Família Padinha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Padinha

#100347 | lilianapadinha | 13 set 2005 13:49

Gostaria de saber mais sobre os Padinha do nosso país. Moramos em Ílhavo e recentemente encontrei em Santa Luzia, no Algarve, uma rua com o nome do Dr. António Padinha.
Obrigada e até breve!

Resposta

Link directo:

RE: Família Padinha

#100435 | lgameiro | 14 set 2005 10:44 | Em resposta a: #100347

Cara Liliana Padinha
Saiba então que tem origens tavirenses.
O apelido, que tudo indica ter nascido de alcunha, surge em João Gonçalves, chamado "o Padinha", natural de Tavira, filho de Francisco Lopes e de Inês Correia, ambos de Tavira. Casou na mesma cidade em 1728 com Ana Maria.
Tiveram Manuel Gonçalves Padinha, mareante, qua casou duas vezes. Em 1759 com Inês de Jesus; e em 1770 com Maria da Conceição. Do primeiro casamento teve Rita do Sacramento, que casou em 1783 com António Pires, filho de Manuel Figueira e de Antónia Baptista. Tudo isto se passa em Tavira e com este casamento tem origem a vasta e complexa família Pires Padinha.
Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Padinha

#100469 | lilianapadinha | 14 set 2005 17:17 | Em resposta a: #100435

Boa tarde Luís,

Agradeço-lhe a sua simpática e pronta resposta. É extremamente interessante em variadíssimos aspectos - o meu avô, Francisco Padinha, nasceu na Torreira, uma vila piscatória de Aveiro, em tudo semelhante a Santa Luzia ou mesmo Tavira. Perante as pistas que me forneceu talvez consiga perceber melhor não só as minhas origens mas também os laços que nos unem ao mar e à ria.
O meu pai mantém-se até hoje ligado ao mar, assim como o seu pai e o seu avô.
Curioso é também o facto de eu, recentemente em férias no Algarve, ter sentido uma tão grande afinidade por Santa Luzia, uma terra que cheira a mar e a lodo da ria, como a minha própria terra. E logo aí ter encontrado uma rua em homenagem a um homónimo do meu pai...
Quem sabe alguém daí tenha viajado até ao norte e aqui tenha permanecido, dando origem a este ramo dos Padinha.
Posso também perguntar-lhe como sabe tanto sobre este assunto? ( responda-me só se quiser)
Mais uma vez obrigada!
Liliana Padinhs

Resposta

Link directo:

RE: Família Padinha

#100641 | lgameiro | 16 set 2005 12:27 | Em resposta a: #100469

Cara Liliana Padinha
Se procurar os registos de baptizado do seu avô, verificará que os avós dele são referidos, bem como a sua naturalidade. Se recuar no processo, verá que chega ao Algarve.
Quanto ao resto, bem, sou um interessado por genealogia, sobretudo em Tavira, o que me parece razão bastante. Quero no entanto fazer justiça, pois se sei tanto?? como diz sobre os Padinha, deve-se a uma genealogista que muito generosamente me tem transmitido informação: Maria Manuela Pereira, que frequenta este fórum.
Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

Família Padinha

#405799 | fernandomrfgoncalves | 25 jul 2018 19:22 | Em resposta a: #100469

Olá Liliana,

O meu nome é Fernando Gonçalves, de Lisboa, neto de António Padinha Rodrigues, de Tavira. Além do que referiu, há ainda uma praça em Conceição de Tavira com o seu apelido - justamente em homenagem ao meu avô.

Quanto à hipótese que põe de a sua família provir de Tavira, não é uma hipótese: é uma certeza.

O meu endereço de email é fernandomrfgoncalves@gmail.com

É um prazer ouvir de familiares.

Fernando.

Resposta

Link directo:

Família Padinha

#440996 | digfish | 12 mai 2022 19:14 | Em resposta a: #100641

Caros,

o Manuel Gonçalves Padinha era mercador, existe um documento na Torre do Tombo que fala de tabaco roubado por um contrabandista que o trouxe de Gibraltar. Nos documentos paroquiais, por sistema, aparecem designações como 'mareante','jornaleiro','proprietário'. Mareante pode não ser só pescador, tudo indica que o Manuel Gonçalves era mercador e armador, tendo a sua própria embarcação, para importar tabaco de Gibraltar..
https://portal.arquivos.pt/record?id=oai%3APT%2FTT%3A4253928&s=%27qg2KY%27
Em relação de haver Padinhas em Aveiro, no FamilySearch e no geneanet aparecem Padinhas na Murtosa desde 1777 (https://www.familysearch.org/tree/person/details/GWP3-JTG). Ambas são terras de pescadores, pode ter emigração. O meu bisavô emigrou da Murtosa para Tavira no princípio do século XX.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 03:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen