Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#100385 | Lourval | 13 set 2005 22:35

Amigos. Estou procurando informações de meu trisavô Bernardo Prata, como datas de nascimento, casamento ou óbito bem como o nome de seus avós. Os nomes dos pais dele eram: Joaquim Amaro e Joaquina Prata. Provavelmente eles eram nascidos em Póvoa de Rio de Moinhos em Castelo Branco. Agradeço antecipadamente. Uma observação: uma filha do casal nasceu em 1893, logo talvez Bernardo Prata tenha nascido ao redor de 1870.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#100481 | agp | 14 set 2005 18:09 | Em resposta a: #100385

Caro Lourval

Na próxima ida ao arquivo de Castelo Branco, em meados de Outubro, darei uma vista de olhos nos livros da Póvoa de Rio de Moinhos (Baptismos de 1841 a 1899 e casamentos de 1773 a 1899).

cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#100510 | Lourval | 14 set 2005 23:02 | Em resposta a: #100481

Caro primo Antonio Pereira,
Fico bastante agradecido. Estou ansioso pelas informações do casal Bernardo Prata e Ritta Saraiva, pais de minha bisavó Maria Rita.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148284 | raquelst | 15 mar 2007 10:15 | Em resposta a: #100385

Caro Lourval

Sou natural de Póvoa de Rio de Moinhos e iniciei agora a construção da minha árvore. A minha bisavó (Maria José Prata, casada com Francisco Tavares e mãe de José Tavares - meu avô) terá nascido próximo da data de nascimento do seu bisavô Bernardo Prata.

Vou continuar a minha pesquisa.

Cumprimentos
Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148285 | raquelst | 15 mar 2007 10:24 | Em resposta a: #100385

.... de seu trisavô (Bernardo Prata) queria dizer.


cps
Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148340 | Lourval | 15 mar 2007 13:42 | Em resposta a: #148284

Cara Raquel,

Meu trisavô Bernardo Prata teve uma irmã Maria José nascida cerca de 1862. Bernardo ainda teve os irmãos Daniel, Vitória e Amélia. Talvez hajam mais irmãos. Os pais deles todos são Joaquim Esteves Amaro e Joaquina Maria Prata. Para termos certeza de que sua bisavó é irmã de meu trisavô basta localizarmos o casamento dela com Francisco Tavares para sabermos quem foram os seus pais.

Tenho vasta ascendência em Póvoa de Rio de Moinhos pois meu avô lá nasceu. A família de meu avô, mais recente, tem apelidos Saraiva, Folgado e Franco entre muitos outros. Muitos primos de primeiro grau de meu avô ainda estão vivos lá na Póvoa.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148408 | raquelst | 15 mar 2007 16:54 | Em resposta a: #148340

Pode acontecer a família "Prata" ser a mesma. Curioso. Eu conheço na generalidade todos os residentes actuais de Póvoa de Rio de Moinhos. Tem contactos com estes costados?

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148427 | Lourval | 15 mar 2007 17:31 | Em resposta a: #148408

Oi Raquel,

Tenho contacto com eles sim. A Isabel Folgado, viúva do José Morais, é prima de primeiro grau de meu avô. A presidente da junta da freguesia também é minha parente. O meu bisavô e o bisavô dela eram primos de primeiro grau.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148434 | raquelst | 15 mar 2007 17:58 | Em resposta a: #148427

Oi

A primeira não conheço, talvez não resida lá à actualidade. A segunda conheço. Este fim de semana vou debruçar-me sobre os registos paroquiais de lá.

cps

Raquel tavares

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148439 | Lourval | 15 mar 2007 18:29 | Em resposta a: #148408

Oi Raquel,

Tenho contacto com eles sim. A Isabel Folgado, viúva do José Morais, é prima de primeiro grau de meu avô. A presidente da junta da freguesia também é minha parente. O meu bisavô e o bisavô dela eram primos de primeiro grau.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148740 | agp | 16 mar 2007 20:53 | Em resposta a: #148284

Caros Raquel Tavares e Louval Santos Silva

Francisco Tavares, de 26 anos, e Maria José (Prata), de 25 anos, casaram na Póvoa de Rio de Moinhos, a 16.5.1888, sendo ele filho de José Tavares e de Joana Maria, e ela de Joaquim Esteves Amaro e de Joaquina Prata.

Sendo assim, Maria José Prata é irmã, entre outros, de Bernardo Prata casado com Rita Saraiva.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148838 | Lourval | 17 mar 2007 12:22 | Em resposta a: #148740

Caro Primo António,

Agradeço esta informação e todas as demais que recebi hoje. Fica claro então que a bisavó da Raquel, Maria José, é irmã de meu trisavô Bernardo Prata. Então eu e Raquel somos parentes e nem tão distantes assim.

Eu recebi semanas atrás o batismo de meu avô Abrahão, eu o havia solicitado diretamente à paróquia da Póvoa de Rio de Moinhos. Meu avô foi batizado em 6.1.1912 e nasceu em 8.12.1911. Meu avô sempre comemorou o aniversário dele em 8 de dezembro e havia achado estranho quando no registro civil de nascimento dele eu havia lido 20.12.1911. Talvez eu tenha lido mal. De qualquer maneira agora está tudo claro.

O pároco da Póvoa de Rio de Moinhos disse na carta que me enviou que sou parente do Padre Bernardo Prata que faleceu há pouco tempo atrás. Fiquei curioso em saber quem são os pais dele. Eu enviarei uma carta agradecendo a gentileza dele e aproveitarei para perguntar os nomes dos pais do Padre Bernardo Prata.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148844 | Lourval | 17 mar 2007 12:39 | Em resposta a: #148740

Caro Primo António,

Como sabes, eu tenho aqui anotado o casal José Ribeiro e Luísa Alves, pais de Maria Ribeiro, a qual nasceu cerca de 1882 e casou-se em 19.1.1903 com Júlio Mateus. Estas informações me foram transmitidas pela presidente da junta de freguesia da Póvoa de Rio de Moinhos, descendente do Júlio Mateus, e portanto também minha parente.

Está me parecendo que o casal José Ribeiro e Maria Alves é o mesmo que José Ribeiro e Luísa Alves. Está me parecendo também que João Ribeiro, casado com Maria de São João, é filho de José Ribeiro. Eu vou tirar esta dúvida com a própria Lucinda (presidente da junta de freguesia da Póvoa).

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148870 | raquelst | 17 mar 2007 16:03 | Em resposta a: #148838

Caro Primo Lourval e Antonio Pereira

Confirma-se então a nossa suspeita, fico contente. Por outro lado esta informação faz avançar em muito a construção da minha árvore do lado da minha bisavavó, uma vez que já tem muita informação da sua ascendência. A nossa ascendência sai de Póvoa de Rio de Moinhos?

António Pereira, agradeço-lhe imenso a sua contribuição.

Cumprimentos
Raquel

Ps: encontro-me em Póvoa de Rio de Moinhos de fds, vou tentar ver os registos paroquias

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148879 | Lourval | 17 mar 2007 19:41 | Em resposta a: #148870

Cara Prima Raquel,

Eu diria que há muitos ascendentes de Bernardo Prata e Maria José Prata em Póvoa de Rio de Moinhos mas há muitos de outras freguesias de Castelo Branco e alguns da Guarda. Tenho catalogado 122 antepassados da sua bisavó Maria José. Eu posso lhe enviar meu arquivo paf se você tem o programa de genealogia dos Mórmons. Também já está quase tudo na base de dados do Genea Portugal. Procure por Bernardo Esteves Amaro que era como também assinava Bernardo Prata.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148966 | raquelst | 18 mar 2007 14:59 | Em resposta a: #148879

Oi Primo

Sim, já consultei a base de dados do genea, mas ainda não passei para a minha paf. Se me puder enviar para raquelstavares arroba gmail ponto com, seria perfeito. Ontem tentei confirmar alguns dados nos registos paroquiais mas não consegui. That´s the beginning.
Já sei quem é a Isabel Folgada também.
Obrigada.
Cumprimentos
Raquel

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#148986 | Lourval | 18 mar 2007 17:09 | Em resposta a: #148966

Raquel,

Estarei lhe enviando ainda hoje os antepassados da Maria José Prata em arquivo paf para o seu e-mail.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#160807 | raquelst | 25 jun 2007 00:03 | Em resposta a: #148986

Caro Primo

Nas minhas pesquisas em Salgueiro do Campo, freguesia de Castelo branco, encontrei, António Rodrigues Prata, natural de Póvoa de Rio de Moinhos. Pelas datas deve ser irmão ou primo de Thomé Gonçalves Prata.

1. Maria b:19-5-1840 c:24/5/1840
2. José Rodrigues Mourão (monte ...... Sarzedas)
3. Maria Pires Prata (Palvarinho)
4. Paulo Rodrigues ( Benquerenças – freg. Sta. Maria C Branco)
5. Rosa Maria (monte ...... Sarzedas)
6. António Rodrigues Prata (PRM)
7. Domingas Pires (Palvarinho)

Cumprimentos

RaquelTavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#160808 | raquelst | 25 jun 2007 00:03 | Em resposta a: #148986

Caro Primo

Nas minhas pesquisas em Salgueiro do Campo, freguesia de Castelo branco, encontrei, António Rodrigues Prata, natural de Póvoa de Rio de Moinhos. Pelas datas deve ser irmão ou primo de Thomé Gonçalves Prata.

1. Maria b:19-5-1840 c:24/5/1840
2. José Rodrigues Mourão (monte ...... Sarzedas)
3. Maria Pires Prata (Palvarinho)
4. Paulo Rodrigues ( Benquerenças – freg. Sta. Maria C Branco)
5. Rosa Maria (monte ...... Sarzedas)
6. António Rodrigues Prata (PRM)
7. Domingas Pires (Palvarinho)

Cumprimentos

RaquelTavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#160820 | BiaPrata | 25 jun 2007 01:49 | Em resposta a: #160808

Cara Raquel,

Chamou-me a atenção o nome António Rodrigues Prata, nome do meu bisavô.
Estou há um ano procurando informações sobre a família, mas não tenho conseguido muita coisa. Tem datas e mais informações sobre este António que possa me passar?

Grata
Bia Prata

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#160825 | Lourval | 25 jun 2007 02:24 | Em resposta a: #160807

Olá Prima Raquel,

António Rodrigues Prata dificilmente não estará ligado aos demais na Póvoa. Mas eu nunca tinha visto os Pratas associados aos Rodrigues. Em todo o caso, prosseguindo, logo saberemos.

Você conhece uma família Freitas Mourão?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#160846 | raquelst | 25 jun 2007 11:00 | Em resposta a: #160825

Bom dia Lourval

Pois, é quase certo que esteja ligado aos nossos Pratas da Póvoa de Rio de Moinhos, mas não é óbvio que essa ligação seja feita através de Thomé Gonçalves Prata, caso eu não me tenha enganado a compilar os dados (Rodrigues em vez de Gonçalves), tenho que ir confirmar às fontes.
Não me recordo de ninguém Freitas Mourão nem à actualidade nem nos registos paroquiais que tenho visto. Conheço alguns Mourão do concelho de Idanha-a-Nova, entre eles o Pres. Câmara de C. Branco e aquele do registo de nascimento que lhe enviei ontem, das Sarzedas, concelho de C. Branco.
Essa família que procura seria no distrito de Castelo Branco?

Cumprimentos
Prima RaquelTavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#160898 | raquelst | 25 jun 2007 18:02 | Em resposta a: #160820

Cara Bia Prata

Tenho este registo de nascimento onde consta um António Rodrigues Prata, natural de Póvoa de Rio de Moinhos, concelho e distrito de Castelo Branco. Não tenho comigo mais qualquer informação adicional. De qualquer forma é um nome sobre o qual também me interessa obter mais informação. Quando tiver novidades informo-a. Pelo que li, a sua família na zona de Castelo Branco é originária de Oleiros e Seia? Também tenho alguns Martins oriundos do concelho de Oleiros.

(1. Maria b:19-5-1840 c:24/5/1840
2. José Rodrigues Mourão (monte ...... Sarzedas)
3. Maria Pires Prata (Palvarinho)
4. Paulo Rodrigues ( Benquerenças – freg. Sta. Maria C Branco)
5. Rosa Maria (monte ...... Sarzedas)
6. António Rodrigues Prata (PRM)
7. Domingas Pires (Palvarinho))

Cumprimentos
RaquelTavares

Resposta

Link directo:

Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#165815 | Lourval | 27 ago 2007 08:32 | Em resposta a: #160898

Cara Prima Raquel,

Encontrei na página 313 de Sanches Roque um Jerónimo Martins Prata filho de Simão Afonso e Maria Martins. Todos de Alcains.

Minha hipótese é de que Maria Simoa, irmã de Jerónimo, é a mesma pessoa que Maria Martins Prata casada com Manuel Gonçalves (nossos antepassados) e então este Manuel Gonçalves deve ser a mesma pessoa que Manuel Gonçalves Simeão.

Domingo que vem vou procurar pelo batismo de um Domingo, filho de Manuel Gonçalves (Simeão) e Maria Simoa (ou Maria Martins) em Alcains cerca de 1670. Se eu encontrar este batismo, estarei por pouco para confirmar minha hipótese.

Também vou procurar pelo casamento de Domingos Gonçalves Prata e Ana Rodrigues cerca de 1695 em Alcains, mas desta vez vou estar atento a Domingos Martins com Ana Rodrigues.

Amanhã vou procurar fazer cópias das páginas do Sanches Roque onde aparecem os Martins Pratas e lhe envio.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166545 | raquelst | 04 set 2007 22:17 | Em resposta a: #165815

Caro primo Lourval

Encontrei apenas um filho de Manuel Gonçalves Simeão e de Maria Simoa, sem qualquer referência ao sobrenome "Prata", é ele o pai do Rev. Leonardo Simões Prata - Gregório Martins.

O que encontrei foi o registo de nascimento de uma irmã do Rev.

1. Maria (nasc 15/2/1718)
2. Gregório Martins
3. Isabel Simoa
4. Manuel Gonçalves Simeão
5. Maria Simoa
6. Pedro Fernandes Chouriço
7. Catarina Gomes
(Todos de Alcains)

Padrinhos: André Duarte Capado e Maria Gomes

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166546 | raquelst | 04 set 2007 22:36 | Em resposta a: #165815

E ainda:

Verifiquei também o registo de nascimento de Isabel da Conçeição (nasc 1716) irmã do "nosso" Manuel Gonçalves Prata.

Não encontrei nada de novo apenas acrescento os nomes dos Padrinhos: Manuel Afonso e Ana Rodrigues.

Não encontrei mais filhos de Domingos Gonçalves Prata e Ana Rodrigues entre 1702 e 1716, embora possam ter-me passado despercebidos. Há inclusivé alguns registos entre estas datas ilegíveis.

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166549 | raquelst | 04 set 2007 22:50 | Em resposta a: #166545

Primo Lourval

Encontrei uma segunda irmã do reverendo, nascida a 23/10/1721, cujos padrinhos foram: Diogo Alvares e Testemunhas do Baptismo: Pedro Vaz e Manuel Gonçalves.


Peço desculpa pela repartição do mesmo assunto entre três posts quase seguidos.

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166569 | Lourval | 05 set 2007 04:22 | Em resposta a: #166546

Cara Prima Raquel,

Os padrinhos da Isabel podem ter significado relevante. Ana Rodrigues é a avó materna dela. Manuel Afonso pode ser seu tio avô paterno, filho de Simão Afonso, isto é, Manuel Afonso pode ser o irmão da Maria Martins Prata.

Dois dos filhos da Isabel da Conceição tem madrinha Maria Simoa. Dificilmente seria a bisavó dos batizados mas pode bem ser uma tia, isto é, ela pode ser irmã de Domingos Gonçalves Prata. O padrinho, Mateus Fernandes, parece que é tio materno, pois o pai da Ana Rodrigues é Manuel Fernandes.

Era bastante usual os padrinhos ser um de cada lado da família.

Estou confiante mas precisamos de mais dados. Amanhã eu irei ao CHF e tentarei novas pistas.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166571 | Lourval | 05 set 2007 06:12 | Em resposta a: #166546

Cara Raquel,

Eu não sei se você percebeu que a Isabel da Conceição também é sua antepassada pois ela é antepassada de Joaquim Esteves Amaro que se casa com Joaquina Maria Prata. Isto é, este casal descende cada um de um irmão. Ele da Isabel da Conceição e ela de Manuel Gonçalves Prata.

Na Póvoa de Rio de Moinhos quase todos são primos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinh

#166623 | Lourval | 05 set 2007 21:48 | Em resposta a: #166546

Cara Raquel,

Hoje tentarei localizar, entre outras coisas, o casamento de Domingos Gonçalves Prata com Ana Rodrigues, cerca de 1700, em Alcains, com o objetivo de descobrir variantes nos nomes dos pais dele.

Caso eu não tenha sucesso, então seria uma boa idéia procurar pelos batismos dos filhos dele em Alcains. Você procurou na Póvoa e só encontrou a Isabel. Então pode ser que eles tenham nascido mesmo em Alcains. Se dermos sorte, talvez encontremos um filho com a citação dos avós. Infelizmente o microfilme deste período (batismos entre 1680 e 1739) eu não tenho. O resto tenho tudo.

Você conhece a data de nascimento de Maria José Prata? Acho que ela nasceu cerca de 1862.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinh

#166630 | raquelst | 05 set 2007 23:03 | Em resposta a: #166623

Caro primo Lourval

Eu tenho quase a certeza que minha avó Maria San José Prata nasceu em 1862, pois da última vez que estive no Arquivo em Castelo Branco, estive com o seu registo de nascimento, mas em virtude de eles estarem sobrecarregados e eu ter uma lista imensa de cópias que pretendia, eles ficaram-me de enviar algumas que não conseguiram tirar pelo correio agora no mês de Setembro.

Dessa minha lista de documentos a fotocopiar, que aguardo receber dentro em breve, consta um registo de nascimento do livro de 1862 na pág. 11. de uma Maria, que julgo ser ela. Como pensava obter as cópias no próprio dia não tirei nenhum apontamento.

Não tenho informação útil para avançar.

Em todo o caso tenho algumas cópias de registos de nascimento de Alcains que não informatizei, vou dar uma vista de olhos e ver se algum nome me chama a atenção.

Boa sorte!

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166633 | raquelst | 05 set 2007 23:37 | Em resposta a: #166571

Caro Lourval

Não percebi quem é primo de quem.
Domingos Gonçalves Prata e Ana Rodrigues são primos?
Quem é irmão de quem?

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166645 | Lourval | 06 set 2007 05:00 | Em resposta a: #166633

Cara Raquel,

Somos descendentes destes dois filhos de Domingos Gonçalves Prata e Ana Rodrigues: Manuel Gonçalves Prata e Isabel da Conceição. Manuel é antepassado da Joaquina Maria Prata, enquanto que a Isabel da Conceição é antepassada do marido da Joaquina, o Joaquim Esteves Amaro.

Hoje no CHF eu confirmei minha hipótese: encontrei o casamento de Domingos Gonçalves Prata e Ana Rodrigues em 30.08.1693. Ele filho de Manuel Gonçalves Simeão e Maria Martins. Ela filha de Manuel Fernandes e Ana Rodrigues.

Agora sabemos que Maria Martins Prata é a mãe de Gregório Martins Prata.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166679 | Lourval | 06 set 2007 15:23 | Em resposta a: #166549

Cara Raquel,

Qual é o nome da filha de Gregório Martins Prata nascida em 23/10/1721? Eu vou lhe enviar um arquivo paf atualizado.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#166703 | raquelst | 06 set 2007 23:08 | Em resposta a: #166679

Caro Lourval


Descuido meu.

O nome da filha de Gregório Martins Prata e de Maria Simoa é Catarina.
No registo só encontrei o padrinho (Diogo Alvares) e as duas testemunhas (pedro vaz e Manuel Gonçalves).

No registo da outra filha (Maria) surge como Gregório Martins sem "Prata".


Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinhos

#167288 | Lourval | 13 set 2007 05:07 | Em resposta a: #166633

Cara Prima Raquel,

Hoje eu encontrei o casamento de Maria Simoa, viúva de Manuel Gonçalves (pode ser o Simeão), com João Pires Longo (filho de Gonçalo Fernandes e Leonor Martins). O casamento ocorreu em Alcains em 20-03-1688.

Pode ser a nossa Maria Martins Prata......ou não!

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinh

#169780 | fandreprata | 10 out 2007 15:37 | Em resposta a: #167288

Viva,

É curioso... eu pertenço a uma família Prata dessa zona exactamente ( Caféde, Póvoa, Palvarinho, etc) e pela leitura das vossas mensagens não consigo encontrar nenhuma relação entre as duas.

Já foram visitar o nosso site em http://www.familiaprata.com ?

Cumprimentos,
Fernando Prata André

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata: Alcains e Póvoa de Rio de Moinh

#170086 | raquelst | 15 out 2007 15:13 | Em resposta a: #169780

Boa tarde Fernando

Visitei a página que mencionou, a qual desconhecia, embora tivesse conhecimento da festa que realizam anualmente.

Penso até que nos conhecemos.

O ascendente mais actual da minha família que tinha Prata como apelido é minha bisavó Maria S. José Prata, que nasceu a 4/07/1862 e cuja ascendência provém de Alcains (ano 1700). Como eu descendo de um filho do casal - M S. José Prata e Francisco Tavares - o apelido que permaneceu foi o Tavares.

À actualidade, para além da vossa lembro-me de pelo menos mais duas que têm Prata como apelido mas que não sei se a origem será comum à minha e à do Lourval. Para tal, seria ncessário recuar na sua ascendência até finais do séc. XVIII.

Com os melhores cumprimentos
Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#202662 | BiaPrata | 09 jul 2008 01:44 | Em resposta a: #160820

Cara Raquel,

Gostaria de saber se conseguiu avançar nas suas pesquisas e se tem alguma informação adicional sobre António Rodrigues Prata. Passado mais de um ano da última mensagem, não consegui avançar em nada na minha pesquisa.

Abraços
Bia

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#202674 | Lourval | 09 jul 2008 06:44 | Em resposta a: #160820

Cara Bia Prata,

Qual era o nome da mulher de António Rodrigues Prata? Eles eram da Póvoa de Rio de Moinhos?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#202778 | BiaPrata | 10 jul 2008 02:22 | Em resposta a: #202674

Caro Lourval,

A informação que tenho é de que meu bisavô era de Póvoa de Rio de Moinhos. Sobre minha bisavó a única informação que tenho é de que se chamava Maria da Conceição Pinto....Não sei de onde ela era, mas imagino que da mesma região...

Abraços
Bia

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#202784 | Lourval | 10 jul 2008 03:03 | Em resposta a: #202778

Cara Bia,

Você sabe mais ou menos que ano eles se casaram? Estou com dois dos microfilmes da Póvoa. Talvez eu a possa ajudar. Mas é muito provável que você tenha de avançar pelo menos uma geração. Seus bisavós devem ser ter nascido ainda no século vinte, não? Na Póvoa há Pratas e Pintos. Os dois devem ser da Póvoa.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#205234 | eprata | 12 ago 2008 16:55 | Em resposta a: #100385

Já há algum tempo vi esta sua mensagem que me despertou algum interesse, mas apenas hoje me registei para lhe poder respoder.

Pertenco a uma Familia Prata, que tem as suas origens tanto quanto são conhecidas, na aldeia de Cafede que é uma aldeia proxima de Castelo Branco e da Póvoa Rio de Moinhos.

A nossa familia, tem uma árvore genealógica em que constam actualmente cerca de 350 pessoas em 7 gerações, mas os nomes que refere não estão nela incluidos.

Uma das nossas ramificações, vem de Francisco Prata Amaro e Maria do Carmo, nomes que têm algo em comum com os que refere.

Tem algumas outras referências que possa indicar no sentido de averiguar se as nossas ramificações genealógicas se encontram em algum lugar?

Como forma de partilharmos alguns conteúdos entre vários elementos da familia, criámos também o site www.familiaprata.com, que poderá visitar.

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#205235 | Lourval | 12 ago 2008 17:25 | Em resposta a: #205234

Caro Prata,

Eu não consigo ter acesso aos seus dados no site que me aponta. Assim, fica difícil estabelecer um entrocamento. Tenho muito mais informações em meu arquivo particular. Os Pratas da Póvoa de Rio de Moinhos tem sua origem em Alcains. É possível que tenham também passado para Cafede.

De Cafede tenho Domingos Gonçalves Rato nascido em 08-05-1719, filho de Domingos Afonso Rato e Luzia Gonçalves. Domingos Afonso Rato é filho de Domingos Martins e Maria Antão.

De Cafede tenho também Catarina Fernandes, casada com Martinho Luís (do Estreito) que se casaram cerca de 1660.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#210585 | lucpradua | 14 out 2008 23:41 | Em resposta a: #100385

Olá amigo Sr. Lorival
Eu sou o Luciano Prata Duarte, e em tempos passados, há cerca de dois anos tive algum contacto com o senhor em busca dos meus antepassados, quer da faília dos Duarte quer dos Prata(s) que são os nomes base de minha família próxima .
pois que pelo que já conheço de minha família por parte de meu Pai, José Duarte e apelido Vale, eu tenho uma bisavó Materna com o nome Vitória Prata, e por parte de minha mãe Mariana Prata Franco, tenho um avô José Prata D'Ascenção, nascido por volta de 1874, e cuja mãe deste avô, a minha bisavó chamava-se Maria Prata. por isso eu acho que ainda somos parentes por parte de ascendentes mais recuados. Por outro lado o conjuge da Bisavó Maria Prata chamava-se Manuel Bonifácio. O Franco da minha mãe vem da mãe minha avó Chamada Isabel Franco que casou com o José Prata D'Ascenção, que era filha dos meus bisavós Maternos Manuel Franco e Maria Alves.
Se alguém do forum tiver algumas informações estes meus familiares agradecia uma informação para o meu mail que é o , já que não tenho possibilidades de ir aos Arquivos de Castelo Branco, fazer uma busca.
Luciano (lucpradua)

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#210594 | lucpradua | 15 out 2008 00:28 | Em resposta a: #210585

Olá Amigo Sr. Lourival
Na minha mensagem anterior dei-lhe o nome de Lorival, pelo que peço desculpa e o meu endereço electrónico não saiu transcrito mas vou reescrevêlo de modo a passar e é: (lucianoptduarte arroba clix ponto pt).
Agradeço qualquer informação sobre os meus familiares anteriore e possíveis ligações familiares dos : Vitória Prata, casada com Francisco Santos Guilhermino, pais de Maria Guilhermina que nasceu por volta de 1890, casou com Manuel Duarte (Vale, apelido ), meu avó paterno nascido cerca de 1888.
Por outro lado Maria Prata, Minha bisavó materna casada com Manuel Bonifácio, que tiveram (não sei se mais de um filho), chamado José Prata D'Ascenção, que nasceu por volta de 1874 que foi casado com Isabel Franco, nascida por volta de 1882, minha Avó materna que era filha de (desconheço se tinha mais irmãos), Manuel Franco, casada com Maria Alves, meus bisavós maternos.
Agradeço qualquer informação e os meus cumprimentos a todos os corespondentes do Forum, "família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos"
Luciano (lucpradua)

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#210602 | Lourval | 15 out 2008 02:57 | Em resposta a: #210585

Caro Luciano Prata Duarte,

Acho, temos de confirmar, que seu Manuel Bonifácio é filho de Bonifácio Gonçalves e Maria Jacinta. Este Manuel Bonifácio casa-se com Maria Prata, filha de Manuel Prata e Isabel da Conceição, em 30-12-1863. Manuel Gonçalves também usava o nome Manuel Gonçalves da Ascensão fato que parece corroborar com as informações que me passa pois o seu Manuel Bonifácio tem filho José Prata da Ascensão.

Você saberia dizer se o seu avô José Prata teve irmão Bonifácio Prata, casado com Joana Marques, os quais tiveram filho Francisco Marques?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#210646 | lucpradua | 15 out 2008 19:23 | Em resposta a: #210602

Caro Amigo Sr. Lourival.
Muito agradecido pelas informações que me dá, no entanto tenho uma dúvida.
Então se bem entendi o meu bisavô Manuel Bonifácio, (este nome aparece como avô Paterno de Minha mãe Mariana Prata que também usava os nomes de Franco e de Alves mas estes pelo lado materno), dizia que o Manuel Bonifácio também usava Gonçalves e Ascenção?
Quanto á sua pergunta de se o avô José Prata teve Irmão Bonifácio Prata, eu não sei dizer e todos meus tios da minha geração já faleceram agora só mesmo nos Arquivos de Castelo Branco, se poderá esclarecer.
Já agora poderia-me informar como e que documento se pode pedir aos arquivos e conservatórias de registo, onde conste os filhos nascidos do casal, e também o endereço do Arquivo Municipal de Castelo Branco?
Muitos cumprimentos e um abraço.
Luciano

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#210649 | Lourval | 15 out 2008 20:10 | Em resposta a: #210585

Caro Luciano,

Como havia dito, é apenas uma hipótese. Para confirmar, terá de pedir ao Arquivo Distrital de Castelo Branco o batismo de seu avô José Prata da Ascensão cerca de 1874, filho de Manuel Bonifácio e Maria Prata. Poderão não encontrar se ele também usava o nome de Manuel Gonçalves! Eu mesmo veria isso para você mas não estou com os microfilmes destes anos. Aproveite e peça também o casamento de Manuel Franco e Maria Alves.

A propósito, se a hipótese estiver correta, sua Maria Prata é neta e bisneta de antepassados meus.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212136 | lucpradua | 01 nov 2008 03:00 | Em resposta a: #210649

Caro Sr. Lourval,
Respondendo á sua ultima postagem, em resposta a um pedido meu, venho informar que já recebi do Arq. Municipal de C. Branco, ´vários registos com os quais já posso compor um pouco mais do meu "Pusle" de Arv. Genealógica. Assim em relação ao m/Avô José Prata D'Ascenção, nasceu a 25 Junho de 1874, casou a 29-1-1900, faleceu a 4-2-1932, era filho de Manuel Gonçalves D'Ascenção e de Maria Prata, necto paterno de Bonifácio Gonçalves e de Maria Jacinta Gonçalves, e materno de Manuel Prata e Isabel de Amaro Prata. Quanto ao Manuel Franco e maria Alves não tenho mais dados.
Um abraço
Luciano

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212142 | Lourval | 01 nov 2008 04:23 | Em resposta a: #212136

Caro Luciano,

Boas notícias! Somos parentes então.
Bonifácio Gonçalves nasceu em 1791 e faleceu em 23.10.1871. Era filho de Matias Gonçalves e Luísa Maria. Maria Jacinta nasceu em 17.08.1808 e faleceu em 10.05.1832. Era filha de Manuel dos Santos (de Oledo) e Jacinta de Sousa.
Tenho centenas de antepassados da mãe de seu avô José Prata. Tenho de pensar em como vou passar as informações para você. Todos os trisavós da Maria Prata são meus antepassados com exceção de um casal. António Fernandes e Maria da Conceição. A filha deles, Isabel da Conceição é primeiro matrimônio de Tomé Gonçalves Prata e eu descendo da segunda esposa dele.

Como eu poderia lhe passar as informações? Você trabalha com o paf?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212143 | Lourval | 01 nov 2008 04:58 | Em resposta a: #212136

Caro Luciano,

Fazendo umas contas, sua Vitória Prata pode ter nascido cerca de 1860. Tenho aqui anotado uma Vitória Prata, nascida em 23.04.1852, filha de Joaquim Esteves Amaro e Joaquina Maria Prata. Esta Vitória Prata é irmã de meu trisavô Bernardo Prata. Desconfio muito de que ela seja sua bisavó. Eu não sei com quem ela se casou. Neste caso, Vitória seria irmã da Isabel da Conceição e a filha da Vitória, Maria Guilhermina, se casou com o neto da Isabel da Conceição. Tudo hipótese.

Para confirmarmos, precisamos do batismo da Maria Guilhermina, cerca de 1885.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212203 | lucpradua | 01 nov 2008 22:36 | Em resposta a: #212143

Olá Sr. Lourval
Muito Obrigado pelas informações que me transmitiu.
Sim é altamente provável que sejamos parentes, eu ainda estou a "digerir" as informações que me enviou.
Em relação ao "paf" não, não trabalho, é um software de base de dados?
Tem esse software? Se tiver e se for possível, poderia-me envialo para o meu mail (lucianoptduarte arroba clix.pt)?
Um abraço e Bom Fim de Semana
Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212216 | lucpradua | 02 nov 2008 02:12 | Em resposta a: #212203

Sr. Lourval
Voltando ao seu post, e acerca de Vitória Prata usando também o nome Mendonça, que no registo de Nascimento (em minha posse) da filha, Maria Guilhermina, refere que é filha legítima de Francisco Santos e de Victória Prata Mendonça, e portanto não podem ser Joaquim Esteves Amaro e Joaquina Maria Prata, os pais, assim ela foi casada com (não sei quando) Francisco dos Santos, e são meus bisavós paternos, por parte de meu pai. e assim fica uma grande dúvida onde encacha a sua Vitória Prata, e os pais, Joaquim Esteves Amaro e Joaquina Maria Prata, poderá ser uma Prima também Vitória. porque na minha arvore tenho avô Bisavô e trisavô com o nome de Manuel Duarte sendo o Bisavô Manuel Duarte Vale, pois este Vale aparece porque moravam numa casa da Rua do Vale, e alguns dos meus familiares mais recentes como Tios usam o nome de Vale.
Portanto Concluindo No Registo de nascimento da Maria Guilhermina o nascimento foi em 24-10-1889, sendo os pais os ditos atrás, neta paterna de Luciano dos Santos, e Guilhermina Duarte, e materna de Manuel Prata e de Catarina Mendonça. Agora terei de obter o registo de casamento, com o Manuel Duarte.
Assim fica respondido a sua questão do registo de batismo da Maria Guilhermina.
Um abraço
Luciano

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212221 | Lourval | 02 nov 2008 03:35 | Em resposta a: #212216

Caro Luciano,

Vitória Prata então é filha de Manuel Prata e Catarina de Mendonça nascida em 02.01.1867. Neta paterna de José Prata e Vitória Prata. Neta materna de Francisco Mendonça e Josefa Maria. Conheço todos os trisavós de Manuel Prata e muito mais. São uma centena de antepassados que conheço dele.

É hipótese mas é quase que certo! Neste caso a Vitória Prata e a Maria Prata (mulher de Manuel Gonçalves de Ascensão) serão primas em segundo grau. E a sua avó paterna e o seu avô materno serão primos de terceiro grau.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212223 | Lourval | 02 nov 2008 03:43 | Em resposta a: #212216

Luciano,

Desculpe. Li seu e-mail pela metade e respondi. Lendo agora o restante, então percebo. Está confirmado!

Temos treze casais de antepassados em comum, por enquanto. Vou enviar para o seu e-mail uma apresentação simples dos seus antepassados que conheço.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212224 | Lourval | 02 nov 2008 03:47 | Em resposta a: #212216

Luciano,

É muito provável que Francisco Mendonça seja descendente de José de Mendonça, o primeiro Mendonça que conheço na Póvoa de Rio de Moinhos. Ele casou-se em 28.06.1677 com Ana Gaspar, em 22.04.1716 com Domingas Jorge e em 22.11.1716 com Maria Gonçalves.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212240 | agp | 02 nov 2008 12:12 | Em resposta a: #212136

Caros Luciano e Lourval,

Eu tenho notas de três filhos de José Prata da Ascensão e de Isabel Franco (que também aparece como Isabel Maria). Tratam-se de Maria nascida a 24.12.1900, de Manuel Prata nascido a 12.8.1903 que casou a 22.12.1923 com Joaquina Prata e de Dâmaso Prata nascido a 24.11.1905 e falecido a 22.5.1968 e que foi casado com Teresa Barbosa, todos da Póvoa de Rio de Moinhos.

Aquela Isabel Franco ou Maria anotei-a como filha de Manuel Ramos e de Maria Alves. É provável que seja assim que conste no seu assento de nascimento cerca de 1882.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212293 | lucpradua | 02 nov 2008 22:26 | Em resposta a: #212240

Caro amigo António G Pereira
Recebi nota de suas informações sobre o José Prata e da Isabel Maria dos quais possuo respectivos registos de nascimento e casamento que confirmam as suas informações , e também dos filhos que tiveram (seis), meus tios, irmãos de minha mãe Maria Ana (que também usava os nomes de: Mariana Prata, Mariana Prata Franco e Mariana Prata Alves), os filhos que tiveram os apontados por si e mais os de Beatriz, e Eva e a Maria Ana segundo assento registo de nascimento. As datas que me informou de nascimento e de casamento, alguns tinha-os directamente dos filhos respectivos, e outros não, e que me foram uteis.
Fico agradecido pelas informações que me deu, e se me permite gostaria de saber se o senhor é da Póvoa de Rio de Moinhos, e como conhece aqueles familiares.
Quanto a mim sou e deixei a Póvoa, imigrando para a grande Metrópole de Lisboa com os meus 17 anos, e já tenho 66, os meus pais foram, o José Duarte (Vale) e a Maria Ana (Mariana Prata), e os meus avós paternos são, os Manuel Duarte nascido em 11-01-1887, falecido em 13 Agosto 1952, casado com Maria Guilhermina, nascida a 24-10-1889, desconheço a data de casamento, que deve ter falecido por cerca de 1915 a 1919, já que casou em segundas núpcias com, Maria do Carmo, filha de Tomáz Ramos e Maria do Carmo, em 28-05-1919, tendo tido do primeiro casamento dois filhos, o Francisco Duarte já falecido, e o meu pai José Duarte, nascido a 11 de Maio de 1913, casou a 9-11-1935 e falecido a 30-12-1969.
Do segundo matrimónio tiveram trés filhos, os Luciano Duarte Vale já falecido, o Francisco Ramos Duarte também já falecido, e o Manuel Duarte Vale Junior, falecido há pouco em Agosto último 2008.
Assim se souber algo sobre estes meus familiares da Família Duarte agradecia.
O meu E-mail é o (lucianoptduarte arroba clix ponto pt), se me puder enviar algumas informações para mim pode envià-las para o meu e-mail.
Um abração
Luciano Prata Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212420 | agp | 04 nov 2008 10:35 | Em resposta a: #212293

Caro Luciano Prata Duarte,

Eu não tenho ligação próxima à Póvoa de Rio de Moinhos.

Tenho esses dados que aqui lancei, porque houve uma altura em que frequentei assiduamente o Arquivo Distrital de Castelo Branco. Consultei, por vezes, os livros dessa freguesia para ajudar alguns confrades, nomeadamente o nosso primo Lourval e fui tirando os dados de um ou outro assento.

Tenho uma lista de baptismos e casamentos que na altura anotei e que vou enviar para o seu email. Pode ser que encontre mais algum elemento que lhe interesse.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212452 | lucpradua | 04 nov 2008 17:27 | Em resposta a: #212420

Caro Amigo António G. Pereira
Recebi o seu mail com o ficheiro que anexou e já dei uma olhada, vou analizar mais algum pornenor que me seja relevante e aicionarei o que tiver que lá não conste e lho devolverei em seguida.
Muito obrigado pela sua atenção.
Os meus respeitosos cumprimentos e um abraço do;
Luciano Prata Duarte

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212598 | Lourval | 06 nov 2008 00:35 | Em resposta a: #212452

Caro Luciano,

Encontrei o batismo de Maria em 30-10-1831, na Póvoa de Rio de Moinhos. Filha de Francisco de Mendonça e Josefa Maria. Neta paterna de José de Mendonça e Joana Rodrigues Barbosa. Neta materna de João Duarte Ramos e Maria da Senhora. Estou sem internet estes dias e logo que chegue em casa verei se tenho já anotado o casal José de Mendonça e Joana Rodrigues.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#212694 | lucpradua | 07 nov 2008 01:48 | Em resposta a: #212598

Caro Lourval,

Esta Maria filha de Francisco Mendonça, não encaixa na minha árvore genealógica porque por parte de Pai tenho do lado de sua mãe a bisavó materna, Vitória Prata e Mendonça, que casou com Francisco Santos Guilhermino, e são pais de Maria Guilhermina.
A Vitória teria (??? falta comprovar) como pais, Manuel Prata e Catarina Mendonça, e esta teria (??? idem) como pais os então Francisco Mendonça e Josefa Maria, e o pai Manuel Prata, teria (??? idem) como ascendentes o José Prata e a Vitória Prata.
O Francisco Mendonça ´como anteriormente me disse teria como ascendentes o José Mendonça que teve trés casamentos: a Ana Gaspar; a Domingas Jorge e a Maria Gonçalves, falta saber quem é a mãe do Francisco Mendonça.
De parte do meu avô paterno tenho o Manuel Duarte nascido em 11-01-1887, que casou em primeiras núpcias em data desconhecida por mim, com a Maria Guilermina nascida a 24-10-1889, que tem como ascendentes Henriqueta Gil e Manuel Duarte Vale, e a Henriqueta terá como ascendente os Manuel Gil e a Joaquina Barbosa, e o Manuel Duarte Vale como ascendentes, o Manuel Duarte e a Maria Thereza (com H) segundo registos que tenho.
Também vou ficar uns dias sem Internet, pois vou fazer umas alterações ao nível do Disco Duro e processador.
Cumprimentos e um abraço
Luciano

Resposta

Link directo:

Família Prata em Póvoa de Rio de Moinhos

#215320 | Lourval | 12 dez 2008 16:02 | Em resposta a: #212136

Caro Luciano,

Maria Jacinta, mulher de Bonifácio Gonçalves, nasceu em 17-08-1808, filha de Manuel dos Santos e Jacinta de Sousa. Neta paterna de Manuel dos Santos e Rita da Costa. Neta materna de Francisco de Sousa Alcoforado e Isabel Vaz.

Francisco de Sousa Alcoforado é filho de Manuel de Sousa Alcoforado e Apolônia José.

Há fortes evidências de que este Manuel de Sousa Alcoforado seja este que segue no link abaixo:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=220657

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 03:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen