou prima de António Pereira e de João Pereir. Tamb
ém somos primos?

Até já,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#142563 | CCS1953 | 01 fev 2007 00:11 | Em resposta a: #100620

Primo Lourval,
Telefonei na 2ª feira passada para a Junta de Freguesia de Alcains e um funcionário muito simpático tentou saber junto da livraria se havia livros. Mais tarde informou-me que a Editora já fechou e já não exitem mais livros para venda. Informou-me também que existem muitos outros livros sobre a história de Alcains e das suas pessoas. Soube também por ele (Senhor Patrício) que em Alcains existem uma grande família Costa Riscado.

Quanto aos livros sobre Alcains, vou ver se consigo por intermédio desse Senhor obter alguns, depois contactá-lo-ei pelo seu email.

Cumprimentos,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#142576 | Lourval | 01 fev 2007 02:40 | Em resposta a: #142563

Cara Prima Celeste,
Eu achei que o Primo Marco Pereira havia lhe arrumado o livro.
Cada pessoa que carrega o apelido Costa Riscado em Alcains é nosso parente, sem dúvida. Eu estou curioso é sobre os seus Borregos. Já pediu pesquisa sobre sua avó Borrego?
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#142635 | CCS1953 | 01 fev 2007 19:07 | Em resposta a: #142563

Primo Lourval,

Quanto ao Livro "Alcains e a sua História", o primo Marco Pereira já tem 1 exemplar para mim. Temos que combinar para nos encontrarmos.
Os livros de que falo, são outros livros sobre Alcains que o funcionário da Junta de Freguesia me disse que havia.

Sobre a pesquisa da mina avó Borrego, já pedi. Agora é só esperar.

Outra coisa, tenho falado por e-mail e telefone com uma Isabel Barata, que diz descender dos Mendes Barata. Tem um avô de nome Caetano Barata. Pode-me ajudar? Ela gostaria de saber se se cruza connosco, mas eu não vejo nada que se assemelhe. Outro avô era Barata do Alto, de Álvaro.

Ela aparece aqui no Fórum.

Até breve,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#143051 | CCS1953 | 05 fev 2007 19:03 | Em resposta a: #100686

Caro primo Manuel Rolão,

Falei hoje com um primo direito, também descendente dos Barata e dos Costa Riscado. Neto, tal como eu de Joaquim d'Ascenção Barata e de Maria da Piedade.

No final o meu primo (nosso primo) disse que o conhece. Lembra-se do Coronel Oliveira Santos da Força Aérea? é ele. O mundo é muito pequeno!

O nosso primo também gostaria de estar presente no lançamento do "nosso" grande Livro.

Cumprimentos,


Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#143062 | manuelr | 05 fev 2007 20:30 | Em resposta a: #143051

Cara prima Celeste Correia

Pelo nome não vou lá, mas devo conhecer com toda a certeza. Sabe em que ano ele entrou para a Academia Militar? Ou se tinha alcunha? E de onde é natural?

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#143082 | CCS1953 | 05 fev 2007 22:45 | Em resposta a: #143062

Primo Manuel Rolão,

O meu primo chama-se Rui Manuel (Barata) d'Oliveira Santos. Tem 52 anos de idade. Já está aposentado. Mora em Sesimbra. Amanhã peço-lhe mais elementos.

Ele disse-me que nós realmente éramos de famílias antepassadas de Alcains e que quando fez uns serviços nessa zona (creio que voos de treino) foi a Alcains e falou na nossa família ao que os habitantes lhe disseram que conheciam os Baratas e os Costas Riscados. Eu não sabia deste pormenor.

Também sei que ele esteve muito tempo na Base Aérea de Sintra. Estevem em missão nos EUA e nos Açores.

De momento é o que sei.

Até já.

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#143098 | manuelr | 05 fev 2007 23:41 | Em resposta a: #143082

Cara prima Celeste Correia

Se tem 52 anos, já eu tinha ido a Angola e Guiné quando ele tinha 18!
Não seria o Piloto de Helicópteros que entrava nos Exercícios em Penamacor? Se for conheço muito bem, mas não sei o nome!

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#143101 | CCS1953 | 05 fev 2007 23:58 | Em resposta a: #143082

Primo Manuel Rolão,

Tenho andado a pensar.
Pela minha parte os Costa Riscado vieram dar origem aos Amaro da Costa.
E... os Amaro da Costa, onde estão?....não continuaram este nome?
Pela minha avô paterna não. Mas não há Amaros da Costa da parte do meu avô ou seus colaterais?

Gostava imenso de saber.

Já coloquei aqui no Fórum o Ministro já falecido com o Sá Carneiro, de nome Amaro da Costa.... não têm a ver com os meus Amaros da Costa????

Cumprimentos,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#143105 | manuelr | 06 fev 2007 00:45 | Em resposta a: #143101

Cara prima Celeste Correia

Enquanto há em Alcains Costa Riscado, não há Amaro da Costa.
Costa e Riscado são 2 apelidos, o Riscado por terem vindo de Riscada, povoação perto de Fratel (+-).
Era frequente que, a quem ía de uma povoação para outra onde ficava a residir, o chamassem pelo nome da terra de origem. Que me lembre, tem Bogas, Riscado, Benespera, Viseu, Monsanto, Idanha, etc.
Houve 4 gerações de Fernandes Riscado até se juntar ao Costa, seguindo Costa Riscado a partir daí.
Um deles foi Amaro da Costa Riscado, que teve um filho Pedro, chamado Pedro Amaro da Costa ou Pedro da Costa Amaro, indo normalmente o nome próprio do pai no fim do apelido.
Não conheço descendência de Pedro da Costa Amaro ou Pedro Amaro da Costa que tenha seguido o apelido Amaro da Costa.
Como Pedro Amaro da Costa nasceu cerca de 1810, não me parece que tenha algo a ver com o Ministro (de quem aliás nem sei a ascendência).

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#143213 | CCS1953 | 06 fev 2007 21:16 | Em resposta a: #143098

Primo Manuel Rolão,

Sim, é esse o meu /nosso primo.

Rui Manuel Barata Oliveir Santos. Foi para a tropa em 1977 e entrou na Academia já tenente en 1979.

Mais um primo.... dia após dias aparecem mais primos.

Pelo meu lado mais directo, são imensos.

Cumprimentos,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Santos Silva em Castelo Branco

#145448 | CCS1953 | 25 fev 2007 19:41 | Em resposta a: #138867

Primo Lourval,

Tenho andado a fazer a minha árvore e ao lançar o meu avô Manuel Martins Bothé,
fiquei indignada. Donde vem este Bothé? tem alguma informação?

Caso tenha, gostaria que me ajudasse

Até breve,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado

#145482 | CCS1953 | 26 fev 2007 00:09 | Em resposta a: #145448

Primo Lourval,

Tenho andado a fazer a minha árvore e ao lançar o meu avô Manuel Martins Bothé,
fiquei indignada. Donde vem este Bothé? tem alguma informação?

Caso tenha, gostaria que me ajudasse

Até breve,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#156086 | Lourval | 14 mai 2007 16:04 | Em resposta a: #138996

Caro Primo António,

Esta mensagem tem a finalidade de reativar o tópico e aproveito para dizer que ontem descobri que o irmão de Maria José Riscado, José da Costa Riscado, nascido em 3.9.1813, casou-se com Leonor da Conceição, irmã de Francisco dos Santos da Silva. Leonor nasceu em 1.7.1827. Todos em Alcains. Logo, mais um casamento duplo entre irmãos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#157453 | CCS1953 | 27 mai 2007 18:50 | Em resposta a: #100392

Caro Primo António da Graça Pereira,

Já que somos primos e temos a mesma idade e pelo que reparei mora em Lisboa. Será possível encontramo-nos. Gostaria de o conhecer e trocar algumas impressões sobre os nossos antepassados.
Se quizer, peça ao Guarda-Mor o meu contacto e combinamos.

Cumpriments,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#157477 | agp | 27 mai 2007 23:05 | Em resposta a: #157453

Cara Prima Celeste Saraiva

Eu moro em Abrantes, embora vá a Lisboa uma vez por outra.
Estou sempre disponível para dialogar sobre os nossos antepassados.
Na minha página, onde pode dar uma vista de olhos:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

tem a indicação do meu email.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

António Franco

#199920 | Lourval | 10 jun 2008 05:38 | Em resposta a: #139186

Caro Primo Manuel Rolão e demais interessados na Póvoa de Rio de Moinhos.

Encontrei o casamento de António Franco, o moço, na Póvoa de Rio de Moinhos, em 24.01.1649. Mas não consegui ler absolutamente nada pois há muitos borrões. Caso um dia se interesse por tentar....Pode ser o casamento de António Franco com Maria Gonçalves. Realmente esta leitura poderia esclarecer alguns mistérios.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Lourenço, da Erada

#219995 | Raquelis | 30 jan 2009 20:29 | Em resposta a: #139656

Caro Rui Pereira

Não sei se já avançou alguma coisa neste Pedro Lourenço.

Não vejo o seu casamento com Natália Giraldes na Erada. Existe, sim, um nascimento de uma menina - Páscoa - n. 1.4.1684.

Nos meus apontamentos diz que era capitão.

É o capitão Pedro Lourenço que casa segunda vez em 4.3.1687 na Erada com Maria Fernandes, filha de António Fernandes das Cortes do Meio e Maria Francisca dos Vales.

Maria Fernandes casa 2ª vez em 8.1.1688 na Erada com Luís Galvão (de Loriga?).
pelo que Pedro Lourenço deve ter falecido em 1687.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#229881 | Lourval | 20 mai 2009 16:45 | Em resposta a: #138996

Caro Primo António Pereira,

Soube que Francisco da Costa Riscado, marido de Getrudes Maria Tabaca, e através do óbito desta, que ele era conhecido como Francisco Peralta. Esta notícia me foi passada pelo Vítor Carvalho e obtida junto ao ADCB.

Fiquei confuso pois também soube pela Lucinda Mateus que o pai de João dos Santos Silva era conhecido como Francisco Peralta e Maria José. Esta informação foi retirada do livro de sepultamentos da junta de freguesia.

Logo sogro e genro sendo chamados de Francisco Peralta.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Riscado em Castelo Branco

#229919 | agp | 20 mai 2009 19:34 | Em resposta a: #229881

Caro Primo Lourval,

Peralta deve ter sido alcunha atribuída aos membros da família. Não vejo outra possibilidade.

Abraços,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#229934 | Lourval | 20 mai 2009 20:46 | Em resposta a: #229919

Caro Primo António,

Sim, certamente alcunha. Mas a mesma alcunha para sogro e genro? Ou o ADCB ou a Junta de Freguesia se equivocou.

Ou Francisco da Costa Riscado era o Peralta ou o Francisco dos Santos Silva.

Talvez o que a Junta de Freguesia quiz realmente dizer foi: Faleceu João dos Santos Silva, filho de Francisco dos Santos Silva e de Maria José, genro do Francisco Peralta.

O óbito no ADCB de Getrudes Maria Tabaca diz: viúva de Francisco Peralta da Costa Riscado.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Costa Riscado em Castelo Branco

#229944 | agp | 20 mai 2009 22:14 | Em resposta a: #229934

Caro Primo Lourval,

Julgo que nem era assim tão raro. No caso, bastaria que o genro tivesse copiado o modo "peralta" do sogro.

Dou-te conta dum caso ainda mais surpreendente: a de Manuel Pires Beites, de Vale de Espinho, filho de José Pires e de Luísa Mendes, que tomou o apelido Beites do padrasto Manuel Beites.

Abraços,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 21:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen