Apelidos Portugueses: Quantos?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Apelidos Portugueses: Quantos?

#100555 | Julius | 15 set 2005 16:49

Olá caros confrades usuários do Genea Portugal. Gostaria de saber se alguém pode me esclarecer uma dúvida.
A questão é:
Eu gostaria de saber, aproximadamente, quantos sobrenomes portugueses existem, ou seja, quantos são os apelidos de origem portuguesa.
Desde já agradeço pela atenção.
Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Portugueses: Quantos?

#100610 | Paulo | 16 set 2005 00:37 | Em resposta a: #100555

Caro Julius,

A questão que coloca é muito interessante e em simultaneo relança um debate que me parece de extrema importância que é o de distinguir Apelidos e Famílias.

Interessante porque com a transformação de Portugal num País de acolhimento é de prevêr que num futuro próximo venham a surgir diversos novos apelidos na nossa antroponímia.

Interessante também na medida em que esta temática permite-nos pensar nos milhares de apelidos que desapareceram ao longo da história, uns por falta de varonias, outros por falta de descendência e a ainda outros por adopção de novos apelidos.

Por outro lado todos sabemos que ter uma apelido não é forçosamente o mesmo que pertencer á mesma família e nesse particular lanço o repto (construtivamente) ao Genea para que repense a designação da base de dados que no presente vem identificada como "Famílias". Não faria mais sentido designar-se por Apelidos?

Por fim um outro aspecto curioso e que deveria merecer uma maior atenção é o que nos remete para determinadas famílias de apelidos (ex. Cotrim, Cotrin, Quatrim).

No que directamente concerne à sua pergunta não disponho de elementos concretos mas tratando-se de uma questão meramente estatística a ideia de começar pela Base de Dados do GP afigura-se-me como uma excelente opção.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Portugueses: Quantos?

#100659 | Julius | 16 set 2005 17:02 | Em resposta a: #100610

Caro Paulo,

Considerei muito interessante a sua colocação. Tenho certeza de que se trata de uma ótima sugestão para o Genea.
Também, obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos,
Julius

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen