Dr. Augusto Amado de Aguilar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Bibliografia

Dr. Augusto Amado de Aguilar

#100864 | luis262 | 19 set 2005 15:59

Caros participantes:

Agradecia a quem me pudesse disponibilizar dados sobre a ascendência de AUGUSTO AMADO DE AGUILAR, advogado e escritor, nascido em Cuba em 23.10.1907.
Tenho dificuldade em pedir uma certidão via net, visto que desconheço o nome dos pais e é indispensável preencher esse requesito.

A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, descreve uma extensa biografia sua, no vol.48- Apendice e nº1,actualização.
Dela posso extraír que, para além de uma longa e brilhante e abgrangente carreira profissional, fez parte das direcções da Casa do Alentejo e do do Sporting C.P. (1943), tendo sido igualmente sócio da Academia Portuguesa de ex-libris e da Sociedade de Geografia.
Foi igualmente sócio fundador e presidente do Rotary Clube de Almada e do Lions Clube de Almada.
Foi agraciado com o grau de oficial da Ordem de Cristo.
Refiro estes dados pois pode ser que ajudem a chegar, pelo menos, aos nomes dos pais.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#100928 | pgirao | 20 set 2005 13:25 | Em resposta a: #100864

Caro Luís Piçarra,

O dr. Augusto Amado de Aguilar não teve filhos? É que a maneira mais simples de saber os nomes dos pais dele é pedindo (via Net) uma certidão de algum dos filhos.

Desculpe-me esta sugestão tão "primária"!

Pedro Girão

P.S. - Já agora, informo-o de que nem com o nome dos pais pode pedir essa certidão via Net, uma vez que é de antes de 1911; terá que a pedir pelo correio (com o nome dos pais, claro!)

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#101022 | luis262 | 21 set 2005 11:04 | Em resposta a: #100864

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#101900 | luis262 | 01 out 2005 16:21 | Em resposta a: #100928

Caro Pedro Girão:
Agradeço-lhe a sua sugestão, embora já tenha recorrido muitas vezes a esse meio para conseguir elementos.
Infelizmente, desconheço se teve filhos ou não.

Aproveito para pedir a colaboração dos genealogistas alentejanos.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Aguilares

#101943 | luis262 | 02 out 2005 00:16 | Em resposta a: #101022

Caros participantes:

O nosso confrade Conde, referiu , num outro tópico aqui no fórum, Aguilares de Serpa que, na Vidigueira, existia uma família Aguilar, à qual pertencia um toureiro, Amado de Aguilar, já falecido. Provavelmente seriam parentes do advogado com que iniciei este tópico. Até agora também não consegui saber nada sobre esses Aguilares.
Também ainda não recebi uns assentos que pedi para Beja, relativos ao meu quinto avô Aguilar . Continuo pois sem conseguir entroncar os Aguilares de quem descendo.

Como já abordei, noutros tópicos estes meus Aguilares de foma mais desenvolvida e todas as pessoas pessoas têm todas página no GENEA, vou referir, apenas os meus ascendentes directos desse ramo, numa tentativa de neste mesmo tópico alargar a informação.
Assim:

1. Luís Raúl Caeiro Barbosa Piçarra, nascido em Moura, Santo Agostinho em 23.6.1917 e falecido em Lisboa, Campo Grande em 22.9.1999, casado com Maria da Conceição Ramil (Pimentel ) de Figueiredo meus pais- e fiho de:

2. Luiz da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, nascido em Moura, São João Baptista em 30.6.1882 e falecido em Lisboa , Pena em 27.3.1969 casado com Luiza Maria (Janeiro) Caeiro e filho de:

3. José da Costa de Aguilar Piçarra, nascido em Moura, São João Baptista em 1843 e casado em segundas núpcias com Maria José ( Cinza) Barbosa e filho de:

4. Benta Maria da Conceição de Aguilar, nascida em Moura Santo Agostinho em 3.3.1822, casada com Pedro Eloy Piçarra e filha de :

5.José da Costa de Aguilar, nascido em Moura , c. de 1775, casado com Margarida da Conceição Guerreiro Valente e filho de:

6.José da Costa de Aguilar, nascido em Serpa, cerca de 1750, casado com Elena Gertrudes.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares

#102255 | luis262 | 05 out 2005 10:05 | Em resposta a: #101943

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares

#102586 | luis262 | 09 out 2005 11:27 | Em resposta a: #101943

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#102587 | aeiou2 | 09 out 2005 11:52 | Em resposta a: #100864

Olá boa tarde,

O caro colega já tentou contactar com os núcleos históricos do SCP ou da C M de Almada,dado ter tão poucos dados ?
Mas esse nome não me é estranho,julgo que está ligado aos meus primos Vale Pereira Cabral,um dos muitos e extensos ramos.Vou procurar.

Às vezes sai o Euro milhões nas nossas pesquisas.Acertamos quase sem fazer pontaria.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#102588 | luis262 | 09 out 2005 12:02 | Em resposta a: #102587

Cara Maria:

Lá nos encontramos outra vez...
Obrigado pelas sugestões, que vou seguir e pela disponibilidade.
Pode ser que saia o prémio.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares

#102657 | luis262 | 10 out 2005 07:33 | Em resposta a: #102586

Renovação de pedido.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares

#103115 | luis262 | 16 out 2005 11:59 | Em resposta a: #102657

Renovação de pedido.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#105304 | MLP | 15 nov 2005 12:29 | Em resposta a: #102588

Eu sou neta do Dr. Augusto Amado de Aguilar. A minha mãe chama-se Maria Elisa Lamy Neves de Aguilar Pimenta e era filha a filha única do casamento dele com a minha avó, Maria Helena Lamy Baeta Neves de Aguilar. Ele morreu em Janeiro de 1983, em Lisboa e foi enterrado no Cemitério de Cuba, sua cidade natal. Esse toureiro de que falam era irmão dele, efectivamente, também nascido em cuba. Penso que a mae dele se chamava Maria Augusta.

Tavez através dos registos do jazigo do Cemitério de Cuba consigam alguma informação ou então através de uma certidão de nascimento do meu avô... Os pais dele têm de constar dela.

Se eu puder ajudar mais... estou ao dispôr.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#105307 | luis262 | 15 nov 2005 13:14 | Em resposta a: #105304

Cara Senhora,

Primeiro que tudo quero agradecer-lhe a sua amável disponibilidade.

O meu interesse em saber a ascendência do seu avô , deve-se ao facto de eu estar a estudar os meus ascendentes Aguilares do Baixo Alentejo e haver muitas dificuldades na obtenção de dados, como refiro numa mensagem anterior deste mesmo tópico.
O meu avô Luis da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, referiu-me uma ou duas vezes a possibilidade de sermos parentes do seu avô. Se assim acontecer, poderia ser um passo importante nesta busca.
Se me pudesse fazer o favor de me indicar a data e o local de nascimento de sua mãe (localidade e freguesia) ,eu consigo obter esses dados, pois nos assentos de nascimento constam os nomes dos avós ( que neste caso serão os pais do dr. Amado de Aguilar).
Outra possibilidade seria saber o dia e se possível o local ( freguesia, ou no caso de estar hospitalizado, o hospital) de Lisboa, onde faleceu. Através desses dados pode obter-se uma certidão de óbito que tem a filiação.

Sem a querer estar a maçar, esses dados poderiam permitir conhecer esses Aguilares, que sendo naturais de localidades tâo próximas - os meus são de Moura e Serpa- é muito possível serem parentes.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#105310 | MLP | 15 nov 2005 13:39 | Em resposta a: #105307

Penso que tem razão. Só pode ser a mesma família.
Posso adiantar-lhe que a minha mãe nasceu no dia 5.5.1936 em Lisboa e penso que na freguesia de Sta. Isabel. Ela fará 70 anos em Maio de 2006. Talvez assim lá chegue!! Não sei ao certo o dia da morte do meu avô. Sei apenas que foi em Janeiro de 1983. Lamento. Posso adiantar que o meu avô foi também advogado e notário no cartório notarial de almada. Foi presidente do Sporting em 42-43 e também presidente da Assembleia geral do clube durante vários anos. Ele tinha uma irmã chamada Maria, um irmão Joaquim e já não me lembro do nome dos outros. Mas havia mais.
Já que me aguçou a curiosidade, diga-me depois o que descobriu.
Um abraço

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#105320 | MLP | 15 nov 2005 16:25 | Em resposta a: #105307

Lembrei-me de um dado adicional. Tenho a ideia de que o meu avô morreu no princípio de 1983. Julgo que em Fevereiro. Mas quanto ao local, posso informar que foi o Hospital Particular, em Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#105325 | luis262 | 15 nov 2005 18:43 | Em resposta a: #105310

Cara Margarida:

Se me puder confirmar a freguesia em que nasceu a sua mãe, poderei em poucos dias saber os nomes dos pais do seu avô, pedindo directamente à respectiva junta de freguesia uma uma fotocópia do assento de nascimento. Se puder falar com ela concerteza que a poderá informar...
Caso tal não seja possível, é muito difícil ir por aí, dado o grande número de freguesias de Lisboa.
Há ainda as outras hipóteses que têm a ver com as instituições a que esteve ligado, mas é mais difícil lá chegar, pois há casos onde pode não constar a filiação.

Fico pois a aguardar uma resposta sua sobre se seria ou não Stª. Isabel.
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#105442 | luis262 | 17 nov 2005 07:32 | Em resposta a: #105320

Sempre consegue confirmar com a sua mãe se nasceu na freguesia de Santa Isabel?
Se assim fosse facilitaria muito a pesquisa.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#105637 | luis262 | 19 nov 2005 13:11 | Em resposta a: #105442

Cara Margarida:

Como pode ter passado despercebida a minha última mensagem, gostava de saber se sempre confirmou con a sua mãe, se é natural da freg. de Santa Isabel.
Se assim fôr isso vem facilitar imenso a obtenção dos elementos necessários.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#107599 | luis262 | 18 dez 2005 14:28 | Em resposta a: #105637

Cara Margarida:

Espero , em breve poder dar notícias sobre a ascendência ( nomes dos pais) , do Dr. Augusto Amado de Aguilar
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#107866 | luis262 | 23 dez 2005 14:06 | Em resposta a: #105310

Cara Margarida

Consegui uma cópia da Certidão de nacimento da sua mãe, mas trata-se pelos vistos, de um modelo novo, que não trás os nomes dos avós...

Ficámos pois quase na mesma! Apenas uma Correção : nasceu na freguesia do Coração de Jesus , Lisboa, que pertence à 7ª Conservatória. Acrescenta ainda que foi casada com Fernando Alberto Flores Pimenta, tendo o casamento sido a 20.7.1957, em Sta. Isabel, Lisboa.

Talvez se puder ir à Conservatória e explicar que deseja saber o s nomes dos pais do seu avõ, lhe forneçam esses elementos.

Diga alguma coisa...
Um abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#107869 | luis262 | 23 dez 2005 14:29 | Em resposta a: #107866

Adenda: Arescento, o que pode facilitar o acesso ao assento , que se trata do assento de nascimento Nª 182 /1936.
Tenho a certeza que do assento constarão os nomes dos avós de sua mãe, como sempre sucedeu.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#109766 | luis262 | 16 jan 2006 21:16 | Em resposta a: #107866

Cara Margarida,

Consegui finalmenteuma cópia integral do registo de nascimento da sua mãe.
Desta já constam os nomes dos avós. Assim e transcrsvendo:


Às treze horas do dia cinco do mês de Maio de de mil novecentos e trinta e seis , nasceu no segundo andar do prédio trinta e sete da Rua da Sociedade Farmaceutica da freguesia de Camões desta cidade, um indivíduo do sexo feminino a quem foi posto o nome de Maria Elisa e de família de Lamy Neves de Aguilar, filha legítima de Augusto Amado de Aguilar de vinte e oito anos de idade, no estado de casado, de profissão notário, natural da freguesia de........., concelho de Cuba e de sua esposa Maria Helena Lamy Neves Amado de Aguilar, de dezanove anos de idade, de profissão doméstica, natural da freguesia de Camões da cidade e concelho de Lisboa, domiciliados em Arruda dos Vinhos e acidentalmente na casa supra, neta paterna de João António de Aguilar e de Mariana do Espírito Santo Amado de Aguilar e materna de Manuel Baeta Neves e de Marcelina de Sousa Lamy Neves.
A declaração foi feita pelo pai.
Foram testemunhas deste registo, os quais declararam querer ser padrinhos Manuel Bata Neves, casado, comerciante e sua esposa Marcelina de Sousa Lamy Neves, doméstica, avós maternos da registanda e moradores na rua da Sociedade Farmaceutica, trinta e sete, segundo andar de Lisboa.

Segue-se adata do registo e as assinaturas do pai das testemunhas e do Consevador da Sétima conservatória. Trata-se do registo Nº 182/1936.

Como já se sabe pela GEPeB da data de nascimento do seu avô paterno ( 23.10.1907) e embora nem na Encilopédia nem nesto registo , conste o nome da freguesia, mas apenas ao concelho de Cuba já haverá elementos suficientes , para conseguir uma cópia integral da certidão de nascimento do mesmo e ficar pelo menos a conhecer os seus trisavós do lado deste seu avô.

Cumpprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#109767 | luis262 | 16 jan 2006 21:21 | Em resposta a: #109766

Desculpe as gralhas , mas estava a escrever à pressa...
LP

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#109917 | luis262 | 18 jan 2006 10:06 | Em resposta a: #105310

Cara Margarida

Não sei se já leu as minhas mensagens do dia 16.1, neste mesmo tópico, onde já constam os nomes dos seus bisavós.
Vou tentar saber a ascêndencia do seu bisavô, João António de Aguilar para ver se encontro ligação aos meus Aguilares de Serpa e de Moura.

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#110590 | luis262 | 25 jan 2006 23:43 | Em resposta a: #107599

Cara Margarida e restantes participantes,

Já tenho os nomes dos avós do Dr. Amado de Agular, uma vez que mandei vir um cópia integral do seu assento de nascimento.
Extraindo dessa certido os dados mais importantes ficamos a saber que:

Aos trinta e um dias do mês de Dezembro de 1907, na igreja paroquial de São Vicente, concelho de Cuba, diocese de Beja foi baptizado AUGUSTO, que nasceu na rua de Évora, a vinte e quatro de Outubro do mesmo ano , filho legítimo , primeiro do nome, de JOÃO ANTÓNIO d`AGUILAR, comerciante e de MARIANNA DO ESPÍRITO SANTO AMADO, doméstica, ambos naturais, moradores e recebidos em matrimónio nesta mesma freguesia, neto paterno de ANTÓNIO MARIA d`AGUILAR e de PALMIRA AMÉLIA CONDE, e materno de JOSÉ THOMAZ AMADO SOUDO (?) e de MARIA JOAQUINA MOREIRA AMADO.

Foi padrinho José Mendes Palma, solteiro, lavrador, morador em TRigaxes (?), e madrinha Maria da Coceição Barreto, dméstica, moradora em Cuba

Em averbamentos pode ler-se:
- que casou em Liboa aos 27 de Julho de 1935, com Maria Helena Lamy Neves, Registo número 271, do livro 22 da 7ª conservatória de Lisboa;

- que o casamento foi dissolvido por morte do conjuge mulher , falecida a 30 de Novembro de 1975;

- que faleceu em 23 de Janero de 1983, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, Lisboa.

E por hoje é tudo:
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#110686 | luis262 | 26 jan 2006 23:47 | Em resposta a: #110590

Desculpem as "gralhas"
LP

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Soudo

#110794 | luis262 | 28 jan 2006 00:00 | Em resposta a: #110686

Boa noite

Retiro a interrogação , relativamente ao apelido Soudo, que aperece nome de um ascendente do Dr. A. Amado de Aguilar , embora lhe não conheça a origem. No Google aparecem citadas várias pessosas de diferentes regiões do país que o usam ou usaram.
Creio que o mais antigo dos que encontrei seria da região de Coimbra, eterá vivido no séc. XI, mas não tomei notas.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Soudo

#110803 | luis262 | 28 jan 2006 10:12 | Em resposta a: #110794

Corrijo a mensagem anterior:

O mais antigo com que deparei ,seria do séc, XVI e não do séc. XI como indiquei por lapso.

LP

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#113933 | MLP | 12 mar 2006 19:47 | Em resposta a: #110590

Confirmo que a minha mae nasceu na freguesia de Camões em 5.5.1936, fruto do casamento de sua mãe:
Maria Helena Lamy Neves Amado de Aguilar, natural da freguesia de Camões, Lisboa, filha de Marcelina de Sousa Lamy Neves e Manuel Baeta Neves
com o seu pai:
Augusto Amado de Aguilar, natural de Cuba e filho de João António de Aguilar e Mariana do Espírito Santo Amado de Aguilar.
O registo de nascimento da minha mae tem o nº 182, da 7ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#113935 | MLP | 12 mar 2006 20:04 | Em resposta a: #113933

O apelido da mãe do meu avô Augusto era Espírito Santo. O nome de casada era Mariana Espírito Santo Amado de Aguilar. Não sei se isto ajuda alguma coisa... mas cá fica a nota.
Cumprimentos
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#113937 | luis262 | 12 mar 2006 20:20 | Em resposta a: #113935

Cara Margarida ,

Na minha mensagem de 25.1.2006 , 23:43 que lhe deve ter passado despercebida ,eu cito a fotocópia integral do assento de nascimento do seu avô Augusto ,que bate certo com estas informações que disponibiliza.
Abri entretanto um outro tópico sobre Aguilares de Cuba , no sentido de tentar obter mais dados.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Augusto Amado de Aguilar

#269853 | vanda Aguilar | 04 fev 2011 06:46 | Em resposta a: #113937

Cara margarida,

Sou sobrinha neta do Dr. Augusto Amado de Aguilar,o meu avo e o seu eram irmãos. O meu nome é Vanda e a minha familia era de Cuba. Ainda somos primas.

Cumprimentos,


Vanda Aguilar

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares

#269860 | vanda Aguilar | 04 fev 2011 07:45 | Em resposta a: #101943

mais uma vez, Luis...


Comecei a ler as mensagens mais recentes, mas estou a chegar ao fim. A tal familia Aguilar supostamente da Vidigueira, é de Cuba. O meu avo Joaquim tomas Amado de Aguilar casado com Maria Luisa Felix da Cruz Nobre Seixas Aguilar, era um dos irmãos do Dr. Augusto Amado de Aguilar. O meu avo teve dois filhos, a minha mae, Maria de Fatima Felix da Cruz Amado de Aguilar e Fernando Felix da Cruz Amado de Aguilar. O meu avo e o meu tio foram ambos toureiros. O meu avo com mais sucesso do que o meu tio Fernando. O meu tio teve uma filha, Isabel, a minha mae teve-me e ao meu irmao tambem (NUNO).
Em relação ao Augusto Amado de Aguilar se ainda tiver alguma duvida, visto que ja passaram tantos anos..., disponha. Somos familia directa, e a minha mae poderá dar toda a informação necessaria ou ajudar a preencher lacunas.


Mais uma vez,

Cumprimentos,

Vanda

Resposta

Link directo:

RE: Aguilares

#269881 | luis262 | 04 fev 2011 13:22 | Em resposta a: #269860

Vanda,

Acabei de responder à sua mensagem no tópico Aguilares de Serpa, que passo a transcrever, para o caso de consultar este (...) Obrigado pelos dados que colocou sobre os seus Aguilares.
A questão que eu levantei foi a da possível relação destes seus ascendentes Aguilares com os do meu avô paterno, Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, que n. em Moura, Santo Agostinho e que constam da BD do Geneall.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=122622

Não consegui ,ainda recuar muito mais e talvez seja possível encontrar ligação aos seu Aguilares, visto serem de uma zona próxima...
Por isso toda a informação será benvinda (...)

Melhores cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen