Família Velhinho ( Algarve )

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Velhinho ( Algarve )

#100151 | mc1957 | 11 set 2005 18:23

Não encontro no Forum qq. referência à família Velhinho do Algarve.Será que o apelido deriva de uma alcunha? Se alguém tiver um antepessado de Lagos com este apelido, diga por favor.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Família Velhinho ( Algarve )

#139927 | nunoinacio | 11 jan 2007 21:01 | Em resposta a: #100151

Boa noite.
Não tenho ninguém na minha família com esse apelido.
No entanto, às voltas com os processos antigos do arquivo do Tribunal de Lagos, tenho encontrado muitos relativos a Velhinhos.
Nos Séc. XVIII e XIX eram pessoas com posses, mas parece que com o passar dos anos foram decaindo e hoje, no meio em geral, não são conhecidos pelos melhores motivos.
Cumprimentos
Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Família Velhinho ( Algarve )

#139953 | S.João de Rei | 11 jan 2007 22:04 | Em resposta a: #139927

E o que são então, os tais maus motivos?!!!
Talvez não pertencessem há sociedade de consumo, não fossem pedreiros “livres”, jogadores/directores de futebol, empresários de estupefacientes ou mesmo um Zés do Telhado da construção...
Em Albergaria a Velha, o principal industrial, até aos anos 70. Era filho do lado materno, de uma senhora de apelido Velhinho e que penso não ter sido da região.
Talvez tenha sido uma corruptela do apelido Velho que os houve no Algarve, nomeadamente em Lagos.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Velhinho ( Algarve )

#332219 | Patmota | 10 jul 2013 14:10 | Em resposta a: #139953

Boa Tarde

Este post já é antigo, mas a minha bisavó Zulmira era Velhinho e de Lagos, precisamente.

Tem mais informações sobre esta família?

Atentamente,
Patrícia

Resposta

Link directo:

RE: Família Velhinho ( Algarve )

#332224 | S.João de Rei | 10 jul 2013 15:21 | Em resposta a: #139927

Caro Nuno Inácio

Responda por favor á nossa confrade Patrícia que acaba de me fazer a pergunta a mim, mas que tem mais a ver com a sua intervenção.
Tópico aberto no inicio de 2007...Depois de três anos passados na minha terceira diáspora. Esta ultima, consequência da catastrófica corrupção que assolava o País. Na época, era dos únicos que sentia o mal estar! Como se pode ver a mensagem da altura!
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Velhinho ( Algarve )

#332233 | JC | 10 jul 2013 19:21 | Em resposta a: #139953

Caro José de Azevedo Coutinho

Fiquei também curioso com os maus motivos, especialmente porque tenho antepassados Velhinho de Lagos. No meu ramo o único mau motivo que vejo foi ter acabado a varonia o que levou a deixar de ser usado este apelido. Não investiguei muito este meu ramo da família.

O meu avô que também foi o principal industrial de Lagos e mais tarde presidente da Câmara tinha um avô materno Velhinho. Se calhar vem daí a costela industrial.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Velhinho ( Algarve )

#332244 | Patmota | 10 jul 2013 21:22 | Em resposta a: #332233

Boa Noite,

Como principiante que sou neste fórum e nesta questão de genealogia, é para mim muito interessante ler estes relatos e perceber eventuais ligações e ascendentes.

O pouco que sei desta minha bisavó, do lado materno, é que para além do Velhinho, tinha também o apelido Ribeiro. O pai era carpinteiro e morreu em Lisboa.

Casou com um Palminha, também ele originário de Lagos.

Cumprimentos,
Patrícia

Resposta

Link directo:

Família Velhinho ( Algarve )

#366160 | carlafilipa | 15 fev 2016 14:45 | Em resposta a: #100151

Respondo a este tópico porque o meu bisavô materno chamava-se Vítor Velhinho, era natural de Lagos e casou-se com uma senhora natural de Monchique, Olívia da Conceição Velhinho (minha bisavó). Tiveram 3 filhos, Francisco Velhinho; Rosa da Conceição Velhinho e por último Maria Bárbara da Conceição Velhinho (minha avó materna), todos com naturalidade de Lagos. Estes filhos constituíram família em diversas cidades do Algarve. A minha avó teve 4 filhos, entre os quais, a minha mãe Gisélia Maria Velhinho Simão, natural de Portimão.
Com o passar dos anos, a minha mãe perdeu o contato com os primos, mas sabe-se que tem uma prima, de nome Natália Ricardo Velhinho, filha de Rosa da Conceição Velhinho, que ainda reside em Lagos.
Agradeço a quem possa dar mais informações sobre esta família, que o faça através do seguinte email: carlafernandes95@gmail.com

Resposta

Link directo:

Família Velhinho ( Algarve )

#416110 | j-velhinho | 06 jul 2019 15:20 | Em resposta a: #366160

Boa tarde,

O meu nome é Jorge Velhinho e sou de Lagos. A minha mãe chamava-se Margarida da Conceição Velhinho. Conheço alguns desses apelidos.

Resposta

Link directo:

Família Velhinho ( Algarve )

#416286 | dealmeida1967 | 15 jul 2019 18:38 | Em resposta a: #100151

Ola ,
eu ando Ha procura da Familia Velhinho , a minha visavo , Maria da Conseicao de Serpa Velhinho .
Foi adoptada por uma pessoa da Moita do Ribatejo . Por que razão não sabemos. Foi a 4 Filha .
Uma Irma foi par uma Instituição e os outros para o Brasil .
A minha Visavo casou na Moita do Ribatejo e teve 2 Filhos .
Nasceu em 1885 em Lagos .
quem me pode ajudar aqui ???
Espero ansiadamente a sua resposta .
Meus comprimentos
Maria de Almeida Katschke

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 17:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen