Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estômbar)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estômbar)

#100184 | jvaldeira | 12 set 2005 00:41

Carrasqueiro, Córdova, Boto/Bota e Figueira de Estômbar - Mexilhoeirinha

Procuro informações sobre estas famílias, a que pertenciam os antepassados de Isabel Inácia da Mexilhoeirinha (ou Mexilhoeira da Carregação), na freguesia de Estômbar (actualmente concelho de Lagoa e na época termo de Silves).

1 Isabel Inácia n.1760 em Estômbar cc Francisco Ferreira Alberto em 1780 em Estômbar, moraram na Mexilhoeirinha. Irmãos de Isabel: Eugénia n. 1745 Maria n. 1746 Elias n. 1747 Manuel n. 1750.

2 José Figueira Chaves n. antes de 1700 cc Maria de S. José 1743 em Estômbar. José deverá ter residido (ou mesmo nascido) no Rio de Janeiro antes de 1743, uma vez que os banhos do seu casamento aí correram. Irmão de José: Manuel Fernandes Casqueiro cc M.Rosa (foram pais de João Fernandes Carrasqueiro cc Gertrudes Eugenia e José Figueira Carrasqueiro cc Delfina Encarnação).

3-Maria S.José n. 1718 em Estômbar cc José Figueira Chaves 1743. Irmãos de Maria: Beatriz n.1723 Manuel n. 1726 Isabel n.1728 Inácia n.1731.

4-João Fernandes Carrasqueiro cc Maria Jorge 1675 e m. 1700. Morou na Mexilhoeirinha.

5-Maria Jorge cc João Fernandes Carrasqueiro 1675

6-Manuel Vieira Córdova cc Inácia da Graça 1715. Morou na Mexilhoeirinha. A décima de 1774 refere os seus herdeiros como pagando 1$898. Irmão de Manuel: Bernardo n.1712

7-Inácia da Graça cc Manuel Vieira Córdova 1715
8-Domingos Dias. Morador em Estômbar
9-Maria Bota de (…)
10-Inácio Figueira, sapateiro. Mor. 1685 c/ testamento nas notas de António Arez
11-Catarina Gonçalves
12-João Boto Córdova cc Domingas Mateuza 1693 mor. 1720
13-Domingas Mateuza
14-Manuel da Rocha mor. 1714
15-Beatriz Gonçalves
24-João(?) de Córdova
25-Isabel Vieira
26- Francisco ou Fernando Vieira
27-Barbara Neta

Estaria particularmente interessado em encontrar a origem dos:

-Carrasqueiro: Existe um lugar com esse nome em Loulé e na zona saloia também há uma família com esse apelido, aliás já estudada e incluída na base de dados Genea. No entanto dado “carrasqueiro” ter como significado um certo tipo de arbusto, as origens podem ser múltiplas.

-Córdova: À primeira vista, a maior probabilidade parece ser a de que algures no passado tetanham vindo da cidade andaluza do mesmo nome. Desconheço se existem outras famílias com este apelido no Algarve.

Também teria interesse em confirmar ou documentar a passagem de José Figueira Chaves pelo Rio de Janeiro. Poderá mesmo lá ter nascido: antes de 1700 – data em que o seu pai morre (em Estômbar) mas depois de 1675 – data de casamento dos pais (também em Estombar). No entanto, acredito mais que tenha ido para o Brasil já adulto. Não encontro explicação para a origem do seu apelido Chaves… embora haja muitos casos do género.

Agradeço qualquer informação de que disponham sobre estas famílias,

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estômbar)

#109929 | B.F.R.Coelho | 18 jan 2006 10:43 | Em resposta a: #100184

Caro J. Valdeira:
Os Figueiras (ou Figueira) da Mexilhoeira são um dos ramos da minha família que ando a investigar e descobri muita coisa ultimamente que só serviu para me confundir ainda mais. Alguma da informação que disponho cruza-se com a sua.Encontrei há pouco tempo um José (*c. 1780), Filho de José Figueira da Mexilhoeira e de Maria da Conceição da Sra. do Verde, e neto dos por si referidos José Figueira Carrasqueiro e Delfina da Encarnação.
Parece por um lado que estes Figueiras nada têm a ver com os Figueiras dos quais sou descendente ( descobri em 1792 um registo de baptismo de um avô meu de apelido Figueiras mas que é filho de Manoel Figueira e neto de José Figueira do Mar- o nome Carrasqueiro não surge aqui).O que não posso deixar de considerar estranho é que nesta altura e num sitio tão pequeno como a Mexilhoeira existam duas familias de nome Figueiras que não tenham relação entre si.Como disse, ainda mais confusão.
Não sei se conseguirá tirar algo de proveitoso desta informação mas espero que sim. E se tiver algo que possa partilhar acerca dos Figueiras agradeço desde já.
Com os melhores cumprimentos:
Bruno Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estôm

#110141 | jvaldeira | 19 jan 2006 16:34 | Em resposta a: #109929

Caro Bruno Coelho,

Tambem tenho outros dados novos desta familia... recordo que me surgiu essa duvida dos Figueira do Mar; mas estou fora e nao tenho aqui a informacao. Voltarei aqui para deixar informacao actualizada.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estôm

#110208 | B.F.R.Coelho | 20 jan 2006 09:57 | Em resposta a: #110141

Caro J.Valdeira:
Agradeço desde já a atenção. Fico à espera de novidades.
Atenciosamente.
Bruno Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estôm

#110294 | jvaldeira | 21 jan 2006 00:45 | Em resposta a: #110208

Caro Bruno Coelho,

Afinal tenho menos do que pensava. Sobre José Figueiras do Mar sei que a sua mulher Maria da Conceição, morreu em 1781. Também há registo de que José Figueira do Mar morreu em 1790 cc Maria de S. José, não sei se são o mesmo mas aparentemente sim (deverá ter casado duas vezes).

Por outro lado em 1786 morreu em Estombar, Maria da Conceição, mulher de José Figueiras. Pelo que me diz, este deverá ser o tal filho de José Figueira Carrasqueiro e Delfina da Encarnação.
Parecem ser pessoas distintas (têm filhos em simutâneo) mas podem ter a mesma origem.

Por exemplo, o “meu” José Figueira Chaves não parece ter nenhuma razão para ser Chaves. É Figueira por ser neto materno de Inácio Figueira mas o Chaves tem algum ar de alcunha para o distinguir de outros José Figueira que tenham existido por Estombar, nomeadamente o “seu” José Figueira do Mar e do próprio sobrinho José Figueira Carrasqueiro.

Talvez quando pesquisar um pouco mais o JF do Mar vá conseguir ligá-lo ao Inácio Figueira (que não tem ligação a Carrasqueiro: apenas tem um genro com esse apelido). Mas também é verdade que no Algarve há vários topónimos ligados a figueiras, e várias pessoas podem lá ter ido buscar o apelido.

Tenho mais dados de outras famílias de Estombar, designadamente estes Vieira Córdova, Marreiros, Neto, Martins, Nunes, Alvaleide… mas creio que estes não lhe interessam, pelo menos para já.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estôm

#188519 | raquelst | 15 mar 2008 23:42 | Em resposta a: #110294

Caros confrades

Este tópico já é antigo mas deparei-me agora com estas pessoas que são mencionadas aqui.

O primeiro que me aparece com estes apelidos é Manuel Figueira nascido na Franqueira, Silves, por volta de 1799, portanto:

01 Manuel Figueira(s) - c. 1799 Franqueira - Silves

02 Elias Figueira(s) - 9 Dez 1747 Estombar
Casados em Estombar em 15 Agosto de 1780
03 Albina Rosa - c. 1760 Franqueira - Silves


04 José Figueira(s) Chaves – c. 1700 Estombar/Mexilhoeira ?
Casados em Estombar em 1743
05 Maria de S. José – c. 1720
06 Leandro Martins – c. 1720 – Franqueira – Silves
Casados em Silves a 6 Maio de 1749
07 Josefa Maria – c. 1720 – Franqueira – Silves

08 João Fernandes Carrasqueiro – c. 1650?
09 Maria Jorge – c. 1650?
10 Manuel Vieira Córdova - Estombar
11 Maria da Graça - Mexilhoeira
12 Pedro Afonso – Cumeada Messines
13 Maria Gregória - Cumeada Messines
14 Brás das Candeias – Franqueira – Silves (morreu em Messines em 1737)
Casados em Messines a 22 de Setembro de 1706
15 Maria Neta – Franqueira - Silves


Será que mais alguém passou por eles, ou possa ter mais alguma informação sobre estas famílias, nomeadamente os Vieira Córdova, ou os Figueira Chaves Carrasqueiro?

Antecipadamente grato

Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estôm

#188536 | judiaria | 16 mar 2008 03:49 | Em resposta a: #110141

Caro J Valadeira

Os Marreiros, Neto, Marques, Alvares, Malveira, Pincho, Lopes de Estombar interessam-me. Se tiver algo agradecia.


Cumprimentos

Joauim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estôm

#189353 | jvaldeira | 24 mar 2008 01:01 | Em resposta a: #188519

Cara Jorge Sequeira,

Tenho realmente mais alguns dados que a baixo lhe envio, seguindo a mesma numeração:

08 João Fernandes Carrasqueiro cas. 1675-06-29 mor. 1700-04-05 (ambos em Estombar). Fez testamento.
09 Maria Jorge cas. 1675-06-29
10 Manuel Vieira Córdova – Estombar cas. 1715-05-11 mor. 1769-07-07 (ambos em Estombar). Fez testamento
11 Inácia (e não Maria) da Graça cas. 1715-05-11 nas. 1689-11-02 (ambos em Estombar)
16 Domingos Dias
17 Maria Bota
18 Inácio Figueira mor 1685-08-20. Casou em 1672 c/Isabel Vieira (viúvo de Catarina Gonçalves). Deixou testamento nas notas de António Arez, Testamenteiro: seu genro António Jorge
19 Catarina Gonçalves
20 João Boto Córdova mor. 1720-05-30. Testamenteiro: seu filho Manuel.
21 Domingas Mateuza nas. 1671-09-07 mor. 1757-05-16 cas.1693-08-24
22 Manuel da Rocha mor. 1714-08-08 (creio que seja um dos trisavós do "Remexido" segundo informação recolhida aqui no Forum)
23 Beatriz Gonçalves Viúva c/testamento 1726-04-21 (creio que seja um dos trisavós do "Remexido" segundo informação recolhida aqui no Forum)
40 João de Córdova
41 Isabel Vieira
42 Francisco Vieira cas. 1671-1-11
43 Bárbara Neta cas. 1671-1-11 mor. 1734 viúva
84 Antão Vieira
85 Maria Fernandes
86 Vicente Dias
87 Maria Rodrigues

Resta acrescentar que não concluí a investigação deste ramo pelo que há seguramente mais informação em paroquiais e notariais... Por isso qualquer informação que venha a encontrar, agradeço!

Um abraço,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estôm

#190742 | raquelst | 02 abr 2008 16:16 | Em resposta a: #189353

Caro J. Valadeira

Muito obrigado pelas informações que colocou aqui, são muito úteis. Vou continuar a investigar nesta frente, se descobrir mais alguma coisa disponibilizarei aqui.

Mais uma vez obrigado


Jorge Sequeira

Resposta

Link directo:

Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estômbar)

#424979 | elsa67 | 17 jun 2020 17:40 | Em resposta a: #100184

Boa tarde

Procuro informações sobre o casal António Jorge e Inês Mathosa que terão casado em Estombar por volta de 1650 (eram moradores na Mexilhoeira da Carregação).
Na sua descendência encontra-se:
* António Jorge cc Isabel Gonçalves 1682, filha de Inácio Figueira e Catarina Gonçalves,
pais de - Maria Jorge cc Jacome Boto Marreiros 1710, filho de António de Arez Marreiros e Francisca Martins;
- Clara Jorge cc José Gonçalves Rocha 1726, filho de Manuel da Rocha Lapa e Beatriz(Brites) Gonçalves;
entre outros
Esta Isabel Gonçalves era irmã de
* Maria Jorge cc João Fernandes Carrasqueiro 1675, pais de José Figueiras Chaves cc Maria de S.José 1743

Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Carrasqueiro Córdova Boto Figueira (Mex. Estômbar)

#425125 | elsa67 | 24 jun 2020 15:21 | Em resposta a: #100184

Boa tarde

Na sequência da minha mensagem, procuro também o testamento de um outro avô Inácio Figueira (falecido no ano 1685 ma Mexilhoeira da Carregação, Estombar).
De acordo com o assento de óbito, esse testamento estaria nas "notas de António de Arez Marreiros".

Será que alguém me sabe dizer onde posso encontrar estas notas?
Estou a desesperar!
Não encontro nada na TT, e de Faro a resposta é "...não existe nenhum tabelião com esse nome no distrito de Faro na época pretendida..."

Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 11:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen