Familia Marcão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Marcão

#1002 | fernanda m | 25 nov 2000 02:16

Gostaria de conhecer as origens da familia Marcão.Éum apelido que existe em Reguengos de Monsaraz, em Portalegre e julgo que em Monforte.Soube também que existe alguém formado em História que fez o estudo desta familia.Alguém pode dar-me uma pista?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#1004 | alentejo | 25 nov 2000 12:49 | Em resposta a: #1002

Exma Senhora,

Tenho bastantes elementos desta família, pela sua ligação à família Sousa Chichorro. Quem lhe poderá facultar elementos muito concretos é o Dr. Duarte Nuno Chichorro Marcão, vive em Lisboa na Rua Gustavo de Matos Sequeira. Não lhe faculto o tlf mas poderá encontrá-lo numa lista de Lisboa. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#26708 | F.marcao | 17 set 2002 00:57 | Em resposta a: #1004

Alentejo

Tentei,tal como me sugeriu,contactar o Dr. Duarte Nuno mas não consegui. Nestas férias pedi para consultar os registos na igreja de Reguengos mas fui informada que esta paróquia é relativamente recente. Foi criada em 1915.Anteriormente a próquia estava situada na aldeia da Caridade e aquando da mudança, todos os registos foram levados para a Diocese de Évora.
Os únicos dados que tenho são os constantes do GENEA, na família Chichorro Marcão cujo primeiro elemento(marcão) era de Reguengos,primo do avô de meu marido, que foi viver para Monforte e aí casou.
Finalmente, a minha questão é a seguinte:
Como será possível consultar os assentos? Será que se pode contactar a diocese por telefone,ou haverá qualquer outro método mais expedito?

Com os meus agradecimentos

F. marcão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#26765 | alentejo | 17 set 2002 21:13 | Em resposta a: #26708

Sei que vivia próximo do Príncipe Real, em Lisboa.
A documentação paroquial da aldeia da Caridade encontra-se no Arquivo Distrital de Évora. Essa documentação tem como datas extremas 1584-1900.

Cumptos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#26771 | F.marcao | 17 set 2002 23:04 | Em resposta a: #1002

Alentejo

Muito agradecida pela preciosa informação.
Na verdade,neste espaço criou-se um clima de entreajuda muito agradável e pouco comum nestes tempos.
Já agora só mais uma achega...
Não acha que a pesquiza nos assentos paroqueais permite obter mais informação do que na conservatória ?
Falo, por exemplo, da descoberta de tios, primos,etc
os meus cumprimentos e muito obrigado

F.marcão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#26772 | alentejo | 17 set 2002 23:30 | Em resposta a: #26771

Teoricamente as conservatórias possuem a documentação, em relação a paroquiais, dos últimos 100 anos. Os actuais assentos de nascimento trazem, basicamente, a mesma informação que constava dos registos de baptismo. Para reunir informações sobre tios, primos e mais parentela, terá que dirigir a pesquisa nesse sentido. Poderá tê-los todos juntos num inventário orfanológico, num processo de partilhas, testamento, etc. As fontes abundam...
Cada assento tem informação especifica. Os assentos de baptismo trazem, desde 1720/30, (varia bastante conforme os locais), nomes de pais e avós e padrinhos; podem trazer profissões dos pais.
Os assentos de casamento apresentam filiação dos nubentes, padrinhos/testemunhas;
Os óbitos são bastante variáveis, dizem muito ou quase nada.

Cumptos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#26773 | F.marcao | 18 set 2002 00:53 | Em resposta a: #26772

Mais uma vez Muito obrigada.
Vou meter a mão na massa e logo se verá.

Cumprimentos

F.marcão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#325157 | JTORRES2012 | 11 mar 2013 11:41 | Em resposta a: #1004

Bom dia,

Fui colega no Instituto Superior Técnico de Mário Chichorro Marcão e em Angola (Nova Lisboa) conheci uma família Marcão. Alguém presente neste forum tem com eles relações familiares ? Antecipadamente grato.João Torres

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#325164 | RCCORREIA | 11 mar 2013 15:24 | Em resposta a: #325157

Caro Torres

Não sei se está a referir o Engº Mário Chichorro Marcão (1927-1989)?
Viveu perto de Lisboa e teve duas filhas. Infelizmente já nos deixou.

A família Marcão vem de Reguengos e tem passagem em Monforte como é dito noutras mensagens. O Duarte Nuno Marcão (genealogista) referido noutra mensagem é precisamente um irmão mais novo do Engº Mário.

Haverá familiares próximos que o podem ajudar.

Cumprimentos,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#325191 | JTORRES2012 | 11 mar 2013 23:09 | Em resposta a: #325164

Meu caro Correia,

É tal como diz. Fomos colegas em Engenharia Mecânica, eu era ainda só estudante e ele já trabalhava como Engº. Técnico na Refinaria em Cabo Ruivo.
Fomos inclusivé companheiros de estudo. Ele pretendia completar a Licenciatura.
Procuro também uma família Marcão que viveu em Nova Lisboa (Angola) e que eu tive o prazer de visitar em Março de 1973.
Pela hospitalidade que então recebi, ficou-me uma dívida de gratidão a que até hoje não consegui responder.
Cumprimentos.
João Torres

Resposta

Link directo:

RE: Familia Marcão

#325202 | RCCORREIA | 12 mar 2013 09:27 | Em resposta a: #325191

Caro João Torres

Desconheço esses outros Marcão (que admito até podem ser familiares dos outros) e pouco o poderei ajudar nesses.
Quanto aos outros se precisar de qualquer dica disponha.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Familia Marcão

#360815 | tcmrico | 27 ago 2015 15:48 | Em resposta a: #1002

O meu ramo familiar também vai desembocar no Manuel Fialho Marcão casado com Micaella Maria Vieira. É o meu sétimo avô. O meu ramo é o de Monte do Trigo.

Resposta

Link directo:

Familia Marcão

#360880 | DAlmeida | 29 ago 2015 18:56 | Em resposta a: #1002

Caro Confrade
De facto não me tenho ocupado com estes meus alentejanos. Mas tinha anotados elementos
que talvez ainda ajudem :
. Manuel Fialho Marcão e de Micaella Maria Vieira
Com estes 7ºs Avós que indica, coloco assim o Confrade tcmrico , na mesma geração da
minha neta Maria.
Mas
O 6º AVÔ de Maria, foi Romão Francisco Vieira ( X Efigénia Maria , ambos de Reguengos
de Monsaraz) – e foi o seu irmão,
O 6º AVÔ de Tcmrico - Marcos Fialho Marcão (X Jacinta Godinha, esta de Monte do Trigo).
xxxxxxxx e assim vi
Batismos na Paróquia de Monte do Trigo – de filhos de :
.
Marcos Fialho Marcão (n.Reguengos de Monsaraz) X
Jacinta Godinha (n. Monte de Trigo) - - - - filha de Bernardo José da Vinha (n.Monte do Trigo) e
de Maria Joaquina, (n.fregª SãoJordão,termo de Évora).
FILHOS:
- Francisco – Folha 13 v. – 27/2/1812.
- Micaela – F. 21 – 30/11/ 1813.
- Caterina – F. 32 – 10/ 1/ 1816.
- Margarida – F.51 v.-15/9/ 1819.
- João – F. 65 v. – 26/11/ 1821 .
- Bernardo – F.78 – 8/12/ 1823.
- Joaquim – F??? – 19/6/ 1825.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Ainda tenho em dúvida:
O assento de casamento dos 7ºs Avós - Manuel Fialho Marcão X Micaella Maria Vieira , diz
que houve dispensa de 4º grau de consanguinidade. Observei alguns antepassados destes e
ocorre repetido o apelido Lopes , de Caridade … será em relação a estes a dispensa ?

xxxxxxxxxxxxx
Do seu 6º Avô, descendência , não anotei.
Cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 07:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen