Lista de embarque de portugueses para o Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#100310 | Lourval | 13 set 2005 05:27

Caros amigos genealogistas,
Seria fácil o acesso à lista de embarque de passageiros portugueses para o Brasil entre 1850 e 1920?
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#100312 | luikebr | 13 set 2005 06:38 | Em resposta a: #100310

ola, qdo tentie pesqusiar lembro q o arquivo nacional tem algumas listas, mas qdo visitei o mesmo, no Rio de Janeiro, as listagens tinhamde ser procuradas microfilme por microfilme, pois nao havia indice de sobrenomes(apelidos)
Tb nao sei ao certo se refere-se ao perido que voce citou, e provavelmente cobre apenas os desembarques no Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#100401 | victorferreira | 14 set 2005 00:23 | Em resposta a: #100310

Apesar da sua mensagem não me ser dirigida (não sou genealogista) como já me confrontei com a necessidade de pesquisar emigrantes, a resposta é presumo que não, pelo menos aqui em Portugal, porque parece-me que simplesmente ... não existe.
Os Governos Civis mantiveram registos (mesmo assim, sistematicamente, só a partir de uma certa altura) porque eram eles que arrecadavam os emolumentos da emissão do documento de viagem. Esse 'fundo documental' está à guarda dos Arquivos Distritais, e se quizermos confirmar qualquer coisa temos que saber o Distrito em que fulano ou sicrano tiraram o passaporte (e que pode não ser o seu Distrito de origem ...)
Cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#100679 | ADAO RAFAEL | 16 set 2005 20:53 | Em resposta a: #100310

Amigos genealogistas, existe algum registro de portugûes vindo de portugal ao Brasil, q se instalaram aqui no Sul da Bahia, especificamente nas cidadezinhas litorâneas, como Porto Seguro, Canavieiras, Belmonte, Ilhéus...

Resposta

Link directo:

Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#100692 | victorferreira | 16 set 2005 23:28 | Em resposta a: #100679

(novamente a responder uma questão que não me foi dirigida ...)
Quem tem que descobrir é você meu caro.
Para começar, tem que situar a época de que fala. Em se tratando de Porto Seguro, Ilhéus, Belmonte e arredores, o primeiro registo que há é a Carta de Pêro Vaz de Caminha ... Depois disso, muita água rolou debaixo das pontes. Mas não será desse tempo de que fala certamente.
Brincadeiras à parte: se está à procura de alguma pessoa que viveu em séculos mais recentes, tem que andar 'para trás' nos registos de nascimento e/ou baptismo, mas aí no Brasil, nos Arquivos daí. Isso quer dizer ir tirar cópias dos registos ou das certidões, e com os dados que descobrir, nomeadamente os locais de nascimento e/ou moradia e/ou casamento dos pais e dos avós dos que encontrar, ir descobrindo os registos desses, geração após geração, até chegar ao seu parente português.
É assim.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#100734 | Lourval | 17 set 2005 16:54 | Em resposta a: #100692

Agradeço os comentários de luikebr e Victor Ferreira. Meu avô, vários bisavós e quatro tataravós, provavelmente desembarcaram no Porto de Santos, entre 1885 e 1915. Até onde eu sei eles vieram de Castelo Branco, Meda, Caldas da Rainha e Coimbra.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#100740 | PML | 17 set 2005 18:47 | Em resposta a: #100734

Caros participantes,

Ando há anos a tentar descobrir o local e data de nascimento do meu bisavô, Herique dos Santos Silva, que terá nascido no norte de Portugal, cerca de 1867.
Sei que partiu para o Brasil bastante novo e que passou (quase) todo o tempo em Salvador, onde morreu e está sepultado.
Digo quase porque ele poderia ter desembarcado noutro porto brasileiro e só mais tarde teria emigrado para a Bahia.
Entro neste tópico para vos informar que tentei encontrar no Consulado do Brasil no Porto quaisquer documentos de autorização para emigrar, mas sem sucesso, pois, segundo me informaram no local, naquela altura não era necessário qualquer tipo de visto.
Tive mais sorte no Consulado de Portugal em Salvador onde me disponibilizaram o livro de registos de entrada dos emigrantes portugueses, e apesar de não ter encontrado esse meu bisavô, fui descobrir a entrada da uma sua irmã (1872) e de outro parente meu (1893).
Os emigrantes eram obrigados a apresentarem-se regularmente no Consulado para actualizarem a sua situação.
Penso que o procedimento seria idêntico para todos os consulados.
Esta será uma pista, e se tiverem a sorte de serem atendidos com a mesma paciência e disponibilidade com que o fui pelo sr. José Basto, de Salvador, terão a vossa tarefa muito facilitada.
Boa sorte.
Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#100746 | Lourval | 17 set 2005 20:17 | Em resposta a: #100740

Caro Paulo Maia de Loureiro,
Meu bisavô José dos Santos Silva é de Castelo Branco, Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos. Ele nasceu em 1882 e pelo que sei tinha apenas uma irmã. O pai dele, João dos Santos Silva nasceu em Castelo Branco, Freguesia de Alcains em 12/06/1862. Talvez tivesse irmãos. De repente o Henrique....
Lourval dos Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#100749 | PML | 17 set 2005 20:34 | Em resposta a: #100746

Caro Lourval,

Seria um presente de Natal antecipado se houvesse ligação, mas penso que não: todo este lado da Família vem do Porto e arredores. Pelo menos, durante a segunda metade do século XIX.
Logo que descubra a naturalidade deste meu Bisavô, tudo será mais fácil. Será a ponta do novelo para mais investigações.
Talvez nos "encontremos" mais tarde.
Obrigado.
PML

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#100759 | amrr | 18 set 2005 00:28 | Em resposta a: #100746

Caro Lourval Silva

Poderá, então, solicitar ao Arquivo Distrital de Castelo Branco uma fotocópia do registo de batismo do seu bisavô, p.ex., por e-mail:

adctb@adctbranco.iantt.pt

Deverá fornecer todos os dados que tiver: nome, concelho, freguesia e data aproximada do seu nascimento, nome dos pais.

Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#101169 | FCaldeira | 22 set 2005 23:03 | Em resposta a: #100746

Prezado Lourval,


para procurar os registros de embarque de portugueses para o Brasil, você deve dirigir-se à Igreja dos Santos dos Últimos Dias, que se encontra no bairro do Meier, no Rio de Janeiro, onde existem muitos registros microfilmados,

saudações,

Fernando Caldeira.

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#101192 | Lourval | 23 set 2005 03:10 | Em resposta a: #101169

Caro Fernando Caldeira,

Agradeço sua informação. Semana passada eu tive um primeiro contacto com a Igreja dos Santos dos Últimos Dias.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#101230 | Samuel C O Castro | 23 set 2005 14:18 | Em resposta a: #101169

Estimado Fernando Caldeira,

Caso você tiver a oportunidade de dar uma olhada no microfilme de registro de embarque de portugueses para o Brasil, na IJCSUD, seria possível verificar o período a que abrange ? Meu interesse é por volta de 1760, principalmente a entrada por Salvador-BA. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Entrada de portugueses pela Bahia

#101231 | Samuel C O Castro | 23 set 2005 14:23 | Em resposta a: #100740

Estimado Paulo Maia de Loureiro,

No Consulado de Portugal, em Salvador-BA, sabe informar qual o período que abrange o livro de registro de entrada de portugueses ? Meu interesse é por volta de 1760, principalmente a entrada de meu pentavô Joaquim Pereira de Castro. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Entrada de portugueses pela Bahia

#101236 | PML | 23 set 2005 14:42 | Em resposta a: #101231

Caro Samuel Castro,
Não faço ideia qual o período abrangido, no entanto, deixo-lhe os contactos do :
Consulado Geral de Portugal na Bahia
Largo do Carmo, n.º 4 - 1.º
Santo António - Centro Histórico
Salvador -Bahia
Tel -00 55 71 241 1633 /8522
Fax - 00 55 71 241 1756

Não verifiquei se existe e-mail. Sugiro que o faça e boa sorte.
Um abraço
Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Entrada de portugueses pela Bahia

#101280 | Samuel C O Castro | 23 set 2005 23:18 | Em resposta a: #101236

Estimado Paulo Maia,

Fico-lhe muito grato pelo retorno e informações. Vou contatar o Consulado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#101289 | Jurema | 24 set 2005 01:09 | Em resposta a: #100734

Olá Lourval, vc já procurou se seus antepassados estão registrados na Hospedaria dos Imigrantes, aqui de S.Paulo ??
Quem desembarcava no porto de Santos estavam, quase sempre, registrados lá !! Eu encontrei alguma coisa sobre os meus !!!

Tente... vc poderá fazer a pesquisa pela internet, preenchendo o formulário proprio, no site deles, desde que tenha algum dado concreto. Se morar em S.Paulo, poderá fazer a pesquisa lá mesmo na Hospedaria.

abço
Jurema
S.Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#101301 | Lourval | 24 set 2005 03:53 | Em resposta a: #101289

Oi Jurema,
Agradeço sua sugestão e sim....eu já entrei em contacto com eles uma vez mas não tive a mesma sorte que você. Porém eu não fiz pesquisa com todos os meus antepassados, somente com alguns. Acho que tentarei de novo com outros.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#102146 | Harry1945 | 04 out 2005 01:07 | Em resposta a: #100679

O Arquivo Publico do Estado da Bahia tem os registros de desembarque de estrangeiros desde 1850 a 1950. Não tem muitos dados, mas tem o nome do imigrante e a nacionalidade. De Salvador eles tomavam outro barco para Ilheus, Canavieiras e outros portos menores
Ari Souza

Resposta

Link directo:

RE: Pode ser que sim ... pode ser que não ...

#102634 | fofuxa | 09 out 2005 23:35 | Em resposta a: #100692

TAMBEM PROCURO UMA PESSOA E SE ALGUEM TIVER NOTICIA OU UM NOME PARECIDO, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO
PROCURO POR
JOSE PEDRO ARAUJO COUCEIRO DA COSTA COM APROXIMADAMENTE HOJE 70 ANOS.
TERÁ ELE EMBARCADO PARA PORTUGAL NOVAMENTE? A ULTIMA VEZ VISTO NO BRASIL, FOI EM 1955

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#103605 | pimpinho | 22 out 2005 17:55 | Em resposta a: #100310

PREZADOS SENHORES,

GOSTARIA DE SABER SE MEUS AVÓS EMBARCARAM PARA O BRASIL NO PORTO DE LISBOA.

MEU AVÔ: JOSÉ ANTONIO PEREIRA, NASCEU 24/07/1904, CONSELHO DE VILA VERDE, DISTRITO DE BRAGA, FREGUESIA DE GODINHAÇOS, FILHO DE ANTONIO JOSÉ PEREIRA , NATURAL DE DUAS IGREJAS, RESIDENTE EM SANTA EULÁLIA DE GODINHAÇOS, VILA VERDE, FILHO NATURAL DE CLAUDINA, EXPOSTA, NATURAL DE DUAS IGREJAS, VILA VERDE, E DE JOAQUINA ROSA VIEIRA, FILHA NATURAL DE LUIZA MARIA, EXPOSTA, NATURAL DE GODINHAÇOS, AMBOS CASARAM-SE EM 04/09/1893 PELO PADRE ANTONIO JOSÉ DE SOUZA.

MINHA AVÓ: LUCINDA DOS ANJOS MATHIAS,NASCEU 14/02/1901, TRÁS-OS-MONTES, VILAREAL, SABROSA, FREGUESIA DE VILARINHO DE SÃO ROMÃO, FILHA DE SERAFIM DOS ANJOS E MARIA THEREZA MATHIAS.

FICO NO AGUARDO DE NOTÍCIAS,
ATENCOSAMENTE,
LUCILÉA

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#105999 | NEIRI | 24 nov 2005 01:52 | Em resposta a: #100310

procura documentos de meus bisavos e avos Portugal, nao sei certo regiao provavelmente chegaram no Brasil em 18/05/1907, como saber se o nome estao na lista. como pesquisar sobre os certidoes, me informei que o documentos acima de 100 anos se encontra na torre do Tombo, a como pesquisar pela internet e como. Sabemos tb que e regiao de Ilha de Sao Miguel/Rabo de Peixe/Acores, e outros ou ilha da Madeira ou Lisboa. Caso tenha informacao comunique obrigado abracos email marianaocnarf@hotmail.com familia pacheco/andrade/ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#106360 | Concha | 28 nov 2005 17:41 | Em resposta a: #100310

Caro Lourval,
Também procuro saber +/- na mesma data, movimento de emigrantes madeirenses de e para o Brasil (1850 e 1950).
(minha avó materna nasceu em São Paulo : Maria Ventura Augusta dos Ramos)
Se me poder ajudar agradecia.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#271236 | pileco | 23 fev 2011 20:57 | Em resposta a: #102146

Como consigo a lista de passageiros ou nome de navios que trouxeram portugueses ao Brasil no início do século XX?
Por serem portugueses, necessitavam de visto de entrada? Se sim, onde consegui-lo? Há consultas on-line?

Resposta

Link directo:

RE: Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#271383 | facs | 26 fev 2011 15:43 | Em resposta a: #103605

OLa Lucileia, Ando á procura de uns Ascendentes meus, ligados ao Visconde da Nazaré, Meu Trizavo entanto o irmao dele Antonio José Antunes Sobrinho que muito supostamente foi casada Joaquina Rosa Vieira, pelo menos assim vem no genea, este senhor que era visconde de Penedo, veio para o Brasil, e trabalhou no Pará onde fez fortuna e as pessoas tinham grande simpatia por ele,

No entanto eu atrevo me a preguntar lhe se sabe data e anos dos seus bisavós, no genea tras cerca de 1865

se me quizer contactar estou disponivel em franciscocann1arrobahotmail.com

cumprimentos
FRancisco Simoes

Resposta

Link directo:

Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#388882 | luimar | 30 jan 2018 21:57 | Em resposta a: #100310

gostaria da lista de passageiros embarcados na cidade do porto em Portugal para pernambuco no brasil em 1862

Resposta

Link directo:

Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#404559 | marques2011 | 23 jun 2018 16:34 | Em resposta a: #100310

Oi boa tarde,
meu nome é Antonio e também estou a procura desta lista, voce conseguiu?

Resposta

Link directo:

Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#405365 | PIOVEZAM | 14 jul 2018 01:04 | Em resposta a: #100310

O que podes tentar fazer é se cadastrar no SIAN - Sistema de Informações do Arquivo Nacional (site brasileiro: http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/pagina_inicial.asp ....deve se cadastrar, depois vá em Fundos/Coleções ... coloque pesquisa livre e dê inicio a sua jornada .... se tiver o nome do navio em que vieram e o ano (melhor seria o dia preciso) já será um grande passo, ache todas as pesquisas depois abaixe o arquivo digital .....trazém a listagem de passageiros .... Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Lista de embarque de portugueses para o Brasil

#421743 | DanielAffonsoRego | 15 fev 2020 22:46 | Em resposta a: #100740

Boa noite Paulo,

sei que já se passaram 15 anos desde seu post, provavelmente vc já achou,mas caso negativo, achei 2 registros de mesmo nome neste site: http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php
Inclusive bate o destino (Bahia) e em um deles bate o ano de nascimento.

Abço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen